Festa infantil: Alice no país das Maravilhas – Passo a passo do centro de mesa


As coisas andam um pouco movimentadas por aqui.

A dieta vai de vento em popa. Falta menos de um quilo para eu alcançar o peso máximo considerado saudável para minha altura, mas daí para o meu objetivo são outros quinhentos…

Adiantei bastante coisa da festinha da Clarinha. Estou tirando fotos de tudo. Mas como a maioria das coisas está sendo feita à noite ou de manhã bem cedo, as fotos não estão nenhum primor. Minha correria me deixa numa situação digna de Sofia: ou produzo as peças, ou posto sobre elas. Vida de atleta é mais difícil do que eu pensava! rsrs

Hoje vou compartilhar o passo a passo de um centro de mesa tão fácil quanto bonito.

Clarinha vai fazer 9 anos. A cada ano, vou simplificando as produções de suas festas. Ano que vem, farei algo maior para comemorar seus 10 anos e pronto! A partir de então, serão pequenos passeios e lanches com meia dúzia de amigas. Mas algo simples não quer dizer mal feito. Gosto de detalhes e vocês já sabem disso.

O tema da festa é Alice no País das Maravilhas. Eu poderia fazer o centro de mesa de várias formas, usando xícaras, bules, cartolas de feltro, relógios despertadores, mas optei por algo prático, rápido e vistoso, pois tenho pouco tempo até a festa. Além disso, é uma boa ideia fazer um centro de mesa inquebrável, quando se tem crianças correndo de um lado para o outro.

O custo do arranjo saiu relativamente baixo. O que o torna atrativo fazer em casa.

Uma das cenas mais engraçadas da história do Sr. Carroll, é quando os soldados da Rainha de Copas (que são cartas de baralho animadas) estão pintando as roseiras do palácio de vermelho. A Rainha havia pedido rosas vermelhas e algum desavisado plantou sementes de rosas brancas.

A irracionalidade dessa personagem me deu a inspiração para este centro de mesa. Vocês já devem ter percebido o quanto gosto de flores como centro de mesa, sejam elas de tecido, papel, plástico ou naturais.

Já ensinei a fazer flores de papel crepom neste post, ocasião em que usei um vaso com flores parecidas na festa de jardim da minha sobrinha, Carol.

Desta vez, modifiquei alguns detalhes, usei palito de churrasco para o talo da rosa e papel de rococó para fazer as vezes de folhas.

Rosas de papel crepom podem ser usadas em vários outros temas de festa infantil, como A Bela e a Fera, O Pequeno Príncipe, jardim encantado etc.

Material:

Vaso de plástico (ou cerâmica ou lata pintada)

Meia bola de isopor revestida de papel crepom (ou argila, areia, gesso etc)

papel crepom encerado na cor desejada

palitos de churrasco

fita adesiva

balões metálicos com pega balão

ganchos para fixar recados

cartas de baralho

Eu copiei as fotos daquele post para facilitar o trabalho de vocês. Mas, eu não usei pistilo, dessa vez usei palito de churrasco.

rosa

Desenrole o papel crepom encerado. Dobre-o em 4 partes: ao meio e novamente ao meio, no sentido da largura. Acompanhe as ranhuras do papel e o divida em 5 tiras horizontais. Cada tira dará para fazer 4 flores, cada rolo de papel rende 20 rosas, bem cheias.

Use um palito de churrasco para centralizar a flor. Comece enrolando a partir do palito, de forma irregular. Não se preocupe em deixá-las iguais, nem na natureza há uma rosa igual à outra. Finalize usando fita adesiva. Para dar um acabamento no talo, envolva um papel de rococó verde ao redor.

Ajuste a altura dos palitos de acordo com a altura do seu vaso. Use algo para espetar as flores, pode ser meia bola de isopor encapada, gesso, areia, argila, sal grosso ou o que você tiver à disposição.

Agora, uma pequena pausa: há muitos anos eu venho mudando a minha reação quando coisas que me contrariam acontecem. Antes, eu me enfurecia, por exemplo, quando faltava material no meio de uma atividade. Hoje, eu acho que posso dizer que cresci, porque até nessas ocasiões eu me pergunto: o que será que o universo está tentando me dizer com isso?

No meio da confecção das rosas vermelhas, percebi que o papel que eu havia comprado daria para fazer apenas 40 rosas. Eu tinha 10 vasos, precisava de no mínimo 60, não queria perder o final de semana, que eu havia reservado para isso. Fui remexer minhas prateleiras e achei o papel branco, que eu tinha comprado para embalar os bem-casados que eu fiz no final do ano (isso dará outro post). Imediatamente me lembrei da cena dos guardas pintando as rosas brancas e bingo!!!!! O arranjo ficou melhor do que eu pensava.

Vejam na foto anterior que eu só havia fotografado o papel vermelho. É porque, até aquele momento, a intenção era fazer o arranjo todo vermelho. As rosas brancas foram um improviso, resultado da falta de material. A criatividade nasce da necessidade. Aí, foi só lhes dar umas pinceladas mal dadas de tinta vermelha e pronto.

Centro de mesa

Voltando ao assunto…

Depois das flores prontas, espete-as no vaso. Se preferir, use um balão metálico com pega-balão no centro, para dar mais altura ao arranjo. Comprei meia-dúzia de balões pequenos, já cheios, por menos de 12 reais. Encontrei em formato de coração, o símbolo da Rainha de Copas, que sorte! Mas só tinha um pacote de corações vermelhos, o outro era preto e branco.

Encontrei essas varetas de plástico, que eu não sei como se chamam, do tipo usado para pregar recados, com detalhe de coração, na cor vermelha. Outro golpe de sorte. Sexta-feira foi um dia produtivo. Como uma ida ao Centro pode ajudar nos preparativos de uma festinha!!!!

Centro de mesa2

Também encontrei baralhos em lojas de importados, pelo preço de R$ 1,99!!!! Usei as cartas de baralho espetadas nas varetas vermelhas e as enfiei no meio das rosas.

O resultado final foi este, um centro de mesa que me custou menos de 7 reais, totalmente exclusivo.

Espero que tenham gostado. Vou tentar postar o restante das coisas que já fiz. Agora, só falta embalar as lembrancinhas. A decoração está quase toda pronta.

Tenham todos uma ótima semana!

    Postado por Feito a Mão em artesanato,centro de mesa,festa infantil,flor,passo-a-passo | Comentários (59)
    

    59 Comentários to “Festa infantil: Alice no país das Maravilhas – Passo a passo do centro de mesa”

    1. Ioly a dona do verdades... disse:

      Fácil e criativo, gostei muito.
      Eu também já comecei fazer algumas experiências para o centro de mesa da festinha da Mi (em setembro…rs).
      Adoro passar por aqui, meu dia fica mais bonito.
      bju no coração

    2. Su disse:

      Claudia, bom dia !

      Este arranjo está lindo, super criativo e fácil de fazer, excelente dica !

      Bjs

      Su

    3. Paty disse:

      ficou lindo… criativo e o melhor, super em conta, não???
      bjks
      estou curiosíssima pra ver todo o resto

    4. Casa de Catarina - lelê disse:

      Clau,
      Adorei o vaso… hoje irei fazer a decoração do jantar da minha avó… 90 aninhos, mas serão só flores… e foi uma briga, porque ninguém queria que fizesse decoração "pra não gastar"… pelo amor, né??? rsss
      Beijos
      lelê

    5. MULHER FELIZ E REALIZADA disse:

      Ficou maravilhoso! sua filha deve fica muito feliz de ter uma mãe bem criativa como você. Parabéns pelo talento.
      beijos
      faça uma visitinha no meu blog o endereço é http://kelseanegalvao.blogspot.com/
      estarei esperando seu recadinho
      bom dia
      kelseane

    6. Piell Rouse disse:

      Parabéns está lindo super criativo assim como tudo que vc faz!!
      tô louquinha para ver a continuação dos preparativos e a festa!
      beijokas
      ótima semana

    7. cintia disse:

      Que vaso lindo e prático! Fico encantada com sua disposição em acordar cedinho para preparar tudo e depois, ainda ir trabalhar, eu não conseguiria… não "funciono" antes das 10:00. Parabéns, continue assim.

    8. Katia Bonfadini disse:

      Claudinha, eu amei sua ideia para o arranjo de centro de mesa! Conhecendo você, eu não esperava nada óbvio, mas algo inusitado, original e baseado em pesquisas e detalhes da história da Alice. Adorei e já estou cheia de curiosidade pra saber o que mais vai rolar nessa festinha, que com certeza, será um sucesso e vai inspirar muitos leitores! Parabéns pela ideia e confecção da peça. Tô voltando num ritmo lento, mas tô voltando!!!! Mil beijos!

    9. Feito a Mão disse:

      OI, meninas! BOm dia!!!
      Que bom que gostaram!
      Não queria fazer nada muito trabalhoso, dessa vez. A festa será pequena, mas mesmo assim, queria algo fotogênico. Amo fotos e as recordações da festinha ficam registradas nelas.
      Katinha, um elogio seu é muito bem-vindo, tendo o bom gosto e o talento que vc tem!!!!

      Cintia, quando estou envolvida com os preparativos das festas das minhas filhas, eu durmo mais tarde e acordo mais cedo. Pego no trabalho ao meio dia, mas estou usando boa parte das manhãs na academia. Agora eu sou quase uma atleta, kkkkkkkkk Mas eu sou mais de acordar cedo, bem cedinho, por volta das 5h30min. Em compensação, não mais ninguém depois das 22h.

      Lelê, entendo bem a intenção de economizar, eu levo em conta tudo isso na hora de preparar a decoração. Só me permito gastar um pouco mais em peças que reutilizarei outras vezes.

      Ioly, que legal! Fico contente em saber…

      Paty, Kelsiane e Piel, bjão pra todas!

    10. Helena Assunção disse:

      Muito, muito lindo você é muito criativa.
      Parabénss

      De uma passadinha no meu blog http://helenaassuncao.blogspot.com
      Quem sabe não tem algo lá para lhe ajudar a continua com sua dieta…
      Bjs

    11. Marta disse:

      Adorei as flores.. como ficaram perfeitas! Parecem de verdade! Tá lindo e super a ver com o tema esse centro de mesa!
      Beijocas

    12. Shirley Christiane disse:

      Claudinha,

      Que lindo arranjo!!!Você tem ideias incríveis e o melhor fáceis de produzir. Já estou imaginando o que não vem por aí…rsrsrs
      Como você também aprendi com o tempo a não me contrariar em momentos que não estavam no planejamento rsrsrs, por exemplo, falta de material, procuro alternativas, que na maioria das vezes me satisfazem ou como já aconteceu uma vez mudei totalmente o projeto original.
      bjks

    13. Familia Hansemann disse:

      Nossa, eu descobri seu Blog ontem.. e estou de boca aberta….. antes da minha Anna Alice nascer, eu ja planejava as festas dela.. e minha supresa, quando vi que vc esta planejando um cha da Alice para a sua!!! Mas eu ainda vou esperar pelo 5 aniversario.. para ela poder entender melhor…. sou muito fa da Alice no Pais das Maravilhas e sempre sonhei com uma festa dessas!!! Agora estou preparando o aniversario de 3 anos dela… sera da Branca de Neve. Moro na Alemanha e aqui nao encontro tantas coisas como ai, por isso, vivo na internet pesquisando ideias… ja terminei de fazer os Dedoches para dar de lembrancas.. feito com feltro…. agora to pensando na mesa.. porque aqui, a gente nao faz mesa de bolo.. toda vez que fiz, foi complicado, porque eles querem comer os doces antes… uma coisa…. to ainda iniciando um Blog… mas no momento ta engatinhando, porque me falta tempo todos os dias…. mas assim que tiver, vou mandar.. e vou passar frequentemente por aqui.. to adorando suas ideias.. vc faz coisas lindas!!! Parabens

    14. Bird disse:

      Clau ADOREI!! Eita mulher criativa!!
      E a rosa mesclada ficou um charme so!! Estpu guardando varios destes posts seus pra mandar depois ok? ;)

      beijocas

    15. Silvia Azevedo disse:

      O que não faz a necessidade, hein Claudinha? Quando faltou o papel vermelho, adentrou a grande sacada: rosas brancas pintadas! Se não contasse, com certeza acharia que foi proposital. Gostei mesmo!

      Ah! Essa semana ainda te envio um email com fotos da festinha da Amanda.

      Beijos!

    16. Cantinho Dri disse:

      Eita mulher criativa meu Deus!!!
      Claudinha parabéns sempre pela sua criatividade e vontade de compartilhar conosco suas ideias maravilhosas. Bjos

    17. Debbys disse:

      adorei!! supercriativo… e mt a cara do filme mesmo!!
      adoreiiiiiiii! ^^
      bjusss

    18. Elaine disse:

      Oi Claudia,

      Que máximo isso! Adorei, totalmente original e recorrente ao tema.
      Seu post me fez lembrar de minha mãe nos dizendo: "Farei festa só até vocês completarem 10 anos, depois disso será só um bolinho". Rsrsrs. Pretendo fazer assim com os pequenos aqui em casa também.
      As festas vem diminuindo de tamanho a cada ano aqui também.
      Não decidi ainda sobre a festa da Elisa, ela mencionou algo sobre Moranguinho e já vim aqui olhar suas ideias neste tema. Mas ainda não me decidi.
      Adorei as peças em feltro que você fez para o tema Alice. Inclusive uma pessoa me solicitou uma amostra do camaleão do filme Enrolados e desenhei um molde baseado no gatinho que vc fez. Obrigada!
      Bjs,
      Elaine

    19. Priscila Vargas disse:

      Muito lindo! Onde você arranja tanta inspiração??!!!
      Parabéns!

    20. Wanessa Barbosa disse:

      Claudinha! PelamordeDeus arranje um tempinho para postar o restante das coisinhas! Adorei o centro de mesa não vejo a hora de começar a fazer a decoração da festa da minha pequena. Parabéns por levar adiante a dieta, eu também tô na luta para perder uns quilinhos adquiridos na gravidez e jamais perdidos, ai…ai…

    21. Daniela disse:

      Nossa que capricho!!!
      Amei tudo…revirei seu blog inteiro rsss
      Parabéns, vou querer pro proximo aniversário da minha filha!!! Estou seguindo vc!!
      Daniela
      http://pedacinhosdemim-daniela.blogspot.com/

    22. Veronica França disse:

      Simples e bonito!!!
      Gostei.
      Bjs.

    23. Festas & Cia disse:

      Olá Claudinha!!!!

      Adorei esse enfeite!!!!
      O tema é lindo, e pra você o que não falta é criatividade e imaginação.
      Segui suas dicas e fiz o nosso blog.
      Ainda estou aprendendo…
      O endereço é: http://www.festasecia-al.blogspot.com

      Beijo e apareça lá na loja.
      Karla

    24. Flávia Mergulhão disse:

      Oi Queridona!
      Estou mei sumidinha por aqui…esta festa está linda demais!
      Quanta criatividade!
      Amei este centro de mesa e o PAP.
      Obrigada por sempre compartilhar estas coisas lindas conosco!

      Bjoss
      Flávia

      http://ateliedacaieblogspot.com

    25. joicy disse:

      Lindo de viver, como tudo que você cria e faz! Parabéns!!!

    26. joicy disse:

      Lindo de viver, como tudo que você cria e faz! Parabéns!!!

    27. Carla Pathy: disse:

      Adoro passar por aqui!!!
      Saio com a cabeça fervilhando de idéias!!!
      Hoje vim te oferecer um selinho com muito carinho!!!
      Beijinhos no coração!

    28. Fernanda disse:

      Olá Claudinha,

      PARABÉNS!!!! Você conseguiu se superar com esse lindo enfeite de mesa, já sabia que você era extremamente criativa e habilidosa mas, nunca tinha visto nada tão perfeito. Pena que só tenho dois meninos, senão não teria dúvidas em qual tema seria o próximo aniversário. A próxima festinha aqui em casa será do meu caçulinha (2 anos) e vai cair no domingo de Páscoa, então farei uma festinha bem familiar com almoço mas, quero fazer uma decoração bem bonita no tema. Aceito algumas idéias criativas…
      Beijos

    29. Viviane Mendes de Andrade disse:

      Olá Claudia!

      Já sou seguidora do seu blog e agora estou com um pouco mais de tempo para comentar. Este espaço é muito especial para quem curte festas. Amo o tema Alice e o seu arranjo não poderia ser mais original! Parabém mesmo! Ficarei feliz com sua visita no meu pequeno espaço http://mixdabaiana.blogspot.com/

      bjs

    30. Coisas de mãe disse:

      Oi Claudinha, Feliz Ano Novo!!! Adorei o tema da festa e toda a inspiração que ela traz. Vai ser muito legal, com certeza!E sobre festinhas até os 10… rsrsrsr quero ver, acho que você vai mudar o estilo, mas deixar de fazer, vai ser dificil ne? : )

      beijos

    31. eduarda disse:

      Ficaram lindos os arranjos de mesa,sempre entro no seu blog, mas nunca comnetei, adoro as postagens sobre festas, usei suas dicas até pra uma festa de quinze anos que ainda não aconteceu estamos nos preparativos, quase todos são inspirados pelo feito a mao, como o tema de sua festa agora é Alice lembrei que vi em um blog uma festa da Alice linda vou postar o link quem sabe você tira alguma ideia de lá.
      Um abraço e parabéns pela criatividade, capricho e principalmente pelas filhas que são muito lindas.
      Segue o link.

      http://asoquefez.blogspot.com/search/label/Festas

    32. JUJU e LELÊ Artesanatos disse:

      Olá Claudinha!
      Parabéns pela sua criatividade.
      Com certeza a festa da Clarinha será um sucesso total.
      Felicidades.
      Bjs
      Lelê
      http://jlartesanatos.blogspot.com
      PS.: tem sorteio lá no blog, passa lá…

    33. Ellen - Ateliê Doce Inspiração disse:

      Claudinha muito lindo está ficando…adorei o centro de mesa com as flores ficaram muito charmosos.

      beijos e agora tenho blog também me faça uma visitinha please.

      http://www.ateliedoceinspiracao.blogspot.com

    34. Simone Scharamm disse:

      Oi, Claudinha,
      Amei esse centro de mesa! Ficou perfeito! A ideia da rosa branca, pintada de vermelho foi incrível! Parabéns, amiga!
      Essa festa vai ser um encanto!
      Beijos!

    35. Flávia disse:

      Olá Nossa vc tem uma criatividade enorme… ameiii teu blog… jah virei fã….

      Eh nossa os Cup cakes ficaram lindosss como q vc faz akela pasta de cima deles??? tento aki em casa mais qd coloko corante parece q desanda tdo… É ganache??

    36. αlicє iи Wσиdєяlαиd disse:

      Oi.. Mas que lindoooo este centro de mesa.. desde que minha bb estava com 3 meses estou organizando a festa.. mas como ja havia feito todos os centros de mesas do mundo em aniversarios de parentes.. nao tinha ideia para o 1 aninho da minha ALICE.. o nome dela ja diz sobre o tema.. e PRONTO, ACHEI.. faltando 2 meses pro aniversario eu acheii o centro de mesa.. nao costumo comentar em blogs.. mas depois dessa.. tenho que te agradecerrrr..PARABENS E LINDAAA IDEIA.. vou fazer CERTO!! beijooos

      CAROLLYTAH [ orkut ]

    37. Priscila disse:

      Olá,
      gostaria de tiraruma duvida… qual o tamanho do balão?? digo o numero dele??`Seria o tamanho 4??
      Obrigado

    38. [...] Antes de começar a fazer o centro de mesa para festa infantil, é necessário estabelecer uma região para trabalho manual que seja confortável, pois paciência e firmeza são fatores influenciadores no artesanato. Agora, separe os seguintes materiais: balões metálicos com pega balão, ganchos para fixar recados, cartas de baralho, fita adesiva, palitos de churrasco, papel crepom encerado (qualquer cor), meia bola de isopor e vaso de plástico. Para encontrar tutorial completo sobre como realizar centro de mesa para festa infantil, clique aqui. [...]

    39. Renata disse:

      Claudia adorei sua festas e criações gostaria q me desse ideias p uma festa de criança de 11 anos claro de baixo custo.Beijos

    40. [...] a cabeça porque ela estava presa ao meu pescoço. O centro de mesa, que já ensinei a fazer aqui.. O vento não deixou que eles se mantivessem de pé por muito tempo. Mas ao menos consegui [...]

    41. Soraya disse:

      Oi Claudinha, td bem?

      Enfim chegou a data do aniversario de minha filha, e ficou tudo perfeito… Só quero agradecer as várias idéias que você me deu. Inclusive o centro de mesa está igual ao que você ensinou.
      Passe lá depois para dar uma olhada…
      http://somilartes.blogspot.com/2011/08/festa-alice-no-pais-das-maravilhas.html
      Beijos

    42. Festa infantil: Alice no país das Maravilhas – Passo a passo do ……

      [...]As coisas andam um pouco movimentadas por aqui. A dieta vai de vento em popa. Falta menos de um quilo para eu alcançar o peso máximo considerado saudável[...]…

    43. rafaela hott disse:

      ola …
      adoro suas ideias fico encantada com cada uma dela ,quero fazer a fsta da minha filha da Alice sera que vc poderia me dar alguma ideia sou dica rsrsr …parabens pelo seu talento conto com sua ajuda bjinhus

    44. luisa disse:

      adorei mas tenho pouco tempo para fazer

    45. thayna disse:

      amei seu belog lindo e esta me dando muitas dicas…da uma passada no meu cantinho…
      bjos

    46. isabelle' disse:

      Adoreiiiiiii,gostaria de repassar essa ideia pois farei na festa de minha filha é um maximooooooooooo
      obrigada bjos……

    47. LUZIMERY disse:

      adorei a idéia fica mto legal e é fácil de fazer

    48. LUZIMERY disse:

      adorei a idéia émto legal e fácil de fazer

    49. marcia disse:

      CONTINUI ASSIM,VCÊ É SHOW.

    50. Rosilane disse:

      Adorei vou tentar fazer pra festinha da minha filha que se chama Alice. bjuusss

    51. Nossa, ficou fantástico, parabéns.

    52. Marcia disse:

      Gostaria de saber SE vc aceita encomendas de cartolas e personagens do tema Alice no PAIS DAS maravilhas.
      Obrigada
      Marcia

    53. Tatiana disse:

      Ola, mais uma vez, seu blog está me inspirando muito!! Lindo! Farei a festa da minha filha no tema Alice dia 16/09 e pretendo fazer essas rosas de papel crepon mas não entendi a primeira parte. É pra dobrar 4 vezes e depois cortar em 5 tiras? Fiquei meio perdida (confesso q ñ sou mto prendada mas quero tentar…rsrs) Vc poderia me esclarecer melhor?
      Bjs e parabéns pelo blog!!!

      • Feito a Mão disse:

        Tatiana, não importa, basta vc usar tiras de papel crepom. Eu falei isso apenas para vc aproveitar ao máximo o seu papel, mas quando vc desenrolar o primeiro rolo, pode dividi-lo do jeito que quiser.

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário