Bolo de maçã com aveia


bolo de aveia com maçã

Por mais cuidado que eu tenha com alimentação das crianças, o fator genético falou mais alto. Clarinha, apesar de seus 32kg, no auge de seus quase 11 anos, está com 279 de LDL!

Como montar uma dieta de baixo colesterol para alguém que já é tão franzino? Cortar tudo o que aumenta o colesterol é também cortar quase tudo o que engorda. O que, para ela, não é uma boa ideia.

Além do fator hereditário (a família de meu marido tem casos registrados de LDL acima de 1.000!), Clarinha está fazendo reposição hormonal para crescimento. Os hormônios interferem na produção do colesterol.

A menina já pratica handebol, natação e educação física. Então, quanto à atividade física, não há o que inventar mais. Já quanto à alimentação… Somos o que comemos, não é verdade?

Enquanto aguardo a consulta que marquei com uma nutróloga, andei pesquisando sobre alimentos que baixam o colesterol, seja porque evitam que ele seja absorvido, seja porque evitam que ele oxide, seja porque aumentam os níveis do HDL (colesterol bom).

Resolvi inventar receitinhas que contenham tais ingredientes para que ela os coma, sem muito sacrifício. Foi então que nasceu esse bolo de maçã com aveia.

A receita foi adaptada daquele bolo de banana sem lactose, lembram?

Como a maçã tem mais água que a banana, reduzi a quantidade de óleo original e troquei metade da farinha de rosca por aveia, que tem a característica de absorver umidade em qualquer receita. Por isso os pães que levam aveia são, geralmente, mais secos.

Além disso, troquei o óleo comum por óleo de canola e acrescentei canela e noz moscada. Vamos à receita final?

Bolo de maçã com aveia – para baixar  colesterol

Ingredientes:

2 maçãs com casca, picadas, sem sementes*

150 ml de óleo de canola ou girassol**

2 xícaras (chá) de açúcar demerara ou mascavo

4 ovos grandes inteiros

1 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca

1 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos***

1 colher de sopa de fermento

1 colher (chá) rasa de canela

1/2 colher (café) de noz moscada ralada

 

Bolo de maçã e aveia

Modo de fazer:

Bata bem os 4 primeiros ingredientes no liquidificador. Depois misture a farinha de rosca com a aveia e, por último, o fermento, numa tigela à parte.

Leve ao forno médio, preaquecido, em forma untada e polvilhada com farinha de rosca, por 30 a 40 minutos.

Depois de assado, polvilhe açúcar refinado e canela.

Se quiser, pode acrescentar fatias de maçã na massa.

bolo de maçã com aveia

Este bolo fica muito saboroso! Quase que as meninas não me deixaram congelar as fatias individuais, como fiz aqui. Fica úmido, macio e delicado. Lembra a textura de um bolo de cenoura.

Congelei a metade do bolo em fatias individuais, para assegurar alguns lanches nutritivos. A outra metade voou rapidinho em menos de 24 horas. Considerando que não era um bolo de chocolate, foi um recorde aqui em casa!

Se inventar ou descobrir outras receitas legais e funcionais como esta, volto aqui pra compartilhar com vocês. E se vocês tiverem outras dicas legais de pratos nutritivos e “atrativos” para crianças, por favor, eu agradeço muito se as dividirem comigo!

Não é fácil convencer crianças maiores a reeducarem seu paladar. Quem tiver seus filhos, acostume-os desde bebês a comer corretamente. Depois que eles conhecem arroz, macarrão  e pão branco, fica tão difícil fazê-los gostar dos integrais!

Um cheiro enorme,

Claudinha

___

*Maçã é rica em fibras solúveis e contém altas doses de flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol no sangue.

**Óleos vegetais de canola e girassol são ricos em fitoesteróis, substâncias que barram a absorção de gordura da dieta, o que favorece a redução do colesterol.

***Aveia contém uma fibra que auxilia na redução do colesterol LDL. Consumir 3g dessa fibra pode reduzir em até 20% o colesterol total.

Dados retirados do Portal IG. Para saber mais, leia este artigo sobre 20 alimentos que diminuem o colesterol.

    Postado por Feito a Mão em culinária,educando filhos,saúde | Comentários (22)
    

    22 Comentários to “Bolo de maçã com aveia”

    1. Adoro receitas gostosas e saudáveis! Com certeza vou testar. É uma forma de consumir aveia sem perceber (aveia não me apetece… rs).
      E se descobrir uma outra receita, pode deixar que aviso. Beijos na Clarinha!

    2. Rose disse:

      Obrigada pela receita, Claudinha! Recebo os seus posts por e-mail e é a primeira vez que apareço para dizer um “muito obrigada”. Fiquei com água na boca e muita vontade de fazer a receita!
      Bjos!

      Rose

    3. Flavia Rosolem disse:

      Tenho uma receita de baked oatmeal que eh uma das minhas favoritas. Supostamente eh pra cafe da manha, mas eu gosto a qualquer hora. Vou mandar no seu email.
      Esse bolo pareece otimo! Quero fazer!
      Beijos

    4. Daniela disse:

      Oi Claudia! Dá para colocar aveia no hamburguer caseiro, bolo de carne, almôndegas etc. E todas essa “receitas” podem ser feitas com frango! Abs,

    5. Mirla disse:

      Oi Cláudia! Acompanho a algum tempo seu blog, que é maravilhoso, parabéns!
      E tamanha foi minha surpresa qndo vi o post de hoje. Minha mãe comentou hj que está com colesterol alto, ela gosta muuuuito de qualquer tipo de bolo (sabendo disso a nutricionista permitiu somente para o final de semana). Sempre faço bolo em casa e esse vai entrar para a lista dos mais pedidos. Obrigada! Xero!

    6. cris hanna disse:

      Obrigada pela partilha, vou experimentar em breve!

    7. Mafalda Vale disse:

      Bem apetitoso… :)
      Um beijinho

    8. Mariana disse:

      Uma coisa engraçada que eu tenho vist por esses tempos, é a quantidade de crianças com colesterol alto! E que inclusive, algumas até precisam engordar. Tenho na minha família, nos amigos e nos vizinhos, e muitos deles, com uma alimentação bem equilibrada!(pelo menos aparentemente)
      Bom, mas tomara que sua filhinha normalize as taxas logo!
      Um grande abraço,
      Mariana

      • Feito a Mão disse:

        A alimentação de hoje não é como antigamente, Mariana. E as crianças se movimentam menos. Eu não me lembro de ter feito exame de colesterol quando criança. Tem isso tb. Obrigada pela força!

    9. Lilia Faria disse:

      Claudinha, eu super entendo você, não é fácil para as crianças maiores adaptarem seu paladar. Eu sofri quando descobrimos a resistência a insulina da Ingrid no ano passado, realmente mudar todo o paladar é difícil. Ela ainda está se adaptando em alguns alimentos, acredita?
      Beijos
      Lilia

    10. Marta disse:

      Bom demais!!! Eu tb tenho colesterol alto, mas no último exame estava abaixo da média.. ainda bem!! No meu caso tb é hereditário, pois meus pais têm e tomam remédio!!!
      Beijos

    11. Nina Rodrigues disse:

      Oi Claudinha, boa tarde!!!! Eu aprendi uma “poção mágica”contra o colesterol e triglicérides, rsrsrsr. Na verdade, precisaria adaptá-la para que sua filha se sinta atraída por esta receita, pois sabemos o quanto é difícil para uma criança ter que tomar um copo de suco com aveia, gérmen de trigo…. claro que é ruim mesmo… mas vamos lá: eu bato no liquidificador uma colher de sopa de aveia em flocos grandes (pois é mais integral do que as fareladas), uma colher de gérmen de trigo, uma de extrato de soja, uma colher de linhaça inteira (pois no liquidificador os grãos se triturarão)uma banana, um copo de leite desnatado (uso molico líquido). Eu faço isto todos os dias, sagradamente, e depois de um mês te garanto que nos exames os malvados colesterol e triglicérides estarão baixos. Você poderá adaptar esta receita para a Clara colocando iogurte de frutas de vários sabores, voce pode substituir o leite desnatado por um copo de suco de soja com frutas, até que encontre um gosto agradável. É importante também tomar de manhã, para um melhor aproveitamento das fibras. Não esquecer também de tomar bastante água, pois este alimento é rico em fibras. As fibras precisam da água para funcionar bem no organismo e também para não prender o intestino. É preciso tomar todos os dias (uma vez por dia).
      Espero ter te ajudado. Amoooooo seu blog, me sinto completamente inspirada com seus posts…. obrigada!!!! Beijo no coração, Nina.

    12. Nina Rodrigues disse:

      Aí vai outras dicas para baixar o colesterol: consumir uma colher de azeite extra-virgem por dia, seja na salada ou por cima da comida. Colocar na panela do feijão linhaça triturada também vale e o mais legal é que não altera o gosto e ninguém percebe, rsrsrsr.
      Beijos

    13. Nina Rodrigues disse:

      ops: “aí vão….” desculpe o erro de português

    14. juliana disse:

      ola, o meu ja esta no forno depois conto como ficou, fiz com maça verdepois nao tinha a outra…
      bjos

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário