Faça a festa você mesma – Elaine Batistel


Oi, pessoal! Aproveitando que eu ainda estou em ritmo de festa e antes que eu comece a mostrar os preparativos da páscoa, vou postar mais um e-mail que recebi para a Seção: Faça a festa você mesma.

Vocês lembram da mais nova seção do Feito a Mão? Pois é, hoje temos uma convidada especial para mostrar suas artes festivas. Uma mãe dedicada, inteligente e criativa. Tão criativa que hoje em dia ela tomou coragem e está se dedicando profissionalmente às suas habilidades manuais, depois de tanto ouvir que levava jeito pra coisa. E tem feito o maior sucesso, viu?

Estou falando da Elaine Shizue Batistel, do Elaine, suas ideias e mais tantas outras. Ela que, além de arteira de primeira grandeza, é também a mãe do Gabriel e da Eliza.

Vocês sabem que eu sou mãe de duas garotas. Meu universo materno se resume a calcinhas e maria-chiquinhas. Quando me escrevem pedindo sugestões de festas masculinas nem sei o que dizer. Fora as brincadeiras que fazemos com nossos sobrinhos, eu não entendo nada do linguajar masculino infantil. As brincadeiras são diferentes, os interesses também, por isso constantemente eu recorro a Mário na hora de comprar presentes para eles.

Lá em casa, éramos 4 irmãs e só depois de 10 anos foi que nasceu meu irmão caçula. Pra piorar, estudei em colégio feminino minha vida toda. Então, dicas de festas de meninos, não é o meu forte.

Foi por isso que avistei com bons olhos quando a Elaine me enviou dicas de sua festa do fundo do mar. Um tema unissex seria adequado para orientar as mamães de garotões que por aqui passeiam à procura de inspiração. Ou aquelas que quisessem fazer uma festa dupla, com menino e menina.

Bem, a Elaine, literalmente, meteu a mão na massa. Fez tudo ela mesma e ainda por cima criou um pap de cada peça feita. Tamanha dedicação e gentileza só podia resultar numa linda festa personalizada e originalíssima!

 DSC02795

DSC02796    ATgAAAADM1-qsumBxFHYRkrefGMp8BJCRUc9WN5N67wyrrfL6WGvqDSjMss_JrlFpK_PMNFhHaIxvDCta3gn27fldS7PAJtU9VAna-KCOJe7_VMeut9oPcru0Mc8bQ ATgAAACiP56KOa1EPc6k7XxHfg9C3q3UvYOnx-JmGal-g4W9R0ioZoNT_Ez3bXLjZCbLEOMFgRN9-5pSSsj8fBNzAHhJAJtU9VBr1CfTb2lJbiPsnrChOtc5VdEN6A

Aqui estão algumas fotos da Festa Fundo do Mar que fiz para o Gabriel quando ele completou 5 anos. A ideia eu tirei de uma mesa lindíssima que vi no site www.anadecora.com.br e juntei com outras que vi em algumas revistas de festas. Logicamente a decoração que fiz ficou mais modesta porém ficou bem colorida, bem caracterizada e o melhor de tudo foi que todos gostaram, principalmente o Gabriel.

O principal material usado foi espuma, comprada na espessura de 1cm para a maioria das peças e de 2cm para as peças que deveriam ficar em pé, como as algas. Para tingir a espuma há quem mergulhe as peças cortadas na tinta, eu prefiro tingir usando um pedaço de espuma, molhando-o na tinta e esfregando na peça já cortada. Vai do gosto da pessoa, mergulhando a peça na tinta, ela ficará tingida uniformemente e com cor mais viva, porém demorará pra secar. Fazendo do jeito que eu prefiro, pode-se criar efeitos de sombreado se desejar e também seca mais rápido.

Uso cola de contato para colar as partes, é cola tipo de sapateiro. Não adianta usar cola comum ou outra cola, porque o material é muito poroso, portanto ao colar as peças, melhor fazê-lo em local arejado, pois o cheiro é muito forte.
Também usei EVA para fazer os peixes e cavalos marinhos, bóias e âncoras. Mas como queria dar um efeito tridimensional e não chapado, eu usei uma técnica que aprendi em outra festa que fiz, a dos Bichinhos, que consiste em cortar as peças duas vezes e costurar o EVA, e colocando enchimento

Inclui as fotos e também o tutorial das peças, que também se encontram no meu álbum do Picasa.

São eles: algas, arraia, bóias e ancoras, caranguejo, estrela, peixes e água viva.

estrela, peixes e agua viva cópia algas cópia arraia cópia boias e ancora cópia caranguejo cópia

Na hora de montar a mesa, eu usei toalha de TNT branco que cobria a mesa até o chão, por cima usei outra toalha azul marinho e arrumei uma rede na frente. Esta rede é a mesma que se usa para proteção de janelas e sacadas. Eu comprei na Leroy Merlin (loja de material de construção e afins), e me custou na época R$ 24,00 na metragem 3x1m.  Presas à esta rede eu coloquei as bóias e âncora feitas em EVA.

Terminada esta parte, passei a decorar em cima da mesa. Arranjei os docinhos em forma de onda, usei forminhas normais de docinhos, mas tomei o cuidado de usar as cores azul claro, azul escuro e branco para combinar com o restante da decoração.

O baú do tesouro eu fiz encapando uma caixa de sapato infantil com EVA. Não fotografei o pap, fui medindo a caixa, cortando e encapando por dentro e por fora. Na hora de colocar na mesa enchi com balas de coco embrulhadas em papel rococó, bombons sonho de valsa e chocolates em formato de moedinha, que foram o maior sucesso da festa.

ATgAAAD9DVQyolwYgkge3GMOs55o9avdgpsqD8fzFTMdIe8pi60Lb3_yehQi-bmG7cfpRFaV1Sult8lTsMhNdSNVKJBuAJtU9VBIRiTe5ve22qpcYnHXatMh6lbFFA

Os peixes e cavalos marinhos posicionei atrás de troncos de espuma, que são basicamente feitos enrolando-se um pedaço retangular de espuma tingida de marrom em volta de um cano de PVC (reutilização da festa dos bichos com pap aqui. Os outro bichos do mar eu posicionei perto destes troncos e das algas.

ATgAAABHjflr8VK4uQXAAwPCwkMySrMt3ntTUvW55_mogo62hwsIZqKmg4w4SlfWfDR1s5I2HBsolttUZBiKiuDZN_QCAJtU9VDRPOVOHXpyX6eGaM__7Xz1Fr8QwAATgAAACQz1c1wK965B3-6Whiif0b1RUu7Bx3ZFJ6U-r7KM87BTcClsNKTBBaHSJrrHmb8uPPq2uxOc8SNGNYo_4Tjbf5AJtU9VA3GVvEYN78IYprVqRz-muy1td8Gw

Optei por não fazer arco de balões, ao invés disso, preferi fazer um polvo de balões  e pilares de balões simulando algas do mar.

Z1fvqojy

Para se fazer o polvo com balões:

Z1840ftu

 

 

 Para se fazer as algas em balões: eu fiz uma coluna de balões, como se faria para um arco e prendi balões canudo no topo. Outro tipo que fiz foi do mesmo jeito só que coloquei numa base de somente 4 balões (cluster) na cor marrom.

Acho que é basicamente isso. Para enfeitar as mesas dos convidados eu fiz mini-baús do tesouro e enchi com os mesmos itens do baú da mesa do bolo.”

 

A festa de fundo do mar ficou criativa, hipnotizante e o melhor de tudo: possível! Ao menos depois que a Elaine desvendou os seus mistérios. Dá pra seguir as dicas e instruções que ela deu e fazer em casa cada peça peça dessas, não dá?

Elaine muito obrigada pela participação e por ter compartilhado tamanha criatividade conosco.

E você? Tem uma ideia criativa e original que usou em alguma festa infantil? Quer compartilhar? Mande-me um e-mail com foto, contando sua história e nos ensinando a fazer o seu “achado”. Só vale se a foto vier com um passo a passo, ok?

blogfeitoamao@gmail.com

    Postado por Feito a Mão em Faça a festa você mesma,festa infantil,passo-a-passo | Comentários (26)
    

    26 Comentários to “Faça a festa você mesma – Elaine Batistel”

    1. Simone Scharamm disse:

      Oi, Claudinha,
      A festa da Elaine ficou muito linda. Os itens de espuma ficaram fantásticos, né? Muito criativa! Parabéns à convidada!
      Me apaixonei pelo cavalo-marinho! Beijo pra Elaine.

      Lá no meu blog tem uma festa fundo do mar, você já viu?
      Deixo um grande beijo em seu coração!
      da amiga simone

    2. Katia Bonfadini disse:

      Meninas, está tudo muito lindo, criativo e divertido!!!! Ah, e profissionalíssimo! Amei os detalhes da rede e da água-viva decorando a cadeira!!!! O tema não podia ser mais interessante e original!Beijão e parabéns!!!!

    3. Leticia disse:

      Achei o tema super criativo. Escapou totalmente do meu repertório… mas tudo muito fofo.
      Beijos
      lelê

    4. Suzana Scrap Blog disse:

      Linda festa, adoooro este blog, já viciei, beijos Claudinha!

    5. Debbys disse:

      Ai, daqui a pouco começam a aparecer ovos de páscoa por aqui??? /desmaia
      Adorei os enfeites…! ^^
      bjsss

    6. Bird disse:

      Elaine,

      Sabe que eu nao fazia a menor idéia que podia se costurar com eva? Obrigada pela dica! Vc costura a mao ou na maquina?

      Adorei a criatividade de cada detalhe da festa! O Gabriel deve ter adorado muito, nao?! :)

      Lindo de morrer!!

      Obrigada Clau por nos mostrar os talentos da Elaine aqui também!!

      beijos pras duas!

    7. Cláudia Ramalho disse:

      Simone, eu vou linkar seu blog aí do lado, pra acompanhar suas criações, não fiz isso ainda por pura falta de tempo e esquecimento. Mas sempre é tempo de corrigir.

      Kátia, amiga, pois é, por aqui, as mamães são bem prendadas. kkkkkkkk Essas minhas convidadas dão um show, né????

      Lelê, o tema ainda lhe é estranho. Por enquanto. Mas depois de ver aquele seu anel, amiga, em alguns poucos anos, vc andará às voltas com preparativos de festinhas, quer apostar???? Parabéns pelo noivado!

      Suzana, que legal! Obrigada. Gosto de ouvir isso (será meu ego inflado??? Ou minha carência bloguística falando mais alto????) Vá se saber, mas que é bom ler, ah isso é!

      DEbbys,
      em breve, em breve. Vou começar os preparativos da páscoa. rsrs

      Cris, eu tb nunca tinha costurado EVA antes. A Elaine é danada.

      Um cheirão pra todo mundo!

    8. Marlene disse:

      Elaine que lindeza! Adoro esse tema e a Júlia ama a Ariel, quem sabe esse seja um dos próximos aniversários? aí ja sei de onde tirar umas idéias!
      Bjo!

    9. Elaine disse:

      Oi Claudia e amigas!! É sempre um prazer participar deste blog delicioso.
      Já fiz muitas amizades pela net por conta desta festa em particular. E cada uma que usou meus moldes também deu seu toque pessoal, dandao vida a outra festa diferente e original. Adoro receber as fotos de outras festas e ver as adaptações e versões melhoradas desta minha.

      Bjks, Elaine

    10. Verônica Cobas disse:

      Festa linda da Elaine. Divertida, original, criativa, colorida…Gostei mesmo dos tentáculos do polvo. Até acho que a ideia era parecer algo, mas quando olhei as bolas de gas de forma sinuoso e longuilíneo, pensei logo nos tentáculos. Tenho uma enorme identificação com tentáculos. Acho lindo sempre. Sei lá porque, talvez por conta do meu estilo "tomador de conta". Sei lá!
      Beijo enorme, querida. Nada como um dia após o outro ( eita frase boa, essa!)

    11. Fabiana disse:

      Elaine, a festinha ficou espetacular, adorável e super colorida adorei! Coloar a mão na massa é tudo de bom!
      Bjs

    12. Helena disse:

      OI Cláudia !

      Amei seu blog !! Muito lindo e com coisas maravilhosas !!
      Já virei seguidora e linkei seu blog na minha lista !! Amei esta festinha..pena que meus filhos já estão crescidinhos…quando eles eram pequenos eu fazia tudo…desde o convite até os enfeites de parede, mesa, toalha da mesa…
      Quando puder, me faça uma visitinha, tá?
      beijocas
      Helena
      http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    13. Cláudia Ramalho disse:

      Elaine, sua festa ficou muito simpática, criativa e colorida. Vc é muito habilidosa e criativa. E o melhor: não se importa de compartilhar. Obrigada por participar mais uma vez do feito a mão.

      VErônica, é sempre um prazer tê-la por aqui. Tb tenho meu lado polvo. Acho que toda mulher é meio polvo. Já disse Içami Tiba, né????

      Fabi, a Elaine é demais, né???

      Helena, já fui no seu blog e adorei!
      BJks pra todas!

    14. Marcia Tourinho disse:

      Oi claudinha,sou eu de novo não se preocupe,sou autônoma,trabalho com estética e entre um cliente e outro dou uma olhadinha.kkkk

      Esqueci de te dizer que me emocionei com a carta que vc fez para sua filhinha o que não me foi muita surpresa pois a minha pequenina chama-se Mariana e veio depois de 12 anos a idade do meu filhote mais velho e que está babando pela irmãzinha.bjcas de novo.

    15. Anonymous disse:

      como calcular a quantidade de doces de uma festa infantil?obragada.

    16. Anonymous disse:

      Super parabéns pelo blog, amei.
      Carla- Mococa/SP

    17. patriciaramosmello disse:

      oi gostaria de saber se não tem nada com o motivo de circo quero aprender a fazer palhaços utilizando balões meu email é:patriciaramosmello@hotmail.com desde ja agradeço

    18. Teresa disse:

      Amei a ancora e a bóia, a festa do meu bebe terá o tema d eursinho marinheiro e tenho buscado alternativas para criar e fazer algo dentro do orçamento, a dica é ótima, obrigada.

    19. [...] Faça a festa você mesma – Festa de fundo do mar da Elaine Batistel [...]

    20. debora disse:

      amei suas ideias , estava navegando na net e achei seu blog estou procurando tudo sobre fundo do mar vou fazer este tema para a festa do meu pimpolhinho se tiver algum molde ou ideia por favor poderia me mandar vou fAZERem casa obrigada parabens por tantos trabalhos lindos enchem os olhos

    21. carla disse:

      oi como vai amo as coisas que vc faz gostaria de saber onde comprar essas espumas amei vou fazer a festa do meu filho pode me responder ja agradeço

    22. Debora cristina disse:

      Adorei suas idéias mais para ficar bom melhor vc deveria ter mais vidios passo a passo ensinando artes com bola

    23. Camila Menezes disse:

      Eu peguei todas as dicas e estou montando a festa do meu filho que será em janeiro, em pleno verão, na nossa casa de praia. Ta todo mundo adorando os bichinhos de espuma e o melhor, não gastei nadinha com o material, foi ótimo! Muito obrigada pelo pap, foi super útil pra mim!

    24. adriana disse:

      est5a espuma que vc usou eu encontro aonde

    25. Cristina disse:

      Adorei seu trabalho. Parabéns!

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário