Detalhes do café regional e a lembrancinha que eu preparei para a ocasião


Como eu prometi no último post, darei maiores detalhes sobre a confraternização que fizemos no grupo de Pilates. 

Escolhemos como tema um café regional. A maioria das meninas não bebia nada alcoólico, seja por causa da religião, seja porque estivesse de dieta ou porque fosse abstêmia por natureza. Então, dessa vez, as xícaras e bules funcionaram de verdade.

café regionalNão fosse pelos 5 metros de chita, eu diria que não comprei nada para ornamentar a mesa e a varanda. Minha casa já tem muitos itens regionais, naturalmente. Tudo o que fiz, foi realocá-los de seu lugar de origem para  a mesa de jantar.

As galinhas cangaceiras e as frutas de tecido migraram da cozinha para lá. Já a barca de cipó veio do centro da sala de estar.

café regional3

As estatuetas de ferro, deixaram a minha estante da sala, para posarem orgulhosas de ser nordestinas. O Guerreiro representado no chapéu do homem faz alusão expressa ao folclore alagoano.

O vasinho com cacto veio da mesinha da varanda. A neguinha de vestido estampado veio do meu gabinete. A escultura de madeira da retirante grávida com um pote da cabeça veio do mezanino. E assim por diante. Saí catando todos os enfeites que pudessem ser aproveitados no tema da reunião.

café regional2

Como a varanda já era naturalmente decorada nesse estilo, foi lá que resolvi nos instalar. Principalmente por ser mais ventilado e agradável. Coisa imprescindível numa noite quente de verão. Para complementar, apenas uma passadeira de filé sobre o aparador da sala de jantar que foi transferido para lá, para acomodar as lembrancinhas.

DSC01147

A mesa antes das comidinhas chegarem

DSC01155

DSC01158

E depois dos comes e bebes arrumados

DSC01179

Comes & bebes

Para acompanhar o café, pão de queijo, pastéis de carne moída, bolos regionais (de banana, de rolo, de massa puba e de batata doce), atolado de macaxeira com carne de sol e caldo verde.  Para quem estava bebendo, tijolinhos de tapioca com queijo coalho e mel de engenho. E para sobremesa: cartola (banana assada com queijo coalho e mel de engenho) e sorvete de tapioca.  Tudo delicioso e muito regional.

café regional - guloseimas

As lembrancinhas

Resolvemos também trocar lembrancinhas, que podiam ou não ser regionais.

DSC01237 

Três meninas se inspiraram no natal. A Polly levou bloquinhos de anotação com imagens de Papai Noel, a Marlete levou anjinhos de sabonete e a Alice levou um menino Jesus numa manjedoura. Já a Cida levou espelhinhos para colocar na bolsa e a Daíse levou pães de mel embrulhados num saquinho de chita. A Simone levou um jogo de raciocínio lógico, que me deixou louquinha, mas finalmente consegui tirar a bendita argola depois de meia hora de tentativas. Acho que as 6 taças de espumante que eu tomei devem ter adormecido pelos neurônios. hahaha

A menção especial vai para a Andréia, que resolveu presentear-nos com o livro recém publicado por sua filha, Nicole Marques, de apenas 11 anos! Sem dúvida alguma, uma lembrancinha muito peculiar e especial. 

A garota que queria escrever um livro está à venda, e quem se interessar pode contatar a Andréia Marques pelo facebook. Eu imagino o quanto ela deve estar contente com o resultado do livro, eu morreria de orgulho, em seu lugar!

DSC01235

 

Passo a passo da minha lembrancinha

      DSC01084 

A lembrancinha que eu entreguei foi algo voltado ao Pilates. Resolvi fazer uma coletânea de todos os CDs de relaxamento e meditação que eu tinha em casa. O passo a passo está descrito logo abaixo.

1. Convertendo CDs de música em MP3

Converti as músicas para o formato MP3, usando o Windows Media Player. Fiz isso, usando este tutorial aqui. 

2. Gravando um CD de dados

Uma vez convertidas as músicas escolhidas, gravei-as num CD, utilizando o programa Nero Express, na opção gravar um CD de dados. Aqui tem um passo a passo de como fazer isso. Não vejo por que reproduzi-lo.

3. Criando o envelope do CD

Depois dos CDs gravados, desmontei um envelope de CD que eu tinha em casa, para usá-lo como molde. Risquei e cortei este molde sobre papéis de scrap de cores variadas. Cortei usando tesoura mesmo, já que eram apenas 8 unidades.

Colei as abas laterais do envelope e pus o CD dentro.

4. Fazendo as etiquetas dedicatórias

Para finalizar a embalagem, cortei tags, usando um cortador manual para scrap. Escrevi uma pequena mensagem desejando paz e tranquilidade às minhas convidadas. Talvez porque fosse tudo do que mais eu estivesse precisando no momento.

DSC01079

A tag dizia:

“Podemos encontrar a paz de várias maneiras. Meditar, relaxar, praticar o bem, não guardar rancor e cultivar amizades são apenas alguns exemplos. Que este CD possa lhe trazer um pouco de paz e tranquilidade.”

 

DSC01087

5. Cortando imagens na silhouette

Na parte da frente da tag, eu resolvi colocar imagens de uma pessoa em posições de Pilates, já que tínhamos esse interesse em comum e a confraternização era do grupo de Pilates. 

image

Usei o mesmo arquivo que eu já tinha usado quando escrevi o post sobre os benefícios do pilates.

pilates

6. Convertendo um arquivo PNG em STUDIO, para utilizá-lo no software da silhouette

Para cortar as imagens, usei minha silhouette. Mas antes foi preciso converter o arquivo original (PNG) para o formato STUDIO, compatível com a máquina.

Foi graças a este magnífico e esclarecedor tutorial que eu consegui converter a imagem acima. Vocês não imaginam o quanto fiquei satisfeita com isso. É muito reconfortante e libertador saber que agora posso cortar tudo, absolutamente tudo o que eu desejar, sem depender de cartuchos ou arquivos pagos.  I love my silhouette!

Eu sabia que era possível fazer isso, mas ainda não tinha tido tempo para pesquisar a respeito, nem muita paciência para aprender a fazer todo o procedimento. Certas coisas é melhor fazer de cabeça fria, sem pressa.

7. Dicas de como reutilizar uma base de corte sem muitos gastos

Outra dica muito boa para as silhouette maníacas é que é possível reciclar a base de corte em casa. Vocês já devem ter percebido como os acessórios da silhouette são caros, não? A base de corte é um deles. As meninas da Die Cut & Cia prepararam um post exclusivo sobre como reciclar a base de corte usando a cola Spray Mount.

Eu demorei para encontrar essa cola. Só consegui pela internet. Mesmo assim, por um preço um tanto salgado, o que somado ao frete ficou mais salgado ainda. Só depois que eu já tinha comprado, foi que a Erika Menezes deu-me outra dica valiosa, que nos possibilita economizar ainda mais!

Ela me ensinou que dá para usar a cola permanente Acrilex, que custa cerca de 2 reais o potinho. Você passa com o pincel, vai colocando uma folha pra tirar a cola. Coloca e puxa, coloca e puxa, daí ela fica pegajosa igual à cola original.

Eu não digo que é conversando que a gente se entende? Quanto mais eu leio, mais vejo que nada sei sobre minha silhouette. Estou engatinhando ainda.

8. Como fazer sua base de corte em casa

Outra dica fabulosa que aprendi com a Erika é que dá para fabricar uma base de corte usando acetato de espessura aproximada à da base de corte original. Vejam só que belezura! Eu nunca imaginaria isso! Aqui em Maceió, já comprei acetato por metro na Felícia, mas imagino que em qualquer papelaria de vergonha é possível encontrar o produto.

Bom, dicas da silhouette dadas. Sigamos adiante.

9. Enfeitando o envelope do CD com fuxico e palhinha

Cortadas as imagens das “pilateiras”, colei-as sobre as tags usando fita adesiva dupla face de espuma (mais conhecida como fita banana). Para arrematar, um pequeno fuxico feito com chita e um lacinho de palhinha que também foram colados com a mesma fita.

DSC01075

Estou pensando em fazer uma versão natalina deste CD, para presentear as professoras de aulas adicionais das meninas (natação, handebol, dança, música, inglês, relações interpessoais, coordenação, orientação, a motorista da perua escolar, sua assistente etc. etc. etc.). E tudo em dobro, porque eu tenho duas filhas! É tanta gente que só fazendo uma lembrancinha mais acessível para não deixar ninguém de fora. 

Acho que dá para aproveitar até mesmo a chita que usei, já que seus tons lembram o natal. Nesse caso, faria os envelopes verdes ou vermelhos e cortaria imagens natalinas para as tags. Até já fiz a seleção musical. O que vocês acham?

Uma excelente semana e um cheiro bem grandão pra todo mundo!

Claudinha

    Postado por Feito a Mão em decoração,festas juninas,foto e scrap,fuxico,gráfico,leitura,natal,passo-a-passo,presente | Comentários (33)
    

    33 Comentários to “Detalhes do café regional e a lembrancinha que eu preparei para a ocasião”

    1. Oi Claudinha que encontro gostoso, a mesa estava linda e cheia de gostosuras né rsrs. Sua casa é linda!
      Apesar de morar aqui em São Paulo minha casa é re´pleta de decorações regionais nordestinas, eu adoro, estas negras, burrinho, maracatu enfim tenho vários bonequinhos tb.

      bjs

      Gélia

    2. Oi Claudinha que encontro gostoso, a mesa estava linda e cheia de gostosuras né rsrs. Sua casa é linda!
      Apesar de morar aqui em São Paulo minha casa é re´pleta de decorações regionais nordestinas, eu adoro, estas negras, burrinho, maracatu enfim tenho vários bonequinhos tb.

      bjs

      Gélia

    3. tudo lindo Claudinha! A decoração ficou show e as comidinhas, de dar água na boca! hummmm! Ansiosa pelo nosso encontro! kkk

    4. Lilia Faria disse:

      Claudinha, que delicioso café com as amigas. Ótima decoração, lindas lembrancinhas, deliciosos comes e bebes. Tudo lindo! Amei!
      Esse encontro com certeza ficou marcado.

      E sobre o programa festinha de arromba que comentei com você, também acho um exagero. É triste os valores que os pais passam para os filhos que tem que ser gasto mais de 30 mil dólares para uma festinha de 5 anos, ninguém merece, né?

      Beijos!

    5. Juliana disse:

      Ahhh que lindo…Para que fui ler? Agora quero ainda mais uma Silhouette….Cada coisa linda que vc fez!!! Parabéns!!!

    6. Claudinha, você não pára mesmo, hein, mulher????? Quanta coisa vc fez nessas últimas semanas!!!! Nossa, que delícia a ideia do chá regional (e com chá de verdade, rsrs). Sua casa já é linda naturalmente e ficou ainda mais charmosa com os itens decorativos e a toalha de chita. Menina, e quantas comidinhas gostosas… estou salivando aqui! E a sua lembrancinha? Nota dez, desde a concepção até a finalização cheia de cores e detalhes! Sabe que eu pensei em gravar um CD com músicas pro nosso Chá das Flores? No ano passado, a Flavinha trouxe um CD com músicas francesas! Quem sabe esse ano a gente pensa em alguma coisa relacionada ao tema que escolhermos? E quem sabe nosso chá acontecerá em Maceió? Estou torcendo pra isso! Um grande beijo, amiga, com votos de que o próximo encontro nào demora e acontecer!

      • Feito a Mão disse:

        Katinha, acho que não me lembro de ter visto esse CD de músicas francesas da Flavinha, mas eu adoraria receber algo assim. Adoro Charles Aznavour, Edith Piaf, Madeleine Peyroux, Carla Bruni e Nina Simone e não tenho a menor dúvida de que curtira conhecer outros intérpretes franceses pra enriquecer meu repertório.
        Eu vivia reclamando da nossa instrutora de pilates pra variar as músicas. Eu já faço aula há um ano e já conhecia todos os CDs de cor. Foi a deixa. Gravei mais de 200 músicas em MP3. Dá pra fazer umas 15 aulas ou mais sem repetir.
        Vamos mentalizar positivo. Se o chá das pimentas for em Maceió, o CD poderia ser bem provocante!!! kkkkkkkkkk
        Eu providenciaria de lembrancinha umas certas bolinhas… kkkkkk

    7. Tania Camilo disse:

      Todo dia abro seu blog e leio, procurando suas novidades, gosto de tudo que vc faz e escreve.
      Sou sua fã.
      E hj amei sua reunião com as amigas do pilates e a decoração, as lembrancinhas, meu Deus, tudo muito lindo.
      Obrigada por tudo que vc posta, pois é um horário que relaxo e tiro meu stress do dia.
      Bjs
      Tânia

      • Feito a Mão disse:

        Ai, Tania, que bom ler isso! Eu tb tenho minhas válvulas de escape e o blog é uma delas. Bom saber que o meu remédio está servindo pra mais alguém também. rsrs

    8. rosana m b francisco disse:

      amiga adorei suas ideias, preciso de sua ajuda, vou fazer um encontro em casa so para algumas amigas, despedida de natal, a tarde, mas não um cafe sera uns comes e bebes , o que eu faço para oferecer a aelas?? inclusive lembrancinhas..se puder me ajudar..bjossss brigadinho..Rosana

      • Feito a Mão disse:

        Rosana, quem é fera nessas reuniões íntimas é a Katinha, do Casos e Coisas da Bonfa, dá um pulinho lá. Vc vai se inspirar pra mais de mil festas.

    9. Lu Alves disse:

      Cláudia,
      amo seu blog, fico louca quando você dá dicas de festas, lembranças, decoração!!!Adorei a idéia do CD.
      Quando fizer o de Natal mostre tá?beijo grande!!!

    10. EDNA MARQUES disse:

      Olá…boa noite! Procurando inspiração pela net cheguei ao seu blog e adorei as informações contidas nele.Sou fisioterapeuta e trabalho com RPG e Pilates e amei a sua idéia do CD. Uso pouca música e sempre pensei em colocar algo p ouvir, mas nunca fui atrás. Bem,seria possível vc enviar-me a sua seleção de músicas e eu poderia copiar sua idéia para a confraternização do meu grupo….estou sem ponto de interrogação, desculpe. Abraços!

    11. Luciana disse:

      Oi Claudinha, caprichosa como sempre hein? Adorei a idéia do chá regional e já me aguçou o interesse em fazer aqui na minha cidade um chá paraense! Como moro em uma região que tem muitas famílias de várias regiões do pais, acho que vai ser legal! Já está na minha agenda! Obrigada por compartilhar mais esta idéia! bjs

    12. Iolanda Lopes disse:

      Oi Claudia,

      A decoração ficou muito legal.
      Adorei a idéia das lembrancinhas.

      Vim também te convidar para a promoção que estou fazendo lá no blog.
      Se puder, ficarei feliz com sua participação.

      http://verdadesdemae.blogspot.com.br/2012/11/promocao-sorteio-caderno-de-mensagens.html

      bju

    13. Flávia-Caiê disse:

      Que encontro maravilhoso e preparado com muito carinho!
      Beijinhos

    14. EDNA MARQUES disse:

      Oi Claudia….obrigada pelas informações sobre as músicas do cd. Abçs.

    15. Marta disse:

      Ficou um arraso!! Tudo super bem pensado.. Cada detalhe!!!
      Beijos

    16. Nerilene disse:

      Amo seu blog, fico encantada com tudo!!! parabéns pela garra, coragem e disposição de postar sempre coisas maravilhosas, compartilhando experiências, sabedorias, nota 1000!!! Desejo boas festas e que o ano que vem possa ser maravilhoso como 2012. sua fã, Leninha, RJ

    17. Marina Lage C.Carvalho disse:

      Parabéns pelo chá lindo e original!!!
      Como sempre: capricho exclusivo nos detalhes!
      Você sempre arrasa!

    18. Rossana disse:

      Oi, Claudia!
      Acho que nunca comentei por aqui, mas sou leitora assídua do blog desde que “ele me encontrou”, numa dessas clicadas ao acaso, de um blog a outro, quando buscava por inspiração para a festinha da minha filha.
      Além de admirar muito o seu talento, admiro a sua disposição e sua perseverança para fazer sempre melhor. Mesmo as menos dotadas de talentos manuais são capazes de sentirem estimuladas pelos desafios aos quais você se propõe (nunca me esqueço dos seus convitinhos da festa matrioska…).
      Por isso gostaria de agradecer pela generosidade de dividir conosco suas experiências, pois são realmente inspiradoras! (Ainda quero reunir algumas fotos de crafts que fiz inspiradas pelo blog para te mandar por email…)
      Um Feliz Natal a você, sua família, e aos leitores do blog, e que 2013 traga muita saúde, alegrias e criatividade a todos nós!
      Bjs

    19. Oi Claudinha, tudo bem? Aiii que delícia de encontro hein? Tudo colorido, comidinhas deliciosas… A decoração ficou linda e aconchegante. Hummm, vontade de comer um pouco de cada.
      E você sempre muito criativa!!! Adorooo!!! rs.
      Beijos :o ))

    20. Parabéns pelo blog e pelas fotos.

    21. juliana mourao disse:

      Olá amiga!!! Vim visitar e achei muito lindo seu blog!!! Adorei!!! Gotei muito…Tudo muito lindo!!! Seus trabalhos são um encanto vou ser sua seguidora e te convido para visitar meu blog e mim seguir juliana.mourao.gjg@gmail.com

    22. Alessandra disse:

      Claudinha, as vezes trabalhamos, nos esforçamos e nos sacrificamos tanto e com tanta pressa que não paramos para pensar sobre o nosso verdadeiro valor como ser humano no mundo. O seu blog é deliciosamente perfeito e de fácil acesso. A lei do universo é simples, quanto mais dividimos…mas ganhamos de volta. Obrigada por sua bondade desinteressada, seus conhecimentos, e sua vontade de fazer da vida das pessoas um mundo mais colorido. Desejo que você receba de volta todo o amor que emana do seu blog…a festa da minha filhinha será perfeita, graças a você….obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário