Bolo de ameixa (bolo de noiva). Uma receita que eu vinha guardando há anos e finalmente testei. E que bom que testei!


Sabe aquele projeto que fica arquivado anos em nossa mente e gaveta até que um dia a gente acorda e diz: é hoje? Pois é, foi assim com esse delicioso bolo de ameixas. Há alguns anos, uma amiga de trabalho levou-me uma fatia que tinha sobrado do noivado de sua filha. Desde então eu venho sonhando com a textura desse bolo. Nenhum outro bolo (de ameixa) que provei depois é mais suculento, mais macio ou mais saboroso que ele.

A noiva hoje já casou, teve dois filhos, o primeiro tem quase a mesma idade da minha caçula. Vejam quanto tempo a receita ficou no plástico da contracapa de meu caderno de receitas… esperando para ser executada!

Bolo de ameixa é o meu bolo favorito. E por que, então, eu esperei tantos anos para testar esta receita, vocês podem me perguntar. Eu respondo. Aqui em casa eu sou voto vencido. O marido e as filhas não comem ameixa, preferem chocolate. Nos aniversários deles o bolo é sempre de chocolate. Como eu não comemoro o meu, nunca faço o bolo. Além disso, essa receita é gigante. Eu não dou conta de comê-la só. E assim a receita foi ficando de lado, mas nunca esquecida.

Acontece que ando tendo umas epifanias. Por via das dúvidas, é melhor fazer tudo o que temos vontade, realizar nossos sonhos e desejos mais banais, afinal, ninguém sabe o dia de amanhã, não é verdade? E eu não gostaria de ter deixado de fazer coisas tão simples que poderiam ter me deixado mais feliz.

Não precisamos de motivos especiais para usarmos nossa louça chique, nossos copos de cristal ou aquela toalha de mesa da qual morremos de ciúme. Tudo passa, inclusive nós mesmas. Então, cansei de esperar uma festa e muitos convidados para fazer essa receita. Executei-a na íntegra, o que me rendeu dois bolos grandes e levei a metade para o trabalho, de onde o bolo não voltou vivo.

A outra metade, reparti em pequenas porções, congelei no freezer bem empacotada e estou comendo aos poucos, sozinha, toda vez que a vontade bate. Porque não custa nada me mimar de vez em quando. Se eu não fizer isso, quem fará por mim? E se de repente me aparecer uma visita de última hora, que aprecie bolo de ameixa, estou salva.

Se você é do meu time, se adora bolo de ameixa, pode cair de cabeça que não irá se arrepender. Esse bolo é divino!

Ingredientes da massa :

500g de margarina

2 xícaras de açúcar cristal

8 gemas

4 xícaras de farinha de trigo

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de fermento em pó

1/2 lata de goiabada (machucada no garfo com 1/2 xícara de vinho)

1/2 lata de leite condensado

250 g de ameixas sem caroço

200g de passas

8 claras em neve

vinho moscatel (quase uma garrafa toda, sobra apenas uns 4 dedos)

clip_image001

Doce de ameixa

De véspera, faça um doce de ameixa com a ameixa sem caroço, 1/2 xícara de açúcar e água para cobrir. Mexa bem, até que as ameixas se desfaçam de tão moles. Se precisar, complete água aos pouquinhos. Deixe esfriar e guarde fechado até o dia seguinte.

Passas hidratadas

Ainda na véspera, deixe as passas descansando num recipiente fechado, cobertas com vinho moscatel. Eu tive dificuldade de encontrar o vinho moscatel. A Simone, do Festa e Cia, hidrata passas com vinho do Porto. Chique, ela, né?

Doce de goiaba

Antes de começar a bater o bolo, amasse com um garfo metade de uma lata de goiabada, com 1/2 xícara de vinho, mais ou menos. Reserve.

Modo de fazer:

Todos os ingredientes secos devem ser previamente peneirados. Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente (26°C, mais ou menos). Pessoal do sul, cuidado com essa temperatura ambiente, viu?

Bata a margarina com o açúcar até virar um creme leve e fofo. Adicione as gemas, uma a uma, tendo o cuidado de retirar a pele. Deixe bater até esbranquiçar.

Junte a farinha, com cuidado, o sal e o fermento. Nesta fase, é melhor continuar batendo a mão. A minha batedeira quebrou de tão pesada que fica a massa. Acabei de comprar uma planetária, que deve aguentar o rojão melhor que a minha falecida batedeira. Tadinha, durou onze anos. Que descanse em paz.

Pois bem, a partir daí, é só ir misturando delicadamente, mexendo com a colher de pau, o doce de ameixa, as passas hidratadas e o doce de goiaba machucado com vinho (e o leite condensado, como lembrou a Ana Clara). Pode jogar o restinho do vinho na massa, para ela ficar bem molhadinha. Eu deixei sobrando cerca de 4 dedos na garrafa, apenas.

Essa massa rende dois bolos grandes. Leve para assar em forno pré-aquecido (250°C), em forma untada e enfarinhada, por aproximadamente uns 30 minutos. O palito deve sair enxuto.

Vocês acreditam que faltou gás na hora que meu bolo estava no forno? Não sei como ele não deu pra trás.

Bem, depois de uma batedeira quebrada e de ter de trocar o botijão de gás no meio da operação de cozimento, eu me atrasei um bocado e desisti de fazer uma cobertura de marshmallow, pois teria de bater tudo a mão e já estava em cima da hora de ir trabalhar.

Recheio

Para rechear o bolo eu fiz assim: peguei a outra metade restante da goiabada, levei ao fogo com um pouco de açúcar, água e um pouquinho de vinho e fiz uma calda. Com uma seringa de confeitar, enfiei essa calda aleatoriamente pelo bolo todo, para ele ficar bem suculento.

O recheio de verdade foi feito com: 1 1/2 de leite condensado, 2 gemas e 1 colher (sobremesa) rasa de manteiga. Levei tudo ao fogo, mexendo até engrossar.

clip_image002

Joguei sobre o primeiro bolo e coloquei o segundo por cima. Cobri o bolo com doce de leite (1 lata de leite condensado cozida na panela de pressão). Mas bem que poderia ser coberto com glacê de limão, se eu tivesse tido mais tempo.

Vejam como ficou molhadinho! Esta é a foto da metade que eu levei ao trabalho. A outra metade, de tão fofa, acabou saindo da bandeja toda espatifada. Não reparem na má apresentação, mal tive tempo de fotografá-lo, com tantos contratempos, nem acredito que ele ficou delicioso.

clip_image003

Estava divino! Mas acho que da próxima vez, vou dividir a receita na metade… rsrs

Socorrinho, obrigadíssima pela receita, amiga. Você tem mãos de fada.

Até a próxima.

    Postado por Feito a Mão em culinária | Comentários (54)
    

    54 Comentários to “Bolo de ameixa (bolo de noiva). Uma receita que eu vinha guardando há anos e finalmente testei. E que bom que testei!”

    1. Márcia Chaves disse:

      Ver uma receita dessas de manhã significa que passarei fome e vontade de comer doces o dia inteiro!! rsrsrs
      Aqui em casa tenho o mesmo problema: meus filhos e marido não saem dos sabores básicos. Fico sempre tentada a fazer algo diferente mas fico com dó de fazer só para mim. Está passando da hora de fazer como você e me mimar um pouco.
      Abs

      Márcia
      http://www.loucapramudar.blogspot.com

    2. Camila disse:

      Hmmmm que delícia!!!! Deu vontade de testar!!! A Márcia tem razão… Acho que vou passar no seu blog só à noite hahahaha =) Beijos!

    3. Leticia disse:

      Ai Claudinha… rs.
      Eu tenho várias receitas, mas tenho o desconto de não ter cozinha… em breve, estarei pedindo ajudinha pra vc e copiando as suas receitas (aquelas da aula de gastronomia, com certeza o noivo, isso é, marido vai amar!).
      Eu não curto ameixa, nem goiaba… rsss. Sou meio ruim para frutas!
      Menina, tá chegando, faltam 10 dias!
      Beijos
      lelê

    4. Mari arteira artesanatos disse:

      humm, amoo ameixa e tudo que se produz com ela, esse bolo ta com uma cara otima, vou copiar essa receita e um dia te conto se ficou tão suculento quanto e seu. Tenha um otimo dia.

    5. Simone Scharamm disse:

      Oi, Claudinha,
      Eu amo bolo de ameixa! Há tempos comi um bolo desses, que me foi inesquecível! Já fiz uma receita que não ficou muito boa, mas vou testar a sua, porque esse bolo que eu comi, não me sai da memória,rsrs!
      Obrigada!!!
      Beijos!

    6. Sandra Peres disse:

      Eu gosto de ameixas, e tenho uma boa porção em casa, não sei não, deu uma vontade louca de me acabar no bolo…

      Estou namorando essa receita, quem sabe dá casamento, vou imprimir…

      Beijão

    7. Si disse:

      Olá Claudinha… não sou muito fã de ameixa (na verdade faço parte do clube das suas filhas e marido, bolo pra mim é de chocolate), mas essas fotos ficaram tentadoras rsrs… e concordo piamente com vc… devemos fazer o q temos vontade hoje e principalmente nos mimar, pois merecemos…. bjss

    8. trecos e apetrechos da Fran disse:

      Delícia Claudinha!!!!!!!!!!!
      Você está certissima, não devemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje, sempre utilizo louças especiais no dia-a-dia, ficar guardando para que?
      Quanto ao bolo de ameixa, que delicia!!!!! Eu adoro.
      Aqui em casa também não tem saída esse tipo de doce, é só de chocolate, sempre… Mas quando bate aquela vontade, dou uma fugidinha do trabalho e vou até um café aqui perto e me delicio com um pedaço de bolo ou algo diferente, que só eu gosto lá em casa, merecemos, né?
      BJS

    9. Sherol Vinhas disse:

      hum..que delícia.
      Minha querida, tem uma postagem muito especial hj la no meu cantinho. Ajude a divulgar o bem.
      Bjs

    10. Fabiana disse:

      Que bolo lindo! Super molhadinho e fofinho, um bolo ideal!
      Eu acho que também não teria coragem de fazer, receita grande heim? rs, mas eu acho que fazer a metade dá super certo né?

      Onde vc encontrou o vinho?

      AH, testei ontem a receita da Priscila de cup cakes. Que massa maravilhosa, amei de paixão!!!!!!

      Depois posto as fotos, rsrs.

      Bjokas!

    11. Silvana Mello disse:

      Essa receita é um atentado a minha sanidade mental. Já estou delirando!
      As meninas têm razão, acho que só vou passar aqui à noite.
      Já copiei tudinho e vou fazer. Enquanto isso vou sonhando, melhor dizendo, delirando! Bjusss

    12. Fla disse:

      Nossa, com esse bolo eu até casaria de novo…hehe.
      Adorei.
      Beijos

    13. Katia Bonfadini disse:

      Claudinha, que delícia! Essa receita me lembra dos bolos de casamento e/ou aniversário antigos, que tinham várias camadas e duas delas eram sempre de doce de leite e doce de ameixa!!!!! Adoro doce de ameixa e esse bolo deve ter ficado sensacional, tenho certeza!!!!!! As fotos eo PAP estão perfeitos! Grande beijo!!!!

    14. Mariana disse:

      Parabéns, seu blog é muito legal! Versátil, instrutivo e de dar água na boca!! Esse bolo… mmmm despertou a formiga em mim. Fotos melhores do que as que você postou seriam perigosas, eu poderia atacar o monitor…
      Sucesso!
      Mariana

    15. Paty disse:

      ai amiga…
      lendo sobre a odisséia do seu bolo de ameixa, me lembrei de uma receita que guardo com tanto carinho…bolo de goiabada… ganhei de um aluno… na época que dava aula… é uma delícia… e sempre vou deixando, deixando…sabe que vc me despertou???
      vou fazer e coloco a receita no blog…
      ah… eu adoro bolo de ameixa… já copíei a receita… só espero não demorar muito pra experimentar… *Ü*
      bjks

    16. Anonymous disse:

      Claudinha lambi a tela,nossa que vontadeeeeeeeeeeeee,bjsss
      Giuliane!!

    17. Graça disse:

      Oi Claudinha
      Parabéns, você se supera em tudo, até em culinária. Já peguei a receita, vou fazer. Depois conto pra você, espero que fique como o seu, gostoooooooooooso!
      Abraços
      Graça

    18. BananaCraft disse:

      Parece delicioso!
      Adoro ameixa =)
      Parabéns pelo blog!

    19. Marta disse:

      Eu adoro ameixa tb.. esse bolo deve ser divino…
      Já que vc gosta tb de ameixa, hoje saiu no Rainhas do Lar um bolo que parece super fácil de fazer e é de amixa.. e fica super macio e molhadinho, que adorooooo
      Beijocas

    20. Andrea disse:

      Ramalho o seu bolo ficou com uma aspecto maravilhoso imagino o aroma hummmmmm.
      Parabéns!
      Andrea

    21. Dri Cavalcanti disse:

      Cláudia,acredita que nunca comi bolo de ameixa??? E olha que amooooo bolo de qualquer sabor, mas esse me deu água na boca. Essa receita é de fato muito grande e rende bastante bolo hein? Bjos

    22. Debbys disse:

      Nossa, mas mesmo se eu não gostasse de ameixa eu iria experimentar o bolo, porque está com uma cara ótima!!! faz mt tempo que não como ameixa, mas nunca tive nd contra, apesar de ser do time dos chocólatras! kakakakaka…
      bjinhusss

    23. air max nike disse:

      It's a good article, I like it.Really good sharing this.I will give it to my friends.Say thank you you as your information.Now lets see if I can do something productive with it.Hey this is a great article.
      air max 2009
      air max shoes
      air max 90

    24. Silvia Azevedo disse:

      Humm, fiquei com vontade de experimentar! Vou anotar a receita com certeza! Pelo que vi, este vinho é meio difícil de encontrar, né?

    25. Alana e Gabriela disse:

      Claudia
      Eu amo bolo de ameixa. Já anotei a receita aqui e farei em breve. Me diz onde vc encontrou o vinho aqui em Maceió.
      bjão

    26. Sherol Vinhas disse:

      Que bom que viu, querida.
      Fico muito feliz.
      Beijos e muita LUZ.

    27. Eliene Vila Nova disse:

      Oh céus
      resolvi vir te visitar bem na hora que estou com fome.
      que bolo é esse heim?
      quero um pedaço,me manda por Sedex,tá?
      sabe o engraçado que a lembrança maior que tenho da minha infância é de uma torta de ameixa que minha mãe fazia e sempre lembro dela,mas nunca tive coragem de fazer,sei lá porque!
      e quem sabe meinspire no seu bolo e não vá na casa da mamis olhar seu velho caderno de receitas,ela tem um ciúme dele,rsrs
      linda bostagem,belo bolo,preciso provar pra ver se tá gostoso,rsrsrs
      te adoro
      beijos
      beijos

    28. Ana Clara disse:

      Aiii, tô sonhando com esse bolo! Vou fazer hoje à noite, mas tenho uma dúvida. Vc colocou nos ingredientes da massa 1/2 lata de leite condensado, mas eu não vi em que momento devo acrescentá-la. Me ajuda?!?! Bjos, e só pra lembrar, vc tem bons maravilhosos!! Parabéns!!

    29. FABY disse:

      MEU DEUS DO CêU QUE BOLO É ESSE????!!!
      DELÍCIA!!
      VOU TENTAR FAZER!!
      BEIJOSS

    30. Chocolate na Cozinha disse:

      Que delícia é seu blog!!! E esse bolo então.Adoro ameixa e estou com um bocado na geladeira. Estou sendo seriamente tentada a imprimir a receita e fazê-la.
      Continue nos presenteando com essas delícias.
      Beijos,
      Verônica

    31. Cristiane Goiânia disse:

      Olá…

      Fiz esse bolo aqui em casa hoje, acrescentei uma pitada de canela em pó e raspas de limão…A receita rendeu um tabuleiro enorme que não durou nem a metade do dia…SIMPLISMENTE MARAVILHOSA !!!Obrigado pela publicação e sucesso no seu site.

    32. [...] Vocês devem ter notado que eu tenho andado muito pela cozinha ultimamente, não? Não sei quando ou se essa fase vai passar. Ela já me rendeu uns indesejáveis quilinhos a mais, alguns livros de culinária novos, três cursos recentes de gastronomia e um novo jogo de panelas em aço porcelanizado. Isso para não citar a batedeira planetária, que tive de comprar para repor a minha antiga, que quebrou durante o bolo de ameixa, lembram? [...]

    33. Isabele disse:

      Claudinha,estou querendo fazer esata delicia,mas gostaria de saber em que momento entra as claras em neve?!!

      Bjs

    34. ADOREI ESSA RECEITA. POSSO RECHEAR COM DOCE DE LEITE E QUAL COBERTURA ME SUGERE? PRECISA SEMOLHADO COM AQUELA GOIABADA MESMO OU TBM POSSO USAR UMA CALDA SIMPLES OU QUEM SABE NEM MOLHAR? BJUS E OBRIGADA POR COMPARTILHAR

    35. Neuza disse:

      Ainda não fiz…mas,pela foto deve ser uma delicia!!!!!!!!!Grata,por passar a feceita.Abs

    36. Ai, que maravilha ler isso… Me senti lendo meu próprio relato exceto pelo “não comemoro meu aniversário”…
      Tb tenho uma receita desse bolo guardada há anos e nunca me encoragei p/ testar mas agora, lendo tudo o que escreveu vou comprar o que falta e fazer a minha tão sonhada receita. Adorei e vc está coberta de razão qdo fala que “tudo passa, inclusive nós mesmas”… Ainda não sei qual das duas farei primeiro, vai depender do tamanho…rsrs

    37. Gleici disse:

      Que delícia. Domingo é aniversário do meu sogro e eu volu levar o bolo. gostaria de saber se posso fazer a cobertura com ganache? Será que combina ou fica meio fora de contexto? obrigada

    38. Gleici disse:

      é mesmo, vc está certíssima. Este bolo já deve ser uma delíci sem recheio e sem cobertura. Acho que seria um marshmellow mesmo a melhor opção e doce de leite no recheio poi são mais neutros. obrigada. bjus

    39. Gleici disse:

      Só mais uma cosinha. Qual o tamanho do tabuleiro que utilizou? Eu vou usar um redondo de 30 cm de diametro. Será que meia receita dá? bjus

    40. Gleici disse:

      mais uma coisinha, Qual o tamanho do tabuleiro que utilizou? Eu vou usar um redondo de 30 cm de diametro. Será que meia receita dá? E as clara entram aonde? em neve? bjus

    41. Gleici disse:

      E as claras são o último a entrar? Na receita não diz. Eu posso utilizar um outro vinho no lugar e tem que ser doce? Fica com sabor de vinho no bolo? Criança pode comer? obrigada e desculpe tantas coisas.

    42. Gleici disse:

      Desculpe mas eu devo estar cega mas não estou encontrando as claras. Vc pode me ajudar e me dizer aonde está?

    43. Gleici disse:

      Não recebi email não minha querida. Desculpe te perturbar tanto, rsrsr… mas o bolo fica com sabor de vinho forte ou nem parece que tem? Eu vou usar outro vinho suave pois aqui não achei este. Vou fazer a metade da receita para uma forma redonda de 30 cm, será que dá? Suas formas que vc diz grande são mais ou menos do tamanho de um notebook de 15″ ou maior? bjus e desculpe tá?

    44. sabrina matos disse:

      Testei a receita! Muito boa!(mesmo eu esquecendo de colocar a clara em neve…rs) Obrigada pelas dicas.

    45. sabrina matos disse:

      Olá claudinha! Fiz o bolo de novo, sem esquecer da clara em neve..rs, ficou maravilhoso!! Um sucesso em minha familia. Dessa vez nao coloquei recheio e nem cobertura, ficou muito saboroso.Amei!
      Obrigada

    46. Claudete Marcelino disse:

      Olá Claudinha!
      Vou testar essa receita também, quem sabe pro natal.
      Estou passando para lhe contar como ficou o teste dos bem casados. Como sobrou massa, pois fiz três, mas só utilizei duas, congelei por trinta dias. Deixei descongelar na geladeira e abri sobre dois plástico, mesmo sem ser congelada. A durabilidade é ótima, mas por conter ovos achei melhor não exceder mais que uma semana enrolada no celofane. A massa continua com a mesma textura, ao contrário da que ficou na geladeira já pronta. Maravilhosa!!!!
      Que Deus abençoe a todas.
      Bjkas.

      • Feito a Mão disse:

        Excelentes observações, Claudete. Tb sou assim, meio cientista na cozinha. Obrigada por compartilhar suas pesquisas. Vou salvar seu comentário.

    47. Maria Veronice disse:

      Meu Deus, amo bolo de ameixa e hoje resolvi fazer, pois achei a receita ótima, achei muito engraçado quando você falou que teve que trocar o botijão pois o gás acabou, menina acabei de fazer isso pois enquanto o meu bolo estava no forno meu botijão também secou kkkkkk, ri muito. Espero que fique gostoso!!!!

    48. roberta disse:

      Acho que as claras vão por ultimo! É isso?

    49. terciania disse:

      Essa receita é realmente muito gostosa,o bolo fica molhadinho e é de um sabor maravilhoso!!!!!!!APROVADA!!!!!!!

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário