Filetino ao shimeji


Meu marido não quis comemorar seu aniversário. Ele nunca quer. É tímido, não gosta de badalação nem de muita gente reunida. Não é à toa que nos juntamos, somos muito diferentes nesse aspecto e creio que temos muito a acrescentar um ao outro.  Seu pedido foi que eu fizesse um almocinho especial para nós quatro, apenas, sem convidado algum. Sem nenhuma outra exigência específica!

As pessoas são diferentes e têm diferentes visões do que seria a forma perfeita de concluir mais um ciclo de vida. A maneira de Mário é ficando quieto e o mais reservado possível. Respeitei sua vontade.

A minha escolha foi um prato de carne vermelha, já que ele vinha numa dieta com baixo teor de ferro há tanto tempo e somente agora seus níveis de ferritina ficaram aceitáveis. Seu hematologista liberou comer carne duas vezes por semana. Que ocasião seria mais especial que seu aniversário para matar as saudades?

Filetino ao shimeji (para 2 adultos e 2 crianças)

Filetino ao shimeji

400g de filé em tirinhas

2 a 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal

sal e pimenta do reino moída a gosto

1 bandeja de shimeji fresco

1 cebola em tirinhas finas (à Julienne)

3 colheres (sopa) de shoyu

1 lata de creme de leite light com soro e tudo

Derreta 1 colher de manteiga numa frigideira. Quando estiver bem quente, acrescente a carne fatiada, aos poucos, para não juntar líquido. Depois de frita, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve e mantenha em local aquecido.

Na mesma frigideira em que fritou a carne, refogue a cebola com o restante da manteiga. Quanto estiver murcha, junte o shimeji, mexendo sempre, para limpar o caldo da carne que ficou grudado na panela com uma espátula de silicone ou colher de pau.

Junte o shoyu e aguarde o shimeji desidratar um pouco, não espere demais para ele também não murchar. Ele deve permanecer firme. Retorne a carne reservada à frigideira, misturando bem. Acrescente o creme de leite e ajuste o sal, se precisar.

Sirva acompanhando massas ou legumes com salada verde.

Boa semana a todos!

 

Claudinha

    Postado por Feito a Mão em culinária | Comentários (16)
    

    16 Comentários to “Filetino ao shimeji”

    1. Lena disse:

      Gostei muito da receita. Não conhecia e pareceu-me muito boa.
      Beijinhos grandes.

    2. Jacqueline disse:

      Olá, ótimo o blog. Você teria ideia de qual a medida de purê de macaxeira é suficiente para servir 30 pessoas? Estou preparando um aniversário e gostaria de servir esse prato, além de salgados.
      Aguardo resposta

    3. Eu simplismente AMO seu blog..passei a tarde toda aqui,dificil sair daqui…rrsrs..suas dicas são demais e é td lindo…acabei de fazer a sua receita dos docinhos de leite Ninho para a festa do meu filho e vou congelar… Deus queira que de td certo na hora do descongelamento… Obrigada por dicas tão maravilhosas!!! beijos e otima semana!!! :D

      • Feito a Mão disse:

        Ana, eu tb adoro seu blog! Tb passo um bom tempo lendo seus relatos de viagem qd estou programando uma viagem com as meninas, mas na correria, nem sempre comento. A próxima viagem com elas será para o Parque Beto Carrero.

        Qualquer dificuldade com o docinho, pode me mandar um e-mail. Quase sempre estou com o celular na mão. Se for urgente, posso lhe dar um help. A primeira vez é mais difícil, por causa do medo, depois vc fará isso com um pé nas costas, garanto. Bj

    4. Mafalda Vale disse:

      Que prato maravilhoso… vou ter que experimentar fazer… :)
      um beijinho

    5. Flávia-Caiê disse:

      Que delícia! Adoro macarrão com carne e molho, seja o nome que isso leve!rs
      Bjão

    6. A primeira coisa que fiz quando vi o post: HUMMMMM, hehehe.
      Que delícia Claudinha, vou arriscar e fazer aqui em casa. Marido adoraaa massa e shimeji.
      Beijos.

    7. Marta disse:

      Que delícia!
      Adoro massa!!!!
      Parabéns para o maridão!
      Beijos

    8. LEni disse:

      Lindo….deve ter ficado delicia, adoro massa com carne e cogumelos!!!

      Como faz pra falar com vc??? te envio e-mail e volta…procurei novo e-mail mais não encontrei!!!

      beijoo
      Leni

    9. Claudinha, esse ano eu nào fiz um jantarzinho romântico pro Marcelo, acredita???? Mas estou pensando seriamente em preparar algo especial antes do fim do ano. Adivinha onde vou me inspirar? Aqui, claro! Que tal um jantar temático grego????? Sua moussaka vegetariana já está devidamente na minha lista de receitas que pretendo colocar em prática! Acho que é o prato perfeito para o evento! Agora só me resta torcer pra ter tempo e nào estragar o prato principal, rsrsrs! Beijão!

      • Feito a Mão disse:

        Ai, Katinha, que delícia! Aquela moussaka é mesmo um prato muito saboroso.
        Acho que vcs gostarão. Mário gostou, mas sentiu falta da carne acompanhando. Ele não consegue conceber um prato único vegetariano. Já eu fiquei totalmente satisfeita apenas com ela.
        Menina, acabaram de aaprecer outros mil compromissos pra o próximo fds. Realmente não era pra gente se encontrar nesses dias. A formatura do ABc da Mamá será dia 13, eu tenho de terminar as lembrancinhas das professoras e concluir a retrospectiva das fotos da turminha neste final de semana. Vai ser corrido.
        Bj

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário