Mini bolos para a festa das bruxinhas


Bom dia, pessoal! A festinha da Mariana foi ontem e, como vocês podem imaginar, hoje eu estou totalmente destruída, mas felicíssima! Como não consigo dominar meu metabolismo (nem a minha ansiedade), já estava de pé hoje antes das cinco, querendo arrumar a bagunça do meu gabinete e mostrar pra vocês um pouquinho do que foi a tarde deliciosa de ontem.

Para minha sorte, o feriado do dia do servidor público, que foi sexta passada, foi transferido para hoje: terei o dia de folga pra arrumar minhas pendências e descansar, se eu conseguir, é claro. Sabe como é… quando a gente se acostuma num ritmo mais frenético, acaba viciando. Parece até que estou com crise de abstinência quando fico sem fazer nada. Alguma psicóloga, por favor, me explica por que razão eu não consigo relaxar sem sentir uma imensa sensação de inutilidade? Será que eu preciso estar a todo vapor a todo instante? Isso não deve me fazer muito bem, deve?

Bem, o Michel me prometeu as fotos para hoje. Mas enquanto ele não as entrega, vou satisfazendo a curiosidade de vocês com alguns posts que dispensem as fotos oficiais e que possam ser elaborados com as fotos que eu tirei na minha própria máquina.

mini bolos festa das bruxinhas

Na sexta-feira passada, quando eu postei no face a foto dos mini bolos que eu fiz pra festinha, algumas meninas se alvoroçaram pelo passo a passo (por falar nisso, quem quiser me adicionar, basta me localizar nesse botão direito da lateral, ok?). Acho que depois desse post, a minha imagem vai ficar um pouquinho arranhada com elas. rsrs

mini bolos halloween

Sinto informar-lhes, meninas,  que a produção dos mini bolos não foi resultado da minha inigualável destreza e habilidade insuperável de modelar massas e bolos… Quem me dera! O segredo do sucesso foram essa forminhas que eu comprei no ebay, em agosto. A boa notícia é que qualquer um pode fazer igual!!! Então, não me recriminem…

  mini bolos  halloween - formas

O link pelo qual eu comprei forminhas foi este, mas eu não garanto que ele esteja ativo quando você o procurar, pois a oferta desses produtos é muito volúvel. Mas não precisa se desesperar, basta buscar por “Muffin Cupcake Pan” e você encontrará muitas outras opções. Agora, atenção: faça isso com muita antecedência. O prazo de entrega pode demorar até 45 dias.

Segui a receita de cupcake que eu já postei aqui no blog diversas vezes. Só que desta vez, resolvi substituir o chocolate em pó por cacau em pó. Houve quem aprovasse a alteração. Eu, particularmente, prefiro a versão anterior, com chocolate em pó. Em time que está ganhando não se mexe, não é verdade? E os cupcakes, feitos com chocolate em pó, ficam divinos e sua apresentação fica mais bonita. Mas, gosto é gosto. As crianças devoraram e ainda levaram pra casa os que sobraram. Só fiquei com dois.

Vamos ao passo a passo, que a conversa já tá ficando comprida demais, né?

Untei a forma e enfarinhei. Se você preferir, em lugar da farinha, pode usar o próprio chocolate em pó. Enchi 2/3 das forminhas com a massa de cupcake. E levei ao forno baixo por uns 15-20 minutinhos.

mini bolos halloween  

Desenformei depois de frios. Nesse instante, quebrei uns 3 fantasminhas. Mas em se tratando de festa em casa, qualquer contratempo é normal. Relevei, esfriei a cabeça e prossegui.

Lambuzei os bolinhos com um brigadeiro mole – aproveitei a sobra dos brigadeiros de copinho, que eu tinha feito no mesmo dia.

mini bolo halloween 

Estirei pasta americana Arcólor, que eu comprei pronta pra facilitar a minha vida, e cobri o bolinho. Depois, usei o boleador para afundar o buraco dos olhos e bocas e tingi pequenas porções de massa preta para os detalhes.

mini bolo halloween

A abóbora já foi moldada à noite, depois das 18h, enquanto a minha assistente já limpava a cozinha, para ir embora. Não consegui fotografar e modelar ao mesmo tempo. Mas segui o mesmo princípio: tingi  uma parte da pasta americana com corante softgel Mix nas cores laranja, preto e verde e modelei os detalhes , me guiando pelo fundo da forma de muffin, porque depois de assados os bolinhos não conservam muito bem os detalhes da modelagem.

E foi assim que me tornei boleira para a festinha da minha Mariana. O que a gente não faz por esses filhos, não é mesmo?

Depois eu volto com mais receitinhas e com as fotos da festa.

Uma excelente semana a todos!

Claudinha

    Postado por Feito a Mão em culinária,festa infantil | Comentários (32)
    

    32 Comentários to “Mini bolos para a festa das bruxinhas”

    1. Lindos de viver! E outra.. com carinha de apetitosos.
      Amei!
      Como sempre , surpreendendo.
      Espero que o Níver de sua princesa foi um sucesso.. e que ela curtiu bastante!
      Super beijo

    2. Juliana disse:

      Ai que lindinhos….Vou tentar achar forminhas desse tipo com tema de Sereia para a festa da Catarina!!!! Bjs

    3. Que mini-bolos mais fofos e nada assustadores, Claudinha! Adoro essa brincadeira de bruxinhas e Halloween e o lado lúdico da comemoração! Acho que a gente se sente criança novamente e libera nosso lado criativo de uma maneira bastante original e inusitada! Parabéns pelos preparativos e eu estou doida pra ver a festa em si… tô exausta, amiga, mas muito feliz com o resultado da minha “convenção de bruxos”, rsrsrsrsrs! E contando os dias pro nosso encontro com bastante ansiedade, claro!!!! Deixei um recadinho pra vc lá no post e também por e-mail! Que sexta-feira não demore a chegar! Beijos!!!!

    4. Cris Oliveira disse:

      minha nossa, Claudinha.. vc é uma artista nata. Babo em tudo que você faz. Queria ter esse talento para criar coisas lindas na cozinha. Parabens!!! beijos, Cris

    5. Thais disse:

      Sempre com surpresas maravilhosas aos nossos olhos. Estou ansiosa pelas fotos das festas. com certeza foi um sucesso.
      bjks

    6. Maria Tais disse:

      Ficou muito lindo!!! Parabéns!
      bjs,
      Tais

    7. Liliane disse:

      Ai Cláudia!!! Tenho a mesma sensação q vc!!! A festa da minha filha foi domingo passado e essa semana sem “nada pra fazer” me deprimiu demais…
      Belissimos seus bolinhos!!!Parabéns!!!

    8. Claudia, os bolinhos ficaram lindos!!! Parabéns!!! Beijos!

    9. Menina, mesmo com as forminhas prontas, esses mini bolos ainda deram trabalho, hein? Mas, ó, ficaram show!

    10. Lilia Faria disse:

      É claudinha o que não fazemos por nossos filhos, rs.
      Ficaram lindos lindos lindos

      Parabéns para a Maria Clara e parabéns pelo seu trabalho

      Beijos

    11. Malu disse:

      Claudinha!
      Coisa mais linda essa sua arte e a sua boa vontade em dividi-la conosco! :)
      Achei esses fantasminhas hoje, a festa já passou, mas vai que serve de inspiração para mais alguém? Está em inglês, mas foto diz tudo. Um cheiro de BH!
      http://aestheticoutburst.blogspot.com/2011/10/this-weekend_28.html

    12. Renata disse:

      Amei os bolinhos e pela cara estão muito gostosos!!!

      Flor, estou concorrendo a um ensaio fotográfico para o meu casamento, vc poderia me ajudar com seu voto? é só escrever no comentário “Renata” no link a seguir

      http://casareiembrasilia.blogspot.com/2011/10/2-etapa-do-concurso-meu-amor-e-lindo.html

      É preciso seguir o blog publicamente para valer o voto!!

      OBRIGADA! Bjoss

    13. Cynthia disse:

      Esses bolinhos foram a maior novidade pra mim…nunca tinha visto esse tipo de forminha…
      Q charme!!!
      Só tu mesmo……..estou curiosa para ver toda festinha…
      Beijos

    14. Daniele disse:

      Olá Claudia,
      Curiosidade transborda para ver como a festa ficou. Tudo que vc arquitetou com tanto amor e dedicação devem ter ficado lindo demais.
      Parabéns por toda essa destreza. Beijos

    15. Flavia disse:

      Ah, eu adoro esse tipo de forma! Eu usei uma forma do Elmo no ano passado pra fazer o bolo do primeiro aninho da Monica. Nao acredito que sua imagem va sair arranhada com ninguem, pois de nada adiantaria a forma moldada se voce nao tivesse carinho, paciencia e talento para decorar os bolinhos. Parabens mais uma vez. Beijos

    16. Arielli disse:

      Amei!!! Vou tentar achar as formas de rosa pra fazer pro meu casamento!
      Parabens pq ficou mto fofo

      bjux

    17. Mel e Marina disse:

      Parabéns, Claudia!! Vc, como sempre, extremamente caprichosa!! Estou curiosa para ver a festa toda. Tenho certeza de que foi um sucesso!

    18. [...] Mini bolos feitos por mim, passo a passo aqui. [...]

    19. Amei, Caudinha!
      Realmente, o que agente não faz pelos filhos…..
      Gostaria de agradecer mais uma vez esse amor que você tem em compartilhar conosco, suas “amigas virtuais”, tudo o que faz.
      Xêro. :D

      • Feito a Mão disse:

        Flávia, já que não tenho tempo de ganhar dinheiro com essas minhas habilidades, que elas pelo menos sirvam para inspirar outras pessoas, não? Sinto prazer em compartilhar. Tenho de me policiar pra não sair ajudando a quem não me pediu ajuda. Tenho esse enorme defeito, e as pessoas podem encarar isso como se eu as estivesse subestimando. Como as pessoas são diferentes, às vezes encaram essa minha “mania de ajudar” como “mania de controlar”. Meu marido vive reclamando disso.

        Acho que encontrei no blog a minha válvula de escape. Pois descarrego tudo aqui. Quem quiser pode ler, quem não quiser passa pro próximo blog. Ninguém é obrigado a ficar me lendo ou ouvindo falar. Certo?

    20. Bia disse:

      Me encanto com suas artes e sempre aproveito as suas inovações e dicas, muito obrigado por compartilhar.

    21. Ai, acabei de ver as fotos que vc postou, morrendo de vontade de nos mostrar, rsrsrsrssss….
      Que festa linda, Claudinha…tanto cuidado nos detalhes, dá pra perceber o cuidado que você tem com cada docinho, cada cantinho……
      Tudo, tudo lindo, parabéns.
      ;)

    22. Bird disse:

      OTIMa idéia Clau!! Adorei pra proximo Halloween! :)

    23. sindy disse:

      manda a receita dos docinhos de abobora dia 10/11/11 porque vai ser meu aniversario sabado.obrigada

    24. sindy disse:

      tambem manda o do fantasminha porque eu adorei no dia 10/11/11 por favor mande .obrigada manda pelo meu orkut vc coloca assim sindy sena e vai aparecer a foto de um gatinho.sindy

    25. Rafaella disse:

      Bom dia, Cláudia! Há algum tempo venho fuxicando seu blog e gostei muito. Queria primeiramente parabenizá-la pelo trabalho incrível, o blog é lindo e tudo o que você faz é de muito bom gosto. Em segundo lugar, gostaria de uma ajudinha. Vou fazer uma festa surpresa pro meu namorado e os temas são: pagode e cerveja. Gostaria de algumas dicas e sites onde eu possa encontrar algumas ideias. Desde já, muito obrigada e PARABÉNS!

      • Feito a Mão disse:

        Rafa, eu não sou a melhor pessoa pra te orientar nesse assunto. Fiz poucas festas pra adulto e não saberia fazer nada no tema pagode, pois não curto, não saberia que decoração usar.

    26. Cinthia Regina disse:

      Adoreiiiiii.parabéns, bjs

    27. Wania disse:

      Olá! adorei as fôrmas dos mini bolos, mas entrei no link e vi que ele é em inglês. Como faço pra comprar nesse site? pode me ajudar? Obrigado!

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário