O melhor petit gateau do mundo! Que tal uma receita fácil, prática, econômica e deliciosa para adoçar seu final de semana?


Mário é louco por chocolate e todos as sobremesas derivadas desse ingrediente. Para agradá-lo e também às minhas pequenas, que o acompanham na preferência, já testei várias receitas de petit gateau. Quando eu digo várias, são várias meeeeeeeeeesmo.
Mas nenhuma, absolutamente nenhuma delas, se compara à receita que encontrei no Cyber cook. Desconfiei que o negócio era bom a julgar pelo grande número de comentários elogiando a receita.
Não poderia deixar passar sem julgar por mim mesma, porque, em se tratando de culinária, às vezes a aparência engana.
A receita é fácil, prática, econômica e, o melhor de tudo, deliciosa! Não bastasse tudo isso, rende 6 bolinhos, que não é pouco nem muito: ideal para um jantar com poucos convidados. Mas se sua família é menor que isso ou se você quer adiantar o serviço no dia anterior, preste atenção: dá pra congelar os bolinhos nas forminhas ainda crus!!!!! Não é o máximo?
Depois de testar esta receita você não precisará mais gastar os olhos da cara num restaurante. Sim, porque petit gateau é uma sobremesa carinha, né? E a boa notícia é que não precisa ser um ás na cozinha para acertar os bolinhos de primeira. Além da receita, que você encontra no Cyber cook, eu preparei um passo a passo, com fotos, para representar cada etapa da elaboração.
Vamos lá?
Dicas: Ingredientes secos previamente peneirados; forno pré-aquecido na temperatura indicada (180°C); ovos e manteiga em temperatura ambiente, ok?
Ingredientes
200 g de chocolate meio amargo
2 colher(es) (sopa) de manteiga
50 g de açúcar (2 colheres de sopa)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ovos inteiros
2 gemas
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria.
Unte forminhas de bolinhos com margarina e pulverize chocolate em pó.
Bata os ovos e as gemas de ovo com açúcar na batedeira até ficar bem claro. Se sua batedeira não for planetária isso pode levar uns 20 minutos. Deixe ficar bem fofo e claro. Sem pressa, ok?
Junte a farinha de trigo peneirada e o chocolate derretido, misturando com uma espátula, bem delicadamente.
A massa deve ficar homogênea.
Despeje a massa nas forminhas, sem preenchê-las completamente.
Pré-aqueça o forno e leve para assar. A receita original fala em 5 a 7 minutos (dependendo do forno) até os bolinhos crescerem, mas ficarem com o meio molinho, assim quando cortamos sai aquela calda de chocolate quentinha. No meu forno, testei duas vezes e encontrei 11 minutos como o tempo ideal. Observe como o seu forno se comporta, a impressão é de que o bolinho ainda está cru, mas se você esperar que o garfo saia enxuto, perderá a caldinha característica do petit gateau.
Deve-se desenformar quente, diretamente no prato, acompanhado com sorvete de creme.
O site fala que para congelar basta colocar a forminha cheia, coberta com filme plástico, no freezer e quando for servir deixar o bolinho voltar à temperatura ambiente antes de colocar no forno. Eu não testei o congelamento mas, a pedidos, terei de fazer um estoque no freezer, para eventualidades. O pessoal daqui aprovou e tá pedindo um repeteco!
Bom apetite e um excelente final de semana!
    Postado por Feito a Mão em culinária,passo-a-passo | Comentários (56)
    

    56 Comentários to “O melhor petit gateau do mundo! Que tal uma receita fácil, prática, econômica e deliciosa para adoçar seu final de semana?”

    1. Katia Bonfadini disse:

      Oi, Claudinha!!!!! Obrigada pelo seu comentário no post de hoje! Eu gostei tanto do texto da Fê que pedi permissão pra reproduzi-lo integralmente. Ela é muito simpática e vive viajando pelo mundo! O post mais recente dela é sobre o taj mahal cheio de fotos de detalhes da fachada que eu nunca tinha visto… Lindo demais!!!! Você já tinha me falado sobre o seu amigo, puxa, com certeza a gente ia se dar bem… ele tem blog?

      Agora vamos ao seu post delicioso pra comer com os olhos!!!!! Acho que vou me aventurar nessa receita, já que vc garantiu que é fácil!!!!! Apesar de não ser muito fã de chocolate, eu adoro petit gâteau!!!! Ah, queria te perguntar uma coisa, mas é melhor mandar um e-mail. Daqui a pouquinho te escrevo! Beijão!!!!

    2. Lucia Laureano disse:

      Claudinha,
      Vou sair do trabalho hoje direto para o mercado! Tenho que fazer os seus bolinhos hoje sem falta!
      Me diz uma coisa, vc acha que dá para fazer na forma de cupcake?
      Eu vi umas de silicone individuais na revistinha da avon que devem ser perfeitas para este tipo de receita, mas ainda não comprei (e olha que só custava R$8,99 – pão dura…).
      Amei o PAP! Como sempre e tudo que vc faz, né?!
      beijos,

    3. trecos e apetrechos da Fran disse:

      Para que eu quero descer!!!!!!!!!!
      Que delícia é essa? Nunca vi petit gâteau tão apetitoso, vout estar final de semana, com certeza!
      Um ótimo final de semana para você também.
      BJS

    4. Leticia disse:

      Eu sou igual ao seu maridão, não vivo sem chocolate (todos os dias…).
      Menina, vi o seu post sobre BA, mas nem consegui comentar… tive uma visão diferenda da cidade, visão de quem foi sem crianças (não levei os enteados… mas eles já estão mocinhos). Nem consegui comentar… sorry, tá beeeem corrido!
      Que bom que agora vc terá um tempinho pra cuidar de outras coisas. Tb me atrapalho com o meu horário aqui em SP. Entro às 8:30, mas aqui temos que sair beeeem antes para tudo. É um transito infernal. Quando estive ai em Maceió, achei tudo bem tranquilo (visão de paulistana, né?)… rsss
      Beijos
      lelê

    5. Elaine Barnes disse:

      Menina do céu! Essa é a sobremesa que mais amo na vida!Minha filha tem um eletrodoméstico que faz os bolinhos rapidamente e já sai meia dúzia. Quando ela faz me acabo. Quando vou a um restaurante é a minha pedida. Afii amo demais!
      Não sabia a receita e achei hiper fácil,parabéns pelo capricho e carinho desse post. Montão de bjs e abraços

    6. Priscila disse:

      Nossa, adorei!
      Amo petit gateau e sempre pensei que era super difícil de fazer. Pra começar, pensei que a caldinha era recheada depois de assada, pra ficar assim, molinho.
      Meu marido adora doce mas sempre reclama quando eu faço porque diz que eu to engordando ele, rs.
      Bjs!

    7. Paula Brêda disse:

      Claudinha, vc é lasca, viu, só bota receita pra me tirar da dieta, rsrsrs! E não é por nada não, mas eu ganhei da mamis o mesmo jogo americano de corações made in Bariloche, muito chic! Ah!,vcs todos estão muito lindos nas fotos da viagem!Beijos.

    8. Bird disse:

      Olha que essa receita to ha anos tentando fazer assim!! rsrsrs

      Aqui chama-se de "Fondant au Chocolat" mas nao é qualquer um que faz nao!! So vc mesmo para desvendar os mistérios pra gente, né!!

      Também sou chocoholic que nem sua familia, tudo de chocolate se pudesse até salgados!!! kkkkk

      To babando!!! Sério!!!! :)

    9. Ana - Viajar é tudibom! disse:

      Que receita bacana e o resultado vale muito á pena!!!
      Vou me "aventurar" na cozinha, te conto a experiência qdo fizer, rs.

      Bjinhos e bom findi.

    10. Anonymous disse:

      Não vivo sem chocolate…rsrs
      Tenho uma outra receita fácil tb, essa sua só de olhar dá água na boca.Bjos.

    11. Ana Cristina disse:

      Hum tá com a cara ótima, impossível näo ficar com vantade de testar, e me pareceu fácil mesmo, pensei que fosse bem mais difícil, vou testar com toda certeza e volto pra contar como ficou.

      Abraços

    12. Ana Cristina disse:

      So uma perguntinha, a farinha de trigo tem que ser sem fermento né?

    13. Cláudia Ramalho disse:

      Katita, é fácil mesmo, só preste atenção no tempo de batedeira e de forno, o resto é moleza.

      Lúcia, acho que dá, sem problemas, eu até tenho as minhas forminhas de cupcake, mas achei que eles iriam render mais… ilusão de óptica. Eles cabem certinha naquelas forminhas.

      Fran, eu já testei várias receitas e já comi vários tipos de petit gateau, em viagens sempre provamos, para ver se há diferenças… mas esta receita é a mais adeuqada ao nosso paladar, aqui de casa, ela é cremosa, macia, não é excessivamente doce, é no ponto! Me diga depois o que achou.

      Lelê, pois Mário é igual a vc. Só que ele anda com o colesterol alto, tadinho, está proibido de comer chocolate por algum tempo. Isso pra ele é a morte!

      Elaine, do céu, que máquina é essa? Nunca ouvi falar! Mostra pra gente, criatura!!!!

      Pri, sabia que no começo eu tb pensava assim? Tanto que ficava procurando o furinho do blolinho, discretamente com o garfo pra lá e pra cá… kkkkkkkk até que encontrei a primeira receita d epetit gateau numa revista de culinária francesas aqui em casa. Daí, fui procurar outras versões no santo google…

      Paulinha, vc é danada. Olho de arquiteta vê tudo, né? Foi da Argentina, sim. Só que os comprei na Morph de Buenos Aires, embora haja uma MOdu, que é uma versão menor da Morph em Bariloche, esqueci de dizer no post, mas em breve mostrarei as minhas aquisições com calma. Sua mãe gostou? Pegou muito frio? E as fotos dela ficaram escuras ou deu pra ver o sol? O ruim do tempo feio é que tiramos poucas fotos… logo eu que amo fotos! A Mari só fala na Bia… ela realmente gosta muito dela.

      Cris, que nada, é só prestar atenção na receita. O segredo é o tempo do forno, que varia de fogão pra fogão.

      Ainha, quero saber mesmo. volta e me conta…

      Ana Cristina, usei a sem fermento, porque ele realmente não cresce muito. A textura aerada se deve ao tempo de batedeira, muitas bolhinhas se formam. ele não precisa crescer de verdade, sabe?

    14. Simone Scharamm disse:

      Ah…que delícia! Vou fazer pras meninas nessas férias! Todas nós amamos, mas meu marido não gosta de chocolate…coisa que não consigo entender!Rs!
      Beijos!

    15. Anonymous disse:

      olá claudia ,sempre acompanho teu blog,acho maravilhoso e vc escreve de uma maneira muito gostosa de ler,parabens.gostaria de fazer uma perguntinha,,nao tenho dessas forminhas e nem as encontro aqui onde moro pra comprar entao posso substituir derepente por de empada ,o que vc sugeri?desde já agradeço ..bjim!
      mileny

    16. Eliene Vila Nova disse:

      Amiga que saudades de você, muita mesmo, sabes que meu carinho por você é especial.
      e nossa venho matar minha saudade e encontro um negócio gostoso desse, já copiei a receita pois bomrido quer,ai ai.
      fiquei literalmente babando e olha que nem sou fã de doce, você comosempre arrasa.
      Um final de seman abençoado.
      Beijos

    17. Marta disse:

      Ai que coisa boa! Adorei a receita. Pelo que vc falou parece ser fácil mesmo, será que consigo testar um dia? rss
      Só preciso comprar as forminhas!
      Beijocas

    18. Paula Betzold disse:

      Claudinha, vou arriscar… tem selo pra vc la no blog! bjs

    19. Cláudia Ramalho disse:

      Simone, posso dizer uma coisa, eu não sou fanática por chocolate como Mário, prefiro outras sobremesas que tenham frutas ou cremes gelados. Mas adorei esse petit gateau justamente porque ele tem duas coisas que eu gosto muito: calda e contraste de temperatura (o quente do bolo com o gelado do sorvete).

      Mileny, a receita original fala justamente em forminhas de mepada, pode testar sem medo. E obrigada pelo elogio ao blog!

      Eliene, querida, eu aqui inventando moda na cozinha e tendo que perder os quilinhos extra que me acoompanharam na volta dessas duas viagens… vc sabe o quanto a gente ocme difernete em viagens, né° Não sei como não paguei excesso de peso, na volta. kkkk

      Martinha,
      claro que vc pode tentar, mulher. Por que não? Depois me diz se gostou.

      Paulinha, obrigada, minha linda, vou já lá ocnferir.
      Bjinhos.

    20. Joice Balboa disse:

      Oi Claudinha!!

      Fiz a sua receita do petit gateau, congelei e deu muito certo, meu namorado e meus amigos aprovaram.

      Postei a receita no meu blog também. ;)

      Parabéns pelo blog!!

    21. Simone SL disse:

      Descobri seu blog hj e não consigo mais fechar… kkkk… QUANTAS DICAS PRECIOSAS!!!!!!!!!!!

      Obrigada.

      E esta receita vou tentar fazer este fim de semana mesmo, só tenho que achar minhas forminhas pequeninas… kkkk

      Beijosssssss,
      SIMOME

    22. Crisbella disse:

      Claúdia, por favor me esclareça se as claras foram batidas antes das gemas ou tudo junto. No texto ficou um pouco confuso. Obrigada e parabéns pelo seu blog!

    23. Feito a Mão disse:

      Cris, a receita fala em 2 ovos INTEIROS mais 2 gemas extras. Não tem erro. Bata tudo junto, conforme recomendado.

    24. Willian Rocha disse:

      Boa noite. Não sou de postar comentários em blogs mas, às vezes, aparece uma oportunidade onde não há como deixar passar em branco… Minha mulher faz cupcakes, bolos, macarons e etc, e hoje (domingo) chegamos em casa e me atraquei nos apetrexos dela para testar esta receita. Mesmo sem forminhas individuais (utilizei a forma de cupcakes que ela tem, para 6 bolinhos) ficaram uma maravilha. Polvilhei cacau em pó depois de untar com manteiga a forma e ficou show de bola! Parabéns pelo site e pela receita.
      Obrigado.

      • Feito a Mão disse:

        Willian, que bom que vc comentou! Adorei saber que ficaram tão bons. Essa receita realmente é divina. No momento, estamos de dieta aqui em casa, mas em breve vou matar minhas saudades. Seja bem-vindo ao blog e desculpe-me a demora em responder. Ando cheia de trabalho!

    25. sabrina matos disse:

      Bom Dia! Adorei a receita! Parabéns pelo Blog, estou amando! Já anotei varias receitas. Hj estou testando a receita do bolo de ameixa. Bj

    26. sabrina matos disse:

      Mesmo eu esquecendo das claras em neve ficou ótimo…rs
      Irei repetir a receita com as claras hj..rs
      Obrigada
      Sabrina

    27. Evelyn disse:

      Minha duvida é quanto aos ovos, devo bater primeiros as claras e depois acrescentar as gemas e o açucar?

    28. Caroline disse:

      Boa Noite Querida…

      Adorei seu blog, estava vendo a receita do petit gateau e fiquei afim de fazer agora, mas só tenho formas menores, tipo de pão de queijo, será que consigo? beijos

    29. Tays disse:

      A receita parece ótima!
      Mas em nenhum dos lugares em que vi essa receita eu achei a temperatura do forno… Que temperatura você usou?

    30. Rafael Sad disse:

      Exelente Receita! Foi o melhor Petit Gateau que já comi!

    31. Camila disse:

      Encontrei seu site enquanto procurava na internet uma receita fácil de petit gateau. Fiz essa, deu super certo e a família toda aprovou.

    32. Nina Rodrigues disse:

      Oi Claudia, amei seu blog… procurava receitas de petit gateau para fazer agora e de repente li seu blog, o máximo!!!! Acabei até de tirar a dúvida sobre as forminhas, pois eu estava triste por ter em casa formas de empada e não sabia que dava certo… farei agora!!! deixarei na geladeira pronto para assar e servir após o jantar, mil beijos. Muito obrigada.

    33. Aline disse:

      Acabei de fazer, estão no forno…adorei a receita super facil de fazer….espero que meus convidados para o jantar gostem…

    34. Mariana disse:

      Devido a dieta sem gluten, substituí a farinha de trigo por farinha sem gluten, e ficou ótimo! Testei congelar e também ficou muito bom. Pouco depois de tirar do freezer já coloquei no forno. Ficou até mais duro por fora, com mais calda por dentro. A receita é muito boa.

    35. Fernanda disse:

      Olha eu fiz mas não deu muito certo não viu, favor detalhar mais a receita. Grata

    36. Fernanda disse:

      Nossa eu tenho 12 anos e fiz esse petit gateau ficou otimo igual quando eu compro nos lugares e economizeii muito tipo R$ 50,00 reais Obrigada.

      • Feito a Mão disse:

        É caro mesmo, Fernanda. Por isso é bom aprender a fazer, além de aconomizar a gente ganha certa autonomia pra fazer quando der vontade.
        Com 12 anos vc já cozinha? Que massa! Na sua idade eu tb já fazia de tudo. Mas minha filha, que fará 11, ainda não fez nenhum bolo sozinha… Minhas esperanças na cozinha estão na filha caçula, que adora até barulho de panelas batendo… rsrs

    37. Adelson disse:

      Muito bom. Fiz, com meus dotes culinários masculinos, e meu filho de 7 anos falou que não ficou bom não, ficou delicioso! Ganhei meu prêmio. Recomendo.

    38. Danielle disse:

      To amando esse blog…

    39. yasmin disse:

      adorei a receita e tambem do bolinho

    40. Paty disse:

      Ola gostaria de saber se fica ruim fazer com chocolate ao leite, e para congelar tem que ser a forminga cheia so que eles nso tem que crescer dentro do forno assando e nao vai transbordar. Obrigada

      • Feito a Mão disse:

        Paty, vc deve deixar espaço para o petit gateau crescer.
        O chocolate ao leite vai do seu gosto. Se vc prefere este, fique à vontade.

    41. Simony disse:

      Olá, tudo bom?
      Existe a possibilidade de fazer a receita sem batedeira?
      Se sim, quanto tempo?
      Alguma dica?
      Obrigada

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário