Inauguração da Confraria das Panelas


Bom dia, pessoal! Numa sexta-feira depois de feriado, falar de comidinhas mais sofisticadas pode ser uma boa ideia para incrementar o jantar de uma ocasião especial, não? Lembrando que quem torna especiais  as situações somos nós.

Eu já tinha comentado por aqui da minha curiosidade pelas panelas e do meu desejo de descobrir um pouco mais sobre os segredos da gastronomia. Vocês até têm acompanhado, vez ou outra, as minhas peripécias em alguns eventos do tipo. Tudo muito amador, sem pretensões de me profissionalizar. Só pelo prazer mesmo, como aliás eu faço todas as coisas que compartilho aqui no blog.

Cozinhar, para mim,  sempre foi um prazer, desde menina. E como prazer, não posso levá-lo tão a sério. Eu jamais faria um blog de culinária, apenas, porque, como eu já disse neste outro post, não sou muito de focar num hobby só. Vivo alternando entre meus passatempos favoritos, com toda liberdade para errar como convém aos aprendizes.

Curiosamente, eu não sou a única gourmetida do meu ciclo de amizades. Algumas das minhas amigas também cultivam este interesse. Conversa vai, conversa vem, nos intervalos de um curso ou outro que fazíamos ou que compartilhávamos umas com as outras, surgiu a ideia de fundar a nossa Confraria das Panelas.

Nosso objetivo era promover reuniões periódicas, para elaborar pratos que houvéssemos aprendido por aí à fora ou que julgássemos dignos de teste. Ao final, degustaríamos tudo regado a um bom vinho ou espumante.

Claro que o mais enriquecedor dessas experiências seria observar os pequenos truques que uma ou outra utilizava, trocar informações sobre fornecedores de alimentos e apetrechos de cozinha. Enfim, conversar e trocar ideias, pois não há nada melhor para motivar e entreter.

Nossa primeira reunião aconteceu segunda-feira passada. Ficamos eufóricas, tal qual meninas brincando com bonecas novas em companhia de amiguinhas. Uma sensação tão boa que me fez esquecer todos os momentos turbulentos que tive no trabalho ultimamente.

Nossa reunião aconteceu na casa da Josi, que estava de férias e tinha mais tempo livre para organizar os preparativos. Fizemos a lista dos pratos e dos ingredientes necessários com uma semana de antecedência. Martinha se encarregou de fazer as compras, cujo valor dividimos. E eu levei alguns ingredientes e aparelhos que tinha em casa, como o cointreau e o processador de alimentos – que era maior que o da Josi.

Tudo organizado, saímos do trabalho direto para lá.

Como as três estamos de dieta, pensamos em elaborar um menu mais leve, que não nos deixasse com tanta dor na consciência em plena segunda-feira à noite. Os pratos selecionados foram:

  • Carpaccio de abacaxi

  • Salada de folhas hidropônicas com camarões salteados

  • Filé de robalo selado com gergelim preto e branco, acompanhado de legumes refogados e creme verde de macaxeira

  • Maçã assada em calda de cointreau com sorvete de nata.

 

A Josi se encarregou de ir adiantando a primeira entradinha, já que Martinha e eu chegaríamos famintas do trabalho.  A ideia do carpaccio de abacaxi, para mim, foi totalmente nova, mas a Josi afirmou que vários sites contam com outras variações do mesmo prato.

Carpaccio de abacaxi

Confraria das Panelas19

Foi o prato mais simples, rápido e com menos ingredientes de todos, mas foi, talvez, o mais surpreendente. Comer abacaxi salgado e regado no azeite foi, no mínimo, inusitado!

Ingredientes:

Fatias finas de abacaxi

sal e pimenta do reino moída a gosto

azeite à vontade

raspas de 2 limões

folhas de hortelã

 

Corte fatias finas de abacaxi, arrume-as num prato largo, regue com azeite, tempere com sal e pimenta do reino moída, casca de limão ralada e folhinhas de hortelã. Só isso!

Confraria das Panelas3

Depois da primeira entradinha, partimos para o preparo dos outros pratos. Comecei pela sobremesa, que levaria mais de uma hora no forno, mas sobre ela eu falarei logo mais.

Enquanto isso, a Josi compartilhou conosco a Salada de folhas hidropônicas com camarões salteados, abobrinha grelhada, recheada com creme de alcachofra GranCuccina e vinagrete de laranja com gengibre que aprendeu II Encontro dos Chefs no Palato, com a participação do Jonatas Moreira Akuaba/AL e Joca Pontes do Restaurante Ponte Nova/PE.

Foi o prato mais elaborado da noite e também o mais trabalhoso. Mas é fácil de fazer e, com um pouquinho de organização, dá para deixar quase tudo preparado antes dos convidados chegarem.

O nome é comprido e eu não sei como chamá-la de outra forma. Vou abreviar e chamar apenas de:

Salada de folhas hidropônicas com camarões salteados

Confraria das Panelas20

Ingredientes para 10 porções

O vinagrete:

5 laranjas (suco)

50ml de vinagre de vinho branco 

1 colher (chá) de mostarda Dijon

1 colher (café) de gengibre ralado

2 colher (chá) de açúcar demerara

100ml (azeite) extra virgem

150ml de óleo de milho

 

Reduza bem o suco de laranja com o vinagre, o gengibre e o açúcar, até chegar à consistência de xarope, por 40 minutos a uma hora no fogo baixo. Espere esfriar, adicione o azeite e o óleo lentamente, enquanto bate tudo no liquidificador. Por último acrescente a mostarda Dijon misturando com o fouet. Adicione sal e pimenta a gosto.

vinagrete de mostarda, laranja e gengibre

A salada:

800g de camarão

200g de reme de alcachofra Gran Cucina (com azeitona), nós usamos o crema di carciofi e olive da Gran Cucina

10 folhas de alface lisa

10 folhas de rúcula

10 folhas de agrião

1 abobrinha grande

azeite para refogar a abobrinha

flor de sal e pimenta a gosto

Corte a abobrinha em rodelas da espessura de um dedo. Coloque flor de sal e grelhe com um filete de azeite.

O camarão deve ser salteado na manteiga.

Hora do truque! Depois do camarão limpo, você pode branqueá-lo numa panela com água, um fio de azeite, sal e ervas frescas de  sua preferência. Quando ele mudar de cor, retire-o imediatamente. Não precisa esperar a água ferver. Jogue-o em água gelada, para estancar o cozimento e escorra. Leve-o ao freezer em sacos plásticos sem ar. Quando decidir usar o camarão, retire-o com algumas horas de antecedência e refogue-o na manteiga com coentro. Ele vai cozinhar em bem menos tempo que o normal.

Não jogue todo o camarão de uma só vez, ou ele vai verter muita água. Refogue-os aos poucos, sempre se desfazendo do excesso de água que por ventura se acumule.

Farofa de pão Italiano

pão italiano

coentro

alecrim

 

Corte o pão italiano em fatias e ponha-o para assar em uma frigideira, deixe dourar dos dois lados. Bata as fatias de pão assadas, alecrim fresco e coentro no liquidificador. Reserve para adicionar em saladas.

Montando a salada

Faça charutinhos com as folhas de rúcula e agrião e enrole com a folha alface.

Primeiro abobrinha grelhada, folhas em rolinhos, camarões, creme de alcachofra ao lado, vinagrete de laranja e por fim a farofa de pão italiano.

Salada

A saladinha ficou suprema! Um mix de texturas, temperaturas e sabores harmoniosos e complementares. Um luxo só!

Filé de robalo selado em gergelim preto e branco acompanhado de creme verde e legumes refogados

DSC01035

Martinha se encarregou do prato principal, super prático, rápido e simples, e eu, dos acompanhamentos.

Confraria das Panelas2

Ingredientes:

 

filés de robalo

sal e pimenta a gosto

suco de limão para temperar

gergelim preto

gergelim branco

azeite

 

Tempere os filés de robalo em limão, sal e pimenta, deixe descansar por uns 30 minutos. Depois empane cada filé em uma mistura de gergelim preto e branco.

Confraria das Panelas-1

Leve os filés ao fogo para selarem numa frigideira com azeite. Depois arrume-os numa travessa e leve-os ao forno, envoltos em papel alumínio, até ficarem completamente assados.

 

Purê de macaxeira com hortelã

Desde que eu vi a Simone Bert fazendo um creme de macaxeira verde com coentro, fiquei louca pela combinação. Já fiz variações com rúcula, coentro, hortelã e manjericão. Todas ficaram excelentes, mas eu prefiro usar o hortelã justamente pela refrescância que dá ao prato.

Ingredientes:

 

macaxeira cozida em água e sal

sal a gosto

1 punhado de coentro (cerca de um prato fundo cheio)

1 punhado de hortelã (cerca de um prato fundo cheio)

1 caixa de creme de leite

1 colher (sopa) manteiga

2 dentes de alho amassados

 

A quantidade vai depender do número de pessoas, fiz tudo muito no olho.

A macaxeira já estava cozida quando eu cheguei e tudo o que eu teria de fazer era passá-la no processador com com o creme de leite e as ervas. Mas levei meu processador incompleto e sem a peça que faltava ele não funcionou. Usei o liquidificador da Josi, mas por causa disso o creme teve de ficar um pouco mais líquido que o de costume.

Eu já postei esse creme aqui. Desde então tem sido o meu acompanhamento para peixe favorito.

Cozinhe a macaxeira em água e sal, bata num processador com o hortelã, o coentro e o creme de leite. Numa panela, derreta a manteiga e refogue o alho. Junte o creme verde, mexendo sem parar até ferver.

purê de macaxeira com hortelã

Legumes refogados

Ingredientes para 2 pessoas

1/2 cenoura ralada

1/2 acelga pequena fatiada

1 cebola roxa em rodelas finas

2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem

1 colher (sopa) de molho shoyu

Fondor Maggi para temperar

 

Receita da Chef Simone Bert.

Refogue a cebola no azeite quente. Espere murchar. Acrescente a acelga fatiada bem fininha, já depois de lavada com água e vinagre e escorrida. Não deixe murchar muito, só reduza um pouquinho. Acrescente a cenoura e mexa bem. Tempere com fondor e com o shoyu. Ajuste o sal e pronto.

Confraria das Panelas31

 

Sobremesa: maçã assada ao calda de cointreau com sorvete de nata

DSC01039

Eu já tinha feito maça assada, mas desta vez resolvi colocar cointreau na calda, pois tinha visto uma compota de frutas no blog da Ana Sinhana que me chamou a atenção justamente por isso.

Confraria das Panelas4

Ingredientes para 3 pessoas:

3 maças com casca, sem o miolo

suco de duas laranjas

3 colheres (sopa) de cointreau

3 colheres (sopa)  rasas de açúcar demerara

3 paus de canela

cravos a vontade

maçã assada com calda de cointreau

Depois de retirar o miolo de cada maça, enfie aí dentro 1 pau de canela, 1 colher de açúcar e cravos a gosto. Arrume as maças numa assadeira e regue com o suco de laranja misturado com cointreau.

Leve ao forno médio coberto com papel alumínio por cerca de 1 hora e depois, sem o alumínio, deixe assar por mais 30 minutos.

Sirva com sorvete de nata ou creme.

Nossa noite foi fenomenal! Dá para ver pelas nossas caras de felicidade na foto abaixo o quanto ficamos satisfeitas com nosso encontro.

Confraria das panelas1

Na saída, nossa anfitriã nos presenteou com um mimo, tudo a ver com a ocasião. Achei tão delicado e atencioso!

confraria das panelas0

Tô lascada, a próxima reunião será aqui em casa e eu não posso passar batido, né Josi? É preciso manter o padrão de qualidade que a senhora nos impôs… rsrs

___

Domingo será aniversário do meu amado marido. Como ele não quer festa, vou caprichar no jantarzinho que farei para ele. Afinal, o coitadinho ficou com as meninas tanto durante este evento, quanto durante a minha escapadinha ao Rio de Janeiro. Poucos fariam a mesma coisa.

Espero que todos tenham um final de semana tranquilo, revigorante e inspirador!

Um cheiro,

Claudinha.

    Postado por Feito a Mão em Confraria das Panelas,culinária | Comentários (21)
    

    21 Comentários to “Inauguração da Confraria das Panelas”

    1. Lilia Faria disse:

      Cada vez melhor esse encontrinho. Amei as receitas. Ainda sonho em conhecer as amigas blogueiras.
      Bom final de semana
      Beijos

    2. Marta disse:

      Muito legal Claudinha.. e que pratos lindos e saborosos! Tem até uma Martinha na roda..rssss
      Beijossss

    3. Francine disse:

      Hummmmmmmque délicia tudo isso…amooooo abacaxi e aqui em casa gosto de come-lo gelado e com sal rsrs todos estranham rsrs mas é uma délicia…

      Muito legal o encontro de vocês…esses momentos que fazem a vida ser o encanto que é…

      ahhhhh Claudia amei visitar seu blog ( sou nova nesse mundo dos blogs sabe rsrs ) e achei uma receitinha de uns biscoitos…ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii fiz aqui em casa e sãouma délicia…parabéns muito gostosos …ótima receita…

      Parabéns pelo post e pelo blog…

      Bom fim de semana…

      Grande abraço…fica com Deus…

      Francine…

    4. Francine disse:

      ahhhh Claudia se puder me passar seu email…gostaria de te mostrar as fotos de como ficaram os biscoitinhos rsrs…

      Beijinho…Fica com Deus

    5. Flávia disse:

      Claudinha sua linda… como assim vc  não é profissional?? Morri com esta….amadora sou eu!! kkkk… Tudo bem, vc pode não ser chef, nem ganhar dinheiro com cozinha, mas daí ser amadora é beeemmm  diferente!! Adorei as receitinhas.. já anotei. Adorei a farinha de pão, o abacaxi e o peixe. A salada ainda não é pra mim…rsrsrs!!
      Apesar de sumida, leio sempre vc, principalmente no Google Reader, mas não é a mesma coisa. Sinto falta de conversar, trocar mais ideias, aquelas coisas de sempre.. blogar mais inclusive. 
      Ultimamente, tenho feito posts só do Festas e Frufrus e olha lá.. nem isso tá atualizado…hehehe!!!
      Mas eu estou tentando mudar isto, depois conto. 
      Adorei sua visita ao Rio.. delicia!! Espero que a gente também possa se encontrar em breve. Estou ainda com a ideia de ir pra Maceió em breve. Acho que janeiro! Como deixei internet e afins em segundo plano, tenho usado muito o celular e adorei o Instagram. Por lá eu acompanho a Cozinha da Cacau, que mostra cada lugar lindo da região de vcs, que estou morrendo de vontade. 
      Por falar em Instagram, quando li seu post, lembrei de um pessoal que conheci, não sei se já viu: Lesgourmandsclub. Eles também tem página no face. Sua cara!!
      Nossa, isto tá virando uma carta…rsrsrs!!
      Mas vou escrever tudo… Inclusive, acho que seu futuro está neste negócio de festas… pirei pra vc contando como fez o convite… demais mulher!! Vc é muito boa nisto!!
      E o Pilates? Amo também e me senti bem estimulada com sua história da dieta..ops.. prefiro reeducação alimentar!! Quero muito. Eu também faço pilates e amo. Na verdade, dei um tempo e peguei firme na musculação… que não gosto tanto, mas precisava!! Agora só falta incluir o aeróbio na rotina e melhorar a alimentação!! Como eu disse, estou tentando estabelecer mudança na vida, não quero que seja resolução de ano novo, quero que seja já. Estou tentando implantar rotinas de organização na minha vida, pra poder fazer tudo que tenho vontade, ou pelo menos, melhorar isto, pois fico bem frustrada as vezes. Ja conhecia o GTD, mas comecei o livro e parei várias vezes. Agora estou tentando algo mais simples, mas com foco no método. Espero conseguir! Só assim vou poder voltar a passear mais na net e manter a conversa em dia!!
      Nossa preciso parar, né. Mas vou estar aqui sempre!!
      Há vc está linda nas fotos!! 
      Bjo grandeeee

      • Feito a Mão disse:

        Ai, que saudade de vc, Flavinha!
        Demorei tanto pra responder esse e-mail! O trabalho me deu uma rasteira, viu?
        Ontem e semana passada pensei muito em vc. Estou fuçando na minha silhouette e cada vez mais me apaixono por ela. Descobri como converter arquivos em PNG para STUDIO! Agora ninguém me segura.
        Vc tem face? Posso lhe adicionar?
        Eu já ouvi muito falar do blog da Cacau. Uma amiga do trabalho a segue.
        Acho que já ouvi falar tb desse Lesgourmandsclub.
        Sabe que fiz um instagram pra vigiar a filha mais velha, mas quase não sei mexer naquele troço. Não curto muito. Já no face, eu tô sempre por lá.
        Eu não quero nem ouvir falar em GTD. Do jeito que eu sou maníaca obsessiva compulsiva iria enlouquecer o meu perfeccionismo. Tenho é que aprender a me desorganizar um pouco. A ser mais espontânea, a improvisar, a deixar rolar e viver o momento presente. Ando mais por esse caminho agora. Por isso essa onda de postagens sobre confraternizações e reuniões com amigas.
        Bom falar com vc. Se vier pra Maceió, não esqueça de me avisar! Adoraria confraternizar com vc tb!!!!!

    6. Livia disse:

      Ola minha querida, eu adorooo seu blog to sempre por aqui procurando ideias e me inspirando com suas criações, recebi um selinho hj e nao podia te deixar de fora espero q goste bjin =)
      http://mundinhodasmamaes.blogspot.com.br/

    7. Leila disse:

      Claudia querida, adoro ver a sua disposição pra fazer as coisas. Admiro mesmooo!! Já te disse anteriormente que tõ sempre de olho nas receitas do teu blog né? Principalmente as doces… rsrs
      Adorei as receitas de hoje, essa do abacaxi me deixou com agua na boca. :)
      Já estou ansiosa pra ver o que será preparado no proximo encontro, na sua casa.
      Parabéns pela festa da filhota. Ficou tudo lindo e incrivel!!!
      Beijim!

      • Feito a Mão disse:

        Kkkk
        Leila, parece que a disposição pra responder aos comentários do blog tirou férias! Nunca demorei tanto pra responder! É que andei trabalhando muito e no tempo livre estava sempre inventando moda. Eu descanso carregando pedra. Kkk É meu jeito de relaxar. Desculpe por não ter respondido antes. Bj

    8. Katia Albuquerque disse:

      Gostei muito deste post. Eu também tenho um grupo em que nós nos encontramos para cozinhar. “Encontro na Cozinha”. Somos 4. Uma vez por mes fazemos um almoço. A dona da casa escolhe o cardápio e faz as compras. Depois dividimos a despesa. Inclusive o vinho. Só não fazemos a sobremesa. Sabe como é mulher com doce. Corre o risco da gente dar mais importância à sobremesa do que o almoço em si. Mas um chazinho no final tem…

      • Feito a Mão disse:

        É bom, né, Katia? Tomara que vingue. Além da troca de experiência, tem toda troca de energia e a boa conversa que flui nesse momento. Bom demais!

    9. Maria Betania disse:

      Adorei, Claudinha! Amo culinária prática c cara de sofisticada! Estou com casamento para março do ano q vem e tenho copiado sua receitas p a recepção!!! Gostaria de saber o telefone do pessoal q sua irmã alugou louça p o nopivado dela. Não encontro o post!!! abços

    10. Claudinha que gostoso, que creme diferente este de macaxeira vou experimentar! tudo que vc postou ai eu adoro, amo peixes…

      bjs

      Gélia Carvalho

    11. Claudinha que gostoso, que creme diferente este de macaxeira vou experimentar! tudo que vc postou ai eu adoro, amo peixes…

      bjs

      Gélia Carvalho

    12. Flávia-Caiê disse:

      Imagino quanta conversa boa não rolou nesta Confraria!!
      Muito bacana a iniciativa!
      Bjosss

    13. Sandrely Lima disse:

      Gente fiquei louca com este blog.Virei fiel seguidora.Tudo aqui é maravilhoso….Amei!

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário