Passo a passo da cobertura de ganache de chocolate e outras receitinhas – Convidada especial: Juliana Dutra, da Doceria da Naná


Promessa é dívida, e eu sou boa pagadora. Hoje teremos o passo a passo da deliciosa e fotogênica cobertura de ganache que eu usei nos meus cupcakes na última festinha.

Ah, mas não é um passo a passo qualquer. Como dizemos no meio jurídico, trata-se de uma interpretação autêntica, feita diretamente na fonte. É a própria Juliana Dutra, que me ensinou a receita, quem vai compartilhar seus segredinhos com vocês.

Não é a primeira visita que a Ju nos faz. Ela já esteve por aqui, nos contando como montou o seu negócio, lembram?

E não para por aí, além da ganache, a Juliana nos presenteou com as receitas e passo a passo da massa do cupcake que ela usa e da sua cobertura de marshmallow. Essa menina é de ouro!

Ao final do post, aproveitei para mostrar a vocês as fotos da festinha do Halloween que a Juliana montou para sua filha, Catarina. Um assombro de tão criativa! Junto às fotos da festa, vocês encontrarão as vassourinhas de papel, com que a Ju participou do concurso de lembrancinhas originais do Feito a Mão. 

Vai ser inspiração suficiente para encher o nosso final de semana!

Com vocês, Juliana Dutra, da Doceria da Naná.

header 

Oi Claudinha!

Depois que vi as fotos da festinha de bruxinha fiquei muito emocionada por ter ajudado, mesmo que de longe, para que tudo desse certo!

É um enorme prazer estar aqui mais uma vez, ganhando um espacinho no seu blog para mostrar um pouco mais do meu trabalho na Doceria da Naná. O que empolga é saber que de uma receita simples nasceu um pequeno negócio que hoje é um grande orgulho para mim e para toda minha família.

Sei que hoje em dia 10 entre 10 festinhas tem cupcakes. Todo mundo tem uma receita, um segredinho, um jeito especial de fazer o seu bolinho…Mas pode ser que mesmo com milhares de receitas disponíveis na internet e nas revistas, esse post sirva para despertar uma doceira escondida em alguém! E trazer muita felicidade como vem acontecendo comigo.

Por isso resolvi montar um PAP desde o inicio. Vamos para cozinha?

Cupcakes

Massa básica:

100gr de manteiga sem sal

50gr de margarina culinária

2 xícaras de açúcar (xicara medidora de 240mL)

4 ovos inteiros(sem separar clara de gema)

3 xicaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

1 caixinha de creme de leite

Baunilha ou qualquer essência a gosto.

Separe os ingredientes. Em uma tigela grande coloque o açúcar, a manteiga e a margarina. Bata em velocidade alta até ficar um creme esbranquiçado. Isso leva de 3 a 4 minutos na minha batedeira.

image

Adicione os ovos um a um. Aqui vale uma dica: ovos gelados rendem menos volume e leveza na massa. Prefira ovos sem refrigeração, pois você terá de 3 a 4 cupcakes a mais no final da receita.

clip_image010

Logo após adicionar os ovos, continue batendo, sempre em velocidade alta. Não se assuste com a aparência “talhada” que pode aparecer na mistura. É assim mesmo.

Depois de bater você terá uma massa fofa e bem aerada

image

 

Eu outra tigela, misture a farinha de trigo e o fermento. Vá adicionando aos poucos, em colheradas, alternando com o creme de leite. Mais uma dica: peneire a farinha e depois coloque a colher de fermento sobre ela!

Ao final da massa batida, adicione a essência de baunilha ou outra de sua preferência. Bata mais um pouquinho para misturar tudo.

image 

Essa massa é bem densa, pesada mesmo. Ela cresce bastante e fica super fofa.

Na hora de assar os cupcakes utilize uma forma de furos com forminhas de papel próprias para isso. Cuidado: algumas forminhas de empada podem queimar no forno! O papel delas não é preparado para assar como as de cupcake.

image

Eu uso uma colher de sopa bem cheia para medir a quantidade de massa de cada forminha. O ideal é que fique o espaço de um dedo entre a massa e a borda da forminha.

Asse em forno baixo, 180 graus, por uns 20 – 30 minutos.

Para montar seu bolinho

Depois de retirar do forno, não deixe os bolinhos esfriarem na forma de furos. Ela concentra o calor e pode queimar o fundo e/ou ressecar seus cupcakes. Coloque sobre uma mesa com uma toalha, uma grade, uma bandeja…vale qualquer superfície! Espere esfriar completamente antes de começar a rechear. Dica: mesmo que ele esteja morninho não se arrisque a recheá-los. Você pode forçar a massa ainda morna e fazer a forminha soltar das bordas!

Eu uso um cortador redondo para fazer o furo central, mas vale uma colher, uma faquinha… Qualquer coisa que te ajude a fazer um buraquinho no centro sem arrancar o fundo do cupcake

image

Pressione o cortador sem tocar o fundo da forminha. Eu geralmente pressiono até a metade do tamanho do cortador. Com uma colher pequena retire a parte cortada e reserve.

image

Corte o excesso de massa, coloque o recheio de sua preferencia e feche com a tampinha que sobrou. Dicas: Cuidado com recheios muito líquidos ou muito espessos. Eles podem se tornar um inconveniente para quem for comer. Prefira recheios com a consistência similar a brigadeiro, doce de leite, geléias…

clip_image040

Detalhe: o excesso de massinha você pode usar para fazer deliciosos cakepops! E pode congelar assim mesmo, em um potinho ou saco com fecho lacrado.

Cobrindo o cupcake

Agora vem a parte mais divertida de todas! Colocar a cobertura e como uma terapia, aula de artes! Basta soltar a imaginação e personalizar seu bolinho!

A receita que a Claudia usou na Festa da Bruxinha foi a ganache de chocolate. Além dessa receita também uso muito o marshmallow. Vamos começar com a ganache.

Ganache de chocolate para cupcake

Ingredientes:

250g de chocolate meio amargo da marca Garoto

250g de chocolate ao leite da marca Garoto

1 caixinha de creme de leite da marca Regina, com 25% de gordura. Dica: Vale outra marca desde que seja com no mínimo 20% de gordura. Essa informação costuma vir na frente da caixinha (veja a foto)

 

clip_image042

Obs. Eu procurei feito louca o creme de leite Regina em caixa e não achei. Só depois que já tinha comprado outra marca, com 20% de gordura, descobri que quase todos os cremes de leite em lata têm esse percentual de gordura. Acabei usando o Nestlé, sem o soro, na quantidade pedida, e minha receita deu muito certo. Eu usei 2 barras de cada chocolate, totalizando 340g de cada. Usando uma regra de três simples, apliquei 1 lata de creme de leite sem soro à mistura. (Cláudia)

Modo de fazer:

Pique o chocolate em pedaços pequenos, quase em lascas. Pese depois de picado. Dica: quanto menor os pedacinhos mais rápido ele vai derreter e menos calor você vai usar no chocolate. Isso diminui o risco de ferver o chocolate e alterar a aparência dele no final da ganache.

Derreta o chocolate no microondas em 3 ciclos de 1:30 minutos em potência 60% (se você mora em um lugar quente como o Rio de Janeiro, provavelmente o chocolate vai derreter em menos tempo). Retire a cada ciclo e mexa com a colher e observe quando estará totalmente derretido. Dica: derreta cada tipo de chocolate em separado, pois eles têm teor de gordura e leite diferentes e por isso derretem em tempos diferentes.

image

Reparem que ao sair do microondas parece que os pedaços ainda estão duros. Na verdade basta mexer que o calor interno vai fazer os pedacinhos sumirem. Nessa sessão de fotos eu usei só dois ciclos de 1:30 minutos e o último eu interrompi antes de terminar.

Olha eu dando pitaco de novo… No meu caso (moro em Maceió), bastou um ciclo, na potência média,  para o chocolate ao leite derreter. Já o meio amargo derreteu em 2 ciclos inteiros. (Cláudia)

Retire do microondas e deixe chegar à temperatura ambiente, ele deve refrescar, mas continuará líquido. Adicione o creme de leite e mexa até ficar uma mistura homogênea e brilhante.

image

Cubra com filme plástico e leve ao freezer de 30 a 40 minutos até endurecer. Um bom modo de testar se a ganache está firme e apertar o dedo e não grudar. Na foto vocês podem ver a marca do meu dedo na ganache e como estava durinha.

image

Coloque no saco de confeitar com bico pitanga (eu uso 1M da Wilton) e decore o seu cupcake! O próprio calor da mão vai dar o ponto que você precisa para a voltinha ficar bem durinha! Comece a decorar pela parte de fora do cupcake e vá fazendo a volta, até chegar ao centro.

bico

Preparem os braços, pois a cobertura é bem firme e difícil de sair pelo bico. Apesar da malhação, o resultado final é uma cobertura firme e duradoura mesmo fora da geladeira. Vejam a torre da festa da Claudinha! Não ficaram lindos?

cupcakes com ganache de chocolate

DSC08406 (2)

Na minha correria pré-festa, acabei deixando meu chocolate mais tempo no freezer que o recomendado, a Juliana me aconselhou a bater a mistura na batedeira por alguns minutos, foi a salvação. Mesmo assim, passei quase uma hora “amolengando” o saco de confeitar para transmitir o calor das minhas mãos à ganache. Deu trabalho, mas depois que saiu o primeiro jato, o restante da mistura deslizou facilmente. (Cláudia)

A outra opção de cobertura mais barata e mais simples é o marshmallow.

Marshmallow

1 xícara de claras (xícara medidora de 240 ml) – Atenção: nada de ovos gelados aqui também!

2 xícaras de açúcar de confeiteiro ( o impalpável pode ser uma opção aqui caso você queira uma cobertura mais sequinha, daquelas que formam uma casquinha tipo suspiro ao secar)

1 colher de sopa de Karo

1 colher de sopa de emulsificante para bolo – Isso deixa a cobertura firme, duradoura. É fácil de encontrar em casas de produtos de confeitaria. É uma pasta branquinha sem cheiro e sem gosto.

Essência de baunilha ou qualquer outra de sua preferencia – Dica: cuidado com os volumes aqui! Suco de limão deve ser evitado para não amolecer a receita. Use a casquinha ralada ou essência artificial.

Corante em gel caso queira colorir

Modo de fazer:

Coloque tudo na batedeira planetária, menos o corante. Ele só deve ser adicionado no final. Nessa receita é bem complicado usar outro tipo de batedeira, pois a velocidade precisa ser muito alta e você vai ter que bater por 15 minutos.

image

Ao final dos 15 minutos o ponto certo é bem firme, fica grudado no batedor da batedeira. Coloque em um saco de confeitar e use o bico que você quiser. Nessa foto eu usei o mesmo bico pitanga 1M da Wilton.

clip_image072

Ufa!!!! Espero ter sido bem educativa!!! Mas fiquem à vontade para tirar dúvidas! Beijos!

Juliana Dutra

Segunda parte do post – A festa de Halloween da Juliana

A mensagem abaixo foi originalmente enviada para participar da seção “Feito por suas Mãos”, mas aproveitando o ensejo, publico-a agora, com a permissão de vocês, para que vejam o quanto a Juliana é criativa e habilidosa. Sua festa ficou maravilhosa!

“Oi Claudinha

Esse final de semana fizemos nossa festa de Halloween. Estou te mandando algumas fotos dos detalhes e de como ficou nossa decoração!

Para começar, até a campainha entrou no clima… As crianças adoraram e tocavam várias vezes!!!

clip_image002[8]

Para as crianças brincarem, imprimi boquinhas e bigodes engraçados, colei em palitos e eles adoraram!

clip_image004[8]

A mesa principal ficou bem divertida e os doces sumiram rapidinho. Usei um TNT roxo e comprei uma teia para finalizar. No teto, passei um fio de nylon e enchi de morceguinhos de EVA. Ficou bem bonitinho.

IMG_8233DSC01991DSC01992 DSCF4575

Na mesa tinha aranhas de chocolates, cakepops de fantasminhas, balas , pirulitos… Mas a estrela principal foram as gelatinas de aranha!!!

clip_image008[6]clip_image010[6]

As lembrancinhas foram as vassourinhas que usei no concurso e umas abóboras recheadas de doces!

clip_image012[6]IMG_8213 clip_image014[6]

Tinha o detalhe na porta do banheiro: uma caveirinha com cara de quem está apertado para fazer um xixi. Peguei no site Family Fun da Disney. Rendeu boas risadas.

IMG_8238

No final, ficou tudo muito legal e minha filha adorou!!!!

clip_image016[6]

 

Beijos

Juliana”

 

Vocês devem ter percebido que eu me inspirei nas aranhas que a Juliana usou sobre seus cupcakes. Ela me enviou seu e-mail uns dois dias antes da minha festa. Eu tinha as aranhas em casa e iria usá-las espalhadas na mesa, adorei o efeito das aranhas sobre os bolinhos e acabei dispensando os toppers de cupcake que eu tinha feito.

A Ju chegou a me enviar o arquivo da caveirinha apertada para fazer xixi mas, na correria, eu não tive tempo de imprimi-la e recortá-la, acabei usando uma imagem de bruxa que eu tinha comprado com aquela frase que vocês já viram. Mas no fundo, no fundo, a ideia original nasceu da foto da Juliana.

Outra curiosidade: eu já havia preparado meus adereços de fotos engraçadas quando vi que a Juliana usou o mesmo recurso em sua festa. Essa foi uma coincidência de verdade! Pensamos parecido.

Não sei quanto a vocês, mas eu babei nas fotos da Juliana, achei que ela nos proporcionou um show de criatividade, inventando enfeites baratos e divertidos, com elementos que encontramos com facilidade.

Juliana, este espaço é seu. Use-o quando quiser. Seja bem-vinda e muito obrigada por compartilhar seus segredinhos. Você foi de uma generosidade ímpar. Vocês acreditam que a Ju me prestou consultoria por telefone, às vésperas da minha festinha? Praticamente pegou na minha mão quando eu estava fazendo essa ganache. Um encanto, essa menina!

Um excelente final de semana a todos que passarem por aqui,

Claudinha.

 

    Postado por Feito a Mão em comidinhas de festa,convidada especial,culinária,festa infantil,passo-a-passo | Comentários (192)
    

    192 Comentários to “Passo a passo da cobertura de ganache de chocolate e outras receitinhas – Convidada especial: Juliana Dutra, da Doceria da Naná”

    1. Juliana disse:

      Ficou lindo o post! Que bom que vc gostou!!! Seus pitacos sao sempre muito bem vindos! Encontrei em vc uma pessoa extremamente generosa e fico muito impressionada como vc tem carinho com as coisas que faz. Mesmo que nossa amizade seja virtual, vc realmente faz diferença na minha vida!!! Obrigada por tudo!!!bjs

    2. Rachel disse:

      Obrigada meninas, vcs me salvaram com essa receita do ganache hoje, esse fim de semana vou colocar em prática no niver da minha Carolina. E, realmente Juliana, nesse meio virtual nunca vi uma pessoa tão generosa como a Claudinha, que nos passa idéias com tantos detalhes, que sentimos mesmo que vamos conseguir desenvolvê-las. Beijos as duas.

    3. fabi disse:

      Nossa! Ficou ótimo este post… muito bem explicadinho… Sabe, eu desisti de fazer cupcakes, pois os meus sempre ficam muito crescidos no centro, perecem um “vulcão”, por que será?? Se tiver um tempinho pode me dar uma ajuda? Pode ser aqui nos comentários mesmo…Um abraço Fabi

    4. Silvia disse:

      Claudia e Juliana,
      Vcs estão de parabéns! O post ficou sensacional, obrigada por todas as dicas. Com certeza usarei as ideias no aniversário do meu filhote (que ainda está um pouco longe…rs…).
      Bjks para as duas

    5. Claudinha e Juliana, parabéns mil vezes! Palmas pra vocês!!!! Como é gostoso ver dois super talentos unidos!!!! Adoro essa troca generosa e carinhosa entre blogueiras! Esse chocolate parece simplesmente divino,macio e suculento! E, Juliana, parabéns pela sua festa de Halloween! Menina, quanta originalidade e criatividade (duas coisas que andam juntas)!!!! Eu adorei suas criações,mas confesso que aque mais me surpreendeu foi a gelatina de aranha, que eu nunca tinha visto e achei super divertida!!!! Vai entrar na minha listinha de inspirações! Obrigadíssima às duas por compartilharem tantas belezas! Beijão!

    6. Voltei ,meninas, porque esqueci de falar da decoração do interruptor e das boquinhas engraçadas pras crianças brincarem…muito divertido mesmo e SUPER CRIATIVO com letra maiúscula! Parabéns, Juliana! Você abriu meus horizontes com essas ideias!Beijos!

    7. milene disse:

      Nossa quanta criatividade ,adorei tudo ,parabens juliana …certeza que farei essa ganache ,era exatamente a que precisava……Claudinha ja fiz a receita dos biscoitinhos 3 vzes ,meu marido pediu q eu fizesse pra ele levar pro trabalho e agorinha ele me ligou que tem gente querendo encomendar ,vc acredita?!que maravilha!!mais nao tenho a menor ideia de quanto valeria ,eles queriam pacotinhos com 12 biscoitinhos tradicionais,por quanto vc acha que posso vender????desde já milll agradecimentos ,por tudo ..
      bjos ,
      mylla

    8. amanda disse:

      Claudinha adorei o post do guinache,,,,,, e mais ainda o bonus extra do marshimello,,,,,,,,,,, sempre quiz fazer mas ainda nao consegui que ficasse assim,,,,,,,,, agora creio que terei sucesso,,,,,,,,, parabens como sempre impecavelllllllllll,,,,, adorei a festinha da Ju tb ficou lindaaaaaaaa

    9. Flávia disse:

      Adorei tudo!!
      Será que agora com este PAP eu consigo fazer um cupcake decente? rsrsrs. Adorei as duas coberturas tb.
      Agora pára td!! O que é essa gelatina colorida com a aranha?Demais!!Super criativa!!

      Bjão e bom fim de semana

      • Feito a Mão disse:

        Flavinha, tb adorei as gelatinas e só não as copiei, com medo dos pequenos engolirem as aranhas!
        Festa com crianças pequenas, sem pais, é fogo. É melhor prevenir.

    10. Clean disse:

      Meninas vocês arrasaram . . . .
      Que post mais delicioso.
      Parabéns a ambas pela disponibilidade e carinho conosco.
      Bjus e um ótimo fim de semana.

    11. Que postagem de ouro! Adorei as receitas e dicas de decoração, é para guardar! Estou doida para fazer os biscoitos do Clau, mas não achei arrozina perto de casa, vou ter que esperar as compras do mês para ir em um supermercado grande, rs. Beijos!

    12. Gleici schiavo disse:

      minha querida que aula heim! Adorei! Gostaria que se possível pudesse ensinar a rechear com a siringa e também como já assar os cupcakes com recheio. eu acho que pode ser feito com bolinhas de brigadeiros passadas na farinha de trigo pra que não afundem. será que a queridinha Juliana poderia nos ensinar? por favor! bjus e obrigada pelo post mara!

    13. AUDENI disse:

      Meninas, PARABÉNS!!!

      Beijos e ótimo final de semana

      Audeni

    14. Juliana Y disse:

      Claudinha, o post de hoje está mais que sensacional, está incrível! Parabéns a Juliana Dutra, ela arrasou com o seu pap…obrigada mesmo!

      Estou numa fase “cupcake-maníaca” e não vejo a hora de testar essas receitas, que só de lembrar deram água na boca. Aprender a fazer um bom marshmallow é quase um sonho pra mim!

      Bom feriado à todos!

      Beijos e mais uma vez, obrigada mesmo!

    15. Milena disse:

      Oi, Claudinha e Juliana!! Obrigada pelas receitas fantásticas!! Uma dúvida: é possível congelar os cupcakes? Bjs

    16. Lilia Faria disse:

      Amei o post, Tudo lindo que me deu água na boca, rsrs.

      Claudinha, mais uma vez eu digo e repito, rs. Sua festa ficou linda e além do mais você também se inspirou em uma pessoa extremamente criativa igualzinho você, rs.

      Beijos

    17. Juliana disse:

      Oi Claudinha!!!!!!!!!
      Que delícia de ganache!!!
      Vou observar essa dica do creme de leite!
      Aprendi com um chef francês, que uma pitada de sal na ganache , dá um sabor incrível!!!!!!!!!

      bjs

      • Feito a Mão disse:

        O sal realça o doce, por incrível que pareça, não é? Eu coloco uma pitada de sal em todo bolo de chocolate que faço.
        Mas não pus na ganache… esqueci!

    18. Michele disse:

      Meninas…..adorei tudo!!!! Claudinha gostei tanto do seu blog que já revirei ele de em cima a baixo!!!! Parabéns pelo otimo trabalho!

    19. Bird disse:

      Oh ja salvei!! Focaram barabaros! queria perguntar se o emulsificador de bolo é o tal do creme tartaro? posso deixar sem?

    20. Oi, Claudinha e Juliana,
      Quero agradecer as dicas preciosas sobre os cupcakes e dizer que amei as ideias criativas da festinha de halloween!
      Parabéns às duas!
      Beijos!

    21. Vanessa disse:

      Meninas que coisa mais linda esse pap e a festa da Juliana, bárbaro tudo. Estão de parabéns.
      Eu tenho uma duvidazinha, dá para colocar as forminhas de papel dos cupcakes direto numa assadeira ou tem que ter as formas de furo. Aqui na minha cidade não tem essas formas.Bjs e um ótimo fds.

      • Feito a Mão disse:

        Vanessa, que tal se vc usasse formas de empada, para apoiar? Dizem que se vc colocar várias forminhas de papel empilhadas vai servir, mas eu não concordo. Já tentei fazer isso e os bolinhos ficam tortos.

    22. Gisele disse:

      Adorei o post! Faço cupcakes p vender, mas tenho a minha primeira encomenda com cobertura de ganache p entregar amanhã. Aí procurando no tio google, acabei por encontrar vcs e achei o blog muito interessante!
      Poderia me informar qual a durabilidade da ganache?
      Posso confeitar os cupcakes de um dia pro outro?
      A ganache derrete com calor, vento ou outra coisa?

      Obrigada desde já!

    23. Gisele Faria disse:

      Olá, Cláudia!
      Amei todas as dicas, mas, como não entendo NADA de cozinha, e mesmo assim vou ariscar fazer uns cupcakes para o aniversário da minha filha (já testei uma receita aqui do seu blog, ficou deliciosa), queria saber para quantos bolinhos rende essa receita de ganache. Desde já, obrigada!

    24. Cynthia disse:

      Muito legal esse post……..vai ser muito útil pra mim….até a dica dos ovos (achei muito legal)…
      A Juliana esta de parabéns…..

    25. Juliana disse:

      Meninas muito obrigada pelos elogios! Ontem passei um dia super dificl quando dois bandidos armados invadiram a escola da minha fila…Foram momentos de terror e desespero…meu marido pegou nossa filha acuada com as tias e os outros alunos em uma garagem de um prédio vizinho…
      Hoje tudo mudou. O dia amanheceu lindo com esse post e agora ficou melhor ainda com os comentários de vcs!
      Quem precisar de mais ajuda pode entrar no site e mandar as perguntas pelo formulario! Terei muito prazer em ajudar no que eu puder! Bjs

    26. Cynthia disse:

      Nossa Juliana q dia!!!
      Nem no colégio nossos filhos estão mais seguros…..o futuro deles me preucupam sempre……
      Q bom q tudo terminou bem…..
      Fiz a receita do ganache e ficou maravilhoso……
      Claudinha seu blog me ajuda sempre…beijos

    27. Liliane lima disse:

      Lamento esse horrivel episodio com sua filha juliana!!!quanto a receita,vc esta de parabens!ate me encorajou a fazer novamente cupcakes!fiz por duas vezes,ficaram gostosos mas nada bonito pois usei chantily e na minha cidade o calor é d 40graus!qdo eu fizer voltarei para contar!bom fds a voces!!xero

    28. Claudinha, passei para agradecer seus elogios no ‘Casos e Coisas’ da querida Kátia. Ao chegar aqui me deparo com TUDO de bom: maravilhosas guloseimas e festa! Amei o morcegão da parede! Parabéns pelo belo belo e caprichado blog! Sei que leva tempo para se fazer postagens elaboradas. Parabéns também pela dedicação! Um beijo e um lindo fim de semana! Paula http://www.executivadepanela.com

    29. Mel e Marina disse:

      Os cupcakes ficaram maravilhosos! Super obrigada por compartilhar a receita!! Essa cobertura de ganache parece realmente perfeita! E a festa de Halloween então? Quantas inspirações!! Vou guardar algumas ideias pra minha festa do ano que vem! Obrigada, meninas!
      Beijos

    30. Flavia Rosolem disse:

      Adorei as receitas e as fotos da festa! Obrigada Juliana por compartilhar tudo isso conosco. Alguem sabe como se chama emulsificante em ingles? Emulsificante nao eh examante a mesma coisa que goma arabica, eh? Isso foi o que eu encontrei tentando achar emulsificante… Algum palpite? Obrigada! Beijos

    31. Bia disse:

      Que post maravilhoso, fico agradecida a você Juliana por compartilhar tão detalhadamente essa receita que me será muito útil e a você Claudinha por enriquecer meu dia a dia. Beijos e muita paz a vocês.

    32. NAMI disse:

      Por favor para o cupcake de chocolate quanto posso acrescentar de chocolate?no meu coloqei um pouco de granulado ficou tipo formigeuiro uma delicia

    33. [...] sei ainda se farei a cobertura de ganache de chocolate nos cupcakes que farei para presentear ou se farei cobertura de pasta americana, em tema natalino. [...]

    34. Matheus T. disse:

      Juliana, essas suas receitas de doces são ótimas!
      Realmente de um gosto mais do que surpreendente, adorei…
      E aliás, a sua filha é uma gracinha heheh.. Muito linda e já tem tudo o que uma bela modelo precisa! Haha..
      Bom, é isso ai, muito obrigado e até mais
      Tenha um bom dia! :)

    35. [...] Seguidos a este post, vieram os remanescentes tutoriais e algumas receitinhas festivas, inclusive a deliciosa ganache de chocolate, receita da Juliana Dutra, da Doceria da Naná, última convidada especial do ano. [...]

    36. Catia Vansan disse:

      Amo seu blog e ele esta me servindo de inspiracao para a festa da SOfia, minha princesa já vai fazer 1 aninho.
      Tenho algumas duvidas qto aos doces, será que pode me ajudar?!
      Gelatina não fica mole com o tempo?! Posso fazer tranquila?!
      vc congela os docinhos?! Tô pensando em ir fazendo e congelar tds, o que vc acha?!
      Beijinhos

    37. silene disse:

      Posso confeitar bolo com esse ganache?

    38. vanessa disse:

      Amei os cupcakes, gostaria de saber duas coisas: se eu quiser fazer a massa de chocolate posso adicionar chocolate na massa que vc forneceu ? e gostaria de saber tb se a cobertura de marshmellow derrete ou fica durinha?

      • Feito a Mão disse:

        Claro que pode acrescentar pedacinhos de chocolate, Vanessa. Fica a seu critério.
        Quanto ao mrshmellow, ele é mis mole que a ganache, sim. Mas não derrete.

      • Feito a Mão disse:

        Eu coloco pedaços de chocolate na massa, como disse no post.
        Sobre o marshmallow, ele endurece, o suficiente para não desmoronar, mas não fica duro, fica cremoso.

    39. [...] com ganache de chocolate, foi ensinada pela querida Juliana Dutra, do Doceria da Naná, neste post aqui. Eu mudei um pouquinho a receita original, para me adaptar aos ingredientes que tinha no armário. [...]

    40. lindaura disse:

      Olá essa receita é sensional e muito bem explicada, me encoraja fazer para a festa do meu filho.
      Pergunta: posso então fazer o cupcackes em um dia, para festa em outro? Não ficam a massa não fica ressecada? e as coberturas não ficam dura?

      • Feito a Mão disse:

        E é deliciosa, viu, Lindaura?
        Pode fazer de véspera que não fica ruim. A cobertura endurece, mas a intenção é exatamente essa. Que ela fique durinha, sem derreter no calor.

    41. Leila Rodrigues disse:

      Quão maravilhgosas são as dicas do blog, eu simplesmente me amarrei, eu adoro me intrometer na cozinha, principalmente p fazer bolos…outro dia tentei fazer um marshmalow, vi uma receita de claras com calda de açúcar em ponto de fio, até q ficou bom na hora que fiz, porém na hora de espalhar sobre o bolo ela começou a aerar…não sei o que houve, ela derreteu…o q terá sido minhas queridas????
      Bjos e parabéns pelo blog!

    42. Andrea disse:

      Nossa, muito obrigada por vc compartilhar o passo a passo da sua ganache!! E as dicas então?! Valeu MESMO!
      A festa do meu filho(9) foi um sucesso, eu mesma montei um suporte para os cupcakes pois aki no interior não encontro portanto só ouvi elogios, rsrs. Estou louca para experimentar fazer o marshmellow….Bjus Andrea

    43. Nena disse:

      Amei seu blog,muito interessante.
      Vou fazer essa ganache deliciosa………………………bj.

    44. Simone disse:

      Muito legal teu blog…. gostei porque também aprendi o glacê que eu queria…. abraço carinhoso…

    45. Debora disse:

      Adorei essa receita de cu cake. Para fazer de chocolate posso usar a mesma receita e acrescentar chocolate em pó?

    46. Debora disse:

      Corrigindo… CUP CAKE!

    47. Eliane disse:

      Primeiramente quero dizer que papai do céu, sempre protegerá os nossos filhos e que o momento como esse que a Julia passou, com certeza, ela estaca coberta com o manto dele.
      Bom vamos lá adorei seu blog e aprendo bastante. Gostaria de saber se vc tem uma receita de quindim já fiz diversos e sempre algo sai errado.
      Ficarei suoer agradecida.
      Um grande beijo pra vc e pra Julia.

    48. osiane disse:

      oi nao gostei da aranhas detesto aranhas

    49. osiane disse:

      ola esse seu ganeche posso coloca nos meus bombons de chocolate abraçao juliana

    50. osiane disse:

      so mais uma per posso acresentar o creme de leite a mais da receita para fica um pouco mais molinho abrçao

      • Feito a Mão disse:

        A receita já leva creme de leite, Osiane. A intenção não é deixar molinho, pois assim ele derrete. Se vc deseja uma consist~encia mais fluida, diminua o tempo do freezer.

    51. katiane disse:

      Adorei, suas dicas…. mas me tire uma duvida, o chocolate e qual fracionado, ou as sao as barras normais que vendem nas americanas….pois meu ganache nunca da certo. se possivel me indique uma marca. obg… katiane.

    52. Andressa disse:

      Para o guanache só serve chocolate da marca garoto ou pode ser outro?

    53. Alice disse:

      Você foi minha salvação!!! Fui fazer meus cupcakes, primeira vez, sabe, tava superanimada, fiz a massa direitinho, o recheio, e a cobertura? Quase tive um troço, a receita que eu tinha pegado não disse nada para levar a geladeira, e resolvi colocar molengo mesmo, fui muito lerda viu, rs. Muito obrigada e só vou esperar meus cupcakes esfriarem para decora-los *-*

    54. Alane Garcia disse:

      Adorei as receitas e dicas (nada de pitacos, dicas mesmo ^^).
      Fiz e deu super certo.
      Obg

    55. lea jane disse:

      Bom dia
      Vc sabe qual o percentual de gordura de um cup cake?

    56. Andreia disse:

      olá, a receita de ganache dá para quantos cupcakes?

    57. Ana Luiza disse:

      Olá Bom dia. Adorei as receitas. Queria fazer os Cup cakes de chocolate. Nessa receita que você deu posso colocar o chocolate em pó?

    58. boa tarde! queria saber c a ganache d chocolate, do jeito q vc fez aí na receita, c ela não amolece depois d um tempo fora da geladeira!!!! obrigada! bjosss!!!!

    59. Camila disse:

      Bom dia, gostaria de saber se dá para fazer o ganache de chocolate branco?
      Agradeço, Camila

    60. Clarice Borges disse:

      Adorei às dicas……….vc sabe perfeitamente todos os truques dos cupcakes…..muito obrigado amiga…demorei mas encontrei…bjo

    61. Nossa, estava louca procurando receitas de cupcakes, porque apesar de ter algumas, nenhuma estava ficando boa mesmo, principalmente o ganache, não sei porque ninguém mandava colocar na geladeira e ficava aquele negócio molengo, escorrendo (gostoso mais horrível… eu até coloquei a foto no meu blog no dia do meu aniversário, tudo torto e desmanchando… Rsss). Vou para a cozinha agora fazer e testar e posto as fotos no meu blog: http://deliciosarotina.blogspot.com.br Espero que agora eu acerte!!! Tenho uma lavanderia e no ultimo ano não pude dar atenção à ela porque minha irmã adoeceu e passei um ano em função dela. Foi ano muito difícil para mim, e agora preciso voltar a trabalhar e melhorar o movimento da lavanderia. Essa semana ela completa 15 anos e quero fazer uma festa para os clientes e oferecer os cupcakes, espero que dê certo e agrade a todos os clientes… Obrigada pelas dicas, amei!!!

    62. Você não vai acreditar… acabei de fazer e confeitar… Foi a melhor cobertura que já fiz na minha vida!!!! Ficou um espetáculo, vou colocar no meu blog para voces verem que coisa deliciosa!!!! Minha filha mal eu fiz comeu um e amou!!! Claudinha e Juliana, obrigadíssima! Beijos

    63. mariana disse:

      Eu fiz o cup cake e acrecentei achocolatado em pó e ficou ema maravilha.
      parabens pelas receitas me ajudou muito no acampamento de férias . muito obrigada…

    64. angela disse:

      Ameiii suas receitas. Esse marshmallow com mel karo e emulsificante, pode ser feito qts horas antes da festa? a minha receita não leva nhm deles e resseca um pouco se feita muito cedo. desde já agradeço,

      • Feito a Mão disse:

        Angela, eu ainda não testei essa receita. Mas pretendo fazê-la na festinha da mamá, em breve, se vc testar antes, me conte. Se não, aguarde os relatos da festinha, nas primeiras semanas de novembro, ok?

    65. michele disse:

      Amei o seu post, muito bem explicado. Posso fazer a ganache de um dia para o outro. Vou fazer a festa da minha filha nesse sábado, e sempre me enrolo no dia com as coisas por fazer, já que sempre sou eu que faço tudo. Se puder deixar pronto na sexta seria perfeito. Aguardo sua resposta. beijos!!

    66. Ju disse:

      Olá Claudia, tirei o chocoalte derretido do microondas, mas não cheguei a esperar ele ficar em temperatura ambiente, e logo coloquei o creme de leite. O chocolate ficou meio esbranquiçado, tem algum problema? Logo depois coloquei ele direto na geladeira. Grata Claudia, amo seu site…

      • Feito a Mão disse:

        Ju, o ideal é esperar ele esfriar. Ele vai ao comgelador, não à geladeira. O chocolate não fica esbranquiçado se vc seguir esse pap.

    67. Ju disse:

      O ideal nesse caso então é colocar no freezer?

    68. marina disse:

      Oiiiii!!
      Menina, vc n imagina a minha alegria em redescobrir o seu blog……
      Durante a minha gravidez te descobri e fiquei apaixonada pelas festas que vc fazia para as suas princesas, dentre outras coisas, mas troquei de computador e acabei me esquecendo o nome do seu blog. Eu pensava assim: ” ô gente, queria tanto me lembrar do nome do blog daquela moça de maceió”. Vc mora em Alagoas, n é isso????
      Enfim, escrevi esse comentário enorme apenas para te falar o quanto estou feliz com o nosso reencontro!!!!!!
      …ahhhh, o meu bebê nasceu e agora tenho uma princesa liiinda chamada Eduarda! Vou lhe mandar por e-mail as fotos da festinha de 06 meses que fiz para ela!
      Mil Beijosssssss

      • Feito a Mão disse:

        Imagino, sim, Marina. Outro dia aconteceu ocmigo algo parecido. Eu PERDI um site onde tinha lido um post interessantíssimo sobre viagens. Depois eu não conseguia mais achá-lo no google, até que um outro site o indicava. Fiquei muito feliz.
        Mas o que eu realmente quero dizer é: que bom que gostou tanto assim daqui, seja bem-vinda. Se precisar de algo, é só falar.

    69. Julia disse:

      É raro achar receitas super bem explicadinhas! Adorei o post, muito obrigada!

    70. Vera disse:

      Olá Juliana, tdo bem? nossa adorei seu blog e gostaria de tirar uma duvida vou fazer 120 cupcakes para festa do niver meu sobrinho que sera no proximo sabado, vou fazer na sexta feira tem probemas se ficar fora da geladeira ate a hora da festa ? grata, abraçis

    71. Larinha disse:

      SITE MUITO BOM PARABÉNSSSSS …. vou pegar muito mais receitas daqui !!! fiz o ganache ontem e o povo não para de comentar todo mundo gostou :)

    72. Mateus disse:

      Oi, estou com um problema, meu ganache, na hora de passar nos cupcakes, ele amolece. A diferença da minha receita pra sua, é que derreto o chocolate no creme de leite morno. e a marca do chocolate não é Lacta tbm.

      • Feito a Mão disse:

        Mateus, sem ver sua receita, fica impossível saber o que deu errado. Mas se vc fizer ESTA receita, granto que vai dar certo. E dá pra fazer com o creme de leite nestlé, mesmo, o de latinha, sem soro.
        E o chocolate dá certo também com o da Nestlé. Eu já testei e ficou bom.

    73. karol belo disse:

      não tenho uma batedeira planetaria;tenho uma premuim da mondial,queria muito fazer esse marscmallow.

    74. danuzia disse:

      só tenho uma palavra para o seu blog….maravilhoso!!!!! lindo demais, parabéns amei e vou voltar sempre….

    75. eduarda disse:

      amei a festinha de halloween da sua princesa, vou ter que copiar.

      felicidades

    76. selma disse:

      oi adorei as receitas eu so gostaria de saber se posso usar chocolate branco

    77. Alana disse:

      Nossa… fiquei apaixonada pelo seu blog, super, mega, ultra fantástico! Tenho uma dúvida, será que posso usar corante liquido no Marshmallow?

    78. vick disse:

      oi, so nao entendi uma coisinha, eu derreto os dois chocolates separados e depois eu junto os dois e coloco o creme de leite??

    79. Isa disse:

      Nossa amei seu blog também,me ajudou bastante…virei fã rsrsrsr!!!!bjin

    80. Assueli disse:

      Obrigado pelas dicas, vai me ajudar bastante… bej

    81. alessandra disse:

      minhas filhas vao ficar loucas quando eu mostrar esta festa . beijos

    82. Larinha disse:

      Gente voltei aqui !! amo esse blog !! citei vcs no meu!! rsrs

      bjks

    83. thaís disse:

      que delicia,héin!

      eu acabei de fazer o ganache,e vou colocar num bolo de chocolate!!espero que fique bom!!
      depois vou postar as fotinhas e receitadele e receita da massa do bolo tambem no meu blog,quando tiver tempo dá uma conferida!!

      http://belezanaalma.blogspot.com.br/

      agora só falta o bolo esfriar pra eu espalhar o ganache por cima!!

    84. susana disse:

      fiz o ganache com 400g de chocolate ao leite e 170g de creme de leite quente. coloquei no freezer por uns 20min., ficou bem duro. quando mexi foi amolecendo. o que fiz de errado?

    85. Carmem Luci disse:

      Bom dia, hj procurando por coberturas achei o seu site , ele é maravilhoso pois tirou algumas dúvidas. Gostaria de saber se posso fazer esse ganache com chocolate branco, e tingir com corante em gel , ficaria firme igual a este, e seria o mesmo processo. Muito obrigada por dividir seu conhecimento.

      • Feito a Mão disse:

        Carmem, o chocolate branco tem mais gordura que o ao leite e meio amargo. Acho que vc deverá mexer na proporção do creme de leite. Eu não sou expert no assunto. Talvez fosse melhor encaminhar sua dúvida à própria Juliana. Ela poderá esclarecer melhor. Vou enviar um e-mail a ela. Vamos ver se ela responderá.

      • Feito a Mão disse:

        Carmem, falei com a Ju, ela também nunca tentou.
        Sua resposta exata foi: nunca tentei tingir ganache…não posso afirmar que dá certo! Só tentando mesmo!! Se vc tentar, me conte. Fiquei curiosa.

    86. Luana disse:

      Oi achei esse blog no google é ja faz parte dos meus favoritos estou me inspirando nele para fazer a festa da minha filha de 1 ano aqui tem todas as dicas que eu preciso essa receita de cupcakes eh fantastica só tenho uma duvida tem como substituir a margarina culinaria por outra coisa pois aqi onde moro naum tem e posso cobrir os cupcakes com chantili… beijos adoro o seu blog.

    87. Lidiany disse:

      Oi, adorei o seu blog, é muito legal!!!! mas tenho uma dúvida, fiz o ganache de chocolate, apos ser colocado no freezer ela endureceu como na receita, mas na hora de decorar ela ficou mole e a decoraçao se transformou num desastre…. O que aconteceu de errado?? bjsss e obrigada!!!!!

      • Feito a Mão disse:

        Se vc realmente seguiu todas as instruções da receita, marcas, tempo de refrigeração, procedimentos de mistura, etc… eu não faço a mínima ideia do que pode ter dado errado.

    88. Sueli Silva disse:

      Oi Claudia,gostaria de saber se posso usar esse ganache p/cobrir bolo sem levar p/o freezer.Achei muito fácil essa receita.Parabéns.Bj

      • Feito a Mão disse:

        Sueli, se vc não levar ao freezer, ele vai ficar com uma consistência mais mole, apenas isso. Se vc não pretende que ela endureça, não tem problema algum.

    89. marilisa jardim disse:

      oi boa tarde gostaria de agradecer pois graças a suas receitas meu rendimento aumentou muito .Obrigada suas receitas são maravilhosas os gaúchos te agradecem muito beijão.

    90. Renata disse:

      Olá! Que blog fofo e super útil…
      Pessoas como eu, que gostam de se “aventurar” na cozinha de vez em quando, agradecem as super dicas!

      Uma pergunta: dá para dobrar a receita do cupcake apenas dobrando os ingredientes? Porque precisava fazer uns 50 para a festinha de minha sobrinha…

      Ah… sobre o marshmallow, uma receita apenas dá para cobrir quantos bolinhos? Qual a quantidade de ovos que você usou para a medida de claras?

      Obrigada e parabéns mais uma vez!! :)

    91. Fernanda disse:

      Gostaria de saber quanto cups foram cobertos com essa receita de guanache. Bjo

    92. Emanuella disse:

      EU adoro as coisas que vc faz, tudo muito lindo e com muito carinho.
      Eu adoro cozinhar e queria saber qual o modelo e marca da sua batedeira, pois com a minha nenhuma cobertura da certo =(.
      Parabéns pela sua criatividade e dedicação a familia.

      Bjs

    93. Michelle Daud disse:

      Eu sempre comprei o ganache pronto, não era la uma brastemp mas quebrava bem o galho, so que fica caro. E sem falar que chocolate garoto é outra coisa. Esse ganache deve fazer bonito demais! Vou testar! Vcs são d+! Obrigado pelas dicas. Bjs

    94. [...] dias antes da festa, fiz 36 cupcakes de chocolate e os cobri com o marshmallow que a Juliana Dutra, da Doceria da Naná nos ensinou. Procurei dar à cobertura o formato de uma [...]

    95. Daniela disse:

      oi…como vai?comecei a fazer cupcakes recentemente e é sempre um martírio para a ganache ficar durinha para a cobertura … vou tentar com a sua receita. Medidas proporcionais funcionam (para eu não precisar gastar muito ingrediente para testar)? outro ponto: a cobertura de marshmallow dá certo na batedeira normal (pois não tenho a outra como vc). Quais as instruções caso dê certo na normal? obrigada!

      • Feito a Mão disse:

        Dani, a Juliana advertiu no post que a receita de marshmallow só dá certo na batedeira planetária. Quanto à ganache, vc precisará pesar bem os seus ingredientes para manter a proporção. Se fizer de olho, não vai dar certo.

    96. Laryssa disse:

      Olá. Tenho me aventurado nos cupcakes e gostaria de saber quantos bolinhos rendem essa massa. Eles ressecam se feitos com antecedência, do tipo um ou dois dias antes. Como trabalho e chego tarde, pensei em fazer os bolinhos numa sexta, confeitar no sábado para ser consumido no domingo.

      P.S.: Amei o blog!

    97. Amanda disse:

      Achei maravilhoso as dicas, mas queria saber se, caso eu quisesse fazer o cupcake de chocolate, o que mudaria na receita? Quanto eu deveria usar? Poderia ser achocolatado em pó ou há a necessidade de ser chocolate em pó mesmo? Obrigada!! Parabéns!!

    98. Laryssa disse:

      Obrigada! Vou testar ^^

    99. Lorena disse:

      Parabéns!! não tinha visto alguém postar com tanto carinho e atenção….adoooorei!!! até me arrisquei a fazer os capecakes, tds aprovaram…bjaun

    100. Carla Clivati disse:

      Adorei as receitas !

    101. Heloires Nogueira disse:

      Olá,
      Visito sempre seu blog, acho muito legal, muito me inspira, parabéns. Minha dúvida é quanto a quantidade de cupcakes que a receita da Juliana deu rende, pois quero fazer e tenho que comprar a forma com os furos e gostaria de saber para comprar a quantidade certa, se puder me ajudar ,agradeço….bjs

    102. Ana Cofani disse:

      Bom dia…amei os cup ckes, são lindossssss…
      a Receita que passou de cobertura, pode ficar fora da geladeira?
      Preciso de uma que não derreta..rss..
      Obrigada
      Ana Cofani

    103. Joana Darque Fernandes disse:

      Adorei as receitas .Eu faço tortinhas geladas pra vender e agora vou aproveitar essas receitas pra incrementar as corberturas das tortinhasObrigada!Bjos!!!!

    104. Joana Darque Fernandes disse:

      Oi querida eu gostaria de saber quantos dias os cupcaks podem ficar na geladeira?Se posso fazê-los na segunda pra vender de terça a sexta-feira?Ou se preciso fazer todos os dias?Obrigada!!!!

      • Feito a Mão disse:

        Eles nunca duraram mais que 3 dias aqui em casa, Joana. Nunca os guardei na geladeira. Só vai fazendo o teste. Faça uma fornada e coma um por dia. Veja até quando duram sem estragar.

    105. maryanna disse:

      ola gostaria de saber o que seria esse karo da receita de marshmallow e se ele fica consistente e no calor ele nao derreti !!!

    106. Elen disse:

      Claudia, tenho uma pergunta…
      na festa das “matrioskas você fez a cobertura dos cupcakes com quanto tempo de antecedência??? Já testei os cupcakes, ficaram maravilhosos… agora gostaria de saber sobre a cobertura pois irei fazê-los no aniver. da minha pequena… grata

    107. Elen disse:

      Obrigada pela atenção… Desculpe, mas não entendi, você cobriu também na véspera?? Se sim, é necessário refrigeração? Esta semana começo a “correr” pois a festa é dia 8… E vou utilizar varias dicas do blog… Mais uma vez obrigada…

      • Feito a Mão disse:

        Respondi por e-mail, mas vou deixar registrado aqui tb. Fiz os bolinhos 2 dias antes da festa e a cobertura na véspera. Não levei à geladeira.

    108. Márcia Brandão disse:

      Adorei seu blog…além de muito fofo, tudo feito com muto cuidado e muito bem explicado…

      SUCESSO!!!

    109. CARLA disse:

      Que linda ficou a festinha, adorei as idéias.
      Parabéns!!!!

    110. Alice gloria disse:

      Nao tenho microondas posso derreter no fogao msm?o ganache?

    111. Raquel disse:

      Amei suas dicas e receitas.Não havia encontrado nada mais completo e fácil de assimilar…Sou iniciante nesse ramo que me serve como distração,porém estou amando !!! Será que vc tem uma receita de mini cupcakes de morango ?! Caso tenha e possa envia para meu email.Desde já agradeço.Fique com Deus.

    112. Rozana disse:

      Adorei fiz e deu muito certo. Bjos

    113. Rozana disse:

      Adorei fiz e deu muito certo. Bjos e obrigada pelas dicas

    114. beatriz disse:

      Gostaria de saber quantos cup cake da cobertura de ganache??
      Grata

    115. Alana disse:

      Oii, adorei a receita e o blog, tá de parabéns. Essa cobertura de marshmellow não derrete? Minha cidade é muito quente, estou receosa de deixar na mesa e derreter…

    116. Fefa disse:

      Parabéns pelo site, adorei! Um dúvida, se eu fizer a cobertura com 2 barras de choco (340g no total) + 1 lata de creme de leite, dá pra cobrir qtos bolinhos? Mto obrigada.. Fefa

    117. Nataly disse:

      Posso fazer com apenas chocolate ao leite e com creme de leite o ganache?

    118. patrizia schaustz disse:

      posso colorir o Marshmallow?caso sim,qual tipo de corante?
      grata

    119. maralice disse:

      Gostei muito da sua explicacao, vou visitar sempre o seu site, muito obrigado. Depois digo se acertei.

    120. carla souza disse:

      Olá!
      Gostaria de perguntar se vc já usou esta receita de marshmallow tingida cm corante em gel. Ele segurou o ponto firme? Pois jáconteceu comigo de tingir o marshmallow e ele ficar totalmente mole.
      No entanto, não esta receita, e sim a a de levar as claras ao fogo com o açúcar e depois bater, acrescentando a glucose.
      Agradeço

    121. Liria disse:

      O creme de leite tem q estat em temperatura ambiente?

    122. adriana disse:

      Oi… gostei muito do seu site… e há muito tempo tento fazer esta ganache e não sei o que acontece .. às vezes dá certo outas não e não sei por que???? Se puder me ajudar e entender o que estou fazendo errado… te agradeço ….

    123. gisleia disse:

      ola ;claudia gostaria de te parabenizar sao raras pessoas com este dom maravilhoso que dividem com outras que jesus possa te abencoar cada dia mais . claudia gostaria de saber de vc quantos cupcapke esta receita rende.beijos

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário