Personalizando o material escolar para uma volta às aulas em grande estilo


Antes de começar a escrever o post de hoje, eu gostaria de agradecer as manifestações de apoio que recebi de vocês.

Escrever um blog seria uma tarefa solitária, se não houvesse esse feedback. Vocês podem ter certeza de que cada comentário daqueles é responsável pela permanência aqui. Claro que gosto de ajudar, compartilhar, trocar ideias, mas gosto muito mais de conhecer pessoas com quem eu tenha afinidades. Quanto a isso, o blog tem me ajudado muito. A maioria de nós tem uma rotina bem corrida: casa, trabalho, filhos, cuidados pessoais, mas nem por isso se conforma em levar uma vida em preto e branco. Queremos cor, queremos vida, queremos dar um tom mais alegre às nossas experiências e às experiências de nossos entes queridos. Queremos uma vida plena e gorda, no sentido mais amplo da palavra, certo?

Pois bem, todos os anos eu gosto de dar um toque personalizado ao material escolar das minhas filhas. Faço isso porque eu me lembro do quanto eu curtia o cheiro de livros novos quando era criança (ainda adoro!). Isso me traz boas recordações do quanto eu ficava ansiosa e cheia de expectativas na véspera da minha volta às aulas, nem conseguia dormir direito.

Em anos passados, fiz capa de caderno em EVA, depois capas de cadernos em digital scrapbooking usando papel adesivo, bordei toalhinhas em ponto cruz e criei etiquetas temáticas. Neste ano, quis fazer algo mais durável e com acabamento melhor.

Descobri o site Digipix quando ainda estava fazendo o fotolivro de aniversário de 10 anos de casamento, lembram? Recentemente, descobri também suas opções de fotopresentes. Foi então que resolvi personalizar totalmente os cadernos e agendas escolares da minhas pequenas.

Cadernos

Como eu estava com pouco tempo disponível para criar layouts novos, resolvi usar páginas que eu já tinha salvado quando fiz o mini álbum em scrap híbrido para o dia dos pais de 2009.

Eu não sei quanto a vocês, mas eu costumo salvar todos os meus layouts em PSD, vai que eu queira reutilizá-los com outras fotos depois? E foi exatamente o que aconteceu.

E assim, nasceram os cadernos da Mariana e da Clarinha, usando o “A Pocket Full Of Posies Kit”, by Katie Castillo.

DSC01726

DSC01742

DSC01727

DSC01728 

Agendas escolares

Quanto às agendas escolares, mudei um pouco o estilo de propósito, já que elas não precisavam ser iguais aos cadernos. Ao contrário: era mesmo interessante que se destacassem do restante do material.

Para a agenda da Clara, criei uma composição usando o kit com 3 Retalhos, da Priscila Rocha.

DSC01731

DSC01732 

Já para a agenda da Mariana, usei um layout que eu já tinha montado antes, quando fiz o convite em scrap híbrido para o seu aniversário de 5 aninhos. usando o kit Minnie, da Just so Scrappy, da Katie Castillo – que atualmente está fora do ar.

DSC01740

DSC01741

Calendários de mesa

Empolguei-me com a produção e resolvi aproveitar o frete, criando algo que me fizesse lembrar as minhas preciosidades, enquanto elas estivessem em aula e eu trabalhando. Como se por acaso eu as esquecesse algum momento! Fiz dois calendários de mesa: um para mim e outro para o Mário.

DSC01733 DSC01734

Para os calendários, usei Quick Pages (Layouts Prontos) da Crazy 4 Monograms, mas preciso admitir que não salvei o nome do kit. Como o baixei há mais de 6 anos, não consegui localizá-lo na internet. E olhe que busquei por mais de meia hora, consultando até os termos de uso do kit! Bem, valeu a intenção e aqui fica a dica. Visitem o site indicado e vocês encontrarão outras lindas QP que podem ser adaptadas a qualquer ocasião. Falta de inspiração não é mais desculpa.

DSC01735 DSC01736

A meu ver, as QP estão para o scrap digital como os bolos de caixinha estão para a culinária. Todo mundo prefere fazer seu próprio bolo, é claro – é mais saudável, mais gostoso e mais fresquinho – mas não há quem não tenha recorrido, ao menos uma vez na vida, a um bolo de pacote, num dia daqueles em que o tempo parece voar ou quando estava começando a aprender a cozinhar.

DSC01737

Na página de dezembro, resolvi usar uma QP natalina usando um freebie chamado 4 x 6 brag book page de Merry and Bright, GottaPixel.com. Não consegui localizar o link exato do freebie, provavelmente porque ele não está mais disponível para download. Como o anterior, este kit eu já tinha em meu PC há muitos anos.

DSC01738 

A vantagem de criar os próprios calendários é que dá para destacar as nossas datas mais importantes. Registrei todos os aniversários dos nossos familiares (pais, irmãos, cunhados, filhos e sobrinhos), além, é claro, de nosso aniversário de namoro e casamento. Quero ver Mário esquecer uma data agora! rsrs

DSC01739

Enfim, em apenas uma manhã de sábado eu criei todos esses itens. Claro que facilitou muito o fato de eu ter usado páginas criadas e salvas anteriormente, além de algumas quick pages, mas o que eu quero mostrar é que falta de tempo ou de criatividade não é desculpa para não ousarmos fazer algo mais significativo.

Saiamos da nossa zona de conforto, de vez em quando. O resultado pode ser muito compensador.

Um bom retorno às aulas para as nossas crianças e tenhamos todos uma excelente semana,

Claudinha.

    Postado por Feito a Mão em digital scrapbooking,educando filhos,foto e scrap,fotografia | Comentários (47)
    

    47 Comentários to “Personalizando o material escolar para uma volta às aulas em grande estilo”

    1. claudia mattos disse:

      Perfeito!!! Como só uma Mãe poderia fazer, demonstrando tamanho carinho que tem pelos momentos da vida dos filhos…

      • Suely disse:

        Você permite que eu copie alguns passo a passo para colocar no site que estou construindo? Colocarei um link direcionando seu blog.

    2. Marlene Casagrande Bortolin disse:

      Ah Cláudia, que bom que vc não desistiu do blog! Como nós, suas mais de 5000 seguidoras faríamos sem esse espaço tão gostoso? Aqui é cheio de carinho, de informação, de amizade!! Para nossa alegria VC fica!
      Eu amei o material das suas pequenas, elas vão arrasar na escola, com certeza!
      Neste momento estou finalizando as etiquetas que eu personalizei para o material da Júlia, é a 1ª vez que faço isso e confesso que estou adorando!
      Semana que vem ela vai pra nova escola… está meio nervosa, bem… acho que estamos todos ansiosos por aqui… kkkk
      Bjo e bom fds!!!

      • Feito a Mão disse:

        Marlene, obrigada pela presença sempre marcante. A gente curte bastante essa fase, né? Tô com saudades de bordar toalhinhas de merenda em ponto cruz. Elas não querem mais usar… Pagam mico, sabe como é? kkk
        Estão ficando mocinhas, minhas bebês! Pode uma coisa dessas?

    3. Lia Torres disse:

      Lindos como só uma mãe zelosa sabe fazer,parabéns…um ótimo fim de semana…bjs…fica na paz.

    4. Hérika Piva disse:

      Ai que lindo Cláudia! Parabéns pelo capricho! Beijos.

    5. Flavia disse:

      Quanto carpicho! Ja fico suspirando pensando que mais rapido do que eu imagino vai chegar a minha vez! Ficou uma graca mesmo. Parabens.
      Beijos

    6. Emilly disse:

      Nossa Claudinha, a sua mais velha tá a sua cópia, muito linda!!!!

      • Feito a Mão disse:

        Vc acha, Emilly? Tem quem ache que ela se parece com o pai e a caçula comigo. Eu e achava a minha cara quando pequena. Hoje, não sei mais dizer com quem ela se parece.

    7. Lilian disse:

      Nossa Claudinha,
      Que capricho viu! Deu vontade ter cadernos assim…rsrsr
      Paz e muita Luz, sempre!
      Lilian

    8. Rafaela Gonçalves disse:

      Que capricho, que amor! As meninas são muito sortudas de terem uma mãe tão dedicada!! Um feliz recomeço ás duas, adorei revê-las em fotinhos!! Bjoss

      • Feito a Mão disse:

        Rafa, eu faço o que posso, vc sabe. Também tenho meu lado leoa, tigresa, si lá o quê. Exijo, cobro, brigo, ponho de castigo. Não sou só afagos, não. Há dias em que exagero na mão. Melhor pecar por excesso que por falta, é que vemos tantos casos de filhos sem limites que ficamos com medo. Bj carinhoso pra vc.

    9. Marta disse:

      Claudinha!!! Amei esses cadernos e agendas!!! Que lindos e super personalizados!!!! Melhor que etiqueta… Rsss
      Beijosssss

      • Feito a Mão disse:

        Realmente, Martinha. Vai anotando pra quando Miguelzinho entrar na escola. Daqui pra lá já vai ter mil outras novidades! E olha que na época que eu customizava etiquetas já fazia sucesso na escolinha! kkkk

    10. Lu Sayao disse:

      Caramba!!!!! Fiquei sem palavras! E isso é raríssimo de acontecer!
      Meu Pai do Céu, como suas meninas estao lindas e como elas têm sorte com essa mamy mais linda ainda!
      Chororô para fazer coro às suas fas….. Sai desse espaço nao. Sinceramente esse é o melhor blog q eu já vi. É carinho, amor, dedicaçao, aprendizado, estímulo, esperança, beleza, inteligencia até nao poder mais.
      Eu tenho muita dificuldade (preguiça na verdade) para me aventurar nessas ediçoes, personalizaçoes que vc faz. Fico realmente impressionada e com muuuita vontade de aprender, mas o bichinho do “vamos aprender agora” está voltado para coisas mais manuais, na minha porçao mulherzinha aflorada(culinária, costura, artesanato – tudo para consumo próprio).
      Mas para quem gosta de coisas bonitas e bem feitas como eu (e vc, claro) fica uma semente da necessidade desse aprendizado.
      Caramba de novo!!!! rsrsrsrs
      Que coisas lindas!
      Parabéns!
      Grande beijo em vc e na família

      • Feito a Mão disse:

        Lu, vc é o máximo. Vai me estragar com esses elogios gordos, viu? Tô ficando mimada, depois não reclame… kkkk
        As meninas estão mudando muito de feições, não? Eu fico besta em ver como elas crescem rápido. Comparando fotos antigas me dá uma saudade! Por isso gosto tanto de fotografia, ela tem o poder de congelar momentos para todo o sempre. Ao menos em fotos, eu sempre terei as minhas bebês só para mim.

    11. Eliz Schemitt disse:

      Claudinha, como sempre… maravilhosos…
      Tu és minha musa inspiradora e incentivadora na arte do scrap… graças aos ‘primeiros passos’ contigo é que hoje sigo nesta arte maravilhosa e agora querendo mergulhar no scrap artesanal!!
      Parabéns pelo belo trabalho!!
      Fico imensamente feliz por tua permanência no blog já há muito tempo consolidado… quando não venho, acompanho pelos posts recebidos no e-mail.
      Beijo grande querida amiga!!

      • Feito a Mão disse:

        Eliz, nossa história já ultrapassa 5 anos de convivência virtual, já se apercebeu disso? Fico contente de ter ajudado de alguma forma no seu início. Obrigada pelas palavras de incentivo. Bj

    12. Tudo uma formosura, querida!!!

      beijos e uma ótima semana para vocês!

    13. Karina disse:

      Que lindo, seu capricho é inquestionável!!! Agora me responda uma coisa, que morro de curiosidade de saber, já até dei umas “googadas” mas sem sucesso. Como você tira as fotos do seu trabalho, e as fotos ficam sem aquele brilho de flash? Em que modo a camera fotográfica é ajustada? Um grande beijo, e sou fãnzona do seu blog!

      • Feito a Mão disse:

        Karina, eu não uso flash.
        Procuro fotografar as peças usando luz natural. Uso a máquina com leve sobreexposição e a coloco numa posição que me evite tremer. Eu geralmente uso a máquina no modo prioridade de abertura (A) ou manual, algumas pouqíssimas vezes (M).

    14. Jubi disse:

      lindo ! lindo! e único, parabéns..mãe é mãe…bjs

    15. Nerilene disse:

      A cada dia q passa, me apaixono mais e mais pelo seu trabalho, ficou muito lindo e fofo… todas as demais crianças vão querer cadernos, agendas e tudo mais personalizado…

    16. Pati Haddad disse:

      Adorei essas dicas, Claudinha! Eu adoro personalizar coisas e já ando mesmo cheia de ideias para fotolivros e afins. E muito bom você ter colocado tantos links de referência. Show de post mega útil!

      • Feito a Mão disse:

        Que bom Pati. Desculpe a demora em responder. Adnei meio ausente do PC. Só acompanhei o face, por causa do aplicativo do celular. Eu viciei nesse negócio de customizar e personalizar coisas. No digipix tem opção de capas de iPhone, canecas, mouse pad, calendários, agendas, camisetas… Fiquei doidinha.

    17. Nina Rodrigues disse:

      Olá Claudinha!!!! Parabéns pelo trabalho, ficaram lindos os cadernos e agendas…faço parte dos fãs do seu blog, adoro tudo que voce escreve aqui, sendo assim, não queremos que voce “feche”o blog….sabemos que todos temos compromissos e que é difícil ficar postando todos os dias, mas voce poderia fazer isto só quando voce tiver tempo mesmo, assim não ficarias estressada e nem terias a sensação de obrigação. E nós continuamos a nos beneficiar da leitura agradável e de qualidade que voce nos propõe em seu blog, além do grande aprendizado, tanto de culinária quanto artesanato e etc… Fique bem, adorooooo tudo que voce posta aqui… com carinho, Nina.

      • Feito a Mão disse:

        Obrigada, Nina. Não se preocupe, não vou fechar o blog. Vou mantendo-o atualizado quando puder. é bom saber que conto com a compreensão de vocês.

    18. LILIANE disse:

      Ficaram lindoss!!!
      Quanto a sessão “feito por suas mãos” ainda existe. Ou vc não tem material das mães para serem postados!?!?! Sinto falta delas;

      bjim

      • Feito a Mão disse:

        Liliane, eu tenho uns 60 e-mails pra atualizar. Eu adoraria ter tempo para isso, mas realmente, o meu tempo hoje é muito escasso. Nem as minhas postagens eu estou conseguindo manter num ritmo frequente. Uma pena. O problema dessa sessão é que eu tenho que fazer o download das fotos, editá-las, adequá-las ao formato PNG, baixar a resolução pra usar no site, editar os textos, montar a introdução dos posts… Enfim, Dá muito trabalho e leva muito tempo. Só se eu tivesse uns dias de folga só para isso.

    19. Sílvia disse:

      Sensacional!!!
      Quero fazer pros meus filhos tb!!!
      Como faz pra imprimir em capa dura? O processo de montagem?
      Tem algum post específico?

    20. Helia Silveira disse:

      Claudinha , faço as palavras acima da Nina ,minhas, mas gostaria de te dizer q este ano e meio atras foi muito difícil para min pq minha mae estava com parkinson e faleceu em dez. Seu blog , (tbem ocopypaste e o da katia) foi grande companheiro ,vc não tem idéia ,como ajuda as pessoas,já li q vc não sabia q cresceria tanto, mas aqui estou eu,interior de SP , com meu sofrimento, mas com a sua alegria,dinamismo, e não sei dizer como, mas a sua amizade ,fui fazendo as festinhas dos meus filhos ,rindo ,aprendendo , me distraindo. Por favor não encerre o blog, bjs Helia

      • Feito a Mão disse:

        Helia, vc é que não imagina o quanto fico feliz em ler isso. Eu recebi seu comentário pelo e-mail, no celular e, especialmente naquele dia, ele fez toda a diferença para mim. Tinha recibo notícias que mexeram muito com minha cabeça e me deixaram um pouco sem chão. No momento exato, recebi sua mensagem no celular. Parecia que era Deus, conversando comigo, dizendo que eu esfriasse a cabeça, pensasse pra frente e visse que tudo está interligado que nosso papel nesse mundo é muito maior e mais abrangente do que a gente imagina e que eu deveria continuar sendo o que sempre fui. Suas palavras me fizeram ver que existem problemas maiores que o meu e que é possível seguir feliz e alegre. Problemas todos têm, mas a forma como os encaramos é que definirá se seremos derrotados ou se os derrotaremos. Muito obrigada pro dedicar seu tempo enviando-me palavras tão carinhosas e positivas. Desculpe a demora em responder.

    21. Patrícia disse:

      Genteee, PERFEITO, parabéns Claudinha, é impressionante como tudo que vc faz é maravilhoso, nunca vi nada que não gostasse, parabéns! Qualquer coisa que eu escreva aqui acho pouco perto da sua dedicação, realmente sem palavras, parabéns!

    22. Tatiana disse:

      Estimad@ blogger,

      Meu nome é tatiana e gostaria de contar com o seu trabalho para uma campanha de publicidade no Brasil. Se está interessado, por favor responda a este email e te passo todas as informações necessárias para desenvolver o trabalho.

      Abraços

    23. Claudinha, AMEI os cadernos e calendários personalizados! Quanta criatividade e bom gosto! As modelos também ajudaram muito, suas meninas estão cada vez mais lindas! Eu nunca pensei nisso, que ideia mais legal! Vou compartilhar lá na página do Facebook, tá? Adorei, parabéns mais uma vez!!!! Bjs!

      • Feito a Mão disse:

        O acabamento fica nota dez, recomendo.
        Vc pode oferecer esse produto em sua lojinha, Katinha. Ainda mais feito com seus desenhos exclusivos. Ficaria show de bola!

    24. tudo lindo, fofo e cheio de capricho! Ficou uma graça Claudinha! :)

    25. A minha agenda profissional da cakkes é feita todo ano personalizada! Acho que fica bem mais profissional!

    26. Ariana Arantes disse:

      Claudinha, vc sempre faz lindos trabalhos. Só fiquei curiosa, vc fez só a capa ou é o caderno completo? Quero fazer um desses pra mim. Bjos e Parabéns pela criatividade.

    27. Zenubia disse:

      Claudia,
      Preciso de informações sobre festa de
      Halloween – estou interessada na decoração q. vi no seu Blog. Tem como falar com vc???

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário