Painel econômico e colorido para festa infantil – Passo a passo de flores de papel


Sabem o painel que usei na festinha da Clarinha? Querem aprender a fazê-lo? Não é difícil, embora seja um pouco trabalhoso, porque é preciso fazer várias flores.

Antes de começar os preparativos da festinha, fiz aquela consultinha básica no Google images em busca de inspiração. Selecionei algumas fotos que me chamaram mais a atenção e desenvolvi a decoração a partir daí. Meus critérios seletivos foram; praticidade, economicidade e efeito visual. Afinal, eu só tinha alguns dias disponíveis e não estava disposta a gastar muito.

A foto de onde tirei a ideia do painel foi esta:

imagesCASJ3GKZ

Tentei localizar a fonte da imagem, mas não consegui. Quem souber, por favor, me avise que atualizo o post. É que salvei a imagem diretamente do Google e não do site original, o que fez com que ela fosse salva com a referência do Google e não com seu título primitivo. Agora, não consigo mais localizá-la.

Pois bem. O colorido dessas flores me encantou. E eu deduzi que seria fácil reproduzi-las, só não pensei que seria tão demorado. A cada noite eu conseguia fazer 7 ou 8 unidades, apenas.

Comprei cartolinas-carmen de cores variadas e comecei a empreitada. Não encontrei cores vivas e vibrantes como as da foto, tive de me contentar com as que encontrei no mercado local. Com cada cartolina, fiz 2 flores médias.

 

Para fazer meu painel, eu usei:

  • 27 cartolinas-carmen de cores variadas
  • tesoura
  • fita adesiva dupla face
  • grampeador e grampos
  • régua de 30 cm
  • pistola de cola quente
  • 2m de TNT

 

1. Primeiramente, dobrei cada cartolina ao meio, no sentido do cumprimento.

DSC02232

E cortei-a  no vinco da dobra, ficando com duas metades:

DSC02233

2. Usando uma régua como parâmetro, fiz uma sanfona em cada metade da cartolina;

DSC02236

Usar a régua não é obrigatório, mas percebi que assim as dobras ficavam padronizadas.

DSC02237

3. Como a régua era um pouco larga, marquei novamente cada dobra, na metade, usando a mesma régua como referência. Como aparece nas fotos abaixo:

DSC02238

Para quem tem boa coordenação motora fina, repito, a régua é dispensável. Refiz os vincos, deixando os vincos anteriores exatamente na metade da régua.

DSC02239

4. Depois de bem vincada, grampeei cada sanfona ao meio, usando um grampeador grande. Vejam que a medida do raio de cada flor foi determinada pela profundidade (pelo alcance) do meu grampeador. Por isso, é importante usar um grampeador grande.

DSC02241

Se o seu grampeador (assim como o meu) não conseguir grampear toda a peça de uma só vez, grampeie em duas etapas e una a emenda com fita adesiva.

Se usar um grampeador mais potente, isso não será necessário.

DSC02243

5. Vejam como ficou a sanfona grampeada. Dá para perceber que um lado está mais comprido que outro, não dá?

DSC02244

Ao armar a flor, eu medi o quanto precisaria cortar de cada lado, para igualá-los.

DSC02245

6. Aparei as pontas, para que ficassem do mesmo tamanho,  fazendo um picote assim:  /

DSC02246

7. Passei fita adesiva dupla face de cada lado da flor:

DSC02247

E emendei as pontas.

DSC02248

8. Percebi que, com o tempo, as flores se descolavam. A cola da fita adesiva não foi suficiente para mantê-las juntas. Para reforçar, grampeei cada ponta da emenda, pelo lado avesso.

DSC02249

9. Fui montando todas as flores até achar que já tinha o suficiente para cobrir parte da parede.

DSC02250

Agora eis o problema: como pendurá-las no painel?

Colar cada flor diretamente na parede não seria interessante, pois o vento poderia derrubá-las, sem falar que isso iria detonar minha parede.

A solução que encontrei foi pregá-las numa base de  TNT e a partir daí, pregar o TNT na parede com alguns preguinhos.

Vejam como fiz.

1. Estirei um pedaço de TNT no chão. Arrumei as flores de papel sobre ele, para ter uma ideia da distribuição das cores.

DSC02254

2. Com as flores já distribuídas, usei a pistola de cola quente para pregá-las, do lado avesso. Colei cada flor, pelo miolo, diretamente no TNT. E fui colando uma parcialmente sobre as outras.

DSC02252

3. Depois, recortei o excesso de TNT que ficou aparecendo nos lados do painel, de modo que só se pudesse ver as flores.

DSC02253

DSC02251

O resultado ficou assim:

DSC02258

DSC02412

Uma excelente semana a todos!

Claudinha.

    Postado por Feito a Mão em festa infantil,passo-a-passo | Comentários (57)
    

    57 Comentários to “Painel econômico e colorido para festa infantil – Passo a passo de flores de papel”

    1. Amanda disse:

      pra variar, vc muito criativa e caprichosa, o efeito ficou ótimo,,,,,,,,,,, estou buscando ideias pra festinha do sitio do pica-pau da Madu de 4 aninhos,,,,,,,,, vou ver se consigo fazer igual pra ficar bonito o que vc acha? tem mais alguma sugetao amiga???????

    2. Milena disse:

      Claudinha,você é demais!
      Quanto capricho e empenho,pois não é questão de tempo e sim de como se desempenha nele,pouco ou muito.
      bjs

    3. Claudinha, vc sempre me surpreende!!!! Nossa, que combinação de cores mais linda, vibrante e harmoniosa! Tem tudo a ver com uma festa na piscina! Adorei!!!! E seus PAPs são muito completos e cheios de detalhes! Obrigada por compartilhar conosco seus talentos! Mil beijos!

    4. Feito a Mão disse:

      Meninas, vcs são uns amores. Obrigada. A ideia é muito boa, barata e colorida. Dá um efeito bacana. Só achei trabalhosa, mas eu estava num período delicado. Teria achado qualquer coisa trabalhosa.

    5. Heloires Nogueira disse:

      Olá Claudinha,
      Ficou lindo de verdade, parabéns. Gostaria de saber uma coisa, a cartolina é um pouco durinha, foi essa mesmo que você usou? (pq vc chama de cartolinas-carmen ) aqui na minha região (ES) só conheço como cartolina. Obrigada pelo pap, você é 10.

    6. Nossa! Muito lindo! Ideia simples e linda, e de um efeito maravilhoso.
      Parabéns!

    7. Lu Sayão disse:

      Claudinha,
      era isso o que eu estava procurando.
      Como no ano passado eu realmente passei dos limites na festa da minha amada Luisa, porque o tema era mesmo encantador (Branca de Neve), porque eu queria causar o encantamento e estimular o lúdico nela e nas pessoas (consegui!), porque eu me envolvi demais em todos os detalhes etc e etc , esse ano eu me impus o doce desafio de fazer uma festa tão legal quanto, mas com a metade do q eu gastei.
      Já estou na pesquisa de idéias e este post caiu como uma luva!
      Você ajuda, mesmo sem essa pretensão!
      Grande beijo,
      Lu

      • Feito a Mão disse:

        Lu, um pouquinho de moderação não faz mal a ninguém. A gente exagera num ano, mas no outro não precisa seguir assim, né? Ainda mais que vai criando uma expectativa elevada. Aí, danou-se! kkk
        Bjk

    8. Rafaela dos Santos disse:

      Claudinha, sou uma apreciadora do seu blog, fazendo buscas pela net, vi que tem pessoas q estão usando a informação que você aqui nos passa de tão bom coração..como se elas que tivesse feito..é uma pena..

      http://tudoprasuafesta.blogspot.com.br/2010/10/tiara-de-minnie-e-mickey-passo-passo.html

      • Feito a Mão disse:

        Rafaela, muito obrigada por me avisar. Vou denunciar agora mesmo. É por essas e outras que me aborreço com essa história de blog, viu? A gente não ganha nada, faz tudo com o maior carinho e dedicação e chega uma desocupada ou desocupado desses e faz um negócio assim. Mas deixa estar. Eu encontrei mais 4 posts meus replicados lá, sem autorização. O suficiente para tirar este blog pirata do ar. Bj

    9. Priscila Vasques disse:

      Bom dia, Cláudia. Sou grande fã do seu blog; estou sempre por aqui, me inspirando nas coisitas fofas que vc faz pras suas pequenas…tenho um casal de filhos, um menino de quase 7 e uma bbzoca que vai fazer 1 aninho…minha história com seu blog começou justamente por causa da minha pequena…andava eu pelo google, procurando inspiração pra fazer as fofurices da festinha da minha Alice (que será, advinha, de “Alice” :p) quando encontrei seu blog…pronto…virei sua fã! vc é das minhas…da turma do “faça vc mesmo”…eu sempre fiz tudo tb das festinhas do meu Caio Fábio e agora, com a chegada da Alice, abriu-se um outro universo pra mim: o das festas de menina!! Uma nova delícia…hehe…Bem, só queria mesmo agradecer a inspiração e as dicas maravilhosas que vc dá! Grande bj

      • Feito a Mão disse:

        Seja bem-vinda, Priscila! Andei sumida por problemas de saúde na família, mas já estou de volta. Bj

        • Priscila Vasques disse:

          Claudinha, querida, em meados de março deixei recado aqui pra vc e comentei que estava correndo com os preparativos da festinha de um ano da minha pequena Alice. Então, a festa aconteceu no último da 13 e eu queria enviar as fotos pra vc, pois, me inspirando em vc, fiz tudo muito mimoso (ficou tudo muito fofura mesmo!) e eu queria compartilhar com vc…como poderia te enviar? Bjs. Priscila

    10. Marco disse:

      Boa dia, entro em contacto para saber se está interessado em participar numa campanha com o seu blog.
      Em caso de interesse, por favor entre em contato comigo e em seguida envio mais detalhes.

    11. Lili Cotta disse:

      Claudinha, achei a foto original, caso você queira colocar os créditos: http://www.lacelebracion.com/bodas/1093-decora-los-fondos-de-tu-fiesta-con-rosetas-de-papel. Abraços, parabéns e obrigada por compartilhar o PAP conosco!

    12. Marco Souto disse:

      Boa noite, enviei um comentário +/- há 2 semanas com uma proposta de parceria para este mesmo post. Vc não tem interesse? A gente gostaria de um post patrocinado em seu blog. Pagamos em 30 dias e enviamos toda a informação. Não tem interesse para vc? Obrigado e parabéns pelo seu blog!
      M.Souto

      • Feito a Mão disse:

        Marco, me desculpe a demora em responder. Meu sogro infartou e a família esteve bem ocupada por sua causa. Imagina se eu teria cabeça pra pensar em blog numa hora dessas?
        Se quiser falar comigo, pode responder a este e-mail. Agora as coisas estão mais calmas por aqui.
        Cláudia Ramalho

    13. Riana disse:

      Demais! Cores lindas e tudo mega detalhado. Obrigada.

    14. Samara Lima disse:

      olá, primeira vez que passo por aqui e quero dar os parabéns, pois fiquei encantada com toda essa arte, encontrei seu blog por acaso, pois estou procurando sobre pasta de leite ninho. E vi alguns trabalhos, gostaria de saber se é possível armazenar a pasta de leite ninho no freezer, a festa é para o da 1 de maio e gostaria de deixar todos os bichinhos modelados e deixar apenas o bolo para o dia. Ë possivel isto? se possível aguardo um retorno. obrigada e mais uma vez Parabéns por todo esse trabalho!

      • Feito a Mão disse:

        Eu sempre congelo meus doces 3 meses antes da festa, Samara. No post sobre os docinhos modelados eu falo isso e dou dicas de como congelá-los, consulte o índice de receitas ou o marcador docinhos modelados.

    15. Patrícia disse:

      Nossa lindíssimo, vc reclamou das cores, que nada! Ficou perfeito, mais bonito que o original, parabéns mais uma vez!

    16. Fernanda disse:

      Claudinha!!! Leio sempre teu blog e sou tua fã! hehehhe Nunca tinha comentado mas agora fui obrigada, já estamos a 1 mês sem um post teu!! Tudo bem por aí ou só anda ocupada mesmo? Beijo.

    17. Débora disse:

      Olá… amo seu blog!!! Claudia, tenho uma dúvida… tentei fazer a flor com cartolina comum, ficaram tiras de 1,8 cm, mas quando vou fechar, não consigo encontrar as pontas… um lado dá certo, mas o outro não estica o suficiente… as tiras do seu ficaram mais ou menos com quantos centímetros? Abraço e parabéns pelo seu trabalho

    18. Lilia Faria disse:

      Claudinha, apesar da correria, preparando os 15 anos da Ingrid, estou passando sempre por aqui. A festinha da Clara nesse ano arrasou, ficou linda. Adorei esse painel.

      Super criativo e colorido, deu um toque a mais na festa
      Beijos
      Lilia

    19. elizangela disse:

      Cade vc, esta sumida menina. Sou sua fã.

    20. Nina Rodrigues disse:

      Olá Claudinha, que festa linda!!! Amei… assim como tudo que encontro em seu blog.
      Fica aqui meu carinho para você e sua família. Beijos no coração, que Deus esteja sempre com vocês em todos os momentos….

    21. Mel disse:

      Claudinha, estou sentindo falta dos seus posts e daquelas inspirações LINDAS que só aqui eu encontro. Dei uma lida nos comentários e vi que você teve problemas na família e teve que deixar o blog um pouquinho em segundo plano, mas volta pra gente! Um super beijo, de coração, Mel

    22. Kelly disse:

      Amiga ameiiii seu blog.
      Se der, da uma passada no meu (http://enfeitadinhas.blogspot.com.br).
      Eu faço pulseirinha artesanais personalizadas para as menininhas vaidosas como a minha filhota rssss. Comecei fazendo pra ela e as pessoas foram gostando aí resolvi criar o blog e quem sabe levar a coisa a sério. É difícil achar nas lojas puseirinhas para meninas na idade dela (2 anos) por isso resolvi eu mesma fazer.

      De repente se vc quiser colocar um post aqui no seu blog falando sobre esse tema de vaidade infantil e mostrando algumas das minhas pulseirinha eu vou amar hehehehe.

      Bju e parabéns pelo blog

    23. Daniela disse:

      Claudia, acompanho seu blog e sei que vc mora em Maceió e meu marido está com uma proposta para ir trabalhar ai, gostaria de sugestão de bons bairros para morar e escola para meu filho de 5 anos. Só conheço Maceió como turista. Obrigada

    24. Igarana disse:

      Claudinha cadê você, eu vim aqui só pra te ver…. estamos com saudades… e até preocupadas…. Espero q esteja tudo bem.. que você tenha sido promovida e esteja só sem tempo mesmo…rsrsrs.. Bjs

    25. brenda disse:

      amei essas flores bem coloridas !!!

    26. brenda disse:

      amei essas flores bem coloridas!!!

    27. Márcia Pimentel disse:

      Claudinha, saudades de vc, dos seus posts. Espero que já esteja tudo bem com sua família!
      bjos

    28. Janayna disse:

      Oi Claudinha, como você está? Saudades das suas partilhas, alegrias, incentivos, volte logo tá! Fica na Paz e que Deus te proteja. Se este seu sumiço foi forças do destino……………….tenha paciência, tudo é possível ao que crê!!!! Jana- Olinda-PE

    29. Marta Ventura disse:

      Oi Claudinha, muitas saudades de você. Sempre entro aqui na esperança de ter um post. Volte breve. Fique com Deus.

    30. Cecília disse:

      Olá Claúdia, sempre quando vou preparar a festinha das minhas filhas, não deixo de passar aqui no seu blog. É muito legal e inspirador. Adorei o seu painel de leques, mas aqui na minha cidade não consigo encontrar cartolina-carmen. É algum produto importado? Posso substituir por outro tipo de cartolina. Beijos!

      • Cecília disse:

        Olá Claúdia, sempre quando vou preparar a festinha das minhas filhas, não deixo de passar aqui no seu blog. É muito legal e inspirador. Adorei o seu painel de leques, mas aqui na minha cidade não consigo encontrar cartolina-carmen. É algum produto importado? Posso substituir por outro tipo de cartolina? Beijos!

    31. Denise disse:

      Ola, estou amando seu blog, ja li as 47 paginas e ja sao mais de 1 hora da manha e estou feliz com o que estou aprendendo.

    32. Sílvia disse:

      Claudia, só pra dizer que estou fazendo a festa de minha filha com tema Pool Party, inspirada nessa sua.
      Fiz o painel, deu um trabalho danado (rs) mas ficou muito lindo.
      Obrigada pela inspiração.
      Gostaria de te enviar fotos depois da festa. Pode ser em qual email?
      Bjs.

    33. Paty disse:

      Oi Claudinha tudo bem saudades mande noticias beijos

    34. Juliana disse:

      Oi Claudinha sinto muita falta de ver seus posts entro todos os dias na esperança de ver algo novo, amo ver as festinhas feitas por você e pelos leitores. Fique com Deus

    35. Ariane disse:

      Claudinha…entro sempre aqui pra ver se tem post novo…e nada! Voltaaa…estamos com sdds! Bjuuu

    36. Tatiana disse:

      Estimad@ blogger,

      Meu nome é Tatiana e gostaria de contar com o seu trabalho para uma campanha de publicidade no Brasil. Se está interessado, por favor responda a este email e te passo todas as informações necessárias para desenvolver o trabalho: tamin@ibooster.es

      Abraços

    37. Josy disse:

      Oi Claudinha… olha vc sumiu do blog. Entro todos os dias na esperança de encontrar post novos, e nada! Buááááá´…. vc fica nos meus favoritos, viu?! Volta logo, vem correndo a saudade é muitooooooo grande dos seus post. Ahhhhhh fica longe da gente não. Bjuuu te amamooooooooooo <3

    38. Cristina disse:

      Oi Claudinha, que saudade de ver suas postagens!
      Com certeza voce teve suas razões para dar uma paradinha. Mas rogo a Deus que tudo esteja ficando bem para voce e todos os seus, e claro…voce possa voltar com toda sua criatividade e alegria para nós.
      Quando vc pensar que o dificil ficou impossivel, tenha Fé! Pois é justamente aí que Deus começa a agir. Bjs.

    39. Paty disse:

      Oi Claudinha vim saber de você saiba que Deus esta sempre conosco… precisando estou aqui…beijos

    40. Priscila disse:

      Como vc pregou na parede depois?

    41. Lilian disse:

      Claudinha,

      Muuuuuiiitas saudades dos seus posts viu…
      Bjossss mineiros!

    42. Liliane disse:

      Oi Claudinha!
      Acompanho o blog há muito tempo… já passei madrugadas lendo todos os post’s. Primeiramente, parabéns pela dedicação, capricho e por compartilhar suas ideias.
      Você tem feito falta por aqui…
      Torço para que tudo esteja bem.

      Um grande abraço!

    43. lilian disse:

      nao estou conseguindo acessar a festa das fadas

    44. Claudinha, mostei para minha cunhada este post . Ela quer fazer uma festinha para minha sobrinha.
      Ficou tão lindo e colorido… Bem a cara de onde você mora. Alegre! Você sempre arrasa!
      Beijos.

    45. Tânia disse:

      Claudinha,
      Que saudades de vc
      Eu todo dia lia seus posts, aprendia muito com vc.
      Agora fico de vez em quando abrindo pra ver se vc veio, mas nada
      Oh saudade e preocupada. Espero q esteja tudo bem.
      Bjs e espero e posso dizer esperamos ( pois sei q não é só eu q está ansiosa para seu retorno) que volte logo com toda sua energia e criatividade. Amamos seu jeito.
      Venha pois há tempo está sendo esperada.
      Bjs e até

    46. Jussara disse:

      Que belo resultado, Claudinha! Surpreendente e muito bonito! Amei!
      ;)

    47. Tieta disse:

      Claudinha, descobri seu blog umas tres semanas antes de “uma palavrinha só”. Muito triste que tenha ido embora da minha vida quase diária… Sinto como se tivesse partido sem data ou certeza de voltar. Me inspiro em muitas coisas do seu site e continuo passando vez ou outra para ver se mudou de idéia, rs. Hoje, estou deixando esse comentário além da saudade para pedir uma informação: moro em SP e por aqui ninguém sabe dessa cartolina carmen! Só encontrei na net pelo nordeste e queria saber qual a diferença com a comum, que tem 150gr. A gramatura é diferente? Gostaria muito de fazer esse painel mas morrendo de medo de dar errado. Se por acaso receber essa msg e puder me responder te agradeço demais! bj e sucesso.

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário