Um convite nada assustador – Festa das Bruxinhas


Em primeiro lugar, gostaria de agradecer as mensagens de recuperação que recebi no último post. Parece que as orações de vocês estão surtindo efeito. Clarinha começou a responder à medicação, embora ainda tussa muito. Creio que no final de semana ela já estará boa, pinoteando e falando como só ela sabe fazer.

Corri feito uma louca no final de semana passado. Fui dormir sempre depois da meia noite e às 5h já estava de pé, mesmo assim ainda tenho mil coisinhas pra concluir. A pior parte da festa é elaborar os comes e bebes, porque nem tudo pode ser antecipado e a semana que a antecede fica muito tumultuada.

No meio da minha correria, encontrei um tempinho pra mostrar o convite para vocês. Vou enviá-los hoje para distribuição na escolinha. Na verdade, eu já mostrei o bloquinho de recados que eu tinha feito para acompanhá-lo. Mas eu ainda estava em dúvida sobre como seria o convite escrito, propriamente dito.

Foi aí que me lembrei de uma poesia da Ruth Rocha, que permanece sendo a autora favorita da Clarinha, minha filha mais velha, que lê pelos cotovelos! A poesia fala sobre como todo mundo sente medo de alguma coisa. A ideia casou perfeitamente com o tema da festa pois, aos 6 anos, algumas crianças ainda podem ter algum medo de frequentar uma festinha à fantasia com tema bruxas, principalmente se a festa for às vésperas do Halloween.

Eu queria dar à brincadeira uma conotação lúdica e não assustadora. Acho que enviando o poema da Ruth junto ao convite eu consegui deixar a coisa mais leve e condizente com meu objetivo. O que vocês acham?

QUEM TEM MEDO (RUTH ROCHA)

ERA
UMA BRUXA MALVADA
QUE ASSUSTAVA A CRIANÇADA
COM SEU HORRÍVEL RUÍDO . . .

MAS O QUE NINGUÉM SABIA
É QUE ELA TAMBÉM SOFRIA ,
TINHA MEDO DE BANDIDO!

ERA
UM BANDIDO TERRÍVEL
E ERA MUITO TEMÍVEL
A SUA VOZ DE TROVÃO!

MAS ELE TEM UM SEGREDO
É QUE ELE TAMBÉM TEM MEDO,
MEDO DE BICHO-PAPÃO!

O BICHO-PAPÃO É UM CHATO,
FAZ BARULHO E ESPALHAFATO.
AMEDRONTA E DESACATA . . .

MAS NA VERDADE, COITADO,
ELE ESTÁ MUITO APURADO . . .
POIS TEM MEDO DE PIRATA!

PIRATA . . .
É TÃO DANADO,
RUIM, TINHOSO, MALVADO.
QUE A GENTE ATÉ FICA PASMA!

MAS O QUE É MESMO ENGRAÇADO,
É QUE ELE É APAVORADO,
DE MEDO DE VER FANTASMA . . .

O FANTASMA . . .
QUE ARREPIO!
A GENTE ATÉ SENTE FRIO
COM SEU JEITÃO INFERNAL . . .

MAS PRA DORMIR ELE CUSTA,
MEXE , REMEXE , SE ASSUSTA,
TEM MEDO DE LOBO MAU . . .

O LOBO MAU É UM PERIGO . . .
SEJA AMIGO OU INIMIGO
PREGA SUSTO, VOLTA E MEIA . . .

MAS ELE É UM POBRE COITADO . . .
VIVE SEMPRE APAVORADO
POR MONSTRO DE CARA FEIA . . .

E O MONSTRO?
QUE COISA INCRÍVEL!
APESAR DE SER HORRÍVEL
E PARECER VALENTÃO,
NÃO TEM NENHUMA MALDADE . . .
TODA SUA ANSIEDADE
É DE MEDO DE LADRÃO . . .

E O LADRÃO QUE É TÃO VALENTE ,
METE TANTO MEDO NA GENTE
E A POLÍCIA , DESACATA.
VIVE SEMPRE TÃO AZEDO
PORQUE ELE MORRE DE MEDO
DE TUDO QUANTO É BARATA . . .

Minha ideia original era fazer um espiral com o texto do poema, no próprio corpo do convite. Mas como o texto era muito extenso, o resultado ficaria ininteligível. Resolvi fazer um pequeno pergaminho que seguiu preso ao laço do convite.

DSC08329

Para criar o convite, resolvi usar o mesmo kit de scrap digital que utilizei para fazer as capinhas dos bloquinhos de recados. Hocus Pocus, da Just so Scrappy:

ad20f2ca7d62a64013157bbd09fc3f10_image_300x300

Peguei carona na poesia e escrevi o texto do convite em verso. Coitada de mim, comparada à Ruth Rocha, mas o que as mães não fazem por seus filhos?

convite cópia

Usei a fonte Harry Potter, que pode ser baixada gratuitamente, clicando no link abaixo:

harry_p0

Imprimi em impressora a laser, em papel couchê 230g, recortei e coloquei em saquinhos com fecho autocolante (8cm x 11cm), dentro do saquinho pus algumas lantejoulas em forma de abóboras e morceguinhos, que comprei no ebay. Aliás, eu comprei várias coisinhas para essa festa no ebay, em meados de agosto. Valeu o investimento, pois mesmo com o frete internacional ainda ficou muito mais barato do que eu conseguiria comprar no Brasil, sem falar na grande variedade de itens. Fica a dica para quem mora longe dos grandes centros urbanos.

Eu pretendia amarrar os convites com umas fitas decoradas que comprei também no ebay, mas esse foi o único item que ainda não foi entregue. Improvisei com as fitas que sobraram dos próprios bloquinhos e comprei arame decorado (laranja com bolinhas brancas) na Felícia, para prender o pergaminho da poesia.

São 17 amiguinhos na escola. Contando com eventuais irmãozinhos dos convidados e com os meus sobrinhos, estou aguardando cerca de 40 crianças.   Será uma tarde muito gostosa!

 

___

Mudando um pouquinho de assunto, eu preciso contar que estou muito feliz pelo Feito a Mão ter sido citado pela minha querida Katinha, do Casos e Coisas da Bonfa, no blog da Lidiane, Bicha Fêmea. Acho que a Katinha foi muito generosa em seus argumentos, mas agradeço de coração por suas palavras, que acredito sinceras, ainda mais porque a considero uma pessoa de bom gosto, talentosa, criativa, inteligente e de muito boa escrita.  Ser elogiada por ela é uma honra!

Quem ainda não viu o post da Lidi, corre lá. Ela pediu a algumas blogueiras de peso que indicassem um blog que elas considerassem que vale a pena acompanhar. Já pensou que sinuca de bico? Essa Lidiane… Eu comecei a seguir os outros blogs indicados, pois realmente gostei do conteúdo. Quem sabe vocês também não descobrem novos cantinhos?

Um cheiro e uma excelente semana a todos!

Claudinha.

    Postado por Feito a Mão em digital scrapbooking,Feito a Mão na blogosfera,festa infantil,leitura | Comentários (39)
    

    39 Comentários to “Um convite nada assustador – Festa das Bruxinhas”

    1. Juliana disse:

      Claudinha, o convite ficou lindo, como sempre!!! Adorei a idéia do poema – da Ruth Rocha e do seu :) . Aproveitando… o aniversário de 1 aninho da Duda foi no dia 16. Não vejo a hora de receber as fotos para te mostrar! Um beijo, Ju.

    2. amanda disse:

      achei de mais vc usou o scrap digital mas usou a silhuete tb? ficou demais adoreiiiiiiiiiiii,,,, parabens feliz dessa criançada que visita sua casa em dia de festa e que pode ver td ao vivo e em cores, alem de saborear suas fantasticas guloseimas rsrsrss

      • Feito a Mão disse:

        Nesse convite não usei a silhouette. Mas vou mostrar um monte de coisas que fiz com ela. Ela se pagou nessa festinha. Usei e abusei de seu potencial. Vcs vão ver.

    3. Marilia Alencar disse:

      Parabéns pela criatividade, o convite ficou lindo… O aniversário de 1 ano da Maytê será agora dia 15/11, tirei muitas ideias do seu blog inspirador rsrsrsrsr. Estou correndo com os preparativos apesar de ter contratado a mesa tematica, fiz muitas coisinhas para fazer a diferença.. Obrigada. Bjosss

    4. Cá Araújo disse:

      Mais uma vez, parabéns pela criatividade!

      E que Jesus ponha a mão sobre as pequeninas que logo, logo estarão sapecando por aí.

      • Feito a Mão disse:

        Obrigada, Cá. Ele está botando… Clarinha já tá quase boa. A fase crítica e contagiosa já passou. Ela voltou às aulas ontem. Pense no monte de tarefa e provas atrasadas pra atualizar!!!! Pobre de mim!!!!

    5. Luciana disse:

      Lindo convite Claudinha! Parabéns pela criatividade e por mais uma vez compartilhar conosco suas produções. bjs

    6. Dulci disse:

      Mais uma vez tenho certeza que a festa será um sucesso. Adoro passear por aqui, vc faz tudo com tanto carinho que contagia. Parabéns para sua filha e a vc pelas idéias incríveis.
      Bjs e até mais

    7. Natasha disse:

      lindo!!!!!
      mas o que me chamou a atenção foi – levar as xxh00, pegar as xxh00. é uma reclamação recorrente de amigos – os pais levam o filho pra festa, a festa acaba, você já limpou a casa, tá querendo dormir, lá depois de um tempão papai e mamae surgem, do nada! e nem se desculpam!!!
      mas nos convites não tem hora de inicio nem de fim! :)
      mesmo em casa, é interessante este cuidado! só vejo em casa de festas!!!!
      Melhoras!!

      • Feito a Mão disse:

        Natasha, repito o que disse pra JOurdana:
        Colocar a hora de levar e de pegar no convite é um jeito sutil de deixar claro que a festa é só para crianças. Entende? Os únicos adultos da festa serão meus pais, sogros, irmãs e cunhados.
        Mesmo com hora de chegada e saída expressas no convite, teve uma amiguinha da Clarinha cuja mãe só veio pegar às 22h30min, isso porque eu avisei pra pegar às 19h. Educação é ter bom senso.

    8. Bird disse:

      Clau adorei a idéia a etneho certeza que a crainçada vai ADORAR!!! Tudo muito lindo como sempre e de muito bom gosto!! vc é demais!!!

      Ah, chegaram as linhas este fds!! realmente por aqui nao tem esssa! ADOREI!!! Muito obrigada amiga, como sempre, um doce de pessoa, pensando sempre nos outros, memso em suas férias!! Eta mulher como essa nao tem outra, por isso que Katinha recomendeu!! ;D

      Bjao!!

      • Feito a Mão disse:

        OI,Cris, chegaram rápido, não oi? Que bom!
        Menina, eu busquei tanto linha pink ou rosa e nao achei. Mas a branca vai servir pro que vc quer. Elas rendem muito. Acho que vai dar pra fazer muitas peças. Quando eu achar d eoutras cores, lhe envio.
        Bjk

    9. Jourdana disse:

      Claudinha, sempre que eu entro no blog tem um surpresa maravilho de se ver, achei super bacana a idéia dos pais pegarem e deixarem seus filhos na hora certa, aqui no Ceará nós não temos o costume das crianças irem só para as festas, aqui a festa de aniversário é para crianças e adultos (pq sempre tem os tios, amigos, amigos dos avós.. a família né) . Me diz como você organiza tudo, é uma verdadeira força tarefa não? Você tem ajuda para cuidar dessas 40 crianças em dia de festa? O cardápio é só lacnhe e doces? Se um dia vc pudesse fazer um post sobre isso seria legal. Eu li o Post da festa das Bonecas e vi que tinha várias atividades e amigas ajudando, mas eu pensei que isso tivesse sido uma única vez que fazia só com crianças… A partir de que idade que as crianças vão sozinhas para a festa? Tem adulto como seus convidados também? O bom também é que você tem uma casa ampla e espaçosa, hoje em dia quase todo mundo mora em apartamento… Nada como brincar ao ar livre, dentro de casa, na grama! Adoro casa por isso. Adorei a sua maneira de festejar o aniversário. beijos

      • Feito a Mão disse:

        Jourdana, vai sera primeira festinha da Mariana só com crianças e em casa.
        A Clarinha tem festas assim desde os 6 anos.
        Até essa idade eu acho arriscado me responsabilizar pelos filhos alheios. Sempre reforço o meu apoio aqui em casa, eu as minhas funcionárias, irmãs, cunhadas, funcionárias das minhas irmãs, todo mundo ajuda. E nesta festa eu contratei um recreador. Aquela festa das boencas me exauriu. Não sei se tenho coragem de fazer outra daquelas. Não com crianças de 6 anos!!!! kkkk
        Quem mora em apartamento conta com o salão de festas e com a piscina do prédio. A Clara recebe muitos convites de banho de piscina com horário de entrada e saída marcados.
        Colocar a hora de levar e de pegar no convite é um jeito sutil de deixar claro que a festa é só para crianças. Entende? Os únicos adultos da festa serão meus pais, sogros, irmãs e cunhados. Seremos 20 adultos ao todo.

        • Jourdana disse:

          Achei bárbaro a sua forma sutil de avisar que a festa é para crianças, por acaso tem pais que ficam sem saber se deixam ou não deixam os flhos irem sozinhos, eles falam com você? ou é sempre a mesma turma? Se for sempre a mesma turminha dela é mais fácil (normalmente são amigos do cólegio e primos né). Nas outras festas da Clara que se seguiram a de 6 anos, as atividades era sempre com recreador? Um recreador dá conta de quantas crianças? No pós festa diz pra gente o teu cardápio, se eram só gulodices para as crianças, ou se tinha um prato mais elaborado pros adultos… Vixe quanta pergunta né?! O esquema das Festas aqui em Fortaleza é assim: contrata a festa em um buffet, ou faz em casa (salão de festas, dentro de casa ou jardin). Sempre são convidados adultos e crianças ( o número de adultos é imensamente maior ao de crianças), os serviços de comida sempre entram salgadinhos (fritos ¬¬, não sou fã de muita fritura, ainda mais se a gente encomenda e eles já estão frios na hora de servir), cachorro quente, refrigerante, (no caso de buffet o pessoal tem mania de colocar bebida alcóolica pra servir, aí vai cerveja, vinho, whisky…. pra que minha gente, olha o exemplo! É festa de crianças e para crianças), aí sempre tem que ter um jantar, depois os parabéns e os docinhos…E agora a moda é ter que te um pula pula na festa feita em casa (nos buffets já tem os brinquedos). Quando eu era criança nossa festas era de outra forma, 1º pq a maioria das pessoas moravam em casa, e as casas tinham espaço (hoje é todo mundo nos aPERtamenos), a nosssa festa era basicamente composta por famíla e amigos dos nosso pais (e todos tinham mais do que 2 filhos, o que fazia com que a festa ficasse mais divertida ^^, hoje os casais só tem 1 filho e olhe lá), e nossa festa só tinha balões, comes e bebes feitos em casa (mesma coisa, mas sem alcóol), e a diversão era brincar de pega pega, esconde esconde, estátua.. Ficavam todas as crianças suadas, sujas e de pés descalços, e no fim voltavam dormindo dentro do carro (maravilha!!!! Eu adorava!) Quando eu vi o seu blog, me apaixonei, sabe pq? pq é esse o tipo de festa que eu gosto (lógico que é diferente do meu tempo de criança) mas é bem alegre, divertido, PARA CRIANÇAS, e personalizada (pq é gostoso fazer essas coisinhas fofas, dá trabalho, mas é gratificante receber um elogio e ver a cara de felicidade das crianas), em buffet é sempre a mesma decoração, sem um padrão e sem personalidade. Eu gosto de botar a mão na massa.
          Desculpa, eu escrevi um verdadeiro livro né….. Bom, resumindo, adoro o seu blog e tudo que você faz ;)

          • Feito a Mão disse:

            Jourdana, essas super festas tb acontecem por aqui, principalmente em buffets. Mas duvido que alguém que comemore todos os aniversários, como eu faço, aguente o rojão de bancar um mega evento desses todo ano. A não ser que seja rico, é claro. Eu falo com sinceridade, prefiro uma festa menor, mais intimista, rica em detalhes a uma super festa dessas, com decoração padrão, impessoal, onde a gente mal tem tempo para parar pra conversar com os conivdados, a maioria que nem participa de fato do dia a dia da criança.
            Concordo consigo: a festa deve ser PARA a CRIANÇA.

            O cardápio das crianças será uma maletinha de lanches, servida na hora da parada: pão de queijo, cachorro quente, coxinha, brigadeiro.
            Fora isso, será servido a todo tempo pipoca, gelatina e picolé, por causa do calor.

            Na mesa de doces terão: mini bolos, o bolo principal, 24 cupcakes de chocolate com ganache, 50 biscoitos decorados, 60 pirulitos de brigadeiro com bolacha, 120 docinhos de copinho ( creme de maracujá com chocolate, tortinha de limão, brigadeiro de copinho e creme de morango), 60 doces modelados, suspiros, 40 doces em forma de chapéu de bruxa, feitos com chocolate e recheados de beijinho de coco.

            Para os adultos: bobó de camarão, salpicão de frango, cachorro quente, pão de queijo, coxinha, pipoca, doces (todos os acima e ainda mais 40 casadinhos, 40 beijinhos de coco).

            Vou servir para beber: água, cerveja e refrigerante. E uns drinks com gelo seco, para fazer média por causa da fumacinha…

            Acho que é só isso.

            Um recreador bom dá conta de várias crianças. Mais de 40 com certeza. Mas se vc alugar brinquedos, eles vêm com monitor, para evitar acidentes.

            Também escrevi um livro. Estou com pressa, vou fazer minhas unhas, que estão detonadas. Se ficou mais alguma dúvida, esclareço depois. Mas o segredo é: não se baseei no que os outros costumam fazer. Meça seus talentos, seu bolso e sua disposição e faça a SUA festa, com a SUA cara. Quando vc encontrar esse seu estilo, ele fará sucesso e começará a ofuscar os modismos, que são sempre passageiros. Acho exagero tratar festa infantil como se fosse um casamento.

            Um cheiro.

    10. Agora fui eu que fiquei toda boba com seus elogios, Claudinha! E receber seu telefonema naquela manhã foi sensacional! Fiquei muito feliz mesmo! Você é muito gentil e sabe que minhas palavras são sinceras. Aliás, eu nem precisaria falar porque demonstro isso, né? Sobre o convite, parece mais um presente de tão completo! Ah, como eu queria ser amiguinha da Mariana, rsrsrsrs!!!! A turminha vai amar!!!!! Boa sorte nos preparativos da festa da bruxinha!!!! A minha está me dando o maior trabalho, rsrsrsrs! Beijão!

    11. Flávia disse:

      Tudo lindo Claudinha!!!
      Olha só moça, a Kátia não foi generosa não, ela foi verdadeira no que disse no Bicha Fêmea!!Vc é muito criativa !
      Desculpa a pergunta de ” desincluida digital”(hahaha), mas depois de fazer o download da fonte, onde eu baixo (qual programa, como acho, etc e etc)
      Bjocas e mais uma vez:PARABÉNS!!!

    12. Oi, Claudinha,
      Excelente a ideia de usar o texto da Ruth! Esse eu não conhecia, mostrei pra minha caçulinha, que adorou!!!
      O convite ficou lindo, o mais bacana é que, como é um presentinho, não vai ser descartado!Genial!!!
      Admiro muito você a Katinha, ela é uma pessoa muito generosa, sim, mas não foi o caso! Foi pura sinceridade! Estou super feliz por saber que vocês finalmente vão se encontrar! Quero ver essse encontro em detalhes, hein?rs!
      Um beijo! Boa sorte com os preparativos finais!

      • Feito a Mão disse:

        Eu lembrava de ter lido algo parecido há muito tempo, mas não lembrava de quem era o poema, fui ao google pesquisar e logo o reencontrei.
        E nós duas, não vamos nos ver??? Qual seu telefone?

    13. Ficou um encanto. Lindo demais. Os detalhes são impressionantes. Ficou muito legal você usar o texto da Ruth… Ficou lúdico e bem interessante!
      Beijos

      • Feito a Mão disse:

        Cândida, eu tb adorei esse poema da Ruth, foi o que chamou mais a atenção no convite, pois o texto combinou com o tema da festinha. Parece de encomenda.

    14. Claudinha, ficou uma graça mesmo o convite. Ótima ideia o texto escolhido para acompanhar…essa festa vai ser de arrepiar,rsrs!
      Parabéns!
      Ah, ja ia esquecendo…o link do blog ” bicha fêmea” não está respondendo. bj grd!

    15. Dani Ruivo disse:

      Muito lindo o convite! Supercriativo!! Adorei o poeminha. Que bom que está tudo dando certo! Beijos!

    16. Bicha Fêmea disse:

      Cláudia, do céu!
      Obrigada pela citação do Bicha Fêmea por aqui, viu?
      Muito gentil de sua parte. :)

      Beijos,
      Lidi

    17. Flavia disse:

      Parabens pelo convite, que ficou lindo, e por criar criancas com gosto pela leitura. Esse eh um habito maravilhoso, um ensinamento valioso que vai iluminar muito a vida delas. Beijos

    18. Para variar ficou lindo, né, mocinha!
      ;)

    19. [...] Imediatamente corri pro computador e usei imagens do kit digital que havia utilizado para fazer o convite da festinha: Hocus Pocus, da Just so [...]

    20. [...] os convites para a festinha da Mariana e pude utilizar no convite a poesia nada assustadora da Ruth [...]

    21. regina disse:

      AMEI tudo neste site…
      Principalmente a festas das bruxinhas,
      vou fazer a festa da minha filha neste tema e tirei
      grandes ideias por aqui! Obrigada por tudo !

    22. regina disse:

      Gostaria de saber onde compro os cortadores de abobora e morcego que estão junto com os convites…
      Obrigada!

    23. THIAGO disse:

      EU ACHEI O SEU SAITE MUITO BOM

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário