Mesa de lanches com artes de papelaria e receitinhas de guloseimas


Como eu havia prometido, vou postar todas as receitinhas que eu utilizei na festinha da Clarinha. Quase nada é novo, mas pode ser que alguém ainda não conheça. E, de quebra, vocês conhecerão o lindo trabalho que a Cristina, do Bird’s Party criou para esta festa.
Para quem não lembra, a Cris é nossa velha frequentadora, foi quem inaugurou a Seção Feito Por suas Mãos. Ela é brasileira e mora no Sul da França, mas prefere escrever o blog em inglês. Isso não chega a ser um problema para quem não é fluente no idioma de Shakespeare, já que a ferramenta de tradução está presente no Bird’s Party.
A Cris já vinha querendo bolar uma festa no tema Alice in Wonderland e quando eu lhe disse que este seria o tema da festinha da Clarinha, resolvemos fazer uma parceria que a mim pareceu perfeita! Ela tem extremo bom gosto e o kit criado me agradou muitíssimo.
Usei a mesa de Jacarandá que eu tinha comprado recentemente para acomodar os lanches servidos na festa. Como não havia garçom, coloquei as comidas à disposição dos convidados mirins o tempo todo na mesa. Os refrigerantes estavam numa caixa de isopor com gelo também à disposição de quem quisesse se servir. Mas, como eu sei que tem criança que não para de brincar para comer, fizemos um intervalo nas brincadeiras para que eles pudessem lanchar sossegados.
A foto acima foi tirada por mim, às pressas, antes mesmo de colocar a gelatina no primeiro andar da torre.
Eu usei nesta mesa as passadeiras que havia feito pensando na mesa principal. Gostei do resultado, acabou ficando mais alegre e colorida que a outra.
Vocês já viram os biscoitinhos em formato de coelhos, lembram? As etiquetas “Coma-me” e Beba-me” fazem alusão à cena de chegada da Alice ao País das Maravilhas, as crianças brincavam de esticar e encolher, comendo e bebendo os itens marcados com elas.
IMG_2727
IMG_2721
IMG_2716
Servi mistinhos frios. O pão está assim (esburacado) porque pedi para fazerem sem ovo por causa dos convidados alérgicos – o ovo ajuda a massa a ficar mais compacta. Em dias de festa é conveniente ser a filha do padeiro. IMG_2707Além dos sanduíches e biscoitos, tinha também pão de queijo, torteletes, doces comuns e de copinhos e as barras de chocolate, com etiquetas feitas pela Cris. Os pratos quentes (cachorro quente e atolado de macaxeira com carne de sol) foram servidos na hora, em bandejas que viam da cozinha direto para a mesa.
Lembram que eu tinha feito dois kits de bonecos de feltro? Resolvi usar o segundo na mesa de lanches e foi ótimo, pois eu não tinha bolado nada de especial para ela, além as artes de papelaria da Cris.
IMG_2728
Esses porta recadinhos eu trouxe da minha viagem a Buenos Aires, ano passado, foram comprados numa das lojas Morph e fazem parte de um conjunto de 4 unidades de cores variadas.
A Cris elaborou etiquetas para cobrir os chocolates que o recreador usou para presentear as crianças nas brincadeiras. Eu só bolei as frases dos rótulos. Imprimi as etiquetas em papel A4 normal e usei fita dupla face para prender.
O restante das artes eu imprimi em papel Opaline 180g/m.
Maria Clara 9 anos – Edição Limitada
IMG_2715
Maria Clara – Edição Comemorativa do nono desaniversário
IMG_2726
Lembrança do nono desaniversário da Maria Clara
IMG_2719
Minha grande surpresa nessa festa foi receber de presente de uma leitora do blog, a Cacau, as passinhas feitas por sua mãe. Nós nos conhecemos apenas por e-mail e telefone, mas a Cacau foi super gentil e eu não poderia recusar seu presente.
As passas estavam deliciosas! Cacau, muito obrigada pela gentileza! Adorei conversar com você.
IMG_2724
Além dessas artes, vocês viram que os pirulitos de brigadeiro também estavam ornamentados com etiquetas feitas pela Cris. Só que os coloquei na mesa principal.
Ainda essa semana publicarei o post que ensina o pap desse arranjo.
Bem, vamos às receitas…
Receita de Tortinha de Limão no copinho
IMG_2711
Eu já fazia torta de limão há décadas, usando a massa de biscoito, mas nunca tinha tido a ideia de servi-la em copinhos. A inspiração eu tirei dos copinhos que a Lúcia mostrou aqui, mas mantive as proporções da minha receita tradicional, que não leva creme de leite.
Ingredientes:
200g de biscoito maisena
100g de manteiga derretida
2 latas de leite condensado
Suco de 2 limões
Modo de fazer:
Triturei os biscoitos no liquidificador e peneirei para que não ficasse nenhum pedaço. Derreti a manteiga e juntei o biscoito triturado, mexendo sempre até tostar a farofa.
Arrumei a farofa de biscoitos até a metade dos copinhos.
Bati no liquidificador o leite condensado e o suco de limão até que a mistura encorpasse (uns 5 minutos, mais ou menos) e completei os copinhos.
Não enfeitei com raspas do limão por um único motivo, esquecimento!
Rendimento: 20 copinhos
Brigadeiro de copinho
IMG_2710
Ingredientes:
3 latas de leite condensado
9 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de manteiga
3 caixas de creme de leite
Modo de fazer:
Leve tudo ao fogo os três primeiros ingredientes até engrossar. Quando começar a ferver, acrescente o creme de leite, espere alguns minutos e desligue.
Conserve os copinhos de brigadeiro na geladeira até a data da festa, mas só coloque o granulado powerball na hora de servir, para não amolecer.
Rendimento: 30 copinhos.
Gelatina de morango e uva
Gelatina todo mundo sabe fazer, não? Posso dizer que, para minha surpresa foi o item mais apreciado pela garotada. Todos repetiram. Acho que o calor ajudou a consumir algo mais geladinho e refrescante.
Vejam que luxo as etiquetas do copinho de brigadeiro criadas pela Cris:
Eu quase não as usei porque não tinha encontrado copinhos brancos, só os pretos. Por sorte um dia antes da festa, achei esses copinhos.
Para os pretos eu tinha criados etiquetas com naipes de cartas, mas não as plastifiquei, apenas apliquei goma laca. Quando retirei os copinhos da geladeira, eles começaram a suar e mancharam as etiquetas, acabei arrumando-os de costas, para não prejudicar as fotos.
Vou compartilhar o truque que uso para guardar os copinho em geladeira, ocupando o mínimo de espaço possível.
Coloco todos os copinhos numa assadeira de alumínio, cubro com filme plástico, para que não peguem cheiro, e empilho uma assadeira em cima da outra nas prateleiras da minha geladeira. Se você não tiver tantas assadeiras, pode usar bandejas plásticas ou até mesmo papelão.
Espero que tenham gostado.
Até a próxima!
    Postado por Feito a Mão em culinária,festa infantil | Comentários (47)
    

    47 Comentários to “Mesa de lanches com artes de papelaria e receitinhas de guloseimas”

    1. disse:

      Estou apaixonada pelo seu trabalho.
      Parabéns, que capricho mulher !!!
      Virei fã, seu blog já está nos meus favoritos.
      Beijos.

    2. Paty disse:

      hummmmmmmm, que delicia de comidinhas… amo comida de festa de criança… seu cachorro quente deve ter ficado delicioso!!!!
      o kit da festa ficou maravilhoso… parabéns à Cris
      um gde beijo

    3. Cíntia disse:

      Muito bom, eu estava atrás da receita de tortinha de limão faz tempo, sua receita é prática e barata. Vou testar.

    4. esbossando ideias disse:

      maravilhoso…Claudinha…
      estou a busca de ajuda para festa fazendinha estou aberta a todo tipo de ajudas passa lá no meu blog e seja bem vinda…beijos..
      Aczia…

    5. Gerliane disse:

      Encantada… meu blog preferido…

    6. Cristiane disse:

      MARAVILHOSO!!!!!!!!!!!!
      CLAUDIA, QUERIA SABER SE NESTA FESTA HAVIAM ADULTOS OU SOMENTE CRIANÇAS.
      OBRIGADA POR COMPARTILHAR TUDO ISSO CONOSCO!!

    7. Cris Rosa disse:

      Amei tudo!Lindo, caprichado e deve ter ficado delicioso!
      bjkas

    8. Marta disse:

      Demais as comidinhas! Certamente tudo uma delícia.. o mousse de limão é tudo de bom!!!
      Beijocas

    9. Emanuela Cavalheiro disse:

      Tudo muito lindo, mas há uma pergunta que não quer calar, que são esses acho que docinhos, que parecem casadinhos com fitinhas azuis?

      Beijos,

      Emnauela

    10. Su disse:

      Querida, eu ainda não vim aqui comentar nada sobre sua festinha, mas tenho lido que recebo, vc está de parabéns que festa linda, tudo muito caprichoso, um detalhe mais lindo que o outro, estou apaixonada pela sua casa, que espaço maravilhoso vc tem, nem preciso dizer que aprendo muito com toso estes detalhes, vc é demais !!
      Parabéns, parabéns e parabéns!!
      Em casa eu tbm faço este mousse de limão, é um sucesso, todos amam.
      Bjs!!

    11. Marlene Casagrande disse:

      Nossa qta coisa gostosa e tão fáceis de fazer! Não conhecia a tortinha no copinho, adorei!
      Vc comentou que as crianças não param de brincar pra comer, tem toda razão, vc contratou recreador, né? é suficiente pra deixá-los entretidos?
      Outra coisa, e os convites? Acho que não os vi por aqui… rss
      To mostrando tudo pra minha cunhada se animar e fazer a festinha da minha sobrinha neste tema.
      Bjo!

    12. Debbys disse:

      Gente, que coisa mais linda! Claudia, parabéns pela festa, deve ter sido realmente incrível.. só por esses arranjos, enfeites e comidas.. nossa, eu queroo.. kaakkaak.. adorei! ^^
      bjssssss

    13. Líviany Moura disse:

      Tudo lindo, pra variar! rsrsr

      Beijo gde!

      docesucre.blogspot.com

    14. Alethéa disse:

      Menina! que espetáculo!!! adoooro seu blog, visito diariamente e recomendo para as minhas amigas. Suas dicas são valiosas!! Parabéns por tudo e por compartilhar!! abraço. Ale.

    15. Denise Padoan disse:

      Claudinha do céu… que maravilha de mesa!
      Nossa! Já olhei as fotos umas duzentas vezes… ficou lindo demais!
      Parabéns!
      Adorei as dicas e as receitinhas… já anotei! =D
      Super beijo!

      depadoan.blogspot.com

    16. Mi disse:

      Claudinha,
      eu AMEI tudo na festa da Clarinha!!!
      Fiquei vários dias sem computador, e depois sem internet… por isso fiquei um tempão agora vendo todos os detalhes da festa. Adorei, como sempre.
      Parabéns, a festa ficou mesmo muito agradável e divertida.
      bjs,
      Mi

    17. Ateliê da Ritíssima disse:

      Claudinha, como sempre, ficou tudo lindo e perfeito!! vc manda muito bem em todos os detalhes! Amei cada ideia. Bjs

    18. Mariane Prospero Polins disse:

      Ai que delícias! A tortinha de limão feita uma a uma com direito a massa e cobertura ficou demais, deu água na boca!
      Abç!

    19. Elaine disse:

      Claudinha,

      Adorei esta mesa! No aniversário da Elisa pretendo fazer algo deste tipo, mas como mesa principal mesmo, simplificando cada vez mais. Havia visto algumas mesas da Cris e adorei o conceito, principalmente estas garrafinhas que você fez. Você comprou pela internet? Onde achou? Eu já andei pesquisando estes itens mas achei somente garrafinhas de 35mls, gostaria de garrafas maiores.

      Bjs,

      Elaine

    20. Feito a Mão disse:

      OI, meninas, muito obrigada!!!!!
      Vou responder às que me perguntaram algo, ok?

      Cristiane, os únicos adultos da festa eram minhas irmãs e cunhados, minha cunhada e noivo, meus sogros e o padrinho da Clara. Nem meus pais puderam comparecer.

      Emmanuela, os docinhso são feito com leite condensado, e presos em cachinhos d epassas, ficam tão delicados. Foi um presente da Cláudia, minha xará, que é leitora do blog e mora na mesma cidade que eu. Foi a mãe dela quem fez. Estavam magníficas!!!!

      Marlene, vou preparar um post exclusivamente com o convite. Ficou lindo! Acredita que não fiz isso porque a Clara enviou os convites pra escola antes de eu fotografá-los? Terei de fazer um exemplar a mais só pra fazer o post.

      Elaine, as garrafinhas comprei aqui mesmo, numa loja chamada Felícia. Custaram 3,50. Um pouquinho caras, mas deram um efeito legal.Só comprei 12, pra fazer média na mesa, as crianças queriam cada qual uma… Sabe como são as crianças, né???

      Gente, para entrar em contato com a Cris, basta deixar um recado no blog dela, em protuguês mesmo. Se preferirem, o e-mail dela é:
      birdcrafts@gmail.com

      Um cheiro pra todo mundo e muito obrigada pelos elogios, mais uma vez. Não sou narcisista, mas quem não gosta de receber elogios???? Ainda mais por coisas que nós mesmas produzimos com tanto amor?

    21. Katia Bonfadini disse:

      Claudinha, amei as bandeirinhas, as garrafinhas, os doces, os pirulitos em forma de ramalhete… Quantos detalhes!!!! Achei que a mesa fosse só aquela do jardim e que surpresa perceber que a festa continuou dentro de casa!!!!! A decoração ficou perfeita e já te falei que estou começando a pensar em um Chá de bebê, né? O FEITO A MÃO será minha fonte de inspiração número um!!!!! Parabéns por tanta criatividade sempre!!!!! Bjs!

    22. Lucilene disse:

      Oi, Claudia

      Não exagerei nos elogios não. Essa mesa também ficou um charme. Vou fazer a tortinha de limão, também não conhecia. Sua festa foi linda e muito obrigada por dividir conosco.Bjs!

    23. Lucia Laureano disse:

      Oi Claudinha,

      Aproveitando a sexta tranquilinha e pré carnaval, para colocar em dia a leitura do seu blog (Almocei com a Pri esta semana e ela me falou dos post sobre a festa da "Alice") e não é que tive uma deliciosa surpresa em ver meu nome por aqui!!!!
      Menina, queria ter a sua disciplina para postar! Já passei a receita da tortinha de limão e do pavêzinho umas 20 vezes por e-mail, mas não paro para fazer um post dedicado a isso nunca!!!! Impressionante!!!!!
      Um beijo enorme, da sua fã de sempre,
      Lucia

    24. Caminho no Amor disse:

      Claudinha

      Estou encantada com seu blog, seu cuidado com as festinhas.
      Quisera eu ter todo esse tempo e principalmente paciencia..kk
      Poderia me dar uma dica de como vc faz essas etiquetas dos copinhos, que material usou para faze-las.

      Bjssssss
      Sil Machado

    25. soraya disse:

      amei a sua festa inspirada no país das maravilhas…tirei muitas idéias para a festa da minha filha q terá o mesmo tema…gostaria de saber onde vc encontrou esses copinhos para gelatina e as garrafinhas de suco q estão simplesmente lindasss….

    26. Jourdana disse:

      Claudinha, virei fã do seu blog. Já estou bolando o niver da minha pequena de 3 anos…. E é só para Novembro. Adoro fazer coisas artesanais…
      Me diz uma coisa, fiquei encantada com esses docinhos de uva passa, dá aimpressão de serem pequnas nozes (igual aquela que o esquilo tenta comer em A ERA DO GELO kkkk), você poderia nos dizer como é? Eu sei que foi presente, mas a foto não dá pra ter uma idéia bem exata como eles eram, foram amarrados de 2, esse pequenos detalhas… ;) beijos

    27. [...] uma profissional de Maceió, que fez aquelas passinhas lindas que eu ganhei de presente no último aniversário da Clarinha. Ela é mãe da Cláudia Moraes, leitora do blog, cuja festinha de Branca de Neve faz parte do post [...]

    28. Eliza disse:

      Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tudooooooooooo!!!!
      Nossa peguei otimas ideias para o aniversaria da minha princesa Alice.

      Parabéns pelo blog, é um showwww!!!!!!!!!!!

    29. [...] que eu mostrei a papelaria da festa Alice no País das Maravilhas, criada pela querida Cris, da Bird’s Party, recebi muitos [...]

    30. ozielma disse:

      Adoreiiiiiiii !!!!!!!!!!!
      tudo muito lindo. Minha filha e eu adorei Alice no País das Maravilhas. Você poderia me enviar
      os moldes dos personagens em feltro?
      Bjs.

    31. Vera Jardim disse:

      Acho sua pagina sensacional,tudo que voce apresentada e viavel e realmente pode ser copiado.Abraços
      Vera Jardim

    32. jucilene disse:

      olá,gostei do pirulito de brigadeiro,teria como vc enviar a receita para mim ? obrigadoo

    33. Aline Gonçalves disse:

      poxa Claudinha que coisa mais linda do mundo =)
      Mas deixa eu te perguntar…
      onde vc acha que posso conseguir essas garrafinhas?
      Aguardo sua dica, bjos Aline =)

    34. [...] em cima da mesa coloquei mini tortinhas de limão copiadas do feito a mão, mini copinhos com doce de abóbora, cupcakes de chocolate e brigadeiros [...]

    35. suely disse:

      adorei boas ideias

    36. Daniela disse:

      Vou fazer uma festa da alice de 15 anos e pretendo usar essas garrafinhas mas não sei o que colocar, o que vc colocou dentro delas?? Me ajuda pf rsrs… desde já agradeço :D

    37. luciana disse:

      Olá,parabéns amei tudo!!!
      Vou fazer uma festinha para o meu filho semana que vem e gostaria de saber como que se faz essas etiquetas e que tipo de papel usar.Obrigada

    38. janaina disse:

      amada sao otimas suas dicas gostaria de saber se podes me informar qual é o papel utilizado no chocolate personalizado do desaniversario da maria clara que esta na sua pg ‘Mesa de lanches com artes de papelaria e receitinhas de guloseimas agradeço se me enviares por e-mail a resposta abç

    39. Luciana disse:

      Olá! Minha filha vai fazer 6 anos e escolheu Alice como tema. A festa vai ser em casa e adorei suas dicas. Queria servir lanches diferentes no lugar do velho salgadinho frito. Gostaria de receber mais idéias se possível. Obrigada!

    40. Adriana Ferreira disse:

      Adorei a idéia dos sanduiches com bandeirinhas. Parabéns!

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário