Biscoitinhos de chocolate com aveia para um chá muito especial


Já estou de volta. Eu disse que seria uma viagem bem curtinha, não? Sabem aonde eu fui? Ao Rio de Janeiro! Mas dessa vez não fui fazer turismo, fui encontrar pessoas realmente maravilhosas, que conheci por intermédio do blog, e participar do Chá de Blogueiras da Katinha, do Casos e Coisas da Bonfa.

Parece insano, eu sei, mas adorei ter feito uma estripulia como essa. Além do mais, fiquei hospedada na casa da própria Bonfa, que é a supremacia em pessoa em matéria de hospitalidade!  Foi um final de semana muito especial, esfuziante e inesquecível. Vou conservar com carinho as recordações desse dia – o dia em que conheci pessoas tão alegres, divertidas, alto astral e cuja ausência já estou lastimando. Vamos ter que marcar um reencontro em breve, quem sabe agora na Terra dos Marechais? Estou esperando vocês, meninas!

Olhem só a minha cara de felicidade na foto da talentosa Flavia Mergulhão, do Ateliê da Caiê!

 chá de blogueiraDa esquerda para a direita: Flávia Mergulhão, do Ateliê da Caiê, Milena Orlando, Simone Scharamm, do Festa e etc, eu, Ana Paula Carneiro, do De Ana à Z, Katinha, Marta Riba, do Cantinho da Marta,  e Patrícia Haddad, do antes, Durante e Depois  (abaixada)

 

O post completo sobre o chá vai ao ar na quarta-feira, no blog da Katinha. Mas vou adiantar uma palhinha para vocês, porque não consigo manter suspense por tanto tempo.

Eu levei cupcakes de chocolate e biscoitos de chocolate com aveia. Como viajei de avião, deixei para fazer a ganache da cobertura dos bolinhos lá, para evitar acidentes. Acontece que na manhã do chá, faltou energia no bairro em que a Katia mora, por várias horas. A geladeira perdeu temperatura e a ganache não atingiu o ponto certo pra fazer aquela voltinha da cobertura. Mas isso não nos incomodou. Imprevistos acontecem. Apesar da aparência não ter ficado 100%, os bolinhos ficaram gostosos.

 cupcakeFoto Flávia Mergulhão

Já os biscoitos de chocolate com aveia foram receita de uma amiga, a mesma que me ensinou a fazer aquele bolo de creme de leite dos deuses, lembram? Suas dicas são valiosas e eu sempre as reproduzo, na certeza de que o resultado será satisfatório.

São bem fáceis de se fazer, rápidos e muito práticos. A textura da massa crua lembra a de um brigadeiro de enrolar: macia, sem ser pegajosa. O cheiro dos biscoitos assando é de enlouquecer.

Agora, só não façam a besteira que eu fiz na primeira vez em que os assei: troquei o chocolate em pó por cacau e os biscoitinhos ficaram mais pesados, secos e duros. Repeti a receita umas 3 vezes depois, seguindo exatamente o modo de fazer e ficou excelente! De tão simples, é o tipo de receita que podemos fazer acompanhadas de nossos pequenos.

Biscoitos de chocolate com aveia

biscoito de chocolate cópia

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de aveia em flocos grandes
1 xícara de chocolate em pó Nestlé
1 manteiga em temperatura ambiente (200g)
2 colheres (chá) rasas de fermento
1 ovo
! xícara de açúcar cristal ou demerara, tanto faz (testei os dois)

 

biscoitos de chocolate e aveia Minha ajudante mestre-cuca

 

Misture bem (na batedeira ou a mão),  faça bolinhas e arrume-as numa assadeira retangular (sem untar), deixando espaço entre elas, pois os biscoitos crescem um pouco. Achate-as levemente, com um garfo.

Leve ao forno baixo (220ºC) pré-aquecido, por aproximadamente 20-30 minutos, a depender do seu fogão. Depois é só esperar esfriar um pouco na assadeira e retirá-los com a espátula para terminarem de esfriar numa grade ou prato.

Não fica muito doce, o que é um perigo, pois a gente vai comendo sem enjoar e quando viu, bye bye dieta!

Os biscoitos ficaram deliciosos, mas a cara de prazer da foto abaixo deu-se por culpa do cheese cupcake de goiaba da Flavinha.

delíciaFoto Flávia Mergulhão

Lembram que ela enviou a receitinha para o nosso concurso?

cheese cupcake de goiaba Foto Flávia Mergulhão

Pois eu posso dizer que tive a honra de degustá-lo ao vivo e em cores! E ele é exatamente tão saboroso quanto eu imaginava; apetitoso, harmonioso, surpreendente! Se Flavinha não fizesse mais nada nesse mundo, sua contribuição para as gerações posteriores já estaria completa somente por causa dessa receita. Valeu até desobedecer à dieta sem lactose. Exagerada, eu? Experimente, para saber.

Vou reproduzi-la em casa, em breve, sem dúvidas!

Para lembrancinha, infelizmente, eu não tive tempo de executar nada, tanto por causa da proximidade da festinha da Mariana quanto pelos numerosos compromissos de trabalho. Como o chá tinha o tema flores, encomendei broches de rosas de cetim à Clarissa Quintella (Sassá).

lembrancinha do chá de blogueirasFoto Flávia Mergulhão

Espero que mesmo não tendo sido feito por mim, o mimo tenha agradado a todas, pois foi escolhido com muito carinho.

Lembrancinha do cha de blogueira Foto Flávia Mergulhão

Outra coisinha que eu queria mostrar são as lanternas de papel que eu levei para enfeitar a entrada do apartamento da Katinha. Eu as havia comprado na Luísa Festa e planejava usá-las na festinha da Mamá, mas não consegui pendurá-las ao ar livre, fazendo um móbile como pretendia. Acabei guardando a ideia para uma outra oportunidade, que chegou muito antes do esperado.

lanternas de papel

Ficou legal, né? Para complementar, colocamos as mesmas florezinhas de papel que Katinha tinha cortado para enfeitar a mesa da sala.

Não percam o post da quarta-feira, no Casos e Coisas da Bonfa. A Katinha é muito melhor que eu para relatar detalhes de decoração.

Katinha, minha anfitriã maravilhosa, muito obrigada por ter tornado possível esse momento, você sabe o quanto a admiro e estimo, não? Impressionante como amizades virtuais podem se tornar tão reais! Por coincidência faz exatamente um ano que nos encontramos aqui em casa. Parece que foi ontem!

katinha

katia BonfaFotos Flávia Mergulhão

 

Minha ida ao Rio também rendeu outra desvirtualização de amizade. Conheci a Sílvia Azevedo, do Uma pitada de cada coisa. Ela me encontrou na casa da Katinha e almoçamos juntas num shopping das redondezas. Foi muito bom ter te conhecido, Silvinha! Adorei nosso encontro.

DSC00914

Agora, me digam se tem coisa melhor que “desperdiçar tempo” em boa companhia? Descontrair, conversar amenidades  e sentir que, apesar da da correria do dia a dia, ser feliz exige tão pouco de nós. De vez em quando, uma paradinha dessas nos faz refletir que a vida passa muito rápido pra ser levada tão sério.

Um brinde às verdadeiras amizades, novas ou velhas!

feliz Foto Flávia Mergulhão

Só lembrando: a receita dos cupcakes de chocolate vocês encontram aqui. E a da ganache, aqui.

Já programei o restante dos posts da festinha da Maricota, não se preocupem que não vou cair no esquecimento.

Um cheiro e até quarta,

Claudinha

    Postado por Feito a Mão em conversa fiada,culinária,Feito a Mão na blogosfera | Comentários (27)
    

    27 Comentários to “Biscoitinhos de chocolate com aveia para um chá muito especial”

    1. Claudinha, posso dizer, sem exagero, que essa tarde foi uma das melhores coisas que me aconteceram esse ano!!!!! Eu acho que todas nos sentimos tão sintonizadas e conectadas, né? Estava precisando muito relaxar, desacelerar e curtir esses momentos deliciosos cercada de pessoas queridas e com ótimas energias! A blogosfera me trouxe tantas coisas boas, nem sei como agradecer!!!! Tirando algumas pedras no caminho, o saldo é extremamente positivo! Te conhecer há alguns anos foi um dos maiores presentes que recebi desse mundão virtual e ter estado na sua casa no ano passado foi emocionante. Te receber no meu cantinho entào, foi maravilhoso! A gente parece ser amigas de infância, né? Fiquei emocionada com seu comentário: “Adoro vc, Katinha, cada dia mais. Nunca vi tanta afinidade em pessoas com vidas tão diferentes! Foi uma dos melhores tardes da minha vida. Pense num final de semana arretado!”

      Sentir uma afinidade assim tão grande nào tem preço! Família e amigos são as coisas mais valiosas da vida! Já me decepcionei muito com falsos amigos, mas no fundo, eu sempre soube que não eram pessoas confiáveis. Infelizmente, nào dei a devida atenção à minha intuição, mas foi ótimo me afastar dessa galera e me aproximar de gente tão “do bem”, tão carinhosa, tão gentil e tão autêntica! Um brinde aos momentos especiais e as pessoas que fazem diferença nas nossas vidas! ADORO VOCÊ!!!!!!!!!!!!!!!!

    2. Milena disse:

      Claudia,o dia foi maravilhoso mesmo!Mas a energia máxima com certeza veio de você!!!
      Foi e é um enorme prazer te conhecer pessoalmente,a internet realmente nos engana,você de perto,ao vivo e a cores é muuuuuuuuito melhor!!E olha que aqui no seu cantinho vc já é dez!!
      Fico feliz por ter perto e conhecer pessoas de verdade, talentosas,amorosas que amam viver e apreciar momentos de amizade,

      um beijão e até breve,

    3. Menina, que tarde linda e cheia de alegrias né? Nossa, fiquei muito feliz quando vc me disse que iria ao chá e entusiasmada para saber como seria! rsrs. E que ótimo que deu tudo certo! Felicidades a todas essas mulheres super especiais!

    4. E eu esqueci de falar dos biscoitos, rsrs, mais um pra testar e viciar né Claudinha? kkk. Porque os do Clau viraram febre aqui em casa! Vou testar esse com certeza e adicionar uma raspa de gengibre! AI, deve ficar bommmm!

    5. Dani disse:

      Claudinha que inveja boa (se isso é possível, rsrs)
      Um encontro super luxo!
      Amei a receita dos biscoitinhos, principalmente por ser com aveia!

      bjs e ótima semana,
      Dani

    6. Oi Claudinha que gostoso este encontro, as 2 blogueiras que mais me inspiraram juntas novamente! sou viciada no Blog das duas e nas suas personalidades também! vc esta linda Claudinha parecendo uma menininha mesmo como vi nos comentários no FAce.
      Bjs

      Gélia

    7. Lu Sayão disse:

      Ai que invejinha….. rsrsrsrsrs
      bjs
      Lu

    8. Que encontro gostoso!!!!!! Lindas fotos!
      Bjs

    9. Claudinha, realmente foi maravilhoso poder te conhecer pessoalmente. Seu sotaque é uma delícia, viu? Foi tudo tão rápido e tão intenso que nem dá tempo para falar ou fazer tudo o que queremos… mas assim também é bom porque já temos o que falar e o que fazer em próximas oportunidades! Afinal, ainda vou conhecer tua terrinha!
      Beijo grande!

    10. Dani disse:

      Queria muito fazer os biscoitos, mais fiquei com uma dúvida, qual exatamente é a quantidade de 1 manteiga em temperatura ambiente? bj!

    11. Ronize Aline disse:

      Oi, Cláudia! Acompanho seu blog desde que o conheci pelo blog da Kátia, mas não costumo comentar. Como adoro tudo que é feito a mão, me encanto com suas criações. Também adoro me aventurar, infelizmente o tempo é escasso…Mas hoje não pude deixar de comentar por uma dessas coincidências da vida que servem para mostrar como vivemos num mundo que é na verdade um ovo, de tão pequeno. Lendo esse seu post, vi sua foto com a doce Silvinha. Ela foi minha aluna na faculdade, daquelas que deixam gostosas lembranças. Vez por outra ainda encontro pela rua, já que ela trabalha perto da minha casa, que não é longe da casa da Kátia. Sempre me encanto de como esse mundo virtual pode nos trazer boas surpresas. Beijocas.

      • Feito a Mão disse:

        Ronize, que coincidência danada! O mundo é mesmo um ovo.
        Isso só comprova que estamos, todas, numa mesma sintonia. Quando estamos numa determinada frequência, começamos a atrair pessoas semelhantes. Mesmo que elas morem a milhas e milhas de distância.
        Gostei muito de conhecer Silvinha. Ela é mesmo doce, centrada, crítica, inteligente, moderada e muito paciente com sua pequena. Pelo que vi, é uma excelente mãe.

    12. Julia disse:

      Claudinha, acho o máximo esses encontros de vcs!!! Várias mulheres talentosas e caprichosas juntas só pode dar uma tarde deliciosa e encantadora!! Adorei a receita do biscoitocom aveia e como te acompanho a quase 2 anos, preciso comentar, vc ta linda!! Beijos

    13. Katiussi disse:

      Olá Claudinha tudo bem?
      Descobri seu blog através do google e acredite , foi um presente que ele me deu.
      Amo seu jeito de ser. Vc me passa a impressão de ser um ser cheio de luz e paz.
      Eu tentei te seguir pelo face, mas nw sei q acontece que não consigo .
      Por favor fique á vontade para me add.
      Eu queria mto sua opinião á respeito das máquinas de cortar papel.
      Eu acabei de chegar no Brasil e tenho uma bebezinha linda. E pensei em iniciar um negócio em casa , onde poderia ganhar um dinheirinho pra ajudar no orçamento de casa e ao mesmo tempo curtir minha filha.
      aí veio a idéia de vender tags , topers e adesivos temáticos para festas infantis.
      E vi aqui um top seu sobre o assunto.
      Gostaria de saber se tem como vc me esclarecer umas dúvidas á respeito das máquinas , desiners e etc.
      Se for possível e vc puder me fazer este favor, se não for incômodo, vc me avisa por email ou no face ?
      Desde já agradeço a atenção.

    14. Flávia-Caiê disse:

      Foi uma tarde maravilhosa de encontro de mulheres dinâmicas, inteligentes e OTIMISTAS!
      Amei ter te conhecido!!
      Espero em breve rev~e-la!
      Ah! Já comprei o nº 1 do livro!!kkkk…me aguarde!!rsrsrs
      Bjão

      • Feito a Mão disse:

        Eu estou terminando o 2 e levarei bem mais tempo para ler o 3, pois vou precisar traduzir muitos termos novos… kkkkkkkkkk O bom é que eu vou ficar “sabida” em duas línguas!

        Foi bom demais nossa tarde, Flavinha! Até hoje sonho com o cheese cupcake de goiaba. Vou fazer no encontro que faremos com a turma do Pilates.

    15. Lilia Faria disse:

      Claudinha, você veio até a minha cidade! Dá próxima vez que voltar me avise.
      Muito legal esse encontrinho, com certeza uma experiência maravilhosa
      Beijos

    16. Glaucia Brito disse:

      Vi seu comentário no blog da Kátia e me emocionei, por isso vim aqui. Além dos trabalhos lindos que faz, é muito bom quando encontramos nossa tribo, trocar ideias e compartilhar com alegria. Fiquei aqui.

      Bjos

      Gláucia

    17. Juliana disse:

      Olá! Adorei o post!
      Gostaria de saber aonde comprou as lanternas que usou na decoração. O link disponível era da Luísa Festas, mas agora ñ está mais… :)
      Bjs

    18. Juliana disse:

      Oi Claudia, sempre que posso dou uma passadinha para ler seus posts. Gosto muito mesmo!Você está com um sorriso lindo de menina! Como é bom estar cercada de pessoas bacanas de energia positiva. Parabéns pela ousadia. beijos

    19. LILIANE disse:

      Tudo de bom este encontro!!! esses biscoitinhos já está na lista para eu experimentar. Os biscoitinhos do Clau. tbm viraram febre aqui em casa. Fiz até para levar para a faculdade, para um trabalho surpresa (faço faculdade de gastronomia) e uma receitinha simples e gostosa fez muito sucesso (os devidos creditos foram dados :)

      bjx Claudinha, anonimamente, mas sempre estou por aqui acompanhando tuas fases….

    20. Verônica disse:

      Adoro o seu blog, as suas receitas, suas festas e suas dicas de viagem, não deixo de passar por aqui mesmo não comentando. Puxa vc esteve pertinho da minha casa, tb moro em Botafogo.

    21. Marta disse:

      Claudinha.. foi uma tarde maravilhosa!! Boa demais! Todos em sintonia, muita comida boa, risada e mais risada!! Eita delícia!
      Conhecer vc foi muito bom!!!!
      Beijos

    22. [...] ele. Afinal, o coitadinho ficou com as meninas tanto durante este evento, quanto durante a minha escapadinha ao Rio de Janeiro. Poucos fariam a mesma [...]

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário