Biscuit de preguiçosa


Por mais que eu adore colocar a mão na massa nos mais variados assuntos, certos talentos não constam no meu currículo artístico, como é o caso do biscuit. Depois de quebrar a cabeça, tentando cozinhar, tingir e moldar a massa em casa, sem nenhum sucesso, finalmente resolvi me dar por vencida. Cada um no seu quadrado, não é mesmo?

 

Pelo jeito, não sou a única nessa situação. Hoje em dia, encontramos facilmente uma infinidade de formas de silicone e massas prontas de biscuit pra vender no mercado, para a felicidade das moçoilas inábeis, inexperientes ou apressadas, como eu. Então, pra quê complicar, minha gente?

Depois do trabalho feito, resta-nos correr pro abraço e encher a boca dizendo: fui eu que fiz!!! Garanto que poucos perceberão que se trata de um embuste. Mas embusteiras por embusteiras, todas nós somos um pouco, não é mesmo? Afinal, quem aí nunca recorreu aos bons e velhos caldos em tabletes ou aos preparados de bolo em caixa, na hora de um sufoco culinário? É quase a mesma coisa…

Então, vamos ao que interessa: as fotos abaixo são auto-explicativas. Não estão nenhum primor, pois as bati à noite enquanto assistia a um filme com a família. Não disse que não tinha mistério algum? Consegui assobiar chupando cana, pra vocês verem só!

biscuit de preguiçosa

1. Comprei uns pacotinhos de massa de biscuit pronta, já tingida, nas cores laranja e verde e um molde de abóbora em silicone (ambos são encontrados em lojas de materiais para artesanato).

2. Usei pequenos pedaços da massa para modelar uma bolinha que enfiei com força (pois a massa é bem densa) no orifício do molde de silicone, pressionei do lado oposto e retirei a abóbora quase pronta.

3. Usando a massa verde, fiz o mesmo procedimento para moldar a folha e modelei um talo enroscado, usando um palito como apoio (isso eu consegui fazer sozinha, hahaha).

4. Colei a folha e o talo com cola branca na abóbora, deixei secar de um dia pro outro e pronto! Amanheceram  durinhas-da-silva.

Quer saber onde aplicar os seus mini-biscuits?

1. Em lembrancinhas, como chaveiros e ponteiras de lápis;

2. Em detalhes de uma festa: a) enfeitando bandejas de MDF, b) em suportes de cupcakes ou c) na ponta das colheres usadas nos doces de copinho;

3. Em aplicações de embalagens de lembrancinhas, no centro de um belo laço de palha, por exemplo.

4. Em topiarias – no caso das minhas abóboras, já imaginaram que lindas elas ficariam coladas numa bola de isopor formando uma bela topiaria? Imaginem agora morangos, pitangas, corações, estrelinhas, ou seja lá o que vocês tiverem em mente.

Dependendo do tema, do tamanho e da quantidade de peças que vocês fizerem, poderão usá-las em diversos lugares.

Que outros modelos fazer?

O mercado é muito farto nesse quesito. Percam alguns minutos fuçando as prateleiras de sua loja de artesanato favorita e descobrirão moldes interessantíssimos. É só botar a caixola pra funcionar e mãos à obra!

Agora, para as puristas, que não temem seguir o processo completo do jeito mais tradicional possível, quando o blog estava apenas no começo, a Elizângela Shemitt já desvendou os segredos dessa arte, neste post aqui, como nossa convidada especial. Eliz, levei bomba na sua matéria, amiga, sorry!

Cheiros pra todo mundo e um ótimo final de semana!

Claudinha

    Postado por Feito a Mão em artesanato,biscuit,festa infantil,molde,passo-a-passo | Comentários (50)
    

    50 Comentários to “Biscuit de preguiçosa”

    1. Fabiane disse:

      Querida,
      Lembrei de você, quando ontem, no Sams Club daqui de Maceió, vi uns chocolates decorados com abóboras, bruxas e essas coisas relacionadas ao tema da festa de sua filhota!

      • Feito a Mão disse:

        Fabiane, já me falaram dessas abóboras de chocolate, mas estou numa correria dos diabos!!! Tenho de arrumar um tempinho pra passar lá. Mas primeiro tenho de pagar a anuidade do cartão do Sams, que deixei vencer… kkkkkkkkkkkkk Vergonha!

    2. Gélia Carvalho disse:

      Nossa Claudinha, fico boba com a sua disposição para estas atividades, ja alguns meses descobri seu blog e venho tentando me empolgar, compro alguns materiais, faço algumas reciclagens, mas eles esperam dias até que eu tenha coragem para fazer algo, mas vendo seus post esta semana quase que diários me animei e fiz algumas coisinhas para minha bebê que vai nascer em novembro, todo o chá de bebê será feito por mim e vc faz parte desta nova mamãe que tb esta nascendo.
      Parabéns
      bjs

      • Feito a Mão disse:

        Gélia, eu costumo usar os finais de semana pra fazer os preparativos da festa, escrevo os posts no domingo de manhã e os deixo agendados para serem publicados no decorrer da semana. Mas durante os dias úteis, mal tenho tempo pra me coçar. Excepcionalmente hoje, trabalhei das 7h às 15h e já estou de folga agora. Vou começar minhas artes daqui a pouco, tão logo responda a todas as mensagens. Tenho me sentido meio ausente e relapsa as leitoras do blog. Mas é a falta de tempo, sabe? Ou fico aqui de bobeira, ou vou correr atrás do prejuízo… Espero que me entendam.

    3. Marlene disse:

      Ai que fofas! adorei!!!

    4. Silvana Barros disse:

      Perfeitas!!!

    5. Daniela Santos disse:

      Como vc mesma disse Cláudia.. ninguém é perfeita em tudo.. mais usando um pouco da massa cinzenta conseguimos grandes coisas.. anciosa para ver a festinha pronta…. parabéns + uma vez.. ficaram lindas.. e o melhor FOI VC QUE FEZ hehe… bjuss

    6. Lilian disse:

      Cláudia,

      a tempos eu venho acompanhando seu blog e vendo as maravilhas que você faz. Tentei fazer o bloquinho de scrap que você fez como convite da festa de sua filha, mas esbarrei em um probleminha: não sei o que é cartolina carmem. Fui às papelarias daqui de Fortaleza e lojas de artesanato mas também ninguém sabia o que era. Busquei no Dr. Google para ver se havia outro nome, mas também não achei nada. Será que você pode me ajudar? Cartolina carmem é a mesma coisa de cartolina comum ou tem alguma diferença?

      Abraços e parabéns,

      Lilian Cintra

    7. Irene Brito disse:

      Olá Claudinha,
      Estão lindas como tudo que você faz. E quem foi que disse que não foram feitas por você? Estou tão ansiosa para o dia desta festa e sei que ainda haverá muitas surpresas. Bjs, Irene Brito.

    8. Adda Ritzel disse:

      Ai, flor! O problema é que as mulheres-perfeccionistas-donas-de-casa-mães-esposas-hiperativas-contemporâneas (como nós) não se permitem fazer algo mais ou menos ou deixar para os outros fazerem porque “eu posso fazer melhor”. Entendo seus dilemas e de modo algum desmereceria suas lindas abóboras só porque você não ficou com as mãos roxas de tanto amassar a massa pra biscuit. Imagina! Sinceramente, sou das suas. Biscuit não é pra mim, mas tudo semi-pronto…tudo bem! Ficou tudo lindo, amiga! Parabéns!
      P.S. Não se puna por não ter tempo de blogar às vezes, pois vc é GENTE. Curta seu tempo de preparativos pra mega festa da sua florzinha e fique tranquila com isso. Beijos!

      • Feito a Mão disse:

        Adda, só vc pra me fazer sentir melhor, minha flor. Na segunda vai sair a citação daquele post seu. Obrigada por confiar em minha receita e por divulgar meu post. Vc é um amor! bj

    9. Amei Claudinha! Ficaram lindas!
      Admiro demais que sabe fazer… Não tenho dom para isso. risos
      bjos

    10. Claudia, e quem disse que a engenhosidade não é uma arte? Saber se virar com o que tem (ou o que não tem) é uma habilidade que nem todo mundo tem. Sou a favor do tradicional e dos embustes, sem preconceitos, rss. As abóboras ficaram um mimo! Beijos :-)

    11. Liliane disse:

      Ih,Claudinha!!Eu fiz as lembrancinhas de nascimento do meu filho e de primeira viagem usei logo essas prontas. Praticidade e excelente resultado.
      Preciso de um help!!! Estou procurando algum lugar que venda aquelas contas grandes pra fazer aqueles penduricalhos de cortina. Sabe o que é, né??!! Já fui na Felícia e no Ponto da Moda e não tem. No Centro e lá pra cima não conheço quase loja nenhuma, mas se só tiver lá dou um jeito de chegar… Conhece alguma???

      • Feito a Mão disse:

        Liliane, complementando o e-mail que te mandei, lembrei o nome da loja. É Deplier, ou Depilier, algo assim. Fica quase ao lado da Festa e Cia.

    12. Francielle disse:

      Olá! Encontrei seu blog procurando ideias para as festas de minhas filhas, uma de 6 anos e outra de 1 ano. Amei!!!! Parabéns, seu trabalho é lindo! Estou te seguindo! Abração!!!!

    13. Gabriela disse:

      Oi Claudinha, soou daquelas leitoras que acompanham seu blog já há algum tempo mas quase nunca deixo comentário… o tempo não é muito meu aliado… rsrsrs… Gostaria de dizer que seu site é uma grande inspiração pra mim, ainda mais agora que to nos preparativos da festa de 3 anos da minha primogênita e tirei várias idéias do seu blog. Parabéns!!!!

      • Feito a Mão disse:

        Gabi, não se desculpe, entendo perfeitamente a falta de tempo. Que bom que se identificou. Qual vai ser o tema da festa? Será que é algum tema que eu já fiz? Boa sorte!

        • Gabriela disse:

          O tema da festa é Bailarina, mas vai ser marrom e rosa. Uma das idéias ue peguei foi a do seu bloquinho que vc vai fazer pro aniversário da sua filha. Adaptei ele e vou fazer com o meu tema. Se tiver alguma idéia, aceito contribuições. Como o aniversário vai ser só em outubro, depois te mando as fotos.

    14. Marcia Gullo disse:

      Eu nunca fui boa em modelar nada, nem que epoca de escola com massinha de modelar… sou um fiasco….

      Beijinhos linda,

      • Feito a Mão disse:

        Gullo, eu até sou boa em modelar, mas o difícil é achar o ponto certo de modelar a massa do biscuit, depois de tingida ela sempre desanda, e as cores escuras “sangram”e mancham as outras peças de outras cores. Enfim, é muito mais complicado que modelar docinhos. bj

    15. Renata disse:

      Parabéns!!!
      Estou apaixonada pelo seu espaço!!
      Suas dicas são mais que demais!!
      Estou aproveitando muitas delas para preparar a festa da minha filhota.
      beijos

    16. Flávia disse:

      Adorei essa idéia do biscuit. Eu sou igual a vc…inábil para certas coisas e bem apressadinha! kkkk
      bjos grandes

    17. Jaqueline De Moraes disse:

      Nossa conheci seu blog a poucos dias, mas olhei ele de cabo a rabo e fiquei encantada com tudo….além de tudo maravilhoso que você faz…você divide cada detalha com todos….deixando a gente com a cabeça fervilhando de idéias…gostaria de pedir um favor…se você pode indicar um site de vendas daquelas bisnagas de aluminio para lembrancinhas, aquelas paa colocar brigadeiro ou etc….moro em Santa Maria-RS e não achei no comércio local…então só por internet, mas tenho medo de receber o produto….desde já agradeço….e mais uma vez parabenizo seu maravilhoso trabalho…bjsss

    18. Claudinha,eu acho o máximo quem trabalha bem com biscuit! É uma arte moldar a massa e desenhar os detalhes.Tenho uma amiga que faz iso super bem eeu fico super admirada! Acho que sou muito estabanada pra isso,então dorei saber que existem essas forminhas! Vou começar a pensar em como posso usá-las nas próximas festinhas! Adorei as abóboras e o cabinho verde tão delicado! BJS!

      • Feito a Mão disse:

        Katinha, estou em falta com vc, estou fazendo seu roteiro, acho que de hoje pra amanhã lhe envio.
        Obrigada pelo carinho logo cedo do dia! Bj :)

    19. Liviany disse:

      Lindo!!! FIca legal fazer de pasta americana pra decorar os cupcakes também! =)

      Bju gde

      • Feito a Mão disse:

        Liviany, já a pasta americana eu domino modelar direitinho. kkkkkkkkkkkkkkk O difícil é a massa de biscuit, bichinha dura e pesada!!!! Geniosa como ela só.

    20. Interessante, gostei da dica. Vou procurar moldes também, aguns podem ser bons para os meus trabalhos. Beijos!

    21. Ricardo disse:

      Os moldes facilitam demais a nossa vida, não é? Mas também tem aqueles artesãos que apenas querem replicar um trabalho para agilizar a produção. Pensando nisso que a Patricia da Jujubi Arte fez um kit para criar moldes em silicone, ou seja, cada um pode criar um molde do seu próprio modelo de maneira muito prática. Veja no link abaixo.

      http://www.feiraodaarte.com.br/jujubiartes/kit-molde-de-silicone-faca-facil.html

      Abraços,

      Ricardo

    22. seu blog esta lindo, seus trablhos são muito bonitos ^^

    23. [...] Biscuit de Preguiçosa – mini abóboras [...]

    24. I am greatly inspried with that article writing talents as neatly as with your format for your blog website. Either way continue this altruiste good quality writing, it’s an uncommon to read a pleasant site for example the…

    25. [...] um galho de árvore meio torto em seu lugar. Dei um laço de tecido na vassoura, enfeitei com as abóboras de biscuit que eu tinha feito com antecedência e pus umas folhinhas artificiais, para dar um colorido. Usei [...]

    26. Daniela disse:

      Olá gosto muito da suas dicas são otimas, gostaria de saber se eu posso usar forminha de silicone para pasta americana.

    27. Tais Alves da Silva disse:

      Ola, você é de Santa Maria, RS???? Aonde eu consigo compra moldes aqui aqui??? Moro aqui a 2 meses e não axei nenhuma loja…. Parabens pelos seus trabalhos…

      Bjs

    28. adriana disse:

      Me vi em você, tbm fiz a mesma coisa que você , e deu certo!!! Somos capazes, se tentarmos. Não desmerecendo os profissionais da área… Mas, quebramos um galho, beijos.

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário