Bolo de banana – Reaprendendo a comer (e cozinhar) sem lactose


Vocês já repararam como está cada vez mais comum encontrar alguém com intolerância à lactose? Parece moda. Agora meu marido se descobriu com intolerância também. Isso para não falar de minha sogra e cunhada. Vocês sabem o que dizem sobre isso, não? Casal que desenvolve intolerância à lactose unido, permanece unido na reeducação alimentar.

Outro dia, conversando com uma amiga que joga nesse time, recebi a receita do bolo abaixo. Veio bem a calhar, pois além de não ter leite ou manteiga, é feito com banana, que é a minha fruta favorita!

bolo de banana sem lactose1

A Josi levou este bolo para lancharmos no trabalho numa segunda-feira, deu-me a receita numa terça e na quarta eu já estava fazendo meu próprio bolinho. Não perdi tempo. Talvez porque eu estivesse na TPM e nesses períodos eu viro formiga.

Deixei Clarinha no inglês, corri pro pilates, pra gastar minhas calorias antecipadamente. Quando saí, passei no mercadinho pra comprar os ingredientes que faltavam, peguei-a no inglês e voltei pra casa voando.

Em menos de 15 minutos, aqueci o forno, bati o bolo no liquidificador, untei a forma e pus o danado pra assar. Enquanto isso, orientei os estudos da Clarinha, que estava em prova bimestral, tomei banho, sequei os cabelos e me arrumei pro trabalho. Se eu não assoviar chupando cana, levo uma rasteira dessa minha rotina corrida. Estão vendo só?

Parti o bolo ainda quente, reservei metade para dividir com os colegas do trabalho e coloquei alguns pedaços na merenda das crianças, para eu não correr o risco de sabotar a dieta e comer tudo sozinha. Eu, na TPM, sou fogo! Caloria compartilhada é caloria evitada.

Nesse meio tempo, peguei a máquina fotográfica, improvisei esse cenário bonitinho que vocês estão vendo aí em cima, bati meia dúzia de fotos, e ainda saí a tempo de evitar a hora do rush. Quem falou que é moleza?

Pensem num bolinho rápido, fácil e super gostoso! Para comer acompanhado de um cafezinho, não tem melhor. E viram que dá pra fazer até mesmo em meio à danação que é nossa rotina diária, não?

Vocês não fazem ideia do aroma que invade a cozinha, quando o bichinho está assando! Sabe aqueles muffins de maçã que já postei aqui? O cheiro é pau a pau. Nem sei dizer qual é o melhor. Aliás, esses dois e aquele bolo de creme de leite e queijo que já mostrei para vocês são meu trio favorito na atualidade.

A vantagem desse bolo, repito, é que ele não leva nem uma gota de leite. Os alérgicos e intolerantes podem comer sem medo, porém não sem culpa! Vejam lá, eu disse que era saudável. Por acaso eu disse que era light?

Minha dieta ainda está indo bem, mas a essa altura  do campeonato já me permito comer alguma coisa mais calórica, vez ou outra, desde que seja algo saudável e nutritivo. Afinal, falta só um pouquinho para eu alcançar minha meta e uma escapadinha, vez ou outra, já é admissível. Só não pode virar rotina.

O que você está esperando? Ponha o café pra coar, cate as melhores as bananas da fruteira, faça farinha com o pão dormido que está na geladeira e vamo’bora fazer essa receitinha e esperar os elogios em seguida. Garanto que não vão faltar!

BOLO DE BANANA SEM LACTOSE

Ingredientes:

3 bananas grandes ou 5 pequenas
200 ml de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar demerara ou mascavo
4 ovos grandes inteiros
3 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 colher de sopa de fermento

 

Modo de fazer:

Bata bem os 4 primeiros ingredientes no liquidificador. Depois misture a farinha de rosca e por último o fermento, numa tigela à parte.

bolo de banana sem lactose-

Leve ao forno médio, preaquecido, em forma untada e polvilhada com farinha de rosca, por 30 a 40 minutos.

bolo de banana sem lactose_

Depois de assado, polvilhe açúcar refinado e canela. Se quiser, pode acrescentar banana frita na massa, mas achei que isso seria abusar da sorte, né não? Em plena quarta-feira? Melhor não… Sai pra lá, tentação!

Ah, tem um detalhe, esse bolo é daqueles que vai ficando mais gostoso a cada dia que passa, mais molhadinho e apurado. Perfeito pra quem é chata pra comer bolo, como eu, e só gosta dele no primeiro dia.

Se estiver de dieta ou tiver uma família pequena, além de reduzir a receita à metade, é claro, você pode congelar os pedaços de bolo já frios, enrolados em papel alumínio e filme plástico. Quando quiser comê-lo, bastar tirá-lo do freezer algumas horas antes e deixá-lo em temperatura ambiente. Fica perfeito!

Bom apetite para vocês!

Um cheiro perfumado de banana e canela pra todo mundo que passar por aqui e uma semana abençoada!

Claudinha

    Postado por Feito a Mão em culinária | Comentários (27)
    

    27 Comentários to “Bolo de banana – Reaprendendo a comer (e cozinhar) sem lactose”

    1. Milena disse:

      Claudinha,muito obrigada pela receita.
      Meu pequeno tem alergia a proteína do leite e adora banana.Vou testar!!!
      E como vc mesma disse,a família entra na dieta,no meu caso até semana passada quando ele ainda mamava,a minha era igual a dele.
      um beijo,´
      posso só fazer um acréscimo?já que leva farinha de rosca,vale sempre a pena perguntar na padaria se o pão não leva leite em pó.Algumas usam para ele ficar mais fofinho,bjs

      • Feito a Mão disse:

        Mi, vc tem toda razão. Para quem tem intolerância, um leve toque de leite não mata, mas quem é alérgico deve se certificar de todos os lados, não? Esse bolinho agradou até as minhas filhas, chatas pra comer. Pode testar. É de comer gemendo.

    2. Simone Moura disse:

      Amiga, achei a receita bem fácil, e vou fazer agora. Obrigada pela dica! Beijos e boa semana pra ti!

      • Feito a Mão disse:

        Oi, Simone, vc testou, não foi? Não perdeu tempo, danada. Depois não me culpe pelos quilinhos extras. Mas vc poooooooooooode, vc é magra. rsrs
        Da próxima vez, leve um pedacinho pra turma do pilates. Eu preciso testar e dar a nota. kkkkkkkkkk

    3. Lilia Faria disse:

      Claudinha é verdade, hoje em dia estão tendo muitos casos de intolerância a lactose. A Ingrid tem resistência a insulina e por isso todos da casa tivemos que entrar em reeducação alimentar. Ótima receita, vou anotar e quando me sobrar um tempinho vou fazer.
      Beijão

    4. Bird disse:

      Hmmmmm to sentindo essex cheiro!! :)
      Nossa adoro banan ez canela tambm, e acho que esse bolo esta ainda mais apetitoso pra mim por ser sem lactose!! ;)

    5. Juliana disse:

      Uau, deu água na boca. Acho que vou comprar os ingredientes ue faltam e vou colocar a mão na massa, ou melhor, o dedo no botão do liquidificador! Parece tão “facim” e “gostosim”!! Obrigada por compartilhar! Beijos e uma ótima semana também

    6. oi Claudinha, nossa pensava que receitas sem lactose ficava com uma aparência estranha, mas este seu bolo parece muito bom.

      Bjs

      Gélia

      • Feito a Mão disse:

        Gélia, deixe de preconceito e teste já esse bolinho, ou vc vai deixar de ter provado uma das melhores experiências de sua vida! kkkkkkkkkkk
        Falando sério, ele é muuuuuuuuuuuuito gostoso, Gélia. Nem parece que não leva lactose.

    7. Marta disse:

      Claudinha, amei a receita! Tb adoro bolo de banana…fica tão gostoso!
      Ainda bem que não tenho intolerância a lactose… amoooooo derivados do leite… ia ser terrível!!!
      B eijos

    8. Banana!!!!! preferência nº 1 aqui em casa. Adorei a receita. Obigada. Mencionei seu blog lá no meu cantinho. Bjs

      • Feito a Mão disse:

        Vê, eu adorei o post em que vc mencionou meu blog, não por isso, mas pela festa linda que vc fez pra sua princesa. Vc é muito talentosa, tem bom gosto e tudo o que toca vira ouro. Vc nem imagina o orgulho de ter inspirado vc em alguma coisa!
        Esse bolinho é bom demais da conta!

    9. Claudinha, simplesmente ameei esta receita. Vou fazer em casa logo, logo, rs.
      Beijos querida.

      • Feito a Mão disse:

        Carol, Eu já fiz o segundo na própria sexta – dois dias depois do primeiro!!! Eita bolo bom da gota serena!!!!!Mas dessa vez, congelei pedaços individuais BEM educados. Quando dá vontade, vou lá e tiro um do freezer, sem aquela pressa de comer pra não estragar o bolo todo. Se não, a dieta afunda… rsrs

    10. Camila disse:

      Menina,
      quando bebê quase morri por conta da intolerância, porem ao 4 anos consegui voltar a tomar leite, agora ao 22 estou proibida novamente e totalmente perdida, tudo tem leite!

    11. Fabiana disse:

      Humm, fiquei morrendo de vontade de experimentar, adoro bolo de banana, principalmente quando elas já estão bem maduras e perdendo na fruteira, vou experimentar, eu faço um de farofa, mas no meu vai leite. Deixe eu te perguntar uma coisa, como você configura a máquina fotográfica para tirar fotos assim como a da bolo (com o fundo desfocado)? Já testei várias formas no modo manual e não consegui ainda.

      • Feito a Mão disse:

        Fabiana, pois eu tb adoro bananas, mas justamente quando estão maduras demais eu não gosto: ficam muito doces. Pra vc ver como as Pessoas são diferentes! Por isso quando posto uma receita, faço questão de enfatizar o meu gosto pessoal. Pois sei que cada um é diferente. Quem tiver um paladar parecido com o meu vai se identificar. Quem não, espera o próximo post.

      • Feito a Mão disse:

        Ah, Fabiana, sobre a foto, é só aumentar a abertura do obturador, quanto mais aberto, mais desfocadas as áreas fora do seu plano principal. Talvez sua má quina não abra o suficiente.

    12. Daniela disse:

      Oi Claudinha!
      Fiz borboletinhas de leite ninho na cor rosa (pena que não fotografei), cucakes com sua receita e o ganache de chocolate tb. Deu tudo certo e ficaram lindos no aniversário de 15 anos da minha prima.
      Tô escrevendo aqui pq acabei de colocar um bolo de banana no forno. Achei a massa pesada. A sua também fica? Se ele ficar bom, posto aqui depois.
      Tb tenho intolerância a lactose e meu marido adora banana!
      Bj e muito obrigada por tudo!

    13. Daniela disse:

      Bolo de banana MARAVILHINDO!
      bjs

    14. [...] receita foi adaptada daquele bolo de banana sem lactose, [...]

    15. lucemar disse:

      Adorei a receita,já estou fazendo,só minha massa não ficou muito homogema,pq será?masss o cheirinho tah demaisssssssss……bjsssss

    16. Talita disse:

      Olá. amei o bolo. Ja fiz 4 vezes. Achei seu blog no google. Parabéns pelas idéias.
      Troquei a farinha de rosca por metade aveia e metade trigo, assim tenho certeza absoluta da ausência do leite (minha filha tem alergia) e foi sucesso garantido!

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário