Festinha de Formatura do ABC


Estamos em julho, as férias de algumas escolas já acabaram, as de outras estão apenas começando. Mas já tem mamãe pensando no que vai acontecer no fim do ano! Há algum tempo, recebi alguns e-mails me perguntando como eu comemorei a formatura do ABC da Clarinha. Bem, contando, já fazem dois anos… o tempo voa!
A formatura do ABC é um marco entre as crianças, o anel, o canudo, o orgulho de saber ler e ingressar numa parte do mundo até então exclusiva dos adultos. Acontece depois do primeiro ano (antiga alfabetização) e simboliza uma transição, um rito de passagem.
Acho que por verem tanto o assunto festas infantis por aqui, me deram algum crédito para falar sobre o assunto. Fico lisonjeada, mas não fiz festa, no sentido estrito da palavra. Éramos só nós quatro, meus pais e minhas irmãs com maridos e sobrinhos, porque meus sogros estavam viajando e minha cunhada não pôde ir. Mas como diz uma amiga minha, que trabalha no ramo, bastam dois corações felizes para se fazer uma grande festa. E a comemoração acabou ficando bem animada e informal.
Era dia de semana (sexta-feira), portanto, um corre-corre só. A apresentação da escola estava marcada para as 19h, acabou um pouco tarde e estávamos todos com fome. As opções eram: um restaurante ou um jantarzinho em casa. Claro que optei por fazer em casa, por vários motivos: o conforto, a intimidade, a possibilidade de arrumar um cantinho especial para tirar fotos e, especialmente, o custo. Gastando menos seria possível obter um resultado melhor e as pessoas não teriam de ir embora logo que acabassem de comer.
Não fiz um jantar formal. Servi um prato que todos pudessem comer sem uso de faca, em pé, se fosse o caso, ou sentados no sofá, nas cadeiras espalhadas pela sala, ou nos degraus da escada, já que a mesa estaria arrumada com o bolo e docinhos. Porque, mesmo sendo uma comemoração íntima, minha família é grande: três irmãs e um irmão, todos com acompanhantes, fora meus sobrinhos. Formávamos 12 adultos e 6 crianças.
O cardápio foi: salgados quentes, bobó de camarão, arroz branco, docinhos e bolo confeitado.   Para beber: uísque, cerveja, água e refrigerante. Simples e sem muita frescura.
Encomendei o bolo a uma moça que eu não conhecia, mas àquela época, todas as boleiras conhecidas estavam lotadas. Final de ano é fogo! Graças a Deus, ele estava uma delícia!!! Escolhi uma decoração que tivesse a ver com o tema. Achei que uma caixa de lápis de cor representaria bem essa fase de tantos acontecimentos: domínio da coordenação motora fina, criatividade, imaginação e fantasia de um mundo mais colorido e alegre. Tudo a ver com a infância.
Dispus os docinhos na mesa usando alguns utensílios que eu já tinha em casa, sobras de outras festas de aniversário. Vejam se os reconhecem:
Quando comprei este suporte, a intenção era fazer cupcakes com letrinhas do alfabeto, mas acho que eu me superestimei. Eu não estava de férias e por isso não tive tempo de fazer bolinho algum. Os que tentei fazer ficaram catastróficos. Um conselho: não entrem na cozinha estressadas e com pressa, que não sai coisa boa. Naquela época eu ainda não tinha aprendido os segredos de confeitar cupcakes com pasta americana. Acabei usando o suporte para acomodar os docinhos.
Comprei um grande vaso de margaridas e coloquei-o em um lado da mesa.  Enfiei algumas das borboletas que eu já tinha em casa, para dar um leve colorido. As mesmas borboletas que eu já usei em várias outras festinhas (fadinhas, jardim e bonecas).
E saí pelas minhas gavetas e armários procurando algo para encher a mesa… a intenção era dar um ar colorido, alegre, sem tema fixo, mas algo que lembrasse um jardim de infância. Me apeguei mais à ideia de um jardim de verdade que um jardim escolar com brinquedos e parquinhos. Por isso, coloquei minha casinha de passarinhos. Me perguntaram onde eu a comprei. Acho que eu já disse aqui no blog que eu não a comprei pronta, mandei um marceneiro fazer. Há lojas especializadas em produtos de MDF para festas. Basta levar uma foto que eles fazem parecido.
Seguindo o mesmo princípio, o regador piruliteiro:
Para preencher os vazios da mesa, espalhei placas de grama artificial e algumas velinhas em réchaud, já que a reunião seria à noite. Não usei toalha de mesa, pois gosto do efeito do vidro transparente. A mesa pronta ficou assim:
Aqui, nós três em casa, depois da apresentação(1); Mariana e Maria Clara (2) e Maria Clara sozinha (3):Formatura ABC 038
Aqui, em momento de dedicatória de seu livro. Cada criança escreveu um livro durante o ano. Neste dia, ele foi entregue encadernado, a mamãe boba e babona chorou a festa quase toda:
ScannedImage-40ScannedImage-45
O que fiz de mais interessante:
Reuni todas as fotos que eu tinha da pré-escola da Clara, desde o maternal, e fiz vários clipes, usando o Nero. Um para cada ano, com o nome da professora e de alguns amiguinhos que apareciam em destaque nas fotos. No final, fiz um clipe especial com todas as professoras e coordenadoras que ela teve (usando a música “ao mestre com carinho”). Gravei um DVD de recordação (até hoje falta eu fazer uma capinha em digital scrapbooking para ele, rsrs), e ela o assiste de vez em quando. Não quero que ela perca essas memórias quando crescer.
As músicas que eu usei no projeto foram:
Aquarela (Toquinho)
Juntos (Balão Mágico)
Ao mestre com carinho (Abelhudos)
É bom ser criança (Toquinho)
O caderno (Toquinho)
Be-a-bá (Toquinho)
Eu só não exibo o clipe aqui, por motivos de segurança, pois na maioria das fotos, ela está de farda e vocês sabem como é internet. Mas eu recomendo a quem quiser eternizar este momento: é muito emocionante! A Clarinha enche os olhos de água toda vez que começa o clipe. Imagina eu! Ver nossos filhos crescerem causa um misto de orgulho, alegria e pânico. Só quem já passou por isso sabe.
Acho que é tudo. Foi uma comemoração simples, feita em cima da hora, para poucos convidados, sem muito gasto, aproveitando material que eu já tinha em casa. Mas foi muito emocionante, principalmente por causa desse vídeo.
***
Estou arrumando os e-mails de festas que eu recebi. Em breve vocês terão muitas outras dicas de mamães que andaram colocando a mão na massa com ideias tiradas daqui (e outras mais…) Aguardem! Vão me ouvir falar muito em festas infantis daqui pra frente. Queria que meus dedos acompanhassem a rapidez do meu pensamento! Não consigo aprontar os posts na mesma rapidez com que chegam as ideias e inspirações…
***
Comecei os preparativos da festa da Mariana, passei o sábado todo em frente ao computador e já criei a arte digital de quase tudo: convite, lembrancinhas e cartões de agradecimento. Em breve postarei o PAP do convite. Acho que está ficando lindo, mas eu sou suspeita para falar… Estou fazendo um projeto em scrap híbrido.
Um beijão e até a próxima,
Claudinha.
    Postado por Feito a Mão em decoração,festa infantil | Comentários (58)
    

    58 Comentários to “Festinha de Formatura do ABC”

    1. Katia Bonfadini disse:

      Oi, Claudinha! Amei a festinha e suas filhotas estão cada dia mais lindas! Você mal chegou de viagem e já preparou uma festa linda e repleta de detalhes? Que energia e disposição, hein? Acho que temos mais isso em comum: adoramos detalhes, né? O prato de três andares com os docinhos é lindo e amei as borboletinhas pregadas nas flores! Maria Clara deve ter ficado muito feliz e amei o vestido dela, parece uma princesa!!!!!!

      Sobre seu comentário no post de hoje:

      Menina, eu sou admiradora dos seus jantares lindos, a sua produção fica ótima sim e os pratos são bem mais sofisticados e com certeza saborosos do que meus belisquetes!

      Eu não uso tripé, não! Coloco a máquina em cima do buffet mesmo ou da estante que fica em frente à mesa e, sempre que tiro uma foto em close, tento encontrar um lugar para apoiar o cotovelo, rsrsrsrs! Lembra daquela dica? Fotos sem FLASH são mais fieis às cores naturais e depois coloco as imagens no Photoshop para trabalhá-las com os filtros BRILHO, CONTRASTE, NITIDEZ E COR. O resultado é impressionante, valoriza muito mais as fotos. Um dia ainda faço um post com essas dicas básicas, pode esperar! Mil beijos!

    2. Katia Bonfadini disse:

      Oi, Claudinha! Me desculpe, a informação está logo no primeiro parágrafo, agora que eu vi! De qualquer maneira, valeu muito a pena mostrar o post e as fotos da festa aqui, ficou tudo muito bonito mesmo! E olha como eu sou uma negação em relação a crianças: nem reparei que as meninas estavam com carinha de mais novas nessa festa!!!!! E acabei de vê-las nas fotos de BA!!!!! Bjs!

    3. Cláudia Ramalho disse:

      Katinha, essa festa aconteceu há dois anos, é que recebi uns e-mails de algumas pessoas que me acompanhavam no orkut, pedindo que postasse sobre ela.
      Suas fotos são lindas e é claro que aceitaremos de bom grado todas as dicas que puder nos dar… esperarei ansiosa por elas.
      Bjinhos

    4. Marlene Casagrande disse:

      Claudia! Nem acreditei qdo entrei aqui hj cedinho e me deparei com este post!!!

      No fim de semana que passou minha cunhada me pediu ajuda para organizar a "formatura" da minha sobrinha e fiquei de dar uma busca
      na net, agora pronto! ja achei o que procurava! rsss
      Adorei a idéia do clip, nunca fiz um, mas vou me arriscar.

      Tbem adorei a notícia sobre os preparativos da festinha da Mariana e do projeto híbrido.

      Está tuuuudo lindo por aqui! As fotos da viagem são lindas, imagino como ficarão qdo vc der aquele toque de Scrap, heim!,

      Bjos e uma ótima semana!
      Marlene

    5. Rita Vieira disse:

      E vc chama isso de simples,Claudia?! Nossa!
      Até minha ídola de festas aí em cima (Kátia) bateu palmas…eu estou de pé aplaudindo! Show!

      Parabéns!

      Beijo!

    6. Dri Cavalcanti disse:

      Cláudia, acho que vc tem o poder de ler os pensamentos das suas leitoras, sabe pq? Pois já estava pensando no que eu ia preparar para minha filhota no final do ano, na "festinha do ABC", rsrs, daí entro no blog e dou de cara com as idéias e fotos, nossa pirei, e claro fiquei feliz e empolgadíssima com as idéias, rsrs.
      Obrigada por compartilhar conosco suas idéias e nos inspirar. Bjocas

    7. Mônica Schmidt disse:

      Que gracinha..a festa da princesa!
      Boa semana flor..Deus abençoe
      Beijinhos com carinho Mô =)

    8. Ana - Viajar é tudibom! disse:

      Olá Claudinha! Mais um post cheio de "estravagâncias da sua doce imaginação e criatividade!"
      O meu filho fez 01 aninho em fevereiro mas já estou pensando na festa de 02 aninhos pq realmente o tempo voa.
      Inspirações?! é claro que vou pegar daqui! hehe

      Bjinhos, uma semana mega iluminada á todos nós!
      Ana
      http://www.anaeguto.blogspot.com
      Viajar é tudibom!

    9. Marta disse:

      Olá Claudinha, que linda festa! Se essa festa foi preparada às pressas, imagino quando você as faz com tempo e elaboradas! Está maravilhosa! Parabéns…
      Eu não tenho mais crianças em casa, mas adoro ver decorações de festas infantis. Minha cunhada Elaine, mãe do Gabriel e da Elisa, também faz a decoração das festas deles, e eu fico babando nas idéias e bom gosto dela também…

      Um beijo, Marta

    10. Simone Scharamm disse:

      Ai, que bom, Claudinha! A minha Luísa vai ter formatura e eu precisava de inspiração! Pronto, achei!!!Rs…Na escola dela não é no final do ano letivo, mas sim em setembro. Logo, logo, né? Tenho que correr!
      Ficou linda a festinha da sua Maria Clara…adorei o livro, a roupinha dela(linda, linda!), os detalhes caprichados da mesa, o cardápio, a ideia do clipe, as fotos da família e as duas princesinhas juntas!
      Só você, pra trazer tantas ideias lindas quando a gente mais precisa!
      Obrigada, querida! Parabéns!
      Já sei que também vou chorar muito na formatura dela,rs!
      Beijos!

    11. Rita disse:

      Olá Claudinha!!! como é bom acompanhar um blog que nos surpreende cada dia mais com coisas tão lindas! Vc realmente é extremamente caprichosa e empenhada no que faz. Cada detalhe pensado com muito carinho, e, ainda, compartilha conosco essas maravilhas. Não tenho filhos, ainda, mas me encanto com suas festas infantis. Um super beijo e excelente semana! (dias desses fiz um jantarzinho romântico e fiz umas guirlandas de coração que vc nos ensinou. Não ficaram muuiiiito boas, mas deu para diferenciar o ambiente….rsss) http://ateliedaritissima.blogspot.com/

    12. Bird disse:

      E tava sentindo falta de festas suas rsrsrsrs Nao tem igual!!

      Eita que meninada fofa!!! :)
      Sabe que eu ainda me lembro da letra inteirinha de Aquarela? meu pai tava a té me falando sobre isso outro dia …

      Adorei as plaquinhas de grama, e os nao cupcakes também!! Super diferente!! Ja comprei umas pra a festinha em Setembro!!

      Ia te perguntar umas coisinhas: Estou tentando colocar a festa metade rosa e metade verde. Na metade da mesa mesmo! :)
      vc acha que toalha verde ficaria legal ou 2 toalhas: 1 rosa e outra verde?

      Desculpe, sei que vc é ocupadérrima, mas e tiver alguma idéia…Sou ouvidos! :)

      beijocas

    13. Rosi disse:

      Claudinha

      Que delícia são esses posts. Incrível como vc consegue fazer uma pequena comemoração virar um evento tão elaborado.

      Tenho certeza que a Clarinha adorou a festa e lembrará disso por muitos anos. Você está de parabéns.

      Bjs enormes

    14. Fla disse:

      Claudinha se até eu chorei lendo seu post imagino você. Tô emotiva…rs…liga não.
      Parabéns viu. Com certeza a Clara deve ter amado a festa e isso é o mais importante né?
      Parabéns!!!

      Aproveito pra te convidar a participar da promoção lá no Arte.
      =)
      Beijos

    15. trecos e apetrechos da Fran disse:

      A festa ficou linda, uma super inspiração, parabéns!
      BJS

    16. Debbys disse:

      que linda!! daqui a pouco é a outra filhinha neh? engraçado q eu lembro dessa festa da minha irmã, mas não lembro da minha.. kakakaka
      bjuss

    17. Marta disse:

      Que festa linda! Amei o carrinho com os docinhos e as flores com borboletas! Detalhes lindos!
      E suas filhotas? Lindas demais meu Deus!
      Beijocas

    18. Cláudia Ramalho disse:

      Rita, foi simples, proque tudo eu já tinha em casa, servi um único prato, não teve convite, nem lembrancinha, como uma festa tradicional, sabe? Fico feliz que tenha gostado.

      Marlene e Dri, sabe qual é o segredo dessa empatia? É que somos mães de garotos de quase a mesma idade, temos interesses em comum, meninas. Talvez seja isso que vcs gostem daqui do blog, das nossas afinidades. Que eu continue "lendo pensamentos", né Marlene? E que vcs continuem contribuindo com comentários ricos, e interessantes, que ajudam outras mães que por aqui passam. Muitas vezes a graça de um post está no desenrolar de seus dos comentários.

      Mônica e Fran, muito obrigada!

      Ana, festa vicia, né? Cuidado para não exagerar… é bom fazer mas é preciso manter os pés bem firmes no chão, né?

      Marta (1), ah, vc é a cunhada da Elaine? Ela já falou de vc em alguns posts, adoro o blog dela. E realmente ela tem jeito pra coisa. No momento, ela está me quebrando um grande galho, ela te disse? Ela é um anjo em carne e osso.

      Simone, o vídeo é um presente para a "formanda". Até pensei em fazê-lo como brinde aos meus pais, sogros e aos tios dela, mas depois imaginei que esse tipo de coisa é coisa de pai mesmo. E tenho certeza de que ela vai gostar ter uma coletânea de fotos e vídeos de sua época de pré-escola. Talvez porque eu fui professora um dia, eu valorize tanto essa profissional, que a maioria não guarda nem o nome… é uma lástima!

      Rita, que legal! Quero ver esse jantar com guirlandas. Sabe que uma amiga que frequenta o blog fez as guirlandas com seus alunos nas cores verde e amarelo para enfeitar sua sala de aula durante a copa? Cada ideia criativa aproveitada de maneira inusitada que a gente vê. Isso que é originalidade!

      Cris, pro mais ocuypada que eu esteja, sempre terei tempo para respondê-la, amiga, vc é uma daquelas personalidades virtuais que já fazem parte do meu dia-a-dia. Gosto tanot de vc, que parece que nos conhecemos há décadas. Afinidiades fazem isso… o resto foi acaso do destino (e do Google, que a fez cair por aqui).

      Eu vi uma mesa rosa e verde esta semana que acho que pdoe lhe interessar vou buscar o link e te envio, ok?

      Rosi, pode crer, ela gostou. Estava radiante, se achando com aquele vestido alugado… as crianças da turma estavam todas assim, os meninos de camisa social e calça escura… lindos!

      Flá, já tô indo! Pode deixar…

      Debbys, sua irmã é mais nova? A memória é engraçada, guarda umas coisas e outras apaga. Por isso eu faço esses vídeos… porque quero que elas nunca se esqueçam.

      Martinha(2), eles foram herança de outras festinha. Por isso eu sempre digo: mesmo que saia mais caro comrpar algumas peças coringas, elas acabam se pagando com o tempo.

    19. Silvia Azevedo disse:

      Amei a idéia da grama na mesa. Sabe onde consigo umas? A festa da minha filhota terá "jardim" como plano de fundo e essa graminha cairia super bem na mesa, da forma como fez. Ficou lindo!

    20. Pricila disse:

      Olá Claúdinha, amei o convite feito a mão, quero fazer para a festinha de meu filho, só que não tô conseguindo o scrappy, pois o site é todo em inglês e eu não domino a lingua. mande um outro endereço que posso encontrar mulduras naquele formato do tema Pequeno principe ou formatura ABC. Abraçossssss!!!!!!!

    21. Familia Feliz disse:

      Olá Claudinha,
      Suas idéias são maravilhosas, não sei como sai tanta coisa boa da sua cabeça…vejo que não sou nada criativa.
      A Festinha ficou linda e me deu a idéia que precisava meu filho mais velho se formará no ABC dia 12/12, vou copiar sua idéia, tanto do bolo quanto do vídeo. Depois envio o resultado. Bjs

    22. Marina disse:

      Oi, Claudia!
      Nossa, tô encantada com seu blog e a quantidade de informação super interessantes que tem!
      Essa festinha está lindaaaa!
      Queria muito saber onde encontrar essas placas de grama artificial, vc saberia me dizer?
      bj

    23. Gil disse:

      Oi,te encontrei nas minhas buscas pela NET,achei tudo tão lindo.Este ano meu filho irá se formar.Gostaria de saber como foi este livro que sua filha ganhou?Grata Gil

    24. Dayana disse:

      Adorei a decoração, vou pegar as idéias e fazer pra minha filha esse ano, amei, vc é muito criativa.

    25. edjane farias disse:

      AMEI TUDO, TUDO FEITO COM MUITO CARINHO. PARABENS

    26. fabiana brasil disse:

      olá..adorei suas dicas, estou aqui no corre-corre para fazer uma comemoração do abc da minha filhota, pois a escolinha dela dirou o corpo fora para os comes e bebes, só terá mesmo a solenidade, tb estou criando um video dela, mais ou menos umas 1300 fotos ela com os amiguinhos desde o maternal..bjs

    27. vera disse:

      lindo ficou perfeirto tem como vc mim enviar foto com mais detalher amada obrigada..

    28. Karine Carneiro Portugal disse:

      Oi Claudia,fiquei encantada com seu blog,nos transmite boas idéias e a formatura da sua gatinha ficou muito linda,me deu até uma idéia,pois meu filho está no 5º ano e fará a formatura.
      Se for possível,por favor mande-me idéias de formatura de abc com o tema princípes e princesas:músicas,coreógrafias,frases e outros,bjs.

    29. suzana disse:

      simplesmente amei a ideia. parabens….

    30. suzana disse:

      Gostaria de receber mais ideias. pois minha filhota irá participar da fomatura do abc. por favor, manda sim . bjs

    31. paula disse:

      oi gente esse bolo e lindo! alguem poderia min ajudar com a dica de como fazer esses lapis com pasta americana? beijos muito obrigada !!

    32. monica disse:

      oi amiga,amei esse bolo, gostaria de saber se esse lápis é comestível e onde posso comprar.minha filha irá se formar de abc,porém não vai ter beca,vai ser noite do autógrafo,gostaria de uma opinião sua se faço o bolo no estilo abc ou princesa como sugeriu a escola.aguardo resposta e parabéns pela linda festa que vc fez.tenha uma boa noite e obg.pela a atenção

    33. Hodélia disse:

      Oi,Claudinha amei sua festa neste ano de 2012,minha filha irá se formar e estou muito ansioasa sei que está longe mais depois de ver a festa de sua filha não tenho dúvida tentarei fazer igual ,tudo bem né? você não liga Claudinha se não que bom muito linda mesma .Parabéns

    34. MARA NUNES disse:

      Voce é D+ssssssssssssssssssss
      PARABÉM pelo seu talento
      Fica legal fazer uma mesa decorada como esta na escola?
      a festa vai ser para a turminha.
      Beijos

      Responder

    35. Vania disse:

      Olá!! amei esse bolo da formatura.

      você pode passar o e-mail, blog ou nº de telefone de quem fez?
      Fico no aguardo.

      Grata,

      Vania
      e-mail: tj.vania@bol.com.br

    36. Jéssica disse:

      BOA NOITE VOCÊ DEU O QUE DE LEMBRANÇA NA FORMATURA DE SUA FILHA

    37. Carla Lopes disse:

      Oi, cheguei aqui procurando uma comemoração de formatura em casa, minha filha vai se formar no 9º ano e por alguns motivos pessoais não participaremos do jantar de formatura da escola, então quero após a colação de grau fazer uma recepção para a família aqui em casa… ADOREI suas ideias, para a Vitória vai ter que ser um pouco diferente porque é do 9º ano… mas cheguei a conclusão que dá para fazer sim e fica muito, muito legal e muito mais familiar.
      Abraços, Carla.

      • Feito a Mão disse:

        Dá pra fazer algumas adaptações, Carla, depois me envia as fotos pra eu postar no Feito por Suas Mãos. Com certeza, outras mães vão se inspirar em você

    38. Tyana disse:

      Adorei sua idéia, fiquei apaixonada. A formatura da minha filhota será em novembro, eu gostara tanto que vc me enviasse detalhadamente o album de sua fofa para poder fazer um igual, pois eu amei e gostaria de saber o que vc fez de lembrança para dar os convidados. Bjs e te agradeço muito.

      • Feito a Mão disse:

        O álbum não foi feito de scrap. Foi um álbum profissional, feito e encadernado pelo fotógrafo.
        A formatura da minha caçula será no fim do ano. Em breve, postarei algumas novas ideias.

    39. miriam disse:

      muito lindo ficol parese um comto de fada a festa dos mus sonhos

    40. CINTHIA disse:

      Amei a festinha.O bolo então: lindo!Um mimo, vc é de uma delicadeza, perfeição em tudo que faz, que encanta. Parabéns!

    41. marcia helena disse:

      essa festa de formatura ficou linda.

    42. Miriam disse:

      tdo mt lindo!!

    43. RAQUEL MATIAS disse:

      queria muito fazer a festinha do ABC da minha filhinha mas ñ tenho condiçao ficou linda esta adorei beijosssssssss

    44. janide cordeiro disse:

      gostaria de ver os convites

    45. Iracema Sena Ferreira disse:

      Amei sua festinha, sou professora alfabetizadora e estou procurando modelos de festa. você vai me ajudar bastante. bjs!

    46. kamila disse:

      parece uma boneca linda

    47. [...] que me faz pensar no quanto o tempo passa rápido! Parece que foi ontem que eu fazia o post da formatura do ABC da Clarinha! Agora é fato: eu não tenho mais filha nenhuma na pré-escola! Sei não se estou preparada para [...]

    48. Micheline Duarte disse:

      Olá Claudia,
      minha filha está se formando esse ano e gostei de algumas ideias sua, fiqei curiosa de saber como foi escrito o livro pelas crianças, poderi passar irfomações e fotos, desde já agradeço!

    49. Micheline Duarte disse:

      Não sei o que acontece, não consigo ter resposta sobre como foi escrito o livro pelas crinanças, ontem postei e hj não está minha pergunta.

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário