Criatividade de tirar o chapéu. Preparativos da festa Alice no País das Maravilhas – continuação


Esta dica veio da atenciosa Mariana, do D’Marias. Ela praticamente planejou a festa completa, no comentário que deixou neste post. Mas o que mais me chamou a atenção foi o cabideiro que ela sugeriu para usar na decoração.
Acontece que eu tenho dois cabideiros exatamente iguais a esse da foto e nem tinha me apercebido da oportunidade de ouro que seria utilizá-los como elementos decorativos. Graças à Mariana, pude incrementar ainda mais os enfeites da festinha. Obrigada, Mari!
Decidi fazer alguns chapéus com o feltro que eu já tinha em casa, sempre tenho. Não gastei um só centavo a mais para fazer os três chapéus que mostrarei a seguir. E, por uma confabulação dos astros, encontrei a Paulinha Brêda, do Organize sua Casa,  na padaria, no domingo à tarde, que voluntariamente “sequestrou” as meninas para brincar com sua doce Beatriz, me possibilitando sossego e paz suficientes para dar cabo da empreitada apenas numa tarde.  Paulinha, estou sem palavras, viu?
Vejam só o resultado:
Os chapéus são bem simples de fazer. Adaptei o molde que veio na apostila da Dear my Kids e o imprimi em tamanho maior. A dica é: imprimir ampliado, no formato 3×3 (9 páginas), recortar os moldes, emendar com fita adesiva e transferir o molde para o feltro usando alfinetes. Depois é só cortar todos os moldes e costurar as peças usando ponto caseado.
Para dar maior sustentação, já que a peça era maior e o feltro é um material mole, coloquei do lado de dentro uma tira de EVA, formando um tubo ovalado. Medi o EVa e colei as bordas com cola quente.
alice-no-país-das-maravilhas 015alice-no-país-das-maravilhas 014
Aqui está o molde do chapéu, adaptado.
alice_in_wonderland_pattern-16
Uma curiosidade. Vocês sabem o que significa a etiqueta pendurada no chapéu do chapeleiro maluco 10/6?
Sir John Tenniel foi o desenhista da obra de Lewis Carroll “Alice no País das Maravilhas”, com isso, as interpretações que Tenniel fez sobre as imagens dos personagens, serviram de referência para todas as versões posteriores. Ao ilustrar O Chapeleiro Maluco, Sir John Tenniel colocou um cartão no chapéu com a inscrição “In This Style 10/6″. O tempo passou e nas adaptações acabou ficando somente “10/6″ nesse cartão.
Mas o que significa isso?
É o preço do chapéu! Sim, 10 xelins e 6 penny era o valor do chapéu naquela época. Hoje a unidade monetária mudou, mas o significado original de Sir John Tenniel era que o Chapeleiro Maluco, usasse um chapéu de seus mostruários, coisa de marketing.
Então meus amigos, aquilo não era uma medida de chá, nem a altura do chapéu, nem horas, nem data de desaniversário. Era o preço.”  Fonte: http://damnchannel.wordpress.com/2010/07/09/significado-do-106-no-chapeu-do-chapeleiro-maluco/
Outra curiosidade: sabem de onde vem a expressão chapeleiro maluco?
Nos séculos 18 e 19 era comum o uso de mercúrio na manufatura de tecido e outras mercadorias, inclusive os chapéus. O mercúrio era absorvido pela pele, afetando a mente e causando alucinações e psicoses. As principais vítimas do envenenamento pelo mercúrio eram os chapeleiros e operários de fábricas, já que estavam frequentemente em contato com a substância química – esta, na época de Carroll (o escritor do clássico), possuía uma coloração alaranjada. Fonte: http://www.fazmerir.com/2010/03/por-que-o-chapeleiro-maluco-e-maluco.html
Além de decorativos, os chapéus podem ser ótimos acessórios na hora das fotografias.
Mais uma vez, obrigada por todas as dicas de vocês! Estou adorando!!!!
Claudinha.
    Postado por Feito a Mão em costura e bordado,feltro,festa infantil,passo-a-passo | Comentários (42)
    

    42 Comentários to “Criatividade de tirar o chapéu. Preparativos da festa Alice no País das Maravilhas – continuação”

    1. Verônica Cobas disse:

      Oi, Claudinha

      Tempos e tempos, não? Mas não vou incorporar o coelho sempre atrasado da Alice, não? A boa coisa de ser adulto é se perdoar pelo tempo passado e não necessariamente perdido. Bom te ler novamente. Acho Alice a história mais atemporal que existe. Serve prá gente de todas as idades e permite as mais livres, loucas e nonsenses interpretações. Por isso é mágica. O cabideiro com os chapéus está realmente muito legal. Saudade de você. beijos

    2. Ana disse:

      oi,
      Deixei uma dica para vc no post anterior, caso encontre alguma coisa por aí, vou te enviando!
      Abração!

    3. Paty disse:

      Claudinha, que máximo esses chapéus… d+!!!!

    4. Simone Scharamm disse:

      Que bacana, Claudinha!
      A ideia é sensacional. A execução, idem!
      Estou amando os preparativos dessa festa!
      Beijos!

    5. trecos e apetrechos da Fran disse:

      Que idéia maravilhosa!!!!!
      Essa festa promete, hein? Estou adorando acompanhar todos os preparativos…
      Parabéns pela criatividade.
      BJS

    6. Fabiana disse:

      Ai, essa festa vai ser muito linda, tô só imaginando. A idéia foi supimpa Claudinha e os chapéus ficaram muito bonitos. Bjs

    7. Meninas Arteiras RJ disse:

      Seus chapéus ficaram lindos!
      Pq. vc. não aproveita o local da decoração que irá ficar o cabideiro com os chapéus e faz neste local, um cantinho para fotos malucas!!!!!
      Vai ficar muito show esta festinha!!!
      Bjus.!

    8. Jaqueline disse:

      Oi Claudia, tudo bem?
      É a primeira vez que visito seu blog e amei!
      Estava procurando no google docinhos de leite ninho, amei as dicas e vou tentar fazer.
      Queria saber uma coisa, foi usado alguma coisa para "colar" o cabelo da bonequinha?
      Se der certo venho te contar… rs

    9. Rita Vieira disse:

      Caramba, Claudinha!
      Até o chapéu vc faz… nossa!

      Tiro meu chapéu pra vc! hehehe…

      Você é demais! Babo de admiração!

      Beijo!

    10. Cíntia disse:

      Essa festa vai ficar linda demais, cheia de detalhes jamais vistos por mim, depois de ver suas festas nunca mais quero saber das festinhas tradicionais de criança, com aqueles paineis deformados e bonecos de pelucia "encafufados" tirando a aparencia da mesa do bolo.
      Tudo o que vc faz é lindo e diferente, parabens !

    11. Bird disse:

      Agora to vendo como vc ta atarefada rsrsrs

      FICARAM um SHOW!!!
      Beijos

    12. Claudia disse:

      Claudinha, conheci vc a pouco e já te adoro, vc com esse seu jeito contagiante nos cativa. fico aguardando ansiosa por mais novidades…
      Estou contando as horas por essa festa.bjos

    13. Katia Bonfadini disse:

      Claudinha, que ideia legal!!!! Acho que as ideias que parecem mais simples são as que fazem mais diferença, né? Eu sempre fico pensando "por que eu não pensei nisso antes????" Mas é assim mesmo, a gente às vezes traça planos mirabolantes que não dão tão certo, mas se nos permitirmos parar um pouquinho e olharmos ao redor, vamos encontrar um monte de matéria prima legal para criar efeitos e enfeites interessantes nas nossas festinhas!!!! Amei os chapéus e o PAP com os moldes.Seus posts são sempre completíssimos!!!! Bjs!

    14. Marlene Casagrande disse:

      Oi Claudia! vou chover no molhado: cada detalhe perfeito! tudo lindo! Eu tbem tenho um cabideiro desses e confesso que nunca me passou pela cabeça, um dia, usar como decoração de festa infantil! Mto original! E os chapeus? uma graça!

      Eu estou "aprendendo" muito por aqui, adorei as curiosidades que vc postou.

      Outra coisa, estou convencendo minha cunhada a fazer esse tema pra minha sobrinha, ela queria desde o ano passado. Estou mostrando seus preparativos pra ela e, pra minha surpresa, ela teve até uma idéia pro convite (se rolar a festa). Ela acha que talvez algumas pessoas/crianças não conheçam a história então ela pensou em entregar uma cópia em DVD do filme e fazer uma capinha, tipo "assista-me", junto com os dados da festa, pra que todos entendam os detalhes da decoração. O que acha?

      Aff… escrevi demais!

      Bjos!

    15. Lindinha* disse:

      Olá, nem sei como vim parar aqui, mas estou adorando…tenho uma Alice de 5 meses e meio, mas não pensava em fazer a festa dela de Alice in wonderland (sou do contra) mas com essas ideías duas, dá vontade de pensar no assunto, muito criativo, parabéns!
      bjs
      vou te seguir para ver como essa festa vai ficar ;)

    16. Diani Fernandes disse:

      OLÁ!
      TAMBÉM ESTOU FAZENDO A FESTINHA DA MINHA FILHA NESTE TEMA :)
      PODEMOS TROCAR FIGURINHAS?
      BJS
      DIANI

      meu e-mail dianifernandes@hotmail.com

    17. Raissa Kahn disse:

      Estou acompanhando TODOS os posts desta preparação para o aniversário com a maior empolgação! Me sinto até parente! hehehehe

      Quero fazer a minha festa de 29 anos esse ano com o tema Alice de tantas idéias bacanas que peguei no seu blog :)

    18. Marta disse:

      Que idéia ótima! E o mais engraçado é que são simples e básicas, mas dão um tchan na festa!
      Beijocas

    19. Mi disse:

      Adorei a idéia do cabideiro e dos chapéus, muito legal mesmo. Ah, e os seus ficaram lindos, parabéns!!!
      bjs

    20. Debbys disse:

      noooossa, bem bacana mesmo.. eu estou cheia de feltros aqui em casa que tinha comprado pra um trabalho da facul mas acabei não usando… vou ver se arrumo umas coisas pra fazer com eles…. kakakaka
      bjsss

    21. paravoceufizassim disse:

      Oi Claudinha!
      Estamos te seguindo e torcendo muito para que tudo de muito certo como tem dado até agora. Estamos eu e a Melissa que tbém vai ter o tema na sua festa de 10 anos em set. Legal é que a cada idéia que te dão muitas outras surgem na sua cabeça e qdo vc compartinha muitas outras surgem na cabeça dos outros tbém.
      Quanto ao convite- idéia: uma dobradura de bule de chá feito pela cça em kraft, desculpe vou tentar scaniar um modelo de baú que tenho e te enviar…no rodapé NÃO FALTE ou NÃO SE ATRASE ou VOCÊ NÃO PODE FALTAR…

    22. D'Marias - Feito a mão! disse:

      Ual! Vc ainda ficou preocupada se daria tempo?!! Vc realmente é rápida!
      Levei um susto quando entrei no blog e vi meu nome escrito!! rsrsr.
      Obrigada!
      Vc é demais!

    23. Casa de Catarina - lelê disse:

      Claudinha
      Quanto capricho!!! Até chapéu!! Q show!!! E adorei a explicação sobre a etiqueta do chapeleiro maluco… não tinha a menor idéia o que era isso!!!
      Beijos
      lelê
      http://blog.casadecatarina.com.br

    24. alenacairo disse:

      Claudinha,

      estou cada dia mais doida com tanta coisa linda para o aniversário de Alice. Achei mais sites e ideias interessantes, já escolhi o modelo do bolo. Comprei aqui num grande armarinho de salvador um monte de chapéus bem pequeninos, imitando os do chapeleiro maluco e penso em usar um cabideiro em miniatura na mesa para pendurá-los. Depois dá uma ótima brincadeira para bonecas.

    25. Polliana disse:

      Olá Claudinha,
      Eu e minha filha já tinhamos escolhido o tema da festinha dela (bailarina), já estava tudo pensado e quase elaborado, quando entrei no seu blog e mostrei pra ela. Ficamos doidas rsrsrs. Resultado, mudamos tudo e agora será Maria no país das maravilhas kkkkk.
      Estou adorando tudo o que está fazendo, cada coisa mais linda do que a outra parabéns. Sua festa será linda.
      Bjs
      Polliana

    26. Silvia Azevedo disse:

      Adorei as curiosidades!
      E vendo toda a sua preparação, me deu até vontade de reler a história, a qual me lembro muito pouco, e somente da versão Disney.

    27. D'Marias - Feito a mão! disse:

      Olha eu de novo….rs
      mas é que eu estava doida pra saber como fazer esses pompons, e como eu acho que compartilhar com os outros é muito melhor que guardar só pra si…
      aqui está um passo a passo que eu achei, pra vc ou qualquer uma das meninas que quiserem.
      Pompons que enfeitam:
      http://esbossandoideias.blogspot.com/2010/10/onda-dos-pompons.html

    28. Scrapaper by Erica disse:

      Claudinha!
      Estou amando acompanhar estes preparativos!!!
      Não me esqueci de te mandar o texto, tá? Mas estou suuuuuper enrolada…
      bjs e ainda nesta semana te mando, OK?

    29. Shirley Christiane disse:

      Nooosa a cada post me vejo mais encantada por este blog! Que idéia bacana fará o maior sucesso!!!
      bjks
      Shirley

    30. Feito a Mão disse:

      Oi, meninas!!!
      Que saudades!!! Andei sumida. Precisei viajar uns 2 dias. Voltei ontem à noite. Que bom que gostaram dos chapéus. É como disseram aí em cima, a cada nova sugestão de vcs, nasce uma nova ideia, e cada ideia que eu compoartilho dá origem a outras ideias de vcs. Afinal, é para isso que compartilhamos, né? Para inspirar, ajudar e estimular.

      Esta semana tive uma crise de exaqueca muito forte, como há décadas não tinha. Estou resolvendo outras coisas importantes, tudo ao mesmo tempo. Quem lê o blog, pode pensar que minha cabeça só pensa em festa. Não é verdade. Se vcs soubessem o tanto de coisas que resolvi esses últimos dias… bem, não foi à toa que fiquei com enxaqueca.

      Hoje ainda ficarei off line pois farei os docinhos, que tinha programado de fazer no final de semana passado, mas não tive paciência. Não adianta. Se a inspiração não chega, não devemos fazer trabalhos tão minuciosos quanto decorar docinhos.

      Sei que estou em falta com a retribuição das visitas de todas vcs, não pensem que é falta de consideração. Simplesmente, meu dia ficou mais curto. Todo mundo tem obrigações, eu sei, isso não é desculpas. Mas eu não estou conseguindo driblar os compromissos. Talvez fique mais fácil agora, já que finalmente entrei no mundo digital de verdade, com a aquisição do meu iphone. Pelo menos, vou poder ler meus e-mails de onde estiver.

      As visitas eu até tenho mantido em dia, pois leio meus blogs favoritos pelo reader. É lá que sinalizo quando um post me agrada. No momento, é o único jeito que eu encontrei, pois é mais rápido e é uma página que está sempre desbloqueada. Quando o post é muito significativo, envio um e-mail pelo próprio reader. POr que eu não o utilizava antes, eu não faço a mínima ideia!

      Bom final de semana a todas vcs e muito obrigada pelo incentivo de sempre. Vcs não exisem.

    31. marcelle disse:

      Nossa, mas que festa mais caprichada!
      Gostaria de te dar uma idéia, ano passado a festinha da filha de uma amiga teve o mesmo tema e fez parte da decoração mudas de Amor Perfeito e outras florzinhas com um detalhe: olhos. Sabe aqueles olhinhos que se mexem ao serem baqlançados? Colamos nas florzinhas que ao final da festa serviram de lembrança para os adultos.
      Adoro seu blog
      bj

    32. produtosartesanaisartmanhas disse:

      Oi Claudinha,já estava com saudades de passar por aqui e conferir as novidades, sem falar no gostoso bate papo…rss
      Mas os dias parecem cada vez estar mais curtos, não consigo realizar sempre o que planejo, e o hobby, ah, fica de lado, infelizmente, afinal, temos que correr contra o tempo e dar conta do recado não é mesmo.
      Bjos
      Até mais
      Andréa

    33. [...] Chapéus de feltro – chapelaria maluca – com molde [...]

    34. [...] ao ar livre, como no ano passado, para ser mais fiel à ideia do chá da história tema da festa. Meu cabideiro ficou à direita, o armário, à esquerda. Em cada lado da mesa, um vaso com galhos brancos. Os [...]

    35. [...] “Olá Claudinha, não sei se você se lembra de mim, mas eu sou a Mariana, do Blog D’Marias, que te deu aquela ideia do cabideiro com cartolas para a festa da Alice. [...]

    36. Olá!
      Adorei conhecer seu blog!
      Fiz inclusive algumas recomendações em meu blog sobre alguns de seus posts: http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/

      Tentei fazer sobre esses maravilhosos chapéus! Que busco moldes a muito tempo, mas não consegui salvar as imagens!

      Agradeço enormemente por compartilhar tanta maravilha!

    37. [...] pretendia costurar chapéus de bruxa em feltro, a exemplo do que fiz na festinha de Alice no País das Maravilhas, mas acabei encontrando chapéus prontos a menos de 8 reais, decorados e com bastante brilho, coisa [...]

    38. Criatividade de tirar o chapéu. Preparativos da festa Alice no ……

      [...]Esta dica veio da atenciosa Mariana, do D’Marias. Ela praticamente planejou a festa completa, no comentário que deixou neste post. Mas o que mais me chamou a[...]…

    39. Vera Luz disse:

      Adorei se blog!!!
      tudo lindo, em especial a seção Alice!!!
      me faça um visitinha.
      beijos.

    40. Maria Inacia disse:

      Estou maravilhada, os trabalhos são lindos.
      Gosto muito de trabalhar com dobraduras, sou professora de Educação Infantil e o meu entusiasmo por esta técnica contagia a turma e os pequenos amam. Abraço Maria Inácia-Volta Redonda-RJ

    41. Neto disse:

      Parabéns pelo blog, vamso fazer uma festa para a nossa filha tendo a sua como inspiração.
      Fiquei com uma duvida no molde da cartola, vc diz imprimir em formato 3×3 (9 páginas), poderia por favor explicar melhor.
      Desde já agradeço
      Abs
      Agenor
      brasilia-DF

      • Feito a Mão disse:

        Neto, quando se vai imprimir, a impressora, geralmente, abre uma caixa de diálogo. No botão propriedades, há a opção de imprimir poster. Pode ser 2×2, 3×3, 4×4, 5×5 e assim por diante. Significa que ela vai imprimir o desenho, ampliando-o para caber num post formado por 3 colunas e 3 linhas de folhas de papel A4, no exemplo dado, num total de 9 folhas, deu pra entender?

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário