Pão de queijo mineiro (caseiro)


Desde que a “Forno de Minas” foi vendida e pararam de fabricar seus deliciosos produtos, meu paladar exigente ainda não tinha encontrado uma marca de pão de queijo congelado que a substituísse à altura. Como a necessidade faz a ocasião, resolvi tentar fazer pão de queijo caseiro, apesar do medo que sentia. Descobri que é bem mais fácil do que eu imaginava. Na verdade, difícil é tudo aquilo que ainda não aprendemos a fazer.

Pão de queijo mineiro aqui em casa é unanimidade: todos adoram. Depois dessa receita, não faltarão pãezinhos no meu freezer. Pois é! O melhor é que dá pra congelar a massa depois de boleada. Olha que maravilha!

Bom, vamos aos créditos. A receita na qual me baseei foi esta, mas mudei algumas coisas (como quase sempre faço), então vou postar minha versão aqui, ok? Usei dois tipos de polvilho, em lugar de um só, como pedia a receita, aumentei o sal e reduzi o óleo à metade.

A mistura dos polvilhos doce e azedo serve para deixar a casquinha crocante por fora e o recheio macio por dentro, segundo andei pesquisando pela internet.

Quase queimei meus dedos, tirando esta foto para mostrar pra vocês o quanto o meu pão de queijo ficou elástico. Pena que não consegui fotografar a liga apropriadamente, já que a minha mão direta estava segurando a máquina…

Pão de queijo mineiro (a receita que eu fiz)

Ingredientes:

250 g de polvilho doce

250 g de polvilho azedo

500g de queijo meia cura

2 copos de leite (400 ml)

1/2 copo de óleo (100 ml)

1 colher (café) rasa de sal

3 ovos inteiros

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180-200ºC

Peneire os polvilhos numa tigela grande e reserve.

Leve o óleo e o leite ao fogo até ferver. Cuidado para não esborrar.

Jogue esse líquido ainda quente sobre os polvilhos, para escaldá-los. Misture bem. Se preferir usar a batedeira, use o gancho em velocidade baixa, até a mistura ficar homogênea. Mesmo homogênea, a mistura ainda vai ficar com uns gruminhos, é normal. Deixe descansar por 15 minutos.

Enquanto isso, rale o queijo no lado grosso do ralador. O interessante é que as tiras fiquem grossinhas, não que vire uma farinha.

Bata ligeiramente os ovos numa jarra medidora, com o auxílio de um fuet ou garfo.

Misture os ovos batidos e o queijo ralado à mistura escaldada de polvilhos. Se usar a batedeira, use a pá para massa pesada, sempre na velocidade baixa.

Quando tudo estiver elástico, modele os pães de queijo em formato de bolinhas, no tamanho de uma colher de sobremesa. Unte as mãos para facilitar o trabalho.

Disponha as bolinhas em assadeira untada, deixando espaço entre elas. Leve a assadeira ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que estejam dourados.

Se não for assar tudo, leve as bolinhas ao freezer, em aberto, por uns 10 minutos para que endureçam e depois coloque-as em saquinhos, amarre e devolva ao freezer até a hora de usar.

Rende aproximadamente 40-45 pãezinhos, dependendo do tamanho que você modelar.

Foi um lanche delicioso! Até as meninas adoraram! E elas são difíceis de se agradar, viu? E a boa notícia é que minha nutricionista me deixou comer 1 pãozinho desses no lanche da tarde.

Para acompanhar, eu fiz o café cremoso de que já falei quando fiz o post de sugestões para o dia dos pais, no ano passado, a receita foi tirada daqui.

Lanchinho de férias merece um capricho especial, ainda que as férias sejam apenas das crianças. (Estou de plantão até o fim do ano…)

*Ah, o paninho que aparece na cesta de pão foi bordado por mim, nos primórdios do meu casamento, antes das meninas nascerem, e faz parte de um conjunto que eu amo, composto por avental, jogo americano e pano de prato, todos com motivos de frutas. Um dia ainda mostro pra vocês minhas artes com ponto cruz…

    Postado por Feito a Mão em culinária | Comentários (41)
    

    41 Comentários to “Pão de queijo mineiro (caseiro)”

    1. Luci Cardinelli disse:

      Que delícia! Vc não vai acreditar! As 4h da madruga eu estava assando pão de queijo :D Não dormi essa noite e deu uma fome danada.

      beijosss

    2. Cristiane disse:

      Já que vc comentou sobre o Forno de minas: o antigo dono a comprou de volta e promete retomar a qualidade do nosso tradicionao pão de queijo (com distribuição nacional e inovações).

    3. Cristiane disse:

      TRADICIONAL
      Desculpe os erros de português. Acho que ainda estou dormindo!!

    4. Anakoelho disse:

      Hummmmm delícia,adoro pão de queijo!
      Aqui tem receits mto interessantes vou passear um pouco para conhecer melhor o seu cantinho…
      Um Feliz Natal!

    5. Paula Brêda disse:

      Estão com uma cara ótima!! As meninas devem ter feito aquela farra, rsrs! Beijão!

    6. Priscila disse:

      Ô, Claudia!!
      Umas fotos assim a essa hora da manhã é maldade. Deu água na boca. Vou ter que descer até a padaria mais próxima pra achar um pão de queijo, mesmo que não seja tão apetitoso quanto o seu!!
      Bjs.

    7. Casa Corpo e Cia. disse:

      Claudinha, eu também adoro pão de queijo! Vou anotar sua receita, me pareceu bem fácil.

      O paninho já tinha reparado como é bonitinho, eu também tenho umas coisinhas que fiz em ponto cruz quando era mais nova, hoje não tenho mais paciência, sou mais a costura que vejo o resultado mais rápido, hehehe.

      Quero desejar um feliz natal para você e sua família linda e que Deus abençõe sempre suas mãos para nos presentear com suas maravilhosas criações feito à mão.
      Bjos querida!

    8. Fla disse:

      Poxa que gostoso, faz muito tempo que não faço pão de queijo.
      Querida aproveito para lhe desejar um Feliz Natal!
      Bjs

    9. Lucia Laureano disse:

      Adoro pão de queijo e esta receita é tão fácil que vou tentar!
      Ainda bem que estarei de férias em janeiro…
      beijos,

    10. sandra disse:

      BOAS FESTAS E MUITO SUCESSO PRA VC, BJS. SANDRA007@BOL.COM.BR

    11. Cantinho Dri disse:

      Claudinha me deu água na boca esse pão de queijo, adoroooooooo, mas quando penso o tanto que é gorduroso eu desisto de fazer, na verdade nem sei fazer, rsrs

      Bjocas

    12. Marta disse:

      Eu tb sou alucinada por pão de queijo! Não sabia que Forno de Minas tinha sido vendida! Hummm.. era muito bom…
      Minha mãe fez alguns minis para mim e congelei. Tb ficaram super bons!
      Beijocas

    13. Elaine Rodrigues disse:

      Oi Claudia,
      Adorei sua receita, vou fazer em breve pois aqui em casa somos mineiros, só os filhos são paulistas, porém são apaixonados por pão de queijo, quando vou a Minas visitar meus pais, sempre trago polvilho à granel de lá e pão de queijo congelado tbm, pois os daqui são péssimos, faço em casa também, mas ainda não achei uma receita perfeita.
      A sua parece maravilhosa, vou fazer depois te conto.
      Bjos e obrigado por compartilhar.
      FELIZ NATAL!!!
      Elaine

    14. Daniana Bittencourt disse:

      Que delícia…
      Vai muito bem com um cafezinho.
      Abraços, Daniana
      http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    15. Katia Bonfadini disse:

      Claudinha, adoro pão de queijo e esse caseiro parece delicioso! As fotos estão lindas, parece que estou sentindo o aroma do pão quentinho aqui do outro lado da tela! Bjs!

    16. Katia Bonfadini disse:

      Claudinha, adoro pão de queijo e esse caseiro parece delicioso! As fotos estão lindas, parece que estou sentindo o aroma do pão quentinho aqui do outro lado da tela! Bjs!

    17. entrepanelas disse:

      Oi Claudinha!
      Que bom que gostou da minha receitinha!
      Agora vou eu experimentar a sua de café!!! rsss
      Beijinhos
      Cris Nogueira

    18. Bird disse:

      OI Clau,

      Desejando a vc um 2011 vcheio de coisas lindas, muita Paz, saude e prosperidade!! E que este blog lindo continue firme e forte inspirando muita gente!

      Quria perguntar se vc sabe de algum substituto para polvilho? Aquyi nao acho. Maizena serve?

      beijocas

    19. Cantinho da Jana!!! disse:

      Procurando por uma boa receita de pão de queijo encontrei seu blog…Nossaaaa só eu que não estava aqui???rs Já estou te seguindo e vou testar sua receita viu…pão de queijo do jeito que eu queria sequinho por fora e "puxento" por dentro…huuummmm…rs

      bjim

    20. Raimundo Marcionílio disse:

      Claudinha, gostaria de saber quanto vale, em média, a unidade do pão de queijo aí na sua cidade??

    21. Victoria disse:

      Acabo de fazer a sua receita de pão de queijo!!!! O cheiro na cozinha está irresistível! parece que estou em Minas. E foi muito fácil e gostoso fazê-lo. Parabéns!!!!

    22. lorenna elvas disse:

      Claudinha qual é esse queijo meia cura?

      • Feito a Mão disse:

        Lorena,
        “Também chamado de semicurado, é um queijo com características entre o queijo-de-minas padrão e o queijo prato. Seu tempo de cura é maior do que o minas padrão e varia de acordo com o fabricante. Sua massa é macia, amarelada e contém maior teor de gordura.”
        Dá pra fazer em casa, jogue no google que vc achará algumas receitas.
        Eu comrpei pronto no supermercado.
        Como queijo de minas autêntico só se vende em MG, eu prefiro fazer o pão de queijo com o meia cura, pois o “queijo minas” que se vende por aqui é muito salgado.

    23. juliana disse:

      é uma delicia essas receitas

    24. meire disse:

      peguei a receita agora vou faser esse final de semana,depois volto pra falar como ficou.

    25. Morgana disse:

      Ele não fica muito pesado por levar leite e não água? Porque já ouvi falar por ai.
      Mas a receita ta anotada. Vou comprar e testar. Adoro pão de queijo, e espero aprovar :D

    26. Danna disse:

      perfeito muito bom sou mineira to em sampa agora e aqui os pães de queijo nao são bons , feitos com queijo parmesão a sua receita me salvou Obrigado bjus

    27. leandro soares disse:

      vou tentar fazer dessa receita sua,pois nunca fiz com povilho doce e azedo juntos,muito obrigado pelas dicas.tchau!!!!!!!!!!!!!.

    28. QUIRINO MTS disse:

      GOSTEI DO JEITO DE FAZER A RECEITA,VOU TENTAR FA ZER,DEPOIS TE DIGO

    29. FRANCISCA disse:

      VOU FAZER , AMO CAFEZINHO C/ PAO DE QUEIJO , DEPOIS TE CONTO !

    30. Edimilson disse:

      eu faço pão de queijo todo dia só que e diferente a receita

    31. maristela disse:

      adorei o pao de queijo bjo

    32. Ana Lucia disse:

      Nossaaaaaaaa……muito bom !……resolvi fazer num dia e no outro comprei os ingredientes e fiz……pronto…..esse sim é o verdadeiro pão de queijo mineiro ! D-E-L-I-C-I-O-S-O…….rendeu muito e ainda congelei o restante. Obrigada pelas dicas !

    33. o meu comentario é q vou tentar fazer para ver se fica paracido com os paes q comi em salinas nas nossas passagens q fizemos por minas indo pra ribeirao preto ; comi uns dez , kkkkkkkkkk

    34. Maria das graças Elias Sampaio disse:

      ja tentei da todas as maneiras fazer o pão de queijo porém nunca conseguir acertar, é o meu sonho de “consumo” posso trocar o queijo meia cura por queijo mussarela?? Sou do interior da Bahia e nunca encontrei esse queijo aqui.

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário