Biscoitinhos do Clau


O Claudemir é um garçom muito gente boa que serve cafezinho lá no trabalho. Mas vocês precisam ver com que profissionalismo ele desempenha seu papel! Uma seriedade só! Entra ano e sai ano, ele sempre acaba sendo citado nas atas de encerramento de cada administração. É o tipo de pessoa que faz a diferença num ambiente. Consegue desempenhar as tarefas mais simples com tanto amor e dedicação que deixa o nosso dia a dia mais leve e gostoso.

Não importa o quanto eu esteja atarefada, tomar um cafezinho uma vez por dia no Clau, como eu costumo chamá-lo carinhosamente, é sagrado.

 clau

Com o passar dos anos, conversamos muitas coisas além do funcional e descobrimos uma paixão em comum pela culinária. Já passei muitas receitinhas pra ele e vice-versa. Cada vez que testo um bolo ou uma receitinha boa pra lanche, ele acaba virando cobaia.

Mas dessa vez foi ele quem me ofereceu uns biscoitinhos deliciosos, cuja receita eu tratei de pedir, é claro.

Quem experimenta esses biscoitinhos não acredita que levem tão poucos ingredientes e que seu preparo seja tão rudimentar. A massa dispensa o rolo, não vai à geladeira – portanto não requer um espaço de que geralmente não dispomos. Mais prática impossível!

É uma pena que as fotos não transmitam o gostinho delicado que cada biscoitinho desses tem!!! Vão por mim e testem receita. É muito fácil, econômica e rápida. Vocês não vão se arrepender, eu garanto!

Usando a mesma receita do Claudemir, vocês vão precisar de:

1 caixa de Arrozina

A mesma medida da caixa de arrozina de farinha de trigo (usei 200g)

1/2 medida da caixa de arrozina de açúcar (usei 150g )

250g de margarina

Misturem tudo e façam bolinhas, achatem-nas e coloquem no meio um pedacinho de goiabada.

Eu usei um cortador de biscoitos em formato de flor.

Levem os biscoitos ao forno médio pré-aquecido, em forma untada e enfarinhada, por 15 a 20 minutos. Não precisa deixar muito espaço entre eles, a massa não cresce. Depois de assados, peneirem açúcar refinado sobre eles.

A receita acima rendeu 4 assadeiras: 2 grandes e 2 médias.

Vou retribuir a gentileza presenteando o Clau com algumas amostras da minha produção. Será que serei aprovada? Aqui em casa, pelo menos, a aceitação foi unânime!

Um cheiro e um excelente final de semana pra todo mundo!

Claudinha

___

*Esta publicação é uma exceção. Normalmente não costumo falar sobre meus colegas ou ambiente de trabalho aqui no blog. Como abri um precedente postando a foto da Josi neste post, acabei cedendo. Não somos seres segmentados e muitas vezes nosso lado B invade o lado A, afinal, não somos máquinas, não é?

    Postado por Feito a Mão em culinária | Comentários (73)
    

    73 Comentários to “Biscoitinhos do Clau”

    1. Tami disse:

      Amei a receita do Clau,muito simples e parece ficar uma delícia.
      Ótimo fds pra você.
      Bjinhuxx carinhosos.

      ♥ TAMI ♥

    2. Tami disse:

      Esquecí de perguntar se a farinha de trigo é com ou sem fermento?

    3. Vanessa disse:

      adorei, também quero saber da farinha, ótimo fds, e e um feliz aniversário.bjs.

    4. luciana monteiro disse:

      OLá Claudia sempre vejo teu blog,sou seguidora assidua..rsrsr!
      Fiquei com uma duvida sobre a arrozina,seria a maizena?
      Abraços e um otimo fim de semana!
      **Acompanho seus preparativos p a festa das bruxinhas,ñ vejo a hora de vc fazer aquele posto com milhares de fotos e dicas.

    5. Luciana disse:

      Estes biscoitinhos parecem deliciosos mesmo! Vou testar! bjs

    6. grasy disse:

      Claudinha, o que é arrozina?

    7. Cris Oliveira disse:

      minha nossaa.. tô aguando aqui. Obrigadaaaa pela receita. Vou testar. ;) adoroo esse tipo de biscoito. Adorei o lado B invade o lado A.. srsr beijokas mil

    8. Thais disse:

      Oba!!! Claudinha, vou experimentar esse fim de semana lá em casa. Já estava pensando como seria organizar o espaço na geladeira para os biscoitos na festa do próximo ano (pois esse ano foi um sucesso). Agora vou inovar c/ uma nova receita. É por isso q amo esse blog, sempre facilitando nossas vidas.
      Bjks

    9. Lilian disse:

      Hummmmm!!!Ficaram lindos viu, e com certeza deliciosos…
      Parabéns ao Clau e a vc…
      E obrigada por dividir isso com a gente.
      Bjo

    10. Claudia, adorei a receita do seu quase xará Clau e, principalmente, a delicadeza das florezinhas :-) Adoro esses biscoitinhos, mas a única vez que tentei fazer foi um desastre. Essa parece ser tão prática que vou tentar! Beijos!

    11. Gleici disse:

      Oi amiga, q delicia heim! Me diz por favor o que é Arrozina? desculpe a ignorância mas moro no interior do interior e nunca ouvi falar. bjus

    12. Kira disse:

      Ai se todos fossem como o Clau e desempenhassem suas tarefas, seja ela qual for, com amor de dedicacao…. Os biscoitos estao lindoss demais nao duvido que estejam deliciosos tambem. Vou ter que achar essa arrozina por aqui hahah. Quero comer o biscoito do Clau!!!! rsrs

    13. Aline Bayerl disse:

      Claudinha, moro em Belo Horizonte/MG e nunca tinha ouvido falar em Arrozina, pesquisei no Google e vi que era um tipo de Maizena, é isso mesmo??? Pois se for vou comprar hj e fazer o biscoito no final de semana!!! bjim para vc!!! E as meninas melhoraram??? Espero que sim!!!

      • Feito a Mão disse:

        É isso mesmo. Arrozina é um prooduto da Maizena* (com z, pois é marca registrada) mas é um produto diferente da maisena que usamos da caixa amarela. A caixa da Arrozina é verde.
        Vocês nunca fizeram papa ou gogó pros seus filhos com Arrozina?

    14. Parece maravilhoso mas acho que nao encontrarei arrozina aqui em BH, afinal eu nunca vi, uma pena! Adoraria reproduzir mais esta receitinha sua! bjim…

    15. Que delicia Claudinha! Amei e vou testar! A Arrozina é a farinha de arroz! Tem em qualquer supermecado ou mercearia, super facinho encontrar! Bjs!

    16. Maria Tais disse:

      Que delícia! Vou ter que abandonar a dieta recém começada e testar! O jeito vai ser presentear muito e ficar com um pouquinho só para diminuir a tentação.
      Beijos e bom final de semana,
      Tais

    17. Lilia Faria disse:

      Essa receita vai para meu livro de receitas. Tenho certeza que esses biscoitinhos com um cafézinho seria uma ótima pedida, né claudinha? rs.

      Beijinhos

    18. Flavia disse:

      Nossa, eu tambem nunca tinha ouvido falar de arrozina. Que curioso, nao? Vou tentar achar. Os biscoitos parecem deliciosos.
      Beijos

    19. Liliane lima disse:

      Amei a receita!ate amanha eu faÇo!so nao testo hoje pq nao compro normalmente a arrozina!mande meus agradecimento ao CLAU. Por esse “achado” de receita!qnto a arrozina,ela é facilme encontrada,quase sempre do lado da maizena!xero

    20. Andrea Yamamoto disse:

      Claudinha adorei a receita, com certeza irei testar nesse fds, nunca usei arrozina rsrsrs , vou procurar hoje no mercado. Ficaram lindos e parecem apetitosas essas bolachinhas! Bjs

    21. Eliane disse:

      Olá,

      Menina que capricho essas bolachinhas, ta com uma cara otima… imagino como são boas!
      Estou promovendo uma *Troca de Cartões de Natal*! Venha participar!

      Beijos!

    22. Que delícia!!!!
      Além de gostosas ficaram fofas!!!
      Parabéns pelo blog, adoro receber os e-mails com suas novas postagem!!! Bjo//Patty Pinheiro

    23. renee disse:

      Receitinha demais!!! vou testar, mas tenho que confessar que nunca tinha ouvido falar em Arrozina tambem..kkkkk
      Beijo grande…

    24. monica regina disse:

      Adoreiiii a receita do clau, amanha irei fazer, beijosssssss e muito obrigadooooooo!!!!!!!!!!

    25. Kira disse:

      Nao encontro arrozina….Li todas suas respostas Claudinha e fui no link que voce colocou e ainda fui no google. Arrozina eh “apenas” a far. de arroz ou eh far. de arroz misturada com maizena???? POrque se for so far. de arroz aind aposso encontrar, mas se for a mistura dos 2 eu tambem posso misturar em casa, meio a meio neh?(to fazendo qualquer negocio)rsrs. E nao tem algo parecido que possa ser substituido como Mucilon?(sei que eh doce), a arrozina eh doce??
      Ai vou esperar anciosa a resposta desculpa o incomodo ta?
      Beijinhoss

    26. Kira disse:

      Nao amiga, moro em Nova York hahahha, voce nao lembra de mim, mas postei as fotos do niver da minha filhota que foi em abril com um monte de detalhes e voce postou tudo e adorou rsrs. Liguei aqui nos mercadinhos brasileiros e apesar de terem varios produtos eles nao tem a arrozina. Tinha visto mesmo essa composicao mas nao tem a medida por isso pensei em misturar, mas vou perguntar uma amiga americana pra ver se ela conhece algo assim por aqui, ou vou ver nos produtos hispanicos eles sempre tem algo parecido com os nossos. Eu vou atras viu, vou fazer esse biscoito, nem que eu tenha que pedir pra minha mae me mandar 1 caixa de arrozina pra mim de la da Bahia uahuahau.
      Beijos e obrigada.

      • Feito a Mão disse:

        Kira, claro que lembro… Agora lembro. É que tem outra Kira também por aqui. Eu fiz uma brincadeira, pois se até em Maceió tem, em qualquer outro lugar teria, entende?
        Mas realmente encontrar arrozina em NY fica complicado. Vc não conhece nenhum supermercado voltado para brasileiros? Possivelmente vc a encontrará aí.

    27. Aqui em casa amamos esses biscoitinhos! Vou procurar essa tal de arrozina… rs

    28. Kira disse:

      Eh Claudinha eu liguei pra 2 supermercados de produtos brasileiros e nenhum tinha, mas tem outro supermercado bem maior que tem muita coisa so que eh um pouco longe daqui de casa. Encontrarei uma solucao, pra tudo tem jeito…

    29. Aline Bayerl disse:

      Claudinha, obrigada por seu carinho em responder…acredita que nunca fiz ou comi um mingau com arrozina??? Mas vou hoje no supermercado comprar e tentar a receita. Um grande bjo.

    30. Sueli Simoes disse:

      Clau, eu não conheço a arrozina e pelo visto não sou a única kkkk.
      Hj vou ao supermercado e vou procurar.
      Achei uma delícia este post, pois alem do biscoito ser fácil de fazer, parece saboroso, vc deixou a gente de cabelo em pé com esta arrozina kkk, muito bom tudo isso!!!

      Bjs

    31. Liliane lima disse:

      A receita esta aprovadissima!fiz hoje.é muito facil de fazer e por ser uma massa”limpa” os meus guris puderam ajudar! O sabor é uma mistura de sequilho com amanteigado!da prox. Vez eu pretendo colocar um pouco de coco ralado…acho q tbm fica bom!xero a voces

    32. Hummmm, comeria um monte desses biscoitinhos agora! O Clau tem um sorriso tão espontâneo e generoso que só poder ser muito gente boa! Adorei o post e a receita parece simples!!!! Depois que meu risoto e sopa de ervilha funcionaram, comecei a tomar coragem pra experimentar outras comidinhas!!!! Um grande beijo!

    33. Fernanda disse:

      Afff maria… tenho que fazer essas delícias urgentemente!!! Vou hoje mesmo procurar a arrozina…
      Arrozina, não tente se esconder de mim…
      Beijos Clau e Clau!!!

    34. Nossa, que receitinha mais prática!! Já anotei e vou fazer com certeza! Depois te conto! Mas só de olhar essas fotos, já imagino o gostinho que deve ter…. ai ai…. rs
      Beijos e boa semana!

    35. Lety disse:

      Oi..fiz os biscoitinhos esse fim de samana, substitui a goiabada por chocolate ..as crianças adoraram e eu também pq é muito fácil de fazer…
      bjos

    36. Daiany disse:

      Fiz os biscoitinhos e todo mundo amouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.

    37. [...] com queijo quarta-feira, 09-11-2011 às 07:00 Vocês se lembram dos biscoitinhos que mostrei neste post? Resolvi repetir a receita no sábado passado, para receber A Katinha Bonfadini aqui em casa. [...]

    38. Vivian disse:

      Claudinha a receita é tão boa e foi aceita tão bem quie até vendendo eu estou!

    39. Talita Marques disse:

      Oi Clau!
      Fiquei com uma dúvida e queria tira-la com vc!
      O tamanho do pacote de arrozina que vc usa é o de 250 ou 500 gramas?!?
      Bjocas
      Tata

    40. Ivone Fonseca Pontes disse:

      Agora posso fala com convição este biscoitinho simplesmente maravilhoso:já fiz 2 vezes,e farei mais com os novos sabores,queijo,canela e limão. Aqui em casa deu o maior ibope…..

    41. Cynthia disse:

      Claudinha…hj estava meio q sem fazer nada e resolvi fazer esses biscoitinhos..
      Ficaram maravilhosos…fiz com canela (em formato do morcego do batmam ),raspa de limão (coloquei um pouco de corante em gel verde e fiz folhinhas e limõezinhos) e com goiabada….além de fofinhos ficaram deliciosos…
      Adoreiiiiiiiiiiiiii

    42. Aline Bayerl disse:

      Claudinha encontrei a Arrozina (fui em muitos supermercados até achar, foi um pouco difícil) e fiz os biscoitos…MARAVILHOSOS!!! Todos os esforços valeram e muito a pena!!! Fácil e deliciosos. Obrigada a você e ao Clau por compartilhar!!! bjim

    43. Claudinha, sei que você está dando um tempo no blog para cuidar da vida (estamos com saudades, viu), mas tive que voltar para contar que finalmente coloquei as mãos na arrozina – na verdade, creme de arroz, rs -, fiz os biscoitinhos do Clau e, apesar de ter sabotado um pouco a receita com alterações, ainda assim ficou perfeito! Fim do trauma de biscoitos, receita maravilhosa :-) Beijos e obrigada, agradece ao Clau que essa receita é de gênio.

    44. Ola Claudia!!! Espero que você esteja bem.
      Fiz hoje os biscoitinhos do Clau e ameiiiii!!! Não fiz antes pq estava sem um cortador fofinho, mas hoje comprei e logo depois já pus a mão na massa, literalmente! Comemos quentinhos!!! Hummmm, muito bom!!! Depois postarei a receita no meu blog, essa receitinha todo mundo deve experimentar! Obrigada por compartilhar conosco essa maravilhosa receita! Beijos e até breve!

    45. [...] E a receita mais comentada e badalada deste blog: os biscoitinhos do Clau. [...]

    46. Tamara disse:

      Oi Claudinha. fiz os biscoitinhos e adorei. Postei no meu blog as fotos e indiquei seu blog. Passa lá para conferir. Bjs. http://tamarakarcdesigns.blogspot.com/

    47. Adriana Marinho disse:

      Claudinha, como posso postar as fotos com os Biscoitinhos do Klau, chique hein? Abs, com saudade!

    48. Calíope disse:

      Nesse final de semana eu faço! E depois mostro lá no blog!

      =D

      Bjus

    49. LunnaH disse:

      Nossa, passei aqui por acaso, e encontrei essa receitinha fácil, fiz aqui e é UMA DELÍCIA MINHA GENTE!!! Adorei, as proporções são fáceis de gravar e a goiabada dá um toque mais q especial! Vou servir aos convidados do meu noivado, de petisquinho de entrada, vão adorar, super crocante, diliçaaaaa!

      Obrigada!!!

    50. fabiana va disse:

      gostaria muito de prova estes biscoitinhos

    51. Luciana disse:

      Oi, fiz os biscoitinhos mas a massa ficou bem grudemos, não consegui usar o cortador. O que preciso colocar a mais pra dar o ponto?

      • Feito a Mão disse:

        Vc deve ter errado a proporção, Luciana. Eu sugiro recomeçar corretamente e obedecer fielmente às indicações de quantidade. Nem sempre dá pra consertar uma receita que saiu errada.

    52. Luciana disse:

      Oi, obrigada pela resposta. Na verdade resolvi o problema, adicionei um pouco mais de farinha e ficou muito bom! Acho que na hora de adicionar a farinha de trigo, enchi pouco a caixinha de arrozina! Obrigada, os biscoitinhos fizeram sucesso por aqui

    53. fernanda disse:

      quase morri de rir da arrozina,que nunca vi tbm kkk vou achar vc arrozina de qualquer modo….

    54. Bel Perusso disse:

      Claudia, acabei de tirar as bolachinhas do forno, são divinas e realmente é uma receita muito fácil de se fazer. Estou pensando em fazer essas bolachas para presentear algumas pessoas no Natal, e quanto à arrozina, ela dá um sabor gostoso, mas é diferente. Tenho dúvidas se tds as pessoas irão gostar. Você já experimentou fazer a receita somente com a maizena?
      Bjosss

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário