Bolo de creme de leite e queijo


Hoje eu vou falar de um bolinho simples para comer acompanhado de um café fresquinho. Mas tão gostoso, tão fofinho e tão macio que vocês não vão querer saber de outra receita.  O impressionante é que ele fica ainda mais gostoso com o passar dos dias. Duvidam?

Bolo de creme de leite com queijo

A história deste bolo vem rolando desde o  final de outubro, quando fui visitar os gêmeos da Dani e do Lucas, meu colega de trabalho. Foi a primeira vez que o provei. Tratei de pedir a receita e de sonhar com ele todos os dias, sem exagero nenhum!

Alguns dias depois, recebi a receita por e-mail, mas faltava um ingrediente e a quantidade de açúcar estava trocada. Imaginei que a Dani houvesse engolido uma linha e liguei pra confirmar. Tinha sido isso mesmo. Sabe como é, mãe de gêmeos recém-nascidos não tem muito tempo livre pra passar e-mails com calma. 

Consertado o equívoco, pus-me a bater o bolo. Só que, a essas alturas, a credibilidade da Dani comigo estava abalada. Eu, confiada não sei em quê, comecei a questionar a receita, com quem dissesse:  “- Quem esquece uma linha, pode muito bem ter esquecido de dizer para bater as claras em separado, certo? Ou para acrescentar os secos depois e bater primeiro o açúcar com a manteiga.”

Resultado: abandonei o modo de fazer da receita da Dani, que se resumia a: “misture a farinha + açúcar + maisena + fermento + queijo ralado + acrescente os ovos e a manteiga e bata bem … depois junte o creme de leite e bata mais um pouco e leve ao forno pré-aquecido por +ou – 30 min” e comecei a bater o bolo do meu jeito.

Por mais que eu queira concluir esta história dizendo que o resultado foi maravilhoso, que me empanturrei de tanto comer bolo e que vivemos felizes para sempre, o final não foi bem esse, vocês hão de concluir por que.

Bem, imaginem um bolo ruim. Imaginaram? Acho que não. O bolo que eu tirei do forno parecia ter sido batido pelo próprio diabo. Horrível! Esborrou, ficou oleoso, esponjoso, cheio de furinhos, uma catástrofe! Fruto da minha arrogância. Bem feito pra mim!

Mas eu sou insistente, vocês já sabem…

E sendo assim, testei mais uma vez, e mais outra, e mais outra, e mais outra… num total de oito bolos, até descobrir todas as manhas e segredinhos dessa receita maravilhosa. (Sete ia parecer conta de mentiroso, né? A prova é que as fotos a seguir foram batidas em dias diferentes.)

A cada nova experiência, ia anotando os ingredientes, as alterações feitas, as marcas dos ingredientes usados, o tempo de forno, tamanho da forma, etc. Parecia uma cientista com a missão de descobrir uma vacina para a cura do câncer, de tão fissurada que estava.

Não sei vocês, mas eu tenho cá comigo uma teoria. As coisas mais simples numa cozinha são aquelas que escondem mais segredos, concordam? Sabe cuscuz, café coado, ovo frito com gema mole, arroz soltinho, nhoque de batata? Pois bem… Tudo fácil e simples, mas cheio de segredos. Vá fazer sem conhecê-los e o resultado será catastrófico.

Liguei pra Dani e perguntei as marcas de todos os ingredientes que ela costumava usar. Foi aí que descobri que o pulo do gato nesta receita é a marca do queijo ralado. Bingo!

Acompanhem a receita e as observações abaixo. Mas antes disso, eu  preciso dizer para abandonarem todos os conhecimentos “bolísticos” que vocês carregam consigo.

Esqueçam aquela história de bater claras em separado, de acrescentar o fermento no final, para não perder a força, de seguir a ordem: açúcar, manteiga, gema, farinha, leite, fermento, claras. Esse bolo é todo diferente, muito prático e, espantosamente, dá certo! Vão por mim! Palavra de quem errou 7 vezes, para poder acreditar. Ou, melhor dizendo, de quem estava desvendando todas as formas ineficientes até descobrir um meio infalível pra compartilhar com vocês… Se tivesse acertado na primeira vez, teria sido pura sorte de principiante e talvez nem tivesse escrito este post.

Bolo de creme de leite e queijo

 

Ingredientes

250g  manteiga em temperatura ambiente (testei várias marcas, o melhor bolo foi feito com a manteiga Camponesa – A receita original da Dani levava apenas 200g, mas para deixar meu bolo parecido com o dela, tive de acrescentar 50g de manteiga)

4 ovos (depende do tamanho dos seus ovos, se forem pequenos, use 5, como eu fiz)

1 lata de creme de leite Nestlé com soro e tudo (eu só consegui deixar a textura do meu bolo igual ao da Dani  usando 1 1/2 de creme de leite de caixinha – ficou macio e aveludado)

2 1/2 xícaras de farinha de trigo (sem fermento e peneirada)

1/2 xícara de maisena

3 xícaras de açúcar (só serve o açúcar branco refinado. O segredo é não encher a xícara até a borda – deixar faltando um dedo, ou o bolo ficará muito doce e enjoativo. Os três primeiros bolos ficaram assim.)

50g de queijo ralado (Atenção: só serve a marca Kopa – qualquer outra marca que eu testei deixou o bolo oleoso e amarelado – esse é o pulo do gato, segundo a Dani)

2 colheres (sopa) de fermento (teste a validade antes)

Detalhe importante: eu fiz os quatro primeiros bolos usando as xícaras medidoras padrão. Meus bolos ficavam mais enxutos. Gostosos, mas diferentes do da Dani. Eu sou perfeccionista e não me contento com bom. Tinha de ficar divino, como o bolo que eu havia provado.

Ao conversar com ela, perguntei sobre o tamanho de suas xícaras medidoras. Ela usava uma xícara de louça comum, com capacidade de 200ml. Parece uma besteira, mas influi muito no resultando, deixando o bolo mais molhadinho e macio. Passei a usar xícaras semelhantes como medida e voilá!

Modo de fazer:
Peneire todos os ingredientes secos.

Misture a farinha, o açúcar, a maisena, o fermento, o queijo ralado e acrescente os ovos (peneirados para retirar a pele da gema) com a manteiga. Bata bem. Prove para sentir se ainda tem gosto de ovo.

Bolo de creme de leite com queijo

Bolo de creme de leite com queijo

Quando achar que não, acrescente o creme de leite e bata mais um pouco.

Bolo de creme de leite com queijo

Bolo de creme de leite com queijo

Despeje numa forma grande e redonda, com furo no meio, untada e enfarinhada. A forma deve ser grande, pois a receita rende muito.

Bolo de creme de leite com queijo

Leve ao forno (temperatura média 210ºC a 230ºC) pré-aquecido por 30 a 40 min. Faça o teste do palito. Ponha a grade na metade inferior do seu forno.

Desenforme somente quando o bolo estiver frio.

 Bolo de creme de leite com queijo

Pronto, segredos revelados, façam e voltem aqui para contar o resultado. Tenho certeza de que vão adorar!

Bolo de creme de leite com queijo

Quem aceita um pedacinho?

Bolo de creme de leite com queijo

Bom apetite!

* Dani, querida, obrigada pela paciência e desculpe por importuná-la tanto. Essa receitinha vale ouro! Beijos no JV e no PH.

* Detalhe – esse bolo é uma bomba de lactose. Para consumi-lo, gastei muitos e muitos lactaids… mas valeu  a pena. Ah, se valeu!

Um cheiro grande,

Claudinha

    Postado por Feito a Mão em culinária | Comentários (102)
    

    102 Comentários to “Bolo de creme de leite e queijo”

    1. Vitória Oliveira disse:

      Ebaa! Começamos o ano engordando de novo graças a Claudinha! Você quer acabar com a nossa dieta, ôxi… Mas é sério, você merece. Amei pelas fotos, o bolo tem uma cara de estar macio, delicioso… Mas uma receita que será testada e com absoluta certeza, aprovada!
      Ah, e desculpe perguntar, o que é lactaids?

      • Feito a Mão disse:

        Vitória, eu engordo, mas levo vcs junto comigo. kkkkkk
        Lactaid é uma marca de enzima sintética (lactase) para digerir a lactose.
        Eu tenho intolerância à lactose, mas não deixo de ser feliz por causa disso…
        rsrsrs

    2. Fabiana Maria disse:

      Nossa, depois de tanto empenho e capricho em apresentar a receita certinha, é praticamente um dever nosso fazer em casa e vir aqui depois contar.
      Bjokas.

    3. kira disse:

      Meo Deossss. Vou ter que fazer amo bolo assim sem cobertura, so a delicia dele mesmo.

    4. Dri Cavalcanti disse:

      Que receita divina, vou salvá-la para poder fazer daqui dois meses, pois como ainda minha bebê está com 2 meses e estou evitando leite e derivados para evitar cólicas, não posso nem sonhar em comer, uma pena, pois amo bolos e esse fiquei com água na boca. Mas assim que fizer vou te avisar se minha receita deu certo. Bjos

    5. Mônica assumpção disse:

      Claudinha, boa tarde,
      Abri agora seu blog e fiquei com água na boca, pena que a marca da manteiga e a do queijo ainda não vi por aqui. Terei que testar outras, mas a foto é tentadora.
      Bjs, Mônica.

    6. Cynthia disse:

      Já imprimi e logo mais vou fazer…só não sei se irei encontrar essa marca do queijo aqui na Praia Grande…depois falo como ficou…beijos

    7. Debbys disse:

      Olha, vou ser sincera, não tenho paciência pra bolo que tem que fazer a massa toda.. kakakaka.. eu sei, eu sei… mas, minha irmã adora, então vou mostrar essa receita pra ela e daí, vamos ver se ela anima de fazer, pq fiquei com vontade… apesar de ser uma bomba e eu estar suando na academia.. kakakakak
      bjus querida!

    8. Vou tentar fazer aqui em casa.
      O problema será o queijo ralado, pois tem marcas que não são encontradas em qualquer região desse nosso grande Brasil. Aqui, no noroeste paulista, eu nunca vi esta marca, mas tentarei com outra.
      Bjs♥

    9. Oi Claudinha, adoro seu blog e amei essa receita, ainda bem que aqui em Recife tenho os dois produtos disponíveis e fáceis de encontrar, mas queria saber se vc testou com a Qualy? Não gosto muito de usar manteiga no bolo, acho que fica muito calórico! Bjsssss

      Kátia Mesquita
      http://www.pedaco-de-amor.blogspot.com

      • Feito a Mão disse:

        Não cheguei a testar com margarinas, Kátia. Se até a marca da manteiga influenciou, fiquei com medo de ficar ruim. Teste e me conte.

        Esse queijo Kopa, eu tb nunca tinha visto. Só achei pra vender em mercadinhos de periferia. Ele é um produto mais barato. Deve ter algo a ver com a gordura existente. Quem for usar o Regina ou o Pampulha, deve diminuir a manteiga para menos de 200g. Essas marcas são bem gordurosas.

    10. Juliana disse:

      Claudinha,
      Fico impressionada com a sua força de vontade e determinação, nas menores coisas. Adoraria ter metade disso. Cansei só de ler o post. rs
      Bjs,
      Ju.

    11. Lorena Viana disse:

      Olá querida,
      primeiramente quero dizer que adoro seu cantinho, muito aconchegante!
      Adoro suas dicas de decoração… fico babando!
      Que bolo é hein? De dá água na boca de qlqr um, imagino a delícia… parabéns pela insistência, fiquei motivada, ainda mais, na cozinha! Ás vezes paro quando não dá certo, confesso esse defeito, mas pensarei 7x antes agora… um dia chego lá! Me inspirou…
      Desejo um 2012 repleto de paz, solidariedade, felicidades… enfim, só sentimentos bons!
      Beijinhos carregado de felicidade.
      Um lindo dia.
      Lorena Viana.
      pequena-prendiz.blogspot.com

    12. Carolina disse:

      Claudinha, nem preciso falar que deu água na boca este bolo né? Pelo jeito que você fala e como você é exigente tenho certeza que este bolo é tudo isso mesmo. Vontade de correr para a cozinha e fazer agoraaaa, rs.
      Beijos :o )

    13. Claudinha, admiro sua persistência :D
      O bolo é lindo e acredito em vc sobre ser saboroso, mas nunca ouvi falar nessa marca de queijo ralado :(

      beijossss

    14. AI CLAUDINHA SAUDADES DE TU!
      ESSE BOLO DEVE SER UMA COISAAAA
      MAIS EU NUNCA VI ESSA MARCA DE QUEIJO RALADO AQUI EM RECIFE, NÃO SEI SE TEM, E OLHE QUE EU CONSUMO QUEIJO RALADO, QUE EU ADORO!
      VOU PROCURAR PRA FAZER TBM.
      OLHA EU FIZ NO NATAL OS BISCOITINHOS COM GOIABADA DO SEU AMIGO, E TODOS AMARAM. MUITO BOMMM!! DEI DE LEMBRANCINHA DE NATAL NUMA MARMITINHA QUE FIZ EM SCRAP DIGITAL, FICOU LINDINHA.
      BEIJOSSS

    15. kira disse:

      Fiz o bolo, que delicia, parece o bolo que eu sempre quiz comer e nuca soube onde encontrar hahah. Olha a massa ficoou um pouco dura, vi a hora de quebrar minha humilde betedeira manual, adicionei 3 colheres de leite de coco pra amolecer. Depois de assado ficou gemeo do seu Claudinha, uma coisa linda. Ele ficou bem fofo, um sabor sensacional. Obrigada, essa receita eh realmente maravilhosa.

    16. kira disse:

      Ahhh usei o queijo que tinha, e deve ser por isso que meu bolo ficou tao fofo, deve ser o oleo do queijo, mas ta bom, comi quente mesmo.

    17. Oi, Claudinha,
      Você é muito persistente, acho que eu desistiria no 2º bolo, rsrs! O bolo parece divino, mas essa marca de queijo eu nunca vi por aqui. Vou salvar a receita, pra tentar fazer quando sobrar um tempinho.
      Espero que 2012 seja um ano muito feliz pra você e sua família! E as férias estão chegando, né? A única coisa que eu lamento nesse início de ano é não poder ir lá te dar um abraço…engraçado é que onde você estará é tão pertinho de casa! Mas a vida tem dessas coisas, “Ou se bota o anel, ou se calça a luva”, não é, amiga?
      Beijos no coração!

    18. Lilia Faria disse:

      Claudinha, rsrs, você e suas histórias. Eu acho que também desistiria no 2º bolo, rs.
      Vou guardar a receitinha para eu fazer quando sobrar um tempinho, falta 1 mês para o aniversário da minha filha. Então já sabe como estou, rs.

      Beijão

    19. Jane disse:

      Estou de àgua na boca até agora !!!!Vou comprar os ingredientes pra fazer. Sou louca por bolo, rsrsrs. obrigada por dividir a receita conosco . Beijocasss

    20. Claudinha, eu nunca fiz um bolo na vida, acredita??? Mas essa sua receita seria um bom começo! O resultado parece ser uma guloseima bem fofinha e macia, ótima para um chá da tarde ou um cafezinho! Como adoro queijo, já me empolguei com o título da receita! Bem-vinda de volta, amiga! Estou bem devagar nos últimos dias, um pouco recolhida da blogosfera pra escrever sobre a viagem de férias etambém para descansar. Dessa vez, vou fazer tudo de uma vez só para não correr o risco de perder o pique, rsrsrsrs! Um beijo enoooorme!

    21. Claudinha, que delícia de bolo de queijo! Humm já provei bolo de queijo mas nunca tentei fazer…deu até receio de fazer esta receita, depois de tantos testes…rsrsr Mas adorei as recomendações e cuidados!! Pela foto ele ficou lindo e vou procurar o Kopa e correr para testar essa receitinha! Nada como começar o ano bem hein?! Seria ótimo se pudéssemos marcar de nos encontrar esse ano, já que estamos tão próximas (na mesma cidade!) rs Beijos Tereza

    22. Flávia disse:

      Clau,
      Que saudade de passar aqui no Feito à mão! Esse ano começou muito agitado pro meu gosto ou eu que estou completamente fora do ritmo,rsrs, com isso falta tempo de visitar as amigas queridas!
      Mas eu tô aqui!!
      Um beijão!

    23. Renata disse:

      Oi claudinha, vou testar aqui em Sampa vamos ver como essa delícia vai sair, vou ter que testar vários queijos ralados pq não encontrei o Kopa.
      bjsss

    24. Renata disse:

      Olá Claudia
      vc tinha toda a razão, o bolo é maravilhoso, com um chá ou café é a combinação perfeita.

      segui sua receita e dicas, mas não sou tão metódica, então praticamente segui a base da receita original. Deu tudo certo. Sabe aquela história vamos tentar e ver o que dar. E deu muito certo.
      Vc tem toda a razão que ele rende muito e épreciso uma forma grande.

      Adorei o bolo e trouxe para os amigos do trabalho experimentarem. Eles amaram.

      bjs
      Renata (jornalista/ Campinas-SP)

    25. Patricia Papp disse:

      Oi!!!

      Ver este post me dá muita fome!

      Estou passando por aqui para te contar que fiz aquela viagem que estava planejando! Fomos para Aracaju, Piaçabuçu e para Barra e foi maravilhoso. Ontem publiquei os primeiro post, com os créditos para tua ajuda na escolha dos hotéis. Ficamos na Chez Julie e foi muito bacana. Estou apaixonada pelo Rio São Francisco.

      Espero que você esteja bem, pelos post vi que o último mês foi meio conturbado….

      beijos

      Pati

    26. Andrea disse:

      Olá Claudia, tudo bem? Li este post no domingo á noite e segunda-feira pela manhã, bati esse bolo pro café da manhã, liguei prá minha mãe, chamei ela pra vir experimentá-lo comigo, e metade do bolo foi literalmente devorado. Ele fica realmente delicioso. Até bati uma foto dele, mas infelizmente não temos como colocá-la nos comentários. Obrigada pela receita, vou repeti-la por muitas vezes. Um beijo

    27. Claudinha, que delícia de bolo! Fiquei com água na boca agora e doida p testar! Eu encontro o queijo ralado no hiper bompreço, vc procurou por lá? Vou ver se encontro os ingredientes aqui em São Miguel dos Milagres pra fazer, rsrs. Abraço!

    28. sandra disse:

      ACABEI DE CONHECER SEU BLOG. ADOREI..VOU LER TUDO…NOSSA ESSE BOLO DEVE SER MUITO BOM MESMO!! VOU FAZER ASSIM QUE PUDER..BJOS

    29. sempre de olho
      amo estar aqui
      seu selinho ja esta no meu blog
      bjos

    30. Malú disse:

      Achei seu blog sensacional, repleto de ótimas idéias, gostei muito e não perdi tempo, já estou te seguindo, rsrsrs…
      Bjusssssssssssss
      Malú.

    31. Anne disse:

      Ano passado eu estava a procura de ideias pra criar um album para o aniversário de minha filha em scrapbook digital. Procurei no google, encontrei seu blog; amei algumas sugestões suas e até salvei algumas fotos do álbum Hello Kitty que vc postou aqui. Acontece que meu HD queimou e perdi muitos arquivos, entre eles as tais fotos. Fiquei triste, não lembrava exatamente como havia chegado aqui. Hoje, muitos meses depois, resolvi mexer de novo no assunto, procurei por “scrapbook digital album aniversario” E eis que me aparece “Vamos fazer scrap digital? Álbum de aniversário da Hello Kitty”. Nem preciso dizer o quanto vibrei, né? Até aí, beleza, já seria maravilhoso. Aí fui fuçar teu blog. Pronto, completou minha felicidade, descobri que tu és alagoana feito eu! Me senti em casa e fiquei mais feliz ainda. Gostei demais desse espaço, me identifiquei com uma porção de coisas. Deixo um abraço e muitos agradecimentos por compartilhar um bocadinho do que vc sabe! Valeu!

    32. Natália disse:

      Olá!!! Puxa… pelas fotos dá para perceber que está uma fofura mesmo! Pena que não senti a gostosura hahhahaha (folgadaaaaaa) Amei seu cantinho!

    33. meeeuuu Deus do céuuuuu!!! que perdição!! rsrsrsrs eu AMO torta de ricota, bolo de queijo e assemelhados! rsrsrs e esse aí parece uma gostosura!!! ai que vontade que dá! rsrsrs mas no momento para minha desgraça não to podendo consumir nada disso… e nem é puramente estético não… é pq a saúde vai mal :( mas gostei de ver!! e mais ainda, seu empenho e resignação em achar a receita perfeita! parabéns!! beijos!

    34. Érika Sandes disse:

      Ai esse bolo tem cara de mineiro..com um cafezin então…!!!Eu quero!!
      BJS,, não vou escrever muito pq, já meu 2ºcoments hoje!!kkk

    35. Sue disse:

      gente.. adorei..
      deu até fome.. vou ter que testar.. beijo..
      to adorando o blog..

    36. Nami Fonseca disse:

      Caudia,sou dentista e quero comecar a me arriscar em fazer pequenas costuras para casa tipo guardanapos ,almofadas etc..somente paramim eparapresentear,peco que com o seu imenso conhecimento me indique uma boa maquina de costura de facil manuseio para quem nunca usou uma equer comprar uma.Existem pessoas especiais nessa vide sinto que voce ‘e uma delas.. obrigado NAMI

      • Feito a Mão disse:

        Ave Maria, Nami, obrigada!
        Mas não sou tudo isso não. Agora mesmo, ando tão sem inpiração pra tudo!
        Minha máquina é uma singre facilita plus. Para minhas necessidades ela é suficiente. Se eu fosse comprar uma hoje, iria dar preferência a uma que tb fizesse overloque.

    37. Marcelle disse:

      Acabei de assar o bolo, não tinha manteiga fiz com margarina Qualy e queijo Vigor. Assei metade em uma forma de furo e a outra em cupcakes. Infelizmente não saberemos se fica melhor com o passar dos dias, ficou muito bom! Assim que desenformei meu filho de 3 anos e o papai comeram o bolo todo. Inacreditável de bom.

    38. yvone disse:

      Claudinha
      Que saudades de passar por aqui. Tenho acompanhando suas postagens lá pelo newsfeed. Esse bolo de queijo tem gosto de infância, de voltar pra casa suado, tomar aquele lanche gostoso e continuar a brincadeira.
      Juro por Deus se nascer de novo mulher vou pedir para ser que nem você.
      bjus e parabéns pelo blog
      yvone

      • Feito a Mão disse:

        Yvone, querida, sua visita é sempre bem-vinda! Nascer de novo igual a mim? Ficou doida? Eu não estou dando conta nem da minha vida real! Quanto mais da virtual! Kkkk
        Falando sério, até a senha do meu blog eu tinha esquecido, menina! Esse negócio aqui tá meio paradinho… Espero mudar isso em breve.

    39. Vitória Oliveira disse:

      D-E-L-I-C-I-O-S-O!!! Amei demais. Uns amigos vieram nos visitar aqui em casa, e a filha deles de apenas dois aninhos comeu 3 pedaços! rsrs… Sei que esse bolo fez tanto sucesso aqui em casa, que vai para a minha avó lá em Nilópolis… To me sentindo importante. Não sei se ficou tão bom quanto o bolo da Dani, mas com absoluta certeza vale à pena! O meu próximo alvo é a torta de Banana com doce de leite que a Simone postou no Chocolatria, pelas fotos, já vi que não vai dar em outra: A diabete vai bater na porta de casa!
      Um beijão…

    40. Juliana disse:

      Oi Claudia, estou encantada com o seu blog. Vc tem dicas incríveis sobre tantas coisas… olha eu sou boa de garfo e amo bolos. Fiquei com vontade de ir pra cozinha fazer essa receita assim que terminei de lê-la. O problema é que não conheço essas marcas de manteiga e de queijo ralado. Moro em Mato Grosso do Sul e não sei se eu encontraria por aqui. De qualquer forma, o bolo ficou lindo e minhas solitárias (acompanhadas)rsrsrs terão que esperar um pouco para provar desse bolo!!!!
      beijão e tudo de bom

      • Feito a Mão disse:

        Juliana, veja nos comentários que as meninas têm usado produtos de marcas divisórias e estão aprovando o resultado. Quem não tem o bolo da Dani pra comparar vai achar gostoso do mesmo jeito.

    41. Anelise disse:

      Olá, passando para deixar um carinho, e dizer q amei seu blog e já estou seguindo, se quiser fazer uma visita ao BLOG MULHER VIRTUOSA,e se for de sua vontade me seguir, ficarei muito feliz! Participo da parceria Blogueiras Unidas, meu numero de identificaçao é o 1256, anelisecoutinho@blogspot.com,
      bjo Anelise

    42. Cristina disse:

      Olá Claudinha, estou com saudades de tuas postagens…Espero que todos os teus contratempos estejam resolvidos e voce possa estar sempre alegre,criativa, fortalecida, pois Deus está sempre contigo. Estou curiosa…tem preparativo para festa da Clarinha este ano…volta a postar para matar nossa saudade. bjs.

    43. Cristina disse:

      Ah, esqueci de dizer, conheci teu blog o ano passado quando procurava algo para festa do meu filhote, daí então acostumei a olhar ele todo dia. Estou sentindo uma saudade danada de teus posts, preparativos, idéias, etc. O bom foi que aproveitei esta tua parada para olhar tudo aqui no blog…menina é sensacional. Fica com Deus. bjs

    44. Não sou de cozinha, nem sei como encontrei esse post e seu blog, mas depois de ler e ver sua determinaçao em encontrar a receita certa, você me conquistou. Vou até fazer o bolo.
      Bj…Bj
      artemadeiraevida.blogspot.com

    45. joice disse:

      Estamos sentindo saudadessss….amo de paixão seu blog e fico babando com tudo que vc posta aqui…. Esperamos ver vc devolta aqui sempre sempre!!!beijosss

    46. Leu disse:

      Cláudia,

      Um cheiro para e você e Feliz Ano Novo !!!!
      Bjs Leu

    47. Any disse:

      ADOREI SEU CANTINHO , TUDO PERFEITO ! NÃO RESISTI E JÁ ESTOU TE SEGUINDO . PASSA LÁ NO MEU BLOG VOU FICAR MUITO FELIZ

    48. Flávia disse:

      Oi Claudinha,
      Tô vendo que as coisas estão corridas por aí, né!!
      E imagino que você deve estar meio angustiada por não postar. Mas isto me consola, se você, minha “ídala” da organização, não consegue, eu tô liberada…kkkkk!!! Mas com certeza você faz falta e sei que logo estará de volta.
      E a Silhouette?? Vc já conheceu o blog da Joelma, o Silhouette Mania? Ela vai começar um curso para Cameo e Silhouette SD. Ela é ótima. Por falar nisto, vou escrever um post para as cricuteiras que não tem SCAL. Tá no forno!!
      bjim e até mais

      • Feito a Mão disse:

        Flavinha, querida, sabe que o problema nem tem sido falta de tempo? É falta de cabeça mesmo. Estou passando uma fase complicada… Mas faz parte da vida. Estou deixando o blog em stand by, pra não desistir dele de vez. Uma coisa de cada vez, não? Daqui a pouco eu volto, se Deus quiser! E vc? Como tem passado? Nunca mais usei minha silhouette. Este ano, Clarinha perdeu o “direito” à festa de aniversário. Longa história… Então, só em outubro, agora, no aniversário da Mariana. Ou em abril, no meu aniversário, quem sabe? Estou pensando em comemorar… Para variar.

    49. Fabiane disse:

      Menina, desapareceu!! Não nos abandone

    50. Eliene Pinheiro disse:

      É com muito prazer que digo que já faço parte desse blogo desde o fim do ano passado, mas só agora tive a coragem de comentar.Parabéns e obrigada Claudíssima(já me sinto íntima)por proporcionar tanta informação para pessoas que vc nem imagina em conhecer. Tenho uma filha de 10 meses e comecei a fuçar o site a procura de informações para o primeiro aninho dela. Hoje quero elogiar essa receita super, mega ultra fácil. Fiz e ficou escândalo esse bolo de creme de leite e queijo.Ahh moro em São Luís, do Maranhão e aqui não encontrei o queijo Kopa, usei o Regina e deu certo.Estamos de parabéns!!!Valeu meeeeesmo:)

    51. Taay Galvão disse:

      Faz 1 ano que visito seu blog. (sempre qe dá claro), mas só agora me manifestei.
      Você é demais! Pra mim um exemplo de mãe! Adoro seus posts. Você é muito artista e linda!
      Olha amo bolo, apesar de não saber fazer, mas queijo não! Quando vi o inicio da postagem me animei toda, mas quando vi o queijo. Hihihi.

    52. Oi, Claudinha,
      Que saudades!!! Pensei que ainda estivesse viajando, mas vi nos comentários que está priorizando outras coisas, né? Espero que se dê o tempo necessário e tudo se resolva, mas peço que não nos deixe, viu?
      Olha, tem sorteio de aniversário lá no blog,e gostaria muito que você, a quem eu considero,madrinha dele,rs, participasse!
      Beijos, querida!

      • Feito a Mão disse:

        Si, obrigada pela lembrança, vou passar lá, sim. Tb me sinto meio madrinha, sabe? Sou enxerida, né? Parece que foi ontem que nos conhecemos online… já se vão quase 3 anos.
        Parabéns pelo aniversário.

    53. Claudia Santiago disse:

      Olá Claudinha, eu sou Claudia tb rsrs…moro no interior de São Paulo, concheci seu blog em junho de 2011, pesquisando coisas pro aniversario da minha filhinha agora em fevereiro, vai fazer 5 anos, desde de então venho sempre dando uma olhada nele, e tem lido que vc não esta numa faze muito boa, mas espero que Deus te abençõe, ilumine seu caminho e te de forças, e que não desista do seu blog, que tanto adoramos, que possa te dar forças pra continuar , te desejo tudo de bom e que Deus te abençoe todos os dias, um grande beijo sou sua admiradora. Claudia Santiago.

    54. ALESSANDRA TAVARES disse:

      CLAUDINHA:
      SOU SUA FÃ E ADORO LER SEU BLOG, POR FAVOR VOLTE LOGO VOCÊ FAZ MUITA FALTA PARA TODOS NÓS!! NEM QUE SEJA UMA PASSADINHA RÁPIDA PARA SABERMOS QUE VC ESTÁ BEM !! NÃO DESISTA DE NÓS!! FIQUE COM DEUS !! BEIJOCAS ESTALADAS COM GOSTINHO DE SAUDADES!! ALESSANDRA

      • Feito a Mão disse:

        Alessandra, eu estou bem, ao menos não está acontecendo nada de ruim comigo. Só estou enfrentando umas coisinhas, que preciso elaborar. Bicho gente é assim, complicado, tem dias que amanhece inspirado, tem dias que amanhece carente, e em outros não quer ver ninguém. Deixa eu cá quietinha que já, já passa essa fase chata. Faz parte da vida. Muito obrigada pela força! Eu não vou desistir de vcs, não… Espero que vcs tb não se esqueçam de mim. Bj

    55. Dri Cavalcanti disse:

      Claudinha não sei o que está acontecendo, espero que estejam todos com saúde, mas saiba que vc está fazendo muita falta. Saudades!

    56. Cristina disse:

      Estamos com saudades!!! Nunca esqueça que Deus está sempre contigo. Voce é muito especial. Todos os dias passo aqui para ver se voce voltou a postar, e como a Alessandra falou…não desista de nós, e tenha certeza que todas estaram sempre aqui torcendo por ti, e confiantes que essa tua fase chata ( como voce falou) vai passar logo,logo…enquanto isto um abraço cheio de saudades.

    57. sayonara disse:

      ei saudades, espero que estejas bem. Bj

    58. penha disse:

      Nosa caludinha deu agua na boca.. mas fiquei mais feliz em ver escrrito que vc ta feliz mesmo com a intolerancia a lactose.. que bom.. não sei se vc se lembra mas qdo vc relatou o caso fui uma das que te dei informaçãoes..esueci de te falar qdo vc passou rapido pelo ES que lá tem 3 marcas de queijo sem lactose meu marido consome e são bons viu..
      O meu marido ao contrario de vc não ta conseguindo viver com a lactose mesmo com os estoque de lacteid..bem bjos e boa semana para vc.
      ah se vc se interessar peos queijos te dou as marcas bjinhos

    59. MandySavoy disse:

      Eu imaginei que fosse ficar ruim, qualquer doce que tenha queijo já sei que ficam ruim.

    60. Iolanda Lopes disse:

      Sou fã de receitas com queijo, vou anotar e testar esta semana para Mi levar de lanchinho para escolinha.
      bjus

    61. Fabiana disse:

      Olá,
      É primeira vez que posto por aqui e o assunto não tem nada a ver com o bolo (que parece delicioso), é que sou apaixonada por edição de fotografia, mas não sei usar o photoshop (tenho até trauma desse programa), mas estou fazendo um fotolivro e queria usar scrapbooking. Graças aos seus posts, eu consegui fazer várias páginas de scrap e ficaram ótimas, estou orgulhosa de mim, rs. Queria apenas agradecer por compartilhar seu conhecimento, grande beijo,
      Fabiana

      • Feito a Mão disse:

        Que coisa maravilhosa, Fabiana.
        Fique sabendo que recadinhos como esse seu fazem toda a diferença quando uma blogueira anda desanimada e reconsiderando se mantém ou não o blog no ar. Obrigada por fazer meu domingo mais alegre.

    62. Hérika disse:

      Oi Claudinha! Diariamente acesso seu site e estranhei por falta de atualizações! Estamos com saudades de sua alegria contagiante e de sua vontade de compartilhar tantas coisas legais! Espero que você e toda a sua família estejam bem! Que Deus os abençõem! Aguardamos novidades! Beijos !

    63. seu blog é muito fofo e criativo amei o blog.
      http://artesanatodanil.blogspot.com/
      ja faço parte do seu blog.
      poderia virar membro do meu blog?
      pode pegar meu selinho?
      fica com DEUS

    64. Marta disse:

      Hummm.. deve ter ficado bom demais!!!
      Beijos

    65. grazieli disse:

      Acabei de tirar o meu do forno…..o melhor bolo de queijo do mundoooo, e meu esposo acho a mesma coisa!!!
      beijosss

    66. disse:

      Ei Claudia , não vejo a hora de testar esse bolo , só tenho uma duvida procurei as marcas que vc falou e não encontrei vou tentar com outras marcas , mas o queijo ralado é parmesão ? Aqui de pacotinho só acho o parmesão , outra coisa a manteiga é com ou sem sal ?Desde já te agradeço , beijos

      • Feito a Mão disse:

        Jô, vou ser sincera, tem toda diferença usando esse tal queijo Kopa. Se vc quiser, posso te mandar pelo correio, me envie seu endereço, por email. Bj pra vc. Estou com saudades.

    67. jô cireli disse:

      Claudinha eu fiz o bolo usando o queijo da marca Santa amalia e ficou muito bom , como não tenho o outro para comparar não posso dizer se obtive o resultado certo , mas todos gostaram , inclusive minha sogra que é super exigente com bolo . Obrigada pela gentileza , abraços

    68. Bel Perusso disse:

      Oi Claudinha, adoro seu blog, sou sua fã, suas idéias são maravilhosas, qdo preciso de inspiração sempre me acho aqui. Qto ao bolo, é deliciosooooo….como sou do interior de S.Paulo, não achei o queijo que você indicou e a manteiga usei a frimesa, mas deu muito certo, nem aguentei esperar muito para desenformar, está uma delícia e super fofo….bjoss

    69. mary disse:

      claudia,parabens seu blog e muito maneiro…rs…
      me chamo maria,moro no rje estou escrevendo p te perguntar se vc me autoriza a postar algumas de suas incriveis receitas,com a devida credencial,no meu blog q estou montando…..
      bjs,
      mary

      • Feito a Mão disse:

        Mary, se vc as testar e aprovar, acho até legal postá-las no seu blog também, afinal, seria a sua versão e impressão das receitas que vc estaria publicando.
        Mas simplesmente reproduzir receitas sem testar, não é algo muito ético nem confiável. Sua opinião deve ser um diferencial no seu blog, não acha?

    70. Renata disse:

      olá primeira vez que entrei no seu blog, adorei! gostaria de saber se daria pra fazer o bolo sem queijo e se ficaria saboroso? bjus

    71. Giovanna Katherinne disse:

      Olá Cláudia! Parabéns pelo seu blog. Esta receita é maravilhosa, fiz ontem utilizando manteiga Aviação (200g) e queijo ralado Regina. Deixei exatamente 40 minutos no forno preaquecido. Ficou perfeito!!! Tudo de bom para vc. Bjs.

    72. SUELI disse:

      Fiz o bolo ontem, a massa é maravilhosa e rende muito
      mesmo. Trouxe para comermos no trabalho. Todo mundo adorou. Experimentem !!!!!!

    73. Leila mariane disse:

      Oi claudia adorei essa receita, sou bolonática e vou guardar a sete chaves. Quero deixar aqui uma dica que fiz e ficou mais gostoso ainda, depois de assado, leve ao fogo 1/2 xicara de agua e um tablete de doce de goiaba (cascão) até formar um creme, aí é só colocar em cima do bolo e ralar queijo coalho. A combinação do queijo com a goiaba fica divino! Espero que goste. bjs.

      • Feito a Mão disse:

        POis é, existe essa possibilidade também, Leila, mas com a goiabada acho que o bolo não ocmbina com um cafezinho, não? Fica mais com cara de lanche.
        E esse bolo é o bolo perfeito pra acompanhar um café ou chá.

    74. [...] já postei aqui? O cheiro é pau a pau. Nem sei dizer qual é o melhor. Aliás, esses dois e aquele bolo de creme de leite e queijo que já mostrei para vocês são meu trio favorito na [...]

    75. [...] biscoitos de chocolate com aveia foram receita de uma amiga, a mesma que me ensinou a fazer aquele bolo de creme de leite dos deuses, lembram? Suas dicas são valiosas e eu sempre as reproduzo, na certeza de que o [...]

    76. Sandra disse:

      Quero fazer este bolo de queijo,só não entendir onde vai as claras.
      Obrigado

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário