Das ideias geniais que me fazem questionar: por que eu nunca pensei nisso antes?


Bolo simples congelado em porções individuais

bolo congelado

Aqui em casa, eu já disse para vocês, todos gostamos de bolo no dia em que é feito. Com raríssimas exceções, no dia seguinte o bolo tende a ressecar. Para evitar desperdícios, eu costumava fazer metade da receita.

Outro dia, conversando com uma amiga querida, a Josi, integrante da “Confraria das Panelas”, apelido que dei ao grupo que costuma se reunir para trocar receitas e planejar encontros gastronômicos (por enquanto só planejar, nunca concretizamos), aprendi uma dica valiosa: congelar o bolo nosso de cada dia! Sério, parece bobagem, mas eu nunca tinha feito isso.

Claro que eu congelo alimentos, tenho um freezer cheio de lasanhas, pão de queijo, docinhos e bolos recheados sobras de festas, almôndegas, sopas, molhos, mas nunca cismei de congelar bolo simples. Não me perguntem o porquê.

A Josi nem precisou gastar muita saliva pra me convencer, vejam só: o gás gasto para assar meia receita ou uma receita dupla é o mesmo. A quantidade de utensílios para lavar depois também. Fazer uma receita dupla, tripla, ou até quádrupla como eu fiz, é muito mais econômico e sustentável. O freezer já está ligado mesmo, consumindo sua energia diária. Não custa nada tirar proveito disso. O meio ambiente agradece.

Na escola das meninas, há um cardápio que deve ser respeitado, aceitando-se variação apenas quanto à ordem dos itens: bolo, sanduíche, sucrilho, pipoca, fruta ou biscoito.

Como aqui em casa geralmente eu faço bolo aos sábados, (meia receita, lembram?) nunca sobrava bolo fresco para levar na segunda-feira.

Agora, a coisa está diferente. Dá até pra escolher o sabor.

Fiz 2 receitas duplicadas de bolo de sabores diferentes. Parti os bolos em pedaços individuais e embalei em papel alumínio e filme plástico. Etiquetei e arrumei numa prateleira do freezer.

Para servir, basta retirar o pacotinho com algumas horas de antecedência e deixá-lo voltar à temperatura ambiente naturalmente.

A consistência, sabor e textura são de um bolo fresquinho, assado no dia.

E tem mais uma vantagem: a gente não precisa comer o bolo todo num dia só, com medo de estragar. Acabou-se a desculpa esfarrapada pra escapulir da dieta. Dá pra comer um pedacinho por semana, sem culpa e sem exagero. Olha que maravilha! Pra quem mora sozinho é a reinvenção da roda, né não?

Agora me digam, como eu, que me acho tão descolada e moooooooderna, nunca pensei nisso antes? rsrs Vivendo e aprendendo!

Aceitam um pedacinho?

bolo congelado2

 

Iogurte caseiro quase sem lactose

Outro dia, eu vi uma receitinha de iogurte caseiro e fiquei pensando em reproduzi-la, usando o leite 90% menos lactose. E não é que deu super certo?

Agora tenho  iogurte natural para temperar saladas, molhos e rechear doces, sem ficar inchada ou passar mal depois.

A receitinha é muito simples  e pode ser feita mesmo sem iogurteira. Não tirei foto do meu, pois nem me lembrei de fotografar tarde da noite.

Ferva 400ml de leite, misture com 600ml de leite em temperatura ambiente. Acrescente 1 copo de iogurte natural industrializado (ou reserve 1 copo de iogurte caseiro, da sua produção anterior). Mexa para incorporar o iogurte ao leite e deixe descansar fechado num local abafado, por pelo menos 8 horas, para ativar a fermentação das bactérias do iogurte. Pode ser no forno do fogão, mesmo. Durante esse tempo não abra a vasilha por nada nesse mundo.

No dia seguinte, mexa novamente e leve à geladeira. Se quiser, acrescente frutas e mel ou adoçante. Fica ótimo!

Ghee – manteiga caseira clarificada e purificada (sem lactose)

Fonte da foto: aqui

Esse dica veio de outra integrante da Confraria das Panelas, a Martinha, cuja receita de moussaka eu já compartilhei com vocês. Ela teve oportunidade de conhecer a ghee num curso de ayurvédica, que fez em Recife.

Ghee é uma manteiga clarificada e purificada que perde todos os seus resíduos lácteos durante o processo de purificação. Aqui tem um passo a passo bacana de como prepará-la em casa. Pra que chover no molhado, não é mesmo? Passem lá, se ficaram curiosos.

Fiquei tão contente em saber que posso continuar comendo manteiga, mesmo com intolerância à lactose! E o gosto é excelente, eu aprovei! Agora vou voltar à minha fase de risotos, ah se vou!

__

E vocês, têm alguma dica fantástica do tipo que pode mudar nossa rotina e facilitar nossa vida de dona de casa?

Um cheiro enorme,

Claudinha

 

PS: Estou mais enrolada que novelo de lã, nesta semana, Deus queira que chegue logo segunda-feira para eu ter um pouco de sossego e colocar minhas coisas em ordem. Se eu não responder aos recados logo, é culpa do trabalho! Vão desculpando.

    Postado por Feito a Mão em conversa fiada,culinária,dicas de organização | Comentários (34)
    

    34 Comentários to “Das ideias geniais que me fazem questionar: por que eu nunca pensei nisso antes?”

    1. Bird disse:

      Nossa Clau, também nunca congelei bolo! Confesso que sou essima em organizaçao de freezer e so congelo quando sobra um monte mesoo, als vc me inspirou! porxima vez vou ver se faço do seu jeitinho! Muito melhor! ;) Bjao

      • Feito a Mão disse:

        Cris, sua festa ficou lindíssima, já te mandei um e-mail elogiando sua criatividade e seu talento! Babei em cada detalhe!
        Quanto ao bolo, eu tb nunca tinha pensado nisso antes.

    2. Paty disse:

      Claudinha, que maravilha…
      realmente, que ideias ótimas para facilitar o dia a dia…
      obrigada por dividir!
      bjks

      • Feito a Mão disse:

        Eu gostei de conhecer a ghee, Paty, todas as impurezas da manteiga são eliminadas nesse processo. Vou fazer o processo em uns 6 pacotes de uma vez.

    3. Dani disse:

      Bolo é sagrado lá em casa, rsrs. Amo e adorei saber q depois de congelado ele fica ótimo. BJs

    4. Oi, Claudinha,
      Amei a ideia, realmente magnífica, de congelar o bolo em porções individuais. Antigamente, quando sobrava bolo, eu esfarelava e congelava, pra depois utilizar como base de pavê,rsrsrs!
      A minha dica, não é de alimentação, é de arrumação, aprendi a colocar os jogos de lençóis dobrados e arrumadinhos dentro de uma das fronhas. Agora fica tudo lindo e organizado nas roupas de cama. Estou numa fase que só penso em organização e decoração de casa,rs, então lembrei dessa dica.
      Beijocas!

      • Feito a Mão disse:

        Eu também vi essa dica nalgum lugar por aí e já a adoto aqui em casa.
        Simone, nem te conto, estou pensando em me mudar por uns meses, pra fazer uma senhora reforma na casa. Estou criando coragem.
        Quero ver todos os seus futuros posts de decoração. Adorei a mudança de rumo que vc pretende dar no seu cantinho. Estou lendo tudo no reader, viu? Bjk

    5. GLEICI SCHIAVO disse:

      eu tbm já congelei bolo de aniversário mas nunca pensei em congelar bolo comum. obrigada pela dica

    6. Lena disse:

      Adorei a ideia. Gosto muito de ter bolo caseiro para o lanche ou pequeno almoço assim da para fazer ao fim de semana e ter para a semana toda. Vou por em prática…
      Beijinhos grandes.

    7. Esta dica é ótima Claudinha eu ja faço isso ja algum tempo, mas pq fiz um curso de freezista, mas nem pensava nesta possibilidade antes, eu ostumo congelar igual a vc em porções individuais, assim não sou obrigada a comer tudo, do se quiser mesmo né rsrs.
      Bjs

      Gélia

      • Feito a Mão disse:

        Pois é, Gélia, a gente se esquece dessas coisinhas que facilitam muito a nossa vida: freezer, microondas, etc… Vc temr azão, exagerar na comilança só se for por livre e espontânea vontade.

    8. Menina! Tava pensando exatamente nisso hoje: como congelar bolo! Adorei!
      Mas fiquei com uma dúvida: tem que embrulhar primeiro no papel aluminio e depois enrolar com filme pvc? é isso?

    9. Marta disse:

      Idéia muito boa!!! Minha mãe congela muita coisa.. Até mesmo pão…e fica delicioso depois de descongelado!!!
      Beijos

      • Feito a Mão disse:

        Martinha, como eu morava em cima de uma padaria, nunca precisei congelar pão. Comia fresquinho todo dia, mas desde que saí da casa dos meus pais, o pão tem sobrado e virado torradas, depois farinha de rosca. Acho que vou pensar em congelar, viu?

    10. Katia disse:

      Oi,

      queria te dizer que faço isso a anos e que vc pode dispensar o papel alumínio e só passar o filme. O alimento em contato direto com o alumínio por muito tempo não faz muito bem a nossa saúde. E também é um tipo de economia pra gente e pro ambiente, né?!!

      Bjinhoss

      • Feito a Mão disse:

        Kátia,
        E as embalagens descartáveis de congelamento não são feias em alumínio?
        Vc se lembra de onde leu isso? Fiquei intrigada. Vou testar pra ver se funciona bem apenas com o plástico. Sempre imaginei que o alimento deve ficar protegido da luz e do ar. Se vc garante que fica bom, vale a pena testar. Obrigada pela dica, como vc disse, será uma economia.

    11. Natália disse:

      Será que dá pra congelar cupcakes???

    12. Claudinha, como aqui em casa são só duas pessoas eu sempre congelo bolo simples. Faço assim mesmo, embrulho no papel alumínio, coloco etiqueta e pronto. É a melhor forma que achei de ter sempre um bolinho pronto e sem desperdício.
      Beijos lindona.

      • Feito a Mão disse:

        Eu tb sempre faço assim, Carol, quando congelo as sobras de bolo das festas de aniversário, acho que fica mais úmido e macio. Bom saber que vc já usa essa ideia. Eu nunca tinha pensado em congelar bolo simples. Pra vc ver!

    13. Eliene Pinheiro disse:

      Olha tenho que concordar com a Kátia, já li que o papel aluminio em contato por muito tempo com alimento pode não fazer muito bem pra nossa saúde. Claudinha responde então pra gente se vc já tentou congelar o bolo só com o papel filme viu. Bjsss:)

      • Feito a Mão disse:

        Eliene, o alumínio protege da luz, e o plástico do ar. E as embalagens descartáveis de congelamento não são feias em alumínio?
        Um bolo desse não ficará mais de um mês no meu freezer. Acho que não será tempo suficiente para que o alumínio prejudique ou faça mal.
        Vc se lembra de onde leu isso? Fiquei intrigada.

    14. cristiana disse:

      bem adorei o seu blogue que dicas boas:) beijinhos

    15. Eliene Pinheiro disse:

      Olha dei uma rápida pincelada em alguns sites, mas não vi nenhuma comprovovação cientifica sobre os males do aluminio para saúde. Vi muitos mitos que eram desmentidos logo em seguida. Mito ou não aproveitei, fiz o bolo e congelei só no papel filme. Hoje levei pela terceira vez um pedaço do bolo como opção de lanche e continuou muito saboroso.
      Moro em São Luis do Maranhão e o calor aqui é grande, mas mesmo assim o bolo não derreteu depois de descongelado e foi um sucesso.
      Esse blog é escâaandalo!!!Bjsss:)

    16. [...] fica muito saboroso! Quase que as meninas não me deixaram congelar as fatias individuais, como fiz aqui. Fica úmido, macio e delicado. Lembra a textura de um bolo de [...]

    17. Jaqueline Assis disse:

      Caramba, vc é uma raridade !! Como consegue dar conta de filho, casa, marido, trabalho, e blog atualizadíssimo e SEMPRE com notícias boas !!! Sou sua fã !! bjs

      • Feito a Mão disse:

        Nem me fale, Jacqueline. O coitado do blog anda tão em segundo plano! Cadê tempo pra responder aos comentários? Obrigada, de qualquer forma. Bjk

    18. Nanda disse:

      Genial a idéia de congelar o bolo!! Estou cada vez mais fa do teu blog!!

    19. karla disse:

      Olá querida amiga talentosa…quanto tempo né??? vejo que está cada vez melhor e a família tb..as dicas de congelamento ,adorei ..vou aplicar aqui em casa ..tenha um feliz 2013!! cheio de idéias brilhantes! beijos

      • Feito a Mão disse:

        Karla, realmente, muito tempo. Mas te acompanho pelo face o que nos faz ficar “mais próximas”, né?
        Eu tb nunca tinha congelado bolo simples antes desse dia. Achei a ideia genial.

    20. Priscila disse:

      Na escola das meninas, há um cardápio que deve ser respeitado, aceitando-se variação apenas quanto à ordem dos itens: bolo, sanduíche, sucrilho, pipoca, fruta ou biscoito.

      Como assim? Um cardápio do que elas podem levar para escola é isso? Se for passe para nós preciso tanto disso meu dilema é o que mandar para escola?

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário