Como utilizar o scrap digital numa festinha infantil. Um freebie de natal surpresa e mais um sorteio imperdível. Convidada especial: Cris Oliveira, do Armazém Criativo


Vocês já devem ter percebido que de vez em quando eu trago convidados ao nosso espaço.

Faço isso porque, em certos assuntos, é melhor passar a bola e ouvir de alguém mais experiente seus segredinhos e dicas. Faço isso também para que tenhamos a oportunidade de conhecer outras ópticas diferentes sobre assuntos que já abordamos aqui no blog. Ou simplesmente porque gostaria de compartilhar outros espaços legais e interessantes que conheço e frequento.

Em qualquer dos casos, estou certa de que nossas visitas têm muito a acrescentar e que sua participação no Feito a Mão o deixam mais rico e dinâmico.

Dessa vez, eu chamei ninguém menos que a Cris Oliveira, que comanda o Armazém Criativo, para falar um pouco sobre o scrap digital, sua utilização e sua aplicação no ramo das festinhas infantis.

Se você quer economizar uns bons trocados, sem abrir mão de deixar a festinha de seu filho o mais personalizada possível, acho bom começar a pensar no assunto com mais carinho.

A participação da Cris soma-se à da Flávia, do Scrapbykit, que já nos contou como uma máquina de corte pode nos auxiliar nos preparativos de uma festinha, e juntas completam o binômio scrap artesanal + scrap digital, sem o qual nenhuma festa de hoje em dia se mantém.

Com vocês, Cris Oliveira, do Armazém Criativo.

 

banner02

A Claudinha carinhosamente me convidou para escrever um post sobre o scrapbooking digital e sua utilizações. Claro que nem preciso dizer o quanto me senti feliz por esse convite. Estar num blog que faz a diferença no que se propõe já é maravilhoso. Imagina ter uma responsável que é tão dedicada com seus leitores, carinhosa com todos e que tem  um coração enorme por partilhar tudo de uma maneira ímpar.. imitando aquela propaganda da tv – isso não tem preço!

Bom, vamos lá falar sobre o scrap digital e suas utilizações.

O scrapbooking hoje em dia está mais conhecido do que há 5 anos quando comecei.

Podemos dizer, em  linhas simplistas, que  scrapbooking é um modo de preservar a memória, mas de uma  maneira mais bonita, decorada e com detalhes informando o que a foto  “quer dizer” por trás do papel, isto é, as emoções.. Mas, serve pra quê? É uma arte de decorar  as fotos e/ou memórias e serve justamente para memorizar a lembrança, a  emoção. Além, é claro, de ter se tornado uma bela terapia, onde  colocamos não só o sentimento pra fora, mas também a criatividade.

No scrapbooking digital ao  invés  de termos os papéis artesanais temos arquivos digitais que  contem papeis e elementos digitais que podem ser manipulados  digitalmente para a criação da sua página.

Para isso você  precisará de um programa gráfico, como o photoshop por exemplo, para  criar seus projetos. O ponto favorável do digital é que você poderá usar  o kit quantas vezes quiser, não há perda do material caso não goste do  que fez  ou caso erre algo.. é só recomeçar. E depois é só mandar  imprimir, seja em casa ou num laboratório.

Bom, mas é só para criar página? Claro que não!! E vou confessar que minha preferência é pela mil e uma utilidades que o scrap digital nos dá! Podemos criar infinitos projetos – lembrancinha, arranjos de mesa, álbuns decorados, bloquinhos, embalagens, convites, tags, rótulos, marcadores, banners e mais o que a imaginação inventar.

O bom de tudo isso é que você pode personalizar do jeito que quiser. Deixar tudo com a sua cara, do seu jeito, enfim, de uma maneira especial – só sua! Tem coisa melhor que isso?

Que tal tomarmos como exemplo as festas infantis?

O tema da festa pode ser até comum – várias pessoas fazem o mesmo tema em determinadas idades. Visto o famoso circo nas festas de 1 ano. Eu mesma fiz esse tema nas festas de 1 ano dos meus dois filhos, mas cada uma ficou totalmente diferente da outra. Colocando a marca deles na festa, isto é, o modo deles serem . Na festa do meu primeiro filho, o Gabriel (agora prestes a completar 8 anos) dei uma cara mais de bebê, até os bichinhos eram mais fofinhos, do jeito meigo dele. Já na festa do Rafael (ele já com 1 ano e meio)  o circo ficou com ar de alegria e muita animação.  Pena que as fotos da festa do Gabriel ainda sejam em papel.. para podermos ver a diferença. Mas, isso é para dizer que o tema pode ser, e provavelmente será, o mesmo de muitas festas por aí, mas você pode colocar o seu toque para deixá-la a sua cara, ou melhor, a cara do aniversariante. Assim criando uma festa personalizada.

Olhando pelo lado de quem cria a personalização no scrap digital, depois de escolher o tema da festa é hora de decidir quais serão as lembrancinhas, o convite e a decoração (mesa principal, de doces, painel, banners, itens decorativos). De um tempo para  cá alguns itens que podem ser criados e personalizados digitalmente estão sendo denominados de papelaria – tais como – convites, tags, rótulos,  wrappers para cupcakes, etiquetas de agradecimento, enfim, tudo que é de papel.

O scrap digital , nesse sentido, ajuda e muito a criarmos a festa do jeito que queremos. Você pode adquirir um kit digital temático  e criar com ele, ou simplesmente usar as cores da sua festa para personalizar tudo que imaginar.

Vejamos algumas das possibilidades  do que podemos criar .

As artes abaixo são todas da minha querida amiga, Sandra Shimura, que me autorizou a usar as imagens nesse post.

Marmitinhas personalizada com doces

DSC02083 

Tubetes com balinhas de coração rosas e vermelhas

niverjuliatubetes

Tubos de brigadeiro

niverjuliatubo

Água personalizada e garrafa

niverjuliaagua

Chocolate Baton

Imagem 3677

Bis personalizado

Imagem 3681

Caixinha personalizada com lápis personalizado

Imagem 010 Imagem 012

E até as lembranças de natal pode ser personalizadas! Vejam só!

Sacolas e marmitinhas personalizadas

Imagem 132 Imagem 115

Viram algumas das  utilidades que o scrap digital pode criar além das páginas? E pode ser feito muito mais. Basta dar asas a imaginação para ter a sua festa mais do que exclusiva!

Depois de ter escolhido o que fazer para a festa você pode ficar em dúvida sobre o tamanho que irá ter que criar os arquivos para começar a inventar suas artes digitais.  Uma opção rápida para quem não tem as medidas é fazer o seguinte – quer colocar um rotulo numa garrafinha de água? Pegue uma garrafa e um papel comum, corte na largura que você quer usar, enrole na garrafa até ficar envolvendo ela toda, após isso é só medir o pedaço de papel (altura e largura). Agora sabendo as medidas é só começar a criar o arquivo digital. Isso você pode fazer com quase todos os produtos que quiser criar. Está na dúvida do tamanho, é só simular num papel comum para achar as medidas.

Arte criada, agora é a parte da impressão. Você pode  imprimir em casa ou levar numa gráfica, conforme sua preferencia ou necessidade.

Observação – Geralmente os projetos que são impressos em vinil adesivado são feitos em gráfica. Vinil é um material que não borra com o contato com líquidos. Ideal para colocar em rótulos de garrafas, bisnagas de brigadeiro, enfim, em todos os produtos que o ideal é proteger a arte.

Existem algumas opções para substituir o vinil adesivado – como colocar contact  ou usar o  spray de verniz após o trabalho impresso. Atenção porque o contact com o tempo amarela.

Lembrando também que na gráfica até a tinta usada  é a prova d’água. Então, vale a pena ponderar onde imprimir e em que papel. Afinal depois do trabalho pronto não iremos querer que ele borre em contato com algum líquido como é o caso de garrafas, não é mesmo?

Em casa pode ser impresso numa impressora jato de tinta ou a laser. Cada uma com seus prós e contras, mas, em ambas dá para imprimir seus projetos.

E aí vem a pergunta – em qual papel vou imprimir? Bom, isso é muito relativo, pois vai depender do tipo de projeto.

Por exemplo – se você precisa de um papel mais fino e brilhoso o ideal é o papel couchê. A característica básica  dele é o brilho e a lisura de suas folhas. Nesse papel as cores ficam mais vivas devido a sua  microporosidade, ou seja, quando a tinta é depositada permanece na superfície do papel. Geralmente usamos esse papel para criar embalagens personalizadas de chocolate (barra de chocolate envolvidas pelo papel personalizado), bis, batom.. enfim, projetos que necessitem dobras suaves, sem que o papel fique vincado ou rachado.

Se você precisa de um papel mais durinho o ideal é o opaline, filicoat, diplomata ou algum texturizado, caso goste. Para embalagens gosto do filicoat e diplomata. Já para convites, tags e afins gosto dos texturizados – minha preferência é pelo telado e vergê. Mas, isso é muito pessoal, pois cada um tem um gosto e para descobrir qual você prefere só testando em alguns tipos de papéis.

Uma dica boa é -  leia as embalagens dos pacotes de papéis, porque elas trazem informações básicas sobre os casos mais indicados para uso de cada papel.

Para finalizar  o post quero dar a todas um presente  – um mini kit que pode ser impresso e personalizado, caso queira. Como estamos perto do natal, resolvi fazer com esse tema – afinal muitas pessoas adoram personalizar as lembranças do  natal, não é, mesmo? (Cliquem na imagem abaixo para download).

preview_natalino_hibrido

Contém :

1 cartão 10X15 cm

01 tarja para marmita 12 X 09 cm

01 tag (de/para) 07 X 11 cm

01 tarja para lata 6 X 6 cm

01 mini caixa estilo fósforo  4,5 X 2,5 X 1,2 cm

preview_natalino_hibrido1 preview_natalino_hibrido2 preview_natalino_hibrido3 preview_natalino_hibrido4

Claudinha, super obrigada pelo carinho todo e pelo espaço. Espero que tenham gostado, pois eu adorei estar por aqui.

 

447ir

 

Cris, muito obrigada por sua participação. Já lhe disse que ter você em meu blog é uma honra e tanto, não? Seu blog foi o primeiro que eu passei a acompanhar, e foi por meio de seus tutoriais que eu aprendi a fazer scrap digital. Você não faz ideia do quanto a admiro e respeito!

Espero que vocês tenham apreciado tanto quanto eu a visita da Cris. Particularmente, adorei as explicações sobre os papéis adequados a cada projeto e ver as possibilidades de uso do scrap digital até mesmo em ocasiões tradicionais, como o natal.

E não para por aí. Além do lindo freebie com que a Cris nos presenteou, ela está sorteando um vale-compras no valor de trinta reais. O ganhador poderá gastá-lo, escolhendo os itens que desejar em sua loja online. Para participar, basta preencher o quadro abaixo com seu nome e e-mail, até o meio dia do domingo, dia 20/11/2011 (horário de Brasília).

vale30 _armazem cópia

Na segunda-feira, eu divulgarei o resultado. No mesmo post, pretendo mostrar a vocês os meus preparativos de natal: presentinhos e decorações que estou fazendo. Estou usando alguns kits da Cris nesses projetos e, modéstia à parte, estão ficando lindos!

Um excelente final de semana a todos!

Claudinha

    Postado por Feito a Mão em convidada especial,digital scrapbooking,festa infantil,natal | Comentários (73)
    

    73 Comentários to “Como utilizar o scrap digital numa festinha infantil. Um freebie de natal surpresa e mais um sorteio imperdível. Convidada especial: Cris Oliveira, do Armazém Criativo”

    1. Alethéa Tito disse:

      Cris Oliveira no Feito a mão, perfeito! As dicas de vcs está cada vez mais presente no meu dia-a-dia. Só tenho que agradecer. Parabéns pelo belo trabalho.Abraço.

    2. Sueli Simoes disse:

      Claudinha, excelente post, amei as dicas, brindes, sorteio.
      Parabéns!!
      Bjs

    3. Adriana disse:

      Excelentes as dicas dadas pela Cris, principalmente quando fala sobre os tipos de papel para cada trabalho.
      Claudia, são essas parcerias que nos enriquecem tanto, não é? Parabéns!

    4. Luciana disse:

      Adorei as dicas da Cris, já adquiri um de seus kits para o aniversário da minha filha este ano e realmente foi uma mão na roda na personalização da festa! Parabéns Cris e obrigada Claudinha por nos proporcionar este momento! bjs

    5. Samanta disse:

      Adorei o post!! Gosto muito dos kits da Cris. Já comprei para usar no aniversário da minha filha. Já ganhei um kit lindo de natal em uma promoção, estou sempre ligada no Armazém Criativo, rs. Gosto muito do seu blog também, ideias maravilhosas!!! Um beijo!

    6. Shizuko disse:

      Adorei o post, o blog! Só atiçando as ideias com esse talento todo de vocês! ^_^ Já seguia o Armazém Criativo, agora tenho mais o Feito a Mão para visitar sempre! ^_^

    7. Caca Zimmer disse:

      Adorei as dicas. Gosto da personalização das festas. COm coisas simples podemos tornar tudo muito especial. Bjs. Caca Zimmer

    8. Cris Oliveira disse:

      Claudinha, foi uma honra e alegria imensa participar como convidada aqui no seu blog maravilhosooo. Obrigada pelo imenso carinho!!! Saiba que também te admiro muitooo. :) Um imenso beijo!!!

    9. Denise Padoan disse:

      Claudinha, quantas dicas boas! Esses kits são lindos! E fica tudo tão personalizado, né? Adoro!
      Adorei o kit de Natal! Lindo! Super obrigada por compartilhar!
      Beijos!

      • Feito a Mão disse:

        Denise, na loja da Cris tem lindos kits híbridos de natal, já prontinhos pra gente imprimir e usar, perfeitos pra quem não quer perder tempo ou para quem não sabe mexer direito no photoshop. Tem kits com cupcakes wrappers, caixinhas para montar, cartões, tagas, etc.

    10. Juliana disse:

      ‘Foi ótimo! Eu estou as voltas com a festa da minha filha e adorei as dicas!!! E o brinde tb! Bjs

    11. Daniele Mariano disse:

      Passando pra agradecer as valiosas dicas e o freebie de Natal. Muito lindo!

    12. Obrigada, realmente receber essas dicas da Cris no blog da Claudinha é tudo!!! Me ajuda muito, afinal conheci e comecei com scrap digital aqui, e cada dia me aprimoro mais, espero ganhar o vale pois tenho o meu chá de bebe pela frente e vou precisar muito de alguns kits, rsrs. bjo grande!

      • Feito a Mão disse:

        Foi aqui, Paula? Que legal! Ainda tem muita gente que não conhece ou não mexe com isso. Por isso tinha certeza de que o post da Cris iria atingir um público ávido por saber mais detalhes sobre o assunto. Iniciantes ou não.

    13. oi,adorei o post, dá até vontade de fazer aniversario, né?
      beijos e participando do sorteio

    14. Lilia Faria disse:

      Que post maravilhoso!!!!

      Sabe, Claudinha eu estava precisando desse post, rsrs.

      Estou morrendo de curiosidade de ver suas coisinhas de natal que com certeza estão ficando ótimas!!
      Beijos

    15. Eliane disse:

      Uau… mega post!
      Baixei o arquivo, vamos ver se dou conta!
      Obrigada pela partilha!
      Me inscrevi no sorteio
      Parabéns pra vocês, ficou um caprixo!

      Bom fim de semana!

      Beijos!

    16. Flavia Rosolem disse:

      Ai, ainda bem que ja comprei meu photoshop. Agora so falta aprender a usar hahahaha. Adorei esse post, veio numa hora perfeita. Adorei as dicas da Cris, e o freebie esta lindo. Obrigada! Bjs

    17. Liliane disse:

      POST MARAVILHOSO!!!

    18. Sinayda disse:

      Acompanho seu blog já há algum tempo e adorei as dicas deste post. Obrigada!

    19. Madelene disse:

      Oi, Claudinha adorei as dicas, ajudam bastante nas festinhas aqui de casa, estou tão empolgada, que vou ganhar de Papai Noel, uma Silhouette SD,não vejo a hora de chegar. Parabéns .Bjs. Obrigada

    20. JULIANE disse:

      os textos da Cris são magnificos adorei :)

    21. fabiana disse:

      ADOREI AS DICAS (Como sempre)!
      bjos Fabi

    22. Izabel Cervantes disse:

      Adorei todas as dicas!!!! Ahhh como eu queria q o aniversário da minha filha fosse mês q vem e não semana q vem… rsrsrs… Mesmo assim estou aproveitando o blog ao máximo e pegando todas as dicas para fazer uma festinha linda como a minha filhota merece!!!! Obrigada Cláudia e obrigada Cris!!!

    23. Viviane Travellini disse:

      Amei esta novidade!!!!

    24. Que post excelente! Eu precisava muito dessas dicas, quero agradecer a você e a Cris! Amei! Obrigada!
      Beijos!

    25. eliane disse:

      Claudia,

      Fiquei muito feliz essa manhã quando vi que meu cantinho chegou a 700 seguidores, a 700 foi vc, obrigada pelo carinho! Tinha até pensado em algo quando vi que estava proximo, mas estou sem tempo…Gostaria que vc me enviasse o seu endereço que vou te mandar pelo menos um cartão de natal! Não prometo mimo porque estou numa correira só… mas te mando um cartão com carinho!
      email – elianemarti@hotmail.com

      Beijos!

    26. que legal, claudinha!! adorei a entrevista!!! a cris é uma fofura e super criativa!! faz tempo que acompanho o blog do armazém! gostei muito de saber sobre os papéis! o que imprimir onde! rsrs e tudo que o scrap digital proporciona!!
      e quero ver o que vc anda fazendo de enfeitinhos!! hummmm!! rsrs
      parabéns as duas!! beijos e bom findi!

    27. aliás, vou correr no post com a flavinha do scrapbykit que é outra fofa, tbém!! beijos!

    28. Melhor que isso é difícil, hein! Claudia, vc e a Cris são pessoas que mais acompanho, aliás, conheci o trabalho da Cris através de seu blog, se não me engano. Então, juntar dois talentos em um só post é bom demais! Adorei as dicas e o kit brinde! Beijoca!

    29. Mitia disse:

      Oi! Adoro seu blog, seu trabalho e sua dedicação!
      Sou amiga da Cris e corri pra ver o post! Ficou completíssimo! Parabéns pelo trabalho das duas!!! Adorei!
      um beijo grande pra vcs!

    30. alessandra disse:

      bah que tri legal guria!!!! adorei as dicas, estou aguardando suas dicas para lembrancinhas de natal, pq tenho variass profs para dar mimos mas estou sem ideia, estou aguardando uma luz,rsrsrs. um beijao, e obrigada.

    31. rosangela disse:

      Olá!
      Parabéns pelo seu trabalho! Não consegui baixar o arquivo de natal!

    32. Rosangela disse:

      Sei sim, Pode ser pelo fato de que não tenho photoshop em meu computador.

    33. [...] Resultado do sorteio feito em parceria com a Armazém Criativo segunda-feira, 21-11-2011 às 00:01 Chegou a hora de saber quem ganhou o vale-compras no sorteio feito em parceria com o Armazém Criativo. [...]

    34. Edilene Lima disse:

      Oi Claudia acompanho seu blog a bastante tempo, já me inspirei nele várias vezes. Amo scrap digital e comecei junto com a Cris, nós participamos juntas no artesanal e muitas trocas fizemos. Ela é uma mulher maravilhosa, vc acertou em cheio esta parceria. Duas mulheres super talentosas juntas só podia ser um sucesso. Parabéns pelo seu blog, eu não perco um post seu… vou começar a comentar por aqui… bjs da sua fã, Edilene

    35. Cris Caexeta disse:

      As dicas da Cris são sempre muito preciosas!

    36. MARCELLA disse:

      Amei o post!!! super original…
      um super abraço!!!

    37. Sandra disse:

      O post ficou ótimo!E não poderia ser diferente, com a dupla Cris e Claudinha, só podia ser assim!
      Beijo

    38. Conheci seu blog hoje e já me apaixonei!
      Parabéns pelo capricho.
      Abraços

    39. Giovana disse:

      Que ótimo o post!!! Amei! Mas não consegui baixar o arquivo…. Há informação de que se deve digitar uma senha para acessar o arquivo. :(

      bjs

    40. Marta disse:

      Adorei.. costumo fazer algumas coisas no Corel, pois não tenho Photoshop…
      Beijos

    41. Sonia Pinheiro disse:

      Olá Cláudia!

      Gostaria de saber seu e-mail para que possa entrar em contato!!!

      Obrigada, bjs

      Sonia

    42. Dani disse:

      Adorei os kits da Cris Oliveira, não faço scrap, mas gostaria de obter os kits, para decorar minhas coisinhas.
      Além da Cris, quem mais vende, mas gostaria que fosse do Brasil, pois achei várias mas internacional…não sei como fazer para comprar.
      Obrigada.
      Ah!Seu cantinho é prá lá de fofo.

    43. lucia disse:

      Nossa… muiiiiito legal este blog. tem muitas ideias criativas…. parabéns pelo seu blog! amei!!!!

    44. Karla disse:

      Adorei o site e o post!!!! Mas não consegui baixar o arquivo no 4shared, tá pedindo uma senha… é assim msm?

    45. elaine costa disse:

      Olá! Qual a senha para fazer o donwload do kit? Aguardo ansiosamente…

    46. Ana Paula disse:

      Ola. Adorei seu websit, gostaria de saber como e onde posso obter o programa scrapbook?
      Se poder me ajudar, ficaria extremamente feliz.
      bjs e obrigada!

    47. Adriana D Santos disse:

      Gostaria muito de saber como fazer para personalizar, igual a foto da marmitinha. Qual maquina faz esse trabalho? Sua ajuda seria de muita ajuda.
      Parabens pelo blog e muito obrigada.

    48. brenda disse:

      Gostaria de saber si em grafica consigo fazer a personalização datampa da marmita? quero fazer na festinha do meu filho …ó que não se si na grafica faz te que levar a foto com o tema qu quer?? obrigada aguardo seu retorno!!!!

    49. Meirielli disse:

      Muito lindo o kit mas não consegui baixar queria tanto pede senha
      Aguardo retorno
      meiriellips@hotmail.com
      Abçs

    50. edneia disse:

      estou apaixonada por scrap, e preciso de um trabalho que possa fazer em casa como fonte de renda, não sei usar o scrap digital então ao ver seu post e o kit de presente pensei em baixa-lo e aprender, mas ao clicar no kit vou para a pg do download mas não consigo baixar alguém pode me instruir melhor ja fiz cadastro ja tenho senha obrigada Deus abençoe

    51. DAIANA RODRIGUES disse:

      gostaria de fazer o download de natal acima citado, mas pede uma senha qdo clico na figura…
      o q acontece???aguardo

    52. Caroline disse:

      Olá… Eu gostaria de saber com que papel e qual impressora eu consigo fazer aquelas embalagens de chocolate lacradas… Adoro seu site! Venho sembRe em busca de novidades! Obrigada!

    53. Caroline disse:

      Olá… Eu gostaria de saber com que papel e qual impressora eu consigo fazer aquelas embalagens de chocolate lacradas… Adoro seu site! Venho sembRe em busca de novidades! Obrigada! Deus abençoe!

    54. edneia disse:

      Sou louca por scrap, estou aprendendo a fazer o tradicional, agora curiosa por aprender o digital por isso quis baixar este do blog, gratuito, para aprender a usar mas qdo baixo e faço login no 4shared vou baixar ele me pede uma senha que senha é esta alguém pode me ajudar?? bjs

    55. amanda disse:

      oi, qual melhor programa para trabalhar com o scrap digital? Como vc faz para diminuir as imagens para colocar em rótulos pequenos como tubetes, latinhas, sem estourar a foto?

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário