Oito coisas desagradáveis quando se tem blog


Você cria um blog, pensando em compartilhar ideias porque em algum momento você concluiu que tinha algo que valesse a pena ser dito.

Passa dias criando a página, apanha para dominar a linguagem HTML que não lhe ensinaram na escola, pois você é do tempo em que ainda se fazia curso de datilografia. Perde tempo pensando no que escrever. Relê e corrige os posts antes de irem ao ar. Faz das tripas coração para encontrar um tempo que você não tem para manter o blog atualizado. Retira fotos dos pratos que elabora, de suas produções artesanais, com passo a passo e tudo mais, e ainda dá aquela ajeitadinha básica no photoshop.

Enfim, para escrever um simples post, você não gasta menos de uma hora e meia.

O retorno é quase sempre bom. Você faz amizades, recebe incentivos e elogios, mesmo que não estivesse à procura de holofotes. O que ninguém lhe disse foi que existem coisinhas menos nobres nos bastidores de um blog que podem fazer qualquer um desanimar. Talvez por isso muitos blogs se extinguem no primeiro ano de vida.

problemasImagem: deste site.

As coisas que eu menos gosto nessa árdua tarefa são:

1. Cópias e piratarias – Você teve todo o trabalho acima, mas um sujeito qualquer se acha no direito de copiar seus posts, de cabo a rabo, e reproduzi-los em seu blog, sem sua expressa autorização e, na maioria das vezes, sem o seu conhecimento. Tem ainda aquele mais dissimulado, que copia o texto todo e lá no finalzinho coloca em letras miúdas os créditos para o seu blog.

Alguns acham pouco e copiam até as fotos que aparece sua família. Para esses não tem conversa, só mesmo denunciando por abuso.

Não estou falando de quando a gente faz divulgação de uma ideia interessante, colocando o link do blog original, com uma ou duas fotos. Isso é outra história. Falo de blogs que sobrevivem de copiar textos alheios na integralidade.

2. Garimpos da net – Tem gente que acha que a internet é terra de ninguém e sai copiando fotos a torto e a direito para exibir em Picasa, Facebook, Orkut, Flickr, sem pedir autorização aos donos da imagem e sem colocar os devidos créditos. Não são propriamente piratas, pois não estão assumindo a autoria como própria, mas no fim das contas o dano causado é o mesmo. Quer fazer uma coletânea de imagens inspiradoras e não lembra mais de onde as copiou? Crie um álbum privado ou arquive-as em seu PC. Se antes a gente nem percebia isso como errado, passa a se incomodar bastante depois que cria um blog e vê suas imagens soltas feito folhas ao vento.

3. Gente comodista – Você organiza o blog, cria marcadores e classifica os assuntos por categorias mais específicas possíveis. Cria até um caderno de receitas para separar os pratos por tipo e um índice para organizar as festas por tema. Mas sua caixa postal vive cheia de perguntas do tipo: “me passa a receita do cupcake de chocolate?” ; “você pode me passar sua receita de docinho de leite ninho?”; “gostaria do molde dos chapéus de EVA do Cocoricó”; “estou fazendo uma festinha no tema jardim, gostaria de dicas a respeito”. O que custa jogar na caixa de busca aí ao lado? Os marcadores existem para isso. Todos querem respostas imediatas, sem fazer o menor esforço para obtê-las.

4. Cobranças – Gosto de ajudar, me sinto bem. Mas, apesar de boa, não sou boba. Se o e-mail não vem acompanhado daquela palavrinha mágica, seu destino certo é a lixeira. Nem perco mais meu tempo ficando irresignada, como nesta vez.

5. Propostas indecentes de parcerias – Criar e manter atualizado um blog dá um trabalho danado. Vê-lo crescer e ser bem aceito é um prazer imensurável, não há como descrever. Mas junto com o sucesso dos números do blog vêm os abutres. Gente que acha que você só pode ser muito idiota, para aceitar propostas do tipo: “Gostamos muito do conteúdo de seu blog, estamos propondo uma parceria: permita-nos publicar textos de excelente qualidade, de assuntos do interesse dos seus leitores, elaborados por profissionais de nossa empresa, pois sabemos que o que atrai o público é o conteúdo técnico bem escrito”. Como assim? Eu lá preciso atrair público? O que eu ganho com isso? Parceria, no meu vocabulário, implica um negócio bom para ambos os lados. Aposto que se eu aceitasse a proposta, iriam acabar me cobrando por “elevar o nível do blog e aumentar a taxa de visitação”. Devo ter escrito otária na minha testa, só pode.

6 Trolls – São aquelas pessoas que se alimentam de criar confusão e discórdia. Graças a Deus por aqui só apareceram dois trolls, que se manifestaram cada um uma única vez. Mesmo assim, é muito chato ficar recebendo críticas e desaforos de alguém que se esconde no anonimato, ou num perfil falso. Sou a favor da liberdade de expressão, como disse Voltaire: “eu posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las”. Agora, tudo tem limite. Isso aqui é minha casa virtual e aqui só permanece quem se portar com educação e respeito. Comentários ofensivos serão deletados.

7. Spam e vírus – Se você não moderar comentários em posts antigos, eles acabam virando alvo de spam e vírus. Ô coisinha mais chata!!!!

8. Os humores instáveis do Blogger – Primeiro, some o gadget dos seguidores; depois ninguém pode comentar em blogs cuja página de comentários não abre em pop up. Por fim, um erro deleta todos os posts de todos os blogs publicados num dia específico. Sem falar que ninguém mais pode alterar um post depois de publicado, usando o blogger, sem perder a configuração original.

Tentei fazer deste post um aviso. Falo a todos, para não falar a alguém em específico. Espero que para bom entendedor, essas palavras bastem.

E quanto a você? Quais são as coisas que mais lhe incomodam em relação ao seu blog?

E se você não tem blog, o que menos lhe agrada quando visita um?

Tudo isso é muito chato, não? Ou será que estou de mau-humor?

    Postado por Feito a Mão em conversa fiada | Comentários (64)
    

    64 Comentários to “Oito coisas desagradáveis quando se tem blog”

    1. Marcia Pergameni disse:

      Claudia, vc tem toda razão e não é a primeira a reclamar dessas coisas: falta de gentileza então nem se fala. E a instabilidade do blogger é o que mais irrita, uma hora vc abre seu blog e cade seus seguidores???
      Espero que tudo melhore!

    2. Rosana Francisco disse:

      nossa amiga nem sei o que te falar, vc ta muito brava mesmo…sinto muito e espero que tudo melhore, principalmente as pessoas que estao te desagradando aqui na blogsfera….tem pessoas que tem o prazer em estragar nossos dias, mas olha não vale a pena viu, seu blog é tao fofo e tao pesosal, esqueça as futilidades que andam no mundo…bjosssss e um dia felz pra te!!!Ro

    3. Juliana Péterle Falçoni disse:

      Oi Claudinha!
      Não tenho Blog, mas os acompanho a 1 ano e comecei pelo seu. Sou apaixonada por este mundo, penso sinceramente em criar um pra mim, mas cada vez que passo por aqui penso se sinceramente teria tanto carinho e dedicação para escrever tão bem escrito, detalhar tão bem detalhado, fotagrafar com tanto amor….acho que hoje não! Sei como é dificil ser mãe, esposa, trabalhar fora, organizar a casa, preparar festas de aniversário…imagine manter tão bem um blog! Te parabenizo pela dedicação, seu blog é incrível e fico triste por saber que existem pessoas tão sem ética e educação a ponto até estragar o dia de algém tão bacana como você. Super beijo e fique com Deus!

    4. Milena disse:

      Claudia,acho que o mundo do blog não é diferente do nosso mundo,portanto pessoas que existem na vida"real" e perturbam e são deselegantes,grosseiras,repetem com mais liberdade essa atitude ou,se sentem à vontade para praticar sua inveja e falta de elegância.
      Assim como,do outro lado,não tendo blog,acho meio deselegante também blogueira que só responde blogueira para criar links e mais público.
      Toda moeda tem seus dois lados…
      No fundo,tratamos de seres humanos e de relacionamentos e conviver de maneira bem humorada o tempo todo se torna quase impossível.
      Abraço,

      Milena

    5. Hanna disse:

      É, infelizmente atrás das maravilhas de se ter um blog existe tudo isso…
      Sem contar aqueles comentário forçados.
      Se eu vejo um post de algo lindo, nem que eu mande só um "LINDO!" no comentário, eu mando, mas pode ter certeza que eu li o post e pensei "é lindo!!!", não comentei por comentar.

    6. baixinha disse:

      Gosto muito do blogger e de tudo o que me tem trazido. Mas ultimamente tem-me tirado do sério por não consigo comentar em praticamente nenhum dos blogs que sigo e adoro seguir…

      beijinhos grandes e obrigado pelo post… espero que consiga ler este comentário

    7. Rosana Menegueli disse:

      Claudinha, bom dia… Menina adorei oque escreveu! Mas sinceramente nada mais me perturba,rsrsrs Mesmo a falta de educação e respeito de alguns indivíduos!
      Cheguei a conclusão que não vale a pena gastar nenhum segundo com nada que venha pra perturbar a nossa vida! E pra cada "chatonildo" de plantão, tem dezenas de pessoas lindas como você por trás do teclado, disposta a compartilhar, a ser sincera, a dedicar momentos da vida à outros que nem conhecem…
      E isso querida é que vale a pena!
      Deleta oque é ruim e pronto!!!rsrsrs
      Tenha uma semana maravilhosa!
      Beijos.

    8. Fatima Pereira disse:

      Você falou tudo, concordo com tudo que citou. Muitas pessoas tem preguiça de ler e te mandam um e-mail perguntando como fazer exatamente o que já está explicadinho no seu blog; outras acham que você só tem o blog e que a casa fique de pernas pro ar, e os filhos abandonados, e a barriga roncando de fome…Procuramos sempre achar um tempinho pra tudo, dedicamos carinho até no mundo virtual onde "não conhecemos" as pessoas com quem nos comunicamos, e fazemos as coisas do nosso geitinho porquê gostamos também, mas, poucas pessoas valorizam, reconhecem e agradecem , infelizmente!
      Não desanime, apesar de tudo, seu trabalho é ótimo , muito bem feito e não tem preço que pague, vale á pena continuar. Fé em Deus e pé na tábua!bjssss

    9. Artes e Inventos disse:

      Falou e disse…. O mais chato realmente são os trolls, se eu entro em um blog que eu não gosto, ou que eu não acho nada a ver, vou lá na caixinha e aperto no "X", sabe aquela história que o melhor da televisão é o botão que liga e desliga?? Não somos obrigados e não queremos agradar a todos, se fizessemos isso talves perdessemos a espontaneidade e a nossa própria caracteristica. Amei o seu post,Parabens pela sinceridade, continue assim, nunca perca a sua marca. Beijos…..

    10. Sheila Mendes disse:

      Oi Cláudia, td bem?
      Obrigada por me avisar sobre o plágio. Achei um desaforo dessa menina e estou com muita raiva de ver minhas fotos e o meu texto sendo repassados como se fossem delas. Naquele post eu cometi um delize, deixei de colocar marca d'água nas fotos o que fica mais fácil pra pessoas copiarem, agora colar o post inteiro é muita sacanagem. Onde devemos denunciar??
      Beijos e muito obrigada.

    11. Dani Hoffmam disse:

      Claudinha, nesses ultimos dias tenho pensado muito sobre tudo o que vc disse nesse post.
      E realmente não é fácil manter um blog, quanto mais com coisinhas desagradáveis…
      Mas adorei ler, e saber que não sou a única!

      Bjos,
      Dani

    12. Indy disse:

      Claro que não é questão de mau-humor.
      Você está certíssima, só falou a verdade, encontrar tempo para tantas coisas e ainda se dedicar a um blog, requer tempo, carinho, dedicação.
      Quando alguém se apropria de algo seu, ou qualquer dos outros fatores que vc citou, é certamente justíssima tal indignação.
      Adorei seu desabafo.
      Gosto muito do seu blog.
      Beijokinhas

    13. Entre rosas e princesas disse:

      O que é legal é que você é sincera. Gosto de pessoas que falam e assumem o que dizem.
      Quanto a estas chatices do blog e o pior a deselegância das pessoas, não estamos livres destes males.
      Existem pessoas para tudo neste mundo.
      Beijossss e é isso mesmo temos que criar uma política para o bom uso dos blogs e respeito para com o conteúdo tão bem trabalhado.

    14. Katia Bonfadini disse:

      Oi, Claudinha! Adorei esse post muito bem escrito e que abordou temas super recorrentes de forma clara e concisa! Também gostei muito do comentário da Milena, minha amiga pessoal, que conheci na blogosfera há mais de um ano.

      Sobre cópias e uso indevido de imagens e, no meu caso, de ilustrações, acho que é uma das coisas mais absurdas que acontecem nesse mundo virtual! Comigo já aconteceu de ter uma ilustração publicada em uma página inteira de um jornal do MS!!!! Quando fui questionar o fato, eles me pediram desculpas e me mandaram o PDF de outra edição do jornal com uma ilustração que não era minha! Isso me fez perceber que a apropriação de trabalhos alheios sem a permissão do autor é prática comum na edição do jornal.

      Também já descobri sites que vendem as ilustrações que fiz para o Chá entre Amigas e se dizem "exclusivos". Já consegui excluir os arquivos de duas lojas virtuais da ELO 7, mas mesmo assim, as "vendedoras" em questão se defenderam dizendo que "as imagens estavam em um álbum público e que não havia indicação de que não poderiam ser usadas". Sinceramente, não acredito nessa desculpa. TODO trabalho tem um autor, tem um criador, tem um dono. O uso do meu ganha-pão para fins lucrativos por outras pessoas é algo muito difícil de engolir e acho uma tremenda falta de respeito.

      E o blogspot está cada vez menos confiável mesmo… é uma pena, mas não dá nem pra confiar mais nas enquetes laterais!

      Parabéns pelo texto e pela iniciativa!!!!

      Um beijo enorme!

    15. Amehlia Digital ® disse:

      Claudinha,
      Adoro quando vc vem com um "trolóló" =D
      Estava deveras em falta nas visitas, estou em fase de possível mudança de volta p a capital e toma meu tempo as viagens…

      Bem, pendo q vc escreveu aquilo q realmente a maioria vive…qdo se faz um blog com seriedade e respeito.
      Infelizmente vejo q cresce entre algumas "blogueiras" a competitividade, uma disputa desnecessária e que só prejudica. Assim a delícia de postar, fazer amizades, ensinar e aprender, passam a ser puramente obrigação.
      Coisas de gente…
      O desrespeito está em toda parte, junto c a inveja, intolerância e a tal da preguiça.
      Levanto por volta de 5 da matina p dar conta do meu dia e encontrar essas picuínhas na rede, realmente desanimam qqer fíidideus. Já ensaiei várias vezes fechar o blog e ainda permanece pelo propósito q foi criado, terapia.
      Obrigada pelo espaço, pela prosa e pela fidelidade em se manter digna no meio de tantas 'oferendas'.
      Um bejim grande no seu coração!

    16. Alessandra disse:

      Realmente nao é facil manter um blog em ordem com tudo isso, esses spans me tiram do serio, o meu blog eh pequenino mas odeio qndo robam ideias de outras pessoas, isso é desagradavel ao extremo, ja roubaram imagens minhas fique de cara com isso, mas achei muito legal vc ter a iniciativa desse post, Parabens flor.

      bjao

    17. Cíntia disse:

      Oi Claudinha vc está correta em tudo. Não tenho blog mas sigo alguns, e odeiiiooo aquelas "gentinhas" que insiste em pedir consultoria, receitas ou outras coisas como vc mesma falou. Tem gente que parece não entender oq vc escreveu ao lado no canto direito do blog que vc não presta nenhum tipo de varios serviços, gente chata né?! Sabia que sigo um blog que a pouco tempo a dona descobriu que tinha uma louca se passando por ela em varias paginas da internet? Pois é, essa louca copiava não só textos, mas até fotos do filho, do marido, da família e da dona do blog, trocava os nomes e vivia uma vida como se fosse a dela… é desesperador! Você está certa e não esquenta a cabeça não, vc é maior e melhor que os "copiadore".
      abraços

    18. trecos e apetrechos da Fran disse:

      Concordo com você Claudinha o que mais me aborrece no momento são as oscilações do blogger, espero inclusive que esse comentário seja publicado pois está complicado…
      Beijos e ótima semana!

    19. Simone Scharamm disse:

      Pois, é, Claudinha,
      Agora você disse tudo!!!
      Há 1 ano atrás, quando criei o meu blog, nem imaginava que teria que "aturar" certas coisas, que são capazes de "azedar" o nosso dia por completo!!!
      Tenho sofrido com os comentários deselegantes, as cópias, a falta de respeito, as cobranças, mas principalmente, com as pessoas comodistas…aff!
      O incentivo, as amizades e a troca de experiências contam muito…mas não sei se está valendo a pena continuar. Ando esgotada com a instabilidade do blogger. Acho que vou me calar e ficar nos bastidores.
      Beijo, querida! parabéns pelo post!

    20. lilly disse:

      OLA CLAUDIA TD BEM?
      conheci seu blog atraves do blog da katia.
      adorei seu texto
      acho que é uma coisa que cansa a vida do blogueiro.
      a famosa encheção de saco
      meus blogs tem amsid e 12 mila cessos diarios.
      e eu recebo estas propostas indecentes como vc diz.
      como ja dissesram que meu blog é muito acessado e que poderia se tornar rentavel, eu pergunto: será que se pdoe confiar nestas parcerias?
      Bjs

      *´¨)
      ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
      (¸.•´ (¸.•` *Lilly
      http://blogdareforma.wordpress.com
      e
      http://coisadelilly.wordpress.com

    21. Gélia Carvalho disse:

      Oi Claudinha,

      Vi seu post sobre as grosserias das pessoas e falta de educação e corri para ler me e-mail, para verificar se não fui arrogante ou algo parecido…

      Vi que arrogante não, mas realmente não usei a palavrinha mágica POR FAVOR, o que foi uma falha horrivél ja que eu sou uma pessoa que gosta de ser tratada e tratar as pessoas com gentileza, eu peço desculpas do fundo do meu coração e não foi por maldade fui tão extensa no meu e-mail que acabei esquecendo do primordial não é meu costume mesmo, tanto é que fui averiguar…

      Entendo todo o seu desabafo apesar de não ter BLOG trabalho com todo tipo de gente e ja me deparei com o cúmulo da grosseria por várias vezes, vindo de donos de empresa, gerente, cliente e até colegas de trabalho, imagina só fazer algo com tanto amor o que percebe-se no seu Blog e ainda ouvir desaforos!! é um absurdo mesmo!!

      Eu tenho visitado seu BLOG de segunda a sexta, e tenho me inspirado muito nele, não só nas decorações, receitas, mas no modo de ser FELIZ, percebe-se pelos lugares que vc frequenta que é uma pessoa refinada, e de situação estável, mas não é por conta disso que demonstra toda sua felicidade, encontro alegria em vc nas coisas mais simples da Vida, as que não requerem refinamento ou alto valor, mais sim disposição e vontade de fazer alguém que amamos feliz, como vejo que faz pela sua família, zelando por ela, dando mimos, supresas etc..

      Eu era assim e por conta dos autos e baixos da vida me esqueci, mas com seu BLOG acabei voltando, continuo trabalhando fora, com problemas, mas chego em casa, querendo dar o melhor para meu marido e minha filha, para tb receber o melhor…

      Um Grande Abraço…e mais uma vez minhas sinceras desculpas

    22. milu disse:

      Primeiramente como pessoa educada, me apresento: sou Milu do blog Sosledad…Peço licença para comentar o teu post. Sou tuaseguidora, e concordo em genero número e grau tudo o que foi escrito.Estou a mais de uma semana com problemas no meu blog. Sumiram todos os meus gadget, ñ consigo fazer login, as visitas estão difíceis, só consigo visitar quem a bloger quer. Da vontade de desistir. Vamos ver…Fiz amizades especiais e por isso ainda estou me mantendo.Até quando a bloger quizer decerto…Bjs.

    23. ALEKA disse:

      Oi Claudia…
      Concordo com tudo o que vc disse…seu blog é uma inspiração a todos que te visitam…há bem pouco criei meu blog de artes e festas ….mas já tinha o de RA há alguns anos e sei o quanto passei por algumas situações expostas aqui…
      Hoje continuo em minhas casinhas…meus cantinhos pelas pessoas que se tornaram tão amigas…por elas vale a pena….
      Obrigado por ser essa pessoa tão especial para todos…
      Beijokas

    24. Anonymous disse:

      Oi Claudinha,

      Chato tudo isso q acontece…
      Vou ficar esperta pra não cometer nenhuma gafe…
      Mas fiquei assustada, por favor, não desista do blog, sei q não falou isso no post, porém me deu um medinho, pois amo o "Feito a mão" e seria muito triste não apreciá-lo todos os dias!
      Força pra vc e todas as blogueiras.
      bjs
      Lica Souto

    25. Leni disse:

      Olá claudinha, tudo bem??

      vi que vc teve total apoio das suas leitoras fiéis….eu concordo com vc que não é legal mesmo muitas coisas que acontecem nesse mundinho sem lei que é a internet, meu blog tem pouco tempo e tbem ficou bastante tempo parado depois que tive nenê, agora que estou retomando, por isso nunca tive problemas desse tipo..
      Você é maior que isso, não se estresse não querida…
      beijos
      Leni
      Artes da Leni

    26. Lila - Momwritter disse:

      Oi Claudia! Poxa estou um pouquinho constrangida por fazer um comentário neste post, pelo simples fato de não ter feito em nenhum de seus outros posts tão legais, mas é que este me deixou revoltada, rs
      Gosto muito do seu blog, aqui tem uma energia boa, não sei explicar, mas dá pra sentir que você escreve com carinho, dá muito e não pede nada em troca, por isso fiquei muito chateada ao saber dessas coisas que aconteceram com você. Pelo pouco que a conheço, sei que não vai se abalar, você é superior à isso, sem dúvida. É claro que tem hora que passa do limite e magoa, mas você sabe que tem muito pessoas que vêm aqui por que te admiram do que qualquer outra coisa , não sabe? Espero que isso não deixe que você desanime e que você continue escrevendo sempre e como sempre. Você é muito querida.
      Beijos!

    27. Anonymous disse:

      Claudinha tudo o que vc falou assino embaixo, pois existem sim pessoas que só querem as coisas na maior mordomia, tudo pronto e de fácil acesso, para essas pessoas só temos que lamentar e excluir sim dos seus contatos ou simplesmente ingnorá-las.
      Sinceramente não tive saco para manter meu blog, me casei logo no inicio, pois percebi que não é nada fácil vc abrir mão de ficar algumas horas fazendo coisas que são de prioridade para montar um post com figuras e fotos…
      Não sei se teria o mesmo jogo de cintura que vc tem para se desdobrar em várias para dar conta de tudo na sua vida além de cuidar e manter um blog, por isso tiro o chapéu pra vc e te admiro a cada post que vc publica.

      Bjo grande e ótima semana!

      Dri Cavalcanti

    28. Silvia Azevedo disse:

      Não se preocupe, Clau, seu post não tem nem um pinguinho de mau humor, a meu ver. São chateações reais, sim, mas algumas realmente não devemos dar ouvidos, apenas "deletar".
      Ter e manter um blog realmente é difícil, ainda mais para quem trabalha fora, é casada, tem filhos, e nada de empregada, diarista ou qualquer ajudante que seja. Por isso, talvez, se sinta tão mal com esses "absurdos" relatados. E tem razão!
      Só uma coisa: tome cuidado para que esses aborrecimentos não prejudiquem sua vida, sua saúde, tá?
      Estar de bem com a vida, saudável é a melhor coisa do mundo! Não permita se contaminar por causa de pessoas pequenas, sem educação, mesquinhas e que não têm o menor entendimento sobre o que é RESPEITAR O PRÓXIMO.

      Um cheiro pr'ocê e fique na Paz! (assim mesmo, com letra maiúscula)

    29. jane disse:

      Olá Claudinha!

      Eu não tenho blog mais sigo alguns e principalmente o seu, pois me identifico com tudo que faz. Percebo que faz tudo com amor e isso é o mais importante, não deixe que pessoas pequenas sem sentimentos ou mesmo sem um pingo de educação apaguem esse brilho e dom que Deus colocou em suas mãos , você ajuda muitas pessoas pode ter certeza e isso é o mais importante.
      Algumas coisas que vejo ser chatas, mesmo não tendo blog é pessoas pedindo algo que já está exposto ou copias e pirataria isso deixa qualquer um inconformado.
      Parabéns Pelo blog!
      Beijinhos!!!

    30. Patricia disse:

      Claudinha,
      Parabéns pelo post. Faz bem desabafar. Por essas bandas de cá já fomos troladas, copiadas em sermos citadas e acho até que pirateadas, além de recebermos cada proposta de "parceria" de arrepiar os cabelos. E tudo isso é muito desagradável, mesmo! Então, desabafe e brigue por seu espaço, que é maravilhoso e uma dos melhores da blogosfera. Quanto ao Blogger, tenho a dizer apenas que mudamos já faz um tempo para o WordPress e não temos nenhum problema com ele até então (sei lá no futuro). Mas a mudança foi assustadora. Se quiser mais detalhes, a gente pode se falar por email: patricegu@gmail.com
      Continue firme, forte, vigilante e brigante!
      beijos,
      Patricia

    31. saninha disse:

      É Claudia infelismente pra tudo tem um preço, pena que as vezes seja tão alto,que faz com que se perca a vontade de continuar. Mais respire peça força a Deus e continue, pois esse tipo de coisa acontece em quase todo o luga, a cada dia que passa as pessoas vão se isolando pra se proteger de criaturas assim,bjs espero que tudo passe e voce volte a sorrir e a nos presentear com post incriveis.

    32. Luci Cardinelli disse:

      Tanta gente na blogosfera reclamando de tudo isso.. uma pena! Eu adoro seu jeito educado, porque eu estav atão de saco cheio de certas coisas, que meu sangue italiano subiu e eu falei muito lá no Postando.
      Vejo amigas sendo agredidas, que me deixam mais irritada do que se fosse comigo. E infelizmente eu não vejo chance de melhorar, muito pelo contrário.
      Respeito é bom e nós gostamos, não é?

      beijos e uma ótima semana

    33. Marlene Casagrande disse:

      Cláudia! to tentando escrever aqui desde cedo e só agora consegui.
      Eu sou uma "blogueira sem blog", como vc sabe, tenho os meus preferidos e o seu, claro, é um deles! Adoro o Feito a Mão!
      Só tenho a agradecer pois vc é sempre mto atenciosa, ja pedi mtos favores e fui prontamente atendida. Até sorteio já ganhei aqui!
      Espero que vc esteja somente desabafando (com todo direito e com tantos motivos), mas que tudo isso passe e vc se sinta feliz e motivada a continuar por aqui, com a gente!
      Bjão
      PS: tem mais por e-mail,viu?

    34. Regiane disse:

      Oi Caludinha, tudo bem?
      Sabe, não tenho blog, mas diariamente visito o seu assim como outros de igualmente bom gosto, bom texto, boas idéias….inclusive até já tive retorno seu quando a consultei sobre lembrancinhas…..
      E já vi várias vezes a foto de um determidado blog aparecer (sem créditos) em outro blog.
      Acho que realmente deve ser brochante perceber a folga alheia…Quem não gostaria de ser lindo, rico, talentoso, admirado, saúdável invejado…..etc….etc…etc?
      Mas aí se esquecem que isso é fruto de trabalho (sim, acredito que blog dê muito trabalho), dedicação, respeito….
      Espero que vc tenha feito se entender pelos que mereceram suas palavras de advertência e que a respeitem como vc merece.
      Aprendí a admirá-la pelo seu blog, pois através dele percebemos o ser humano que vc é!
      Sucesso sempre!!!!!!
      Abraços,
      Regiane

    35. Pat Coutinho disse:

      Cláudia, li a sua postagem hoje e fiquei assustada. Criei um blog para mim este ano para divulgar o meu trabalho, mas tenho percebido que algumas pessoas não respeitam isto e tentam se apropriar dos posts e fotos.
      Eu também sou leiga em computador… em blog, nem se fala. Essa linguagem html não tenho a menor noção…
      No meu blog eu não faço a mediação de comentários, você acha importante fazer?
      Fique com Deus e boa semana.

    36. lilian vieira disse:

      oi claudinha,há algum tempo que sigo blogs como o seu,e agora resolvi criar um para mim por terapia,para me distrair,é triste saber que não podemos nem compartilhar , fotos da nossa familia sem ter medo,acho que não é mau humor seu você está certa!bjos………

    37. Lucilene disse:

      Oii, sempre estou por aqui visitando seu blog, mas tenho que concordar que o Blogger anda muito chato ultimamente e cansativo!
      Concordo com tudo o que você disse, realmente, tudo tem o lado bom mas também tem o lado ruim!
      beijão

    38. Priscila Vargas disse:

      Claudinha, já vi seus posts em outros blogs, e em alguns de fato não tinha os devidos créditos e eu já fiquei chateada de ver que pessoas agem assim, imagine você mesma vendo isso.
      Eu tenho meu blog, mas escrevo apenas por terapia, por causa da minha depressão, então não tem tantas visitas assim e por isso mesmo não passo por situações como você descreveu. Porém entendo sua indignação, só espero que essas chateações não a impeça de continuar compartilhando sua experiência com a gente, pois seria uma perda muito grande para mim que já me acostumei a vir toda a semana conferir as novidades e me inspirar a fazer tanta coisa legal que seu blog oferece.
      Você é uma benção de Deus em minha vida! Por isso peço que Deus também a abençoe mais e mais!
      Beijos!

    39. Kris Nardini disse:

      Claudinha, você colocou aqui TUDO que eu penso…. As vezes dá preguiça, né? Já tive até vontade de desistir…
      Sem contar aqueles que escrevem: " Você poderia me enviar tal receita por e-mail? Ass. sem-noção@hotmail".

      Tenho tentado relevar mas em alguns casos tenho vontade de chutar o pau da barraca! hahahaha

      Beijos

    40. Irene disse:

      Olá Claudinha!
      Você é uma fofa!!!! Estou viciada em vir aqui. Ontem estava comentando quanta paciência, dedicação e trabalho dá pra escrever um post, tirar fotos, deixar tudo programado, daí vem alguém e simplesmente copia tudo e assina como se elas fossem as donas das palavras… é pra ficar muito brava mesmo e você é nossa inspiração para deixarmos o mundo um pouco melhor. Continue sem desanimar…Beijos (vc diz um cheiro…rsrsrs)Irene Brito

    41. Feito a Mão disse:

      Boa noite, minhas queridas!

      Nada como uma discussão dessas para nos fazer perceber como estamos cercadas de pessoas boas, solidárias e carinhosas. Não dizem que toda desgraça tem um lado bom? Ser banhada por essa corrente do bem é o lado bom dessa tormenta.

      Hoje tive uma alegria grande. Recebi a confirmação de que o Google aceitou minha denúncia e excluiu o post clonado do blog pirata. É bom saber que ainda temos algum recurso contra pessoas sem ética e respeito.

      Se vocês têm algum conhecimento sobre programamção neurolinguística, sabem que quanto mais enfatizamos uma coisa ruim, mais ela cresce em nossas mentes.

      Se acreditam em Deus, sabem que não devemos guardar rancor e que o perdão é feito para aliviar a angústia de quem o oferece e não de quem o recebe.

      A pessoa que me copiou esteve hoje postando por aqui, como anônimo. Peço desculpas por excluir seu comentário, mas ele não era digno da educação e civilidade que todas vocês merecem.

      Pessoas têm pontos de vista diferentes, mesmo as que ofendem o direito alheio podem se sentir ofendidas, sob seu ponto de vista. POr mais que eu viva, ainda me surpreendo com a reação das pessoas.

      Há uma frase de Descartes que resume bem tudo isso: "Não há nada repartido de modo mais equitativo no mundo do que a razão: todo mundo está convicto de ter suficiente."

      Não adianta mais falar sobre o assunto. Estou bem, não se preocupem que esta que vos escreve ainda aguenta alguns trancos. Não sei quantos ainda até que tenha coragem de chutar o balde e encerrar o blog, mas quando leio as dezenas de emails e comentários positivos que recebo diariamente, penso que nenhuma felicidade é plena. Tudo tem um preço a ser pago.

      Tenham certeza de que continuarei postando com o mesmo carinho e dedicação de sempre. Vocês não merecem que eu mude por eventos como este.

      Peço apenas que quem quiser e puder me ajudar, quando vir algum post meu clonado por aí afora, me avise. Minha preocupação é mais jusitficável se o post contiver imagens da minha família. É um pedido que faço como mãe.

      No mais, muito obrigada pela força. Vocês não imaginam o quanto foi importante cada palavra recebida.

      Um grande abraço,
      Claudinha.

    42. Flávia Mergulhão disse:

      Falou e disse e assino embaixo (pode?rs)
      O que mais me irrita são as idas e vindas do Blogger- agora por exemplo para eu conseguir postar um comentário tive que baixar o Google Chrome, pq no Internet Explorer eu era Anônima!
      E outra tb…sujeito que nem lê seu post, vai lá e posta um comentário te perguntando algo que está bem óbvio no post….rrrrrrr(irritação!)
      e vamos levando…
      Um beijo grande e parabéns pelas elucidações!

      Flávia

    43. Renata Neris disse:

      ARRASOU!!!

    44. Piena disse:

      Sempre te leio no meu Google reader e concordo com tudo que disse, já tive aborrecimentos e olhe que meu blog é pequenininho e com poucos leitores…

    45. Daniella Branco disse:

      Olá Cláudia, tudo bem? Concordo com tudo o que você disse! Ainda mais agora que acabei de fazer um blog, tem que ter cuidado mesmo com tudo o que colocamos nele…E te acompanho desde o comecinho do ano quando estava planejando a festinha da minha filha e seu blog me trouxe muita inspiração…

      Criei o meu agorinha e vim correndo te seguir, mais ainda não sei direito…gostaria que me seguisse pois com o passar do tempo eu irei aprendendo a mexer nele!!

      um beijo e fica com Deus!

      o endereço é esse:

      http://pelasmaosdamamae.blogspot.com/

    46. Sayonara Soares dos Santos disse:

      Oi Cláudia

      Graça e paz
      Realemente no mundo em que vivemos as pessoas estão com muita, mas muita vontade de receber e dar alguma coisa em troca que é bom nada!E nessa ciranda, a educação foi ficando de lado e com o tempo alguns acham que ajudar passa a ser obrigação do outro! Não se chateie! Tenha a certeza que seu blog é um excelente veículo de interação e espaço para amizades e quem não entende isso, nem deveria estar aqui…rs Bju Grande

    47. Ioly a dona do verdades... disse:

      Claudinha, isso tudo é muuuito chato. Mas espero sinceramente que os acontecimentos que lhe inspiraram a escrever este post, não consigam te tirar do ar.
      Adorooo seu blog, passo várias vezes por aqui, mesmo quando não tenho interesse específico, mas para apreciar a beleza de suas criações.
      Olha te citei lá no blog no post de hoje.
      bjk

      verdadesdemae.blogspot.com

    48. Daniele Mariano - AL disse:

      Oiii Claudinha
      Pense numa agonia, eu vir aqui querer escrever e não poder..rs (Meu not tava com problema não conseguia digitar uma letrinha sequer, tava usando o teclado virtual mas tem que ter muuuita paciência, coisa que tá me faltando ultimamente..rs)
      Ó concordo com tudo o que as meninas disseram e vou ficar daqui só torcendo pra que essas "anônimas/sem noção" peguem o caminho da roça (já to em clima de São João, tá vendo? kkkk)
      Um bj, um cheiro e força na peruca

    49. Ligia disse:

      Claudinha, essa pessoa tem mto mais a perder do que vc! Penso que este blog é só um pedacinho de vc, que vc faz a gentileza de dividir com todo mundo que passa por aqui.
      Vc é ótima, exemplo de mãe, de esposa, de artesã, exemplo na dedicação com que executa td. Td que fazemos com o coração nos faz bem! Então não liga não, afinal vc fez a sua parte, o que te faz bem! A falta de educação, de gentileza, o abuso, as cópias, as pessoas que vivem nas costas dos outrose td isso mais, é pior pra elas mesmas. Não que não seja ruim para nós convivermos com elas, é sim! Mas é mto pior para elas mesmas que um dia vão aprender com a vida que estavam erradas! A gente colhe aquilo que semeia. Vc é ótima, não se entristeça! Tenho certeza que vc faz o coração de Deus sorrir com suas atitudes! beijos

    50. Anonymous disse:

      Bom dia Claudinha,

      Segunda feira estava bem frio aqui em São Carlos, em tão decidi fazer a Sopa de palmito Gratinado que voce ensinou. Ficou deliciosa, apenas não gratinei com o masarico, do resto fiz tal qual falou.
      Aqui em São Carlos nesta epoca do ano é bem comum as noites de Caldos, portanto esta receita entrara para minha sessao de caldos.

      Bjs
      Claudia Cordero
      claudiacordero@zipmail.com.br

    51. Penha Luzia disse:

      Claudinha linda não liga para esses comentários não
      .. vc não tem obrigação nenhuma.. apenas gosta de dividir conosco o que a prende e coisa rara hj em dia dividir..
      essas pessoas são totalmente desocupadas e so querem irritar
      o Nega seu blog é lindo cheio de suavidade carinho e vc tem cara de doce..
      leio ele todo dia parece jornal meu marido fala kkk
      fica em paz tá..
      e vamos em bora que se alguem nos faz tropeçar aki levantamos ali
      INVEJA MATA..
      bjos

    52. Lucia Laureano disse:

      Claudinha,
      Depois da nossa troca de e-mails, terminei correndo umas apresentações que tenho fazer amanhã e corri aqui para ler o que você havia escrito sobre o acontecido… A "cara de pau" humana, realmente me surpreende!!!
      Só nós sabemos o sufoco que é manter um blog, o quanto dá trabalho escrever um bom post e não falhar com a frequência das postagens, isso para alguém que tem tempo disponível já é muito duro, para nós, que temos trabalho, casa, marido e filhos então, é um Deus nos acuda!!!!!
      Pior é que as pessoas te cobram! São malcriadas e pouco agradecidas! Claro que não falo da maioria esmagadora de pessoas que são sempre carinhosas conosco, mas sempre tem o mal elemento que acha que você não pode errar!!!!! Pera aí, eu sou de carne e osso, eu tenho o direito de errar e falhar também!!!
      Enfim, vamos seguindo enquanto a balança estiver no positivo… E eu espero que ela fique assim para sempre!!!!!!!!
      milhões de beijos,
      Lucia

    53. Sueli disse:

      Claudinha, boa noite!!

      Li há alguns dias este post, mas só agora pude parar para responder.

      Achei importantíssimo tudo o que escreveu, pois todos nós estamos sujeitos a tudo isso.

      Eu me enquadrei em um ponto do seu texto, mesmo com o seu blog tão explicadinho, eu já te enviei uns dois emails pedindo receita, pois realmente não encontrei, até dei risada na hora, pois me senti super mal. Peço desculpas se pisei na bola, com toda certeza não foi por mal, foi por não saber encontrar mesmo.

      Mas com certeza valeu muito o seu aviso, pois aprendi com tudo isso.

      Querida, infelizmente passamos por estas coisas em quase tudo na nossa vida e vamos aprendendo um com o outro a lidar com estas situações.

      Amo o seu blog e com certeza aprendo muito com ele.

      Fico feliz que foi feita justiça com quem errou, isso só serve para abrir os nossos olhos.

      Um gde beijo,
      Sueli

    54. Bicha Fêmea disse:

      Oi, Cláudia!
      Passei por aqui para te visitar, aí dou de cara com esse post seu, tão chateado… imagina se não entendo?! Como poderia?!

      Menina! Que parceria infame de publicar “textos técnicos bem escritos” foi essa? Eu morro e não vejo tudo… tem que rir para não chorar com essas coisas. Já recebi umas coisas “nada a ver” também, mas eu acho que isso aí foi o máximo que já ouvi falar… afff…

      Quanto aos Trolls, já conversamos sobre isso via skype. Sabe qual é a melhor maneira de alimentá-los? É dar atenção de alguma forma. Quando receber algum comentário desse tipo (e eu espero que você modere os seus), nem responda. Respire fundo e delete. Se puder, nem fale mais sobre a existência deles em posts… assim, ele não se cria, não ganha fôlego, e te esquece. Vai por mim! ;)

      Já vi pelos posts posteriores que você está melhorando, o bom humor está voltando. Tanto melhor, Cláudia… tanto melhor… :)

      Fique bem, viu?
      Se te serve de consolo, você não é a única a ter certos momentos de chateação. Tente encontrar formas de resolver esses problemas, e não permita que isso tire o teu prazer de blogar. Se não for assim, não vale a pena…
      Beijos,
      Lidi

      • Feito a Mão disse:

        Andrea, já consertei o link. Muito obrigada por avisar. Com a ajuda de vcs, em breve, não haverá mais nenhum link apontando para o blog antigo. Um cheirão!.

    55. andrea disse:

      claudinha depois do email que vc falou que tinha postado sobre o que fizeram ” roubaram essa é verdade acabei de ler , realmente temos que cuidar das nossas coisas.
      eu tenho comigo assim ” falam de mim bem ou mal o dificil é ser eu “.. entao é o mesmo” fazem igual ou não o dificil é fazer igual o meu”, pode ter certeza que igual e o sentimento nunca vão copiar!bj

    56. Liliane disse:

      Olá!!!

      Parabéns pelo blog. As materias e os “passo a passo” são otimo. OBRIGADA POR COMPARTILHAR SUS CONHECIMENTOS.

      UM ABRAÇO!

    57. Luciana disse:

      Adorei seus comentários, num momento de ócio criativo forçado por repouso pós-cirúrgico, fiz um que tinha muita vontade e faltava tempo, sobre festinhas e dicas do que eu e outras amigas já fizêmos. Adoro seu blog, já “esbarrei ” nele em várias buscas. Parabéns!

    58. [...] Muitas participações na Seção Feito por suas Mãos, mais dicas sobre a viagem a Orlando e um post desabafo, onde eu expus as chateações nos bastidores de um blog, das quais nem todos fazem [...]

    59. Renata disse:

      Olá Claudia
      Descobri seu blog no final do ano passado em busca de ideias para o aniversário do meu filho de 2 anos.

      Adorei o trabalho. Objetividade e organização são as diretrizes de seu blog. Além disso, você sabe trabalhar muito bem com a interatividade de seus leitores ( e acho que disso entendo, pois sou jornalista) e mantém, claro na medida do possível, o espaço atualizado com novas propostas.

      Acabei lendo seu desabafo só agora, na retrospectiva de 2011, e concordo contudo, apenas fica uma sugestão com relação as fotos de sua família. O blog nasceu de sua demanda com as crianças e é claro que vc quer dividir com seus ‘amigos virtuais’ muitas das alegrias e momentos compartilhados com elas, contudo é muito difícil controlar o rumo que estas imagens terão. É uma briga perdida. Vc tem toda a razão, internet é terra de ninguém e não há ‘xerife’ para nos defender. Projeta-se, pois as maldades da vida real se refletem na internet.
      Usaria apenas imagens dos produtos, passo a passo, das festas, sem pessoas.
      Um abraço e com certeza estarei por aqui lendo seus novos posts!

      • Feito a Mão disse:

        Oi, Renata! Obrigada pela preocupação e empatia. Venho mudando meu modo de escrever e postar fotos ao longo desses 3 anos, por esses motivos que vc citou. Mas justamente essa cautela é que me causa certos bloqueios. Não queria fazer o gênero jornalístico impessoal. Não era isso que tinha em mente quando criei um blog. Como falar de experiências pessoais sem se expor? Aos pouquinhos vou encontrando o jeito certo, se é que ele existe. É sempre bom receber um comentário construtivo como esse seu. Feliz ano novo!

    60. Vânia Raquel disse:

      Olá, bom dia!!
      Adorei esse post!! Tb tenho blog e nunca tinha pensado nisso antes… é bem assim mesmo!!
      Comecei a seguir seu blog por causa da receita das Panquecas de Alçobaça que amei fazer. Fiz na versão integral e com açucar light, ficaram uma delícia… comemos com geleia light.
      Parabéns pelos posts.
      Abs
      Vânia Raquel
      obs.: qdo tiver um tempinho dá uma olhadinha no meu blog.
      http://www.ecobiju-vaniaraquel.blogspot.com

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário