Lasanha caseira


lasanha  037
Oi, pessoal! Fiquei muito contente com a receptividade de todas vocês! É ótimo voltar e saber que sentiram minha falta. Aos poucos, vou dando um jeitinho pra conseguir postar devagarinho e acompanhar os blogs amigos…
Durante o carnaval, andei aprontando algumas reinações na minha cozinha. No dia-a-dia, eu não almoço com as meninas, por conta do horário do trabalho. Procuro compensar essa falta nos jantares e almoços de finais de semana, cozinhando. Cozinhar é uma forma de demonstrar amor a quem se gosta. A meu ver, não há melhor gesto de doação.
Aproveitei o feriado para fazer aquelas receitinhas mais complicadas que demandam maior tempo e que a gente acaba não fazendo todo dia. Com pratos mais trabalhosos, eu prefiro fazer várias porções de uma só vez e congelar. O trabalho de fazer uma ou cinco travessas é praticamente o mesmo e só Deus sabe quando terei tempo e coragem de fazer tudo de novo. Nessas horas, agradeço a invenção do freezer. Não entendo como há casas em que ainda não usam freezer e microondas (por ideologia, não por falta de condições financeiras). Conheço um casal em cuja casa não há sequer máquina de lavar roupas. Eles ainda usam os serviços de uma lavadeira. Realmente acreditam que as roupas ficam mais limpas assim! Eu mesma não sobrevivo mais sem esses utensílios facilitadores da vida doméstica. Por exemplo, fazer massa de lasanha sem auxílio de uma máquina de macarrão, usando o velho rolo de madeira, é algo que eu não me aventuraria jamais! A vida doméstica foi muito beneficiada com as invenções modernas. Ainda bem!
Fazendo a massa da lasanha
Para fazer a massa da lasanha, eu usei a mesma receita que eu já postei aqui.
Massa:
500g de farinha de trigo
5 ovos
2 colheres (sopa) de óleo
Bati tudo no processador até a massa ficar unida e elástica e deixei descansando por 1 hora. Olha aí mais outra invenção que é uma verdadeira mão na roda!
Ao usar a máquina de macarrão, não passei a massa pelos cortadores, apenas pelos cilindros. Deixei a massa bem fininha, na menor espessura possível. Depois de pronta, a massa deve descansar mais uma hora. Depois, eu a cozinhei aos poucos em água fervente, sal e um fio de azeite.
lazanha 010lazanha 011
1. Massa pronta, descansando 2. Massa sendo estirada
massalazanha 014
3. Massa estirada até a mais fina espessura 4. Massa descansando novamente
lazanha 021lazanha 015
5. Massa cozinhando 6. Massa já cozida, aguardando para ser usada
Molho bolonhesa sem gordura
Os molhos caseiros, livres de conservantes e produtos químicos, são mais saudáveis e geralmente mais saborosos. Esta receita de molho bolonhesa eu peguei com a minha sogra, quando ainda namorava Mário. Fiz algumas modificações (pois sempre dou o meu “tom pessoal” a toda receitinha que eu testo), mas a base da receita foi dela.
Ingredientes:
10 tomates maduros
2 cebolas
½ pimentão verde
2 dentes de alho
Um molho de manjericão ou coentro
½ quilo de carne moída de primeira temperada em vinagre, sal e alho
Eu incluí à receita original:
1 tablete de caldo de carne
2 colheres de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de ketchup
½ caixa de molho de tomate Tarantela
Modo de fazer:
(1) Deixe a carne descansando, temperada em vinagre, sal e alho. Eu usei o tempero pronto completo sem pimenta e mais alguns dentes de alho amassados (eu gosto de comida com muito alho, isso vai depender do gosto do freguês).
lazanha 018
(2) Afervente os tomates já lavados e retire as peles. O ponto de retirá-los é quando as peles já estão se rompendo.
lazanha 013
(3) Bata no liquidificador os tomates sem a pele, as cebolas sem casca, o pimentão, o manjericão e os dentes de alho.
lazanha 019lazanha 020
(4) Leve ao fogo para encorpar e depois que começar a ferver, junte a carne aos pouquinhos. Adicione os demais temperos, a seu gosto. Eu usei os que indiquei acima. Mas cada um tem um paladar diferente.
lazanha 023
(5) Se achar que a carne formou alguns grumos grandes (como na foto abaixo), passe-a no processador, para moer, mas se fizer isso, coe a carne para passar somente ela, sem o molho, para não ficar um molho pastoso. Eu fiz isso, mas esqueci de tirar foto depois.
lazanha 024
Reserve o molho.
Molho branco
Eu já falei desse molho várias vezes aqui no blog. Ele é um verdadeiro coringa. Pode ser usado em massas, em peixes, em cremes, em batatas recheadas, em filés, enfim, com pequenas variações, ele pode acompanhar até borracha de pneu picadinha, de tão gostoso que é.
Ingredientes da receita básica:
2 colheres de sopa de margarina
2 cebolas raladas
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 litro de leite
noz moscada ralada na hora, a gosto
sal a gosto
Para a lasanha, depois do molho pronto, acrescentar 1/2 pacote de queijo parmesão ralado e 1 lata de creme de leite com soro e tudo.
Como se faz:
1. Refogue a cebola na margarina, até que ela murche. Ela tem de ficar bem transparente, mas não deixe a margarina queimar.
lazanha 001 lazanha 002
Acrescente a farinha às colheradas, sempre mexendo para não queimar. Espere a farinha tostar e só então comece a acrescentar o leite.
lazanha 003
Depois que a farinha estiver com aparência de cozida, acrescente o leite, pingando aos poucos. A panela deve chiar a cada nova porção de leite. Despeje o leite e mexa para dissolver a farinha. Despeje novamente, mexa novamente. Até ficar homogêneo.
lazanha 005
Se seguir as instruções acima, o molho ficará lisinho e homogêneo, se você se apressar e acrescentar mais leite do que deveria, pode ser que se formem grumos de farinha. Então, passe o molho no liquidificador, e retorne à panela para fervê-lo. Acrescente a noz moscada e o sal.
lazanha 006
Quando o molho estiver engrossado e já estiver fervendo, acrescente o queijo e o creme de leite. Deixe encorpar e depois desligue. Reserve.
lazanha 007
Montando a lasanha
Para montar a lasanha, não há mistério. Basta intercalar camadas de molho, massa, presunto (eu usei peito de peru defumado) e queijo. Na ordem que quiser, até completar a travessa. Termine com queijo mussarela, coloque um pouco de molho de tomate por cima, acrescente orégano e queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido até gratinar. Se quiser, pode variar os molhos da lasanha conforme queira.
Eu gosto de usar molho de queijos também e às vezes faço lasanha com recheio de frango, mas isso é assunto para outro post.
lazanha 025lazanha 027 lazanha 030lazanha 028 lazanha 029 lazanha 032
lazanha 036
A massa caseira deixa a lasanha bem mais leve e saborosa. Se você tem uma máquina de macarrão deve saber do que eu estou falando. É de comer de joelhos!
    Postado por Feito a Mão em culinária | Comentários (27)
    

    27 Comentários to “Lasanha caseira”

    1. Leticia disse:

      Menina,
      A minha mãe faz uma fantástica… bem ao meu gosto. Com massa fininha… delicia! Ai que vontade!
      Beijos!
      lelê

      PS> preciso aprender antes de sair de casa, não? rsss

    2. Luiza Coelho disse:

      Comida caseira além de mais gostosa é mais saudável né? Nossa mas pelas travessas que vi de lasanha seu freezer deve ser enoooorme, hahahahahaha! Sou iniciante na cozinha… faz uns 4 anos que cozinho e ainda nao me aventuro em coisas muito difíceis não… adoro lasanha e outro dia tava com desejo… Comi uma de beringela que tbm é muito boa… :)
      Adorei o post… quanta dedicação hein? Passo a passo de tudo com fotos… acho que alguma coisa minha tinha queimado se eu me aventurasse emtirar as fotos, rs!
      Boa semana! beijos

    3. Fabiana disse:

      Claudinha, que delícia! Tudo artesanal, deve ficar show! Qualquer dia eu tomo coragem e faço a sua receita!

      Bjocas!

    4. Katia Bonfadini disse:

      Claudia, que delícia de lasanha!!! Sabe que eu sempre digo que não sei e não gosto de cozinhar, mas acho que é muito por causa da falta de tempo. Talvez eu me apaixonasse pela cozinha se tivesse alguns dias em casa pra experimentar receitas diferentes. Meu problema também é a falta de paciência… quem sabe um dia eu me arrisco a preparar algo mais elaborado? E que engraçado, vendo suas fotos do PAP, acho que tem algumas bem parecidas com as que eu tirei no final de semana quando almocei na casa dos meus pais. Meu pai gosta de cozinhar e preparou um peixe tão complexo e cheio de ingredientes inusitados que precisei fotografar e espero colocar no blog em breve! O problema é que ele demora uma eternidade pra me passar a receita!!!!!! Ah, só pra terminar: que chique essa máquina pra fazer massa em casa, hein? Coisa de um verdadeiro Chef de cuisine. Parabéns!!!!

    5. Priscila disse:

      Deve ter ficado maravilhosa, essa lasanha, hein?
      Eu adoro!
      Quando precisar de uma receita boa, já sei onde vou procurar.
      Bjs.,
      Pri

    6. Luci Cardinelli disse:

      Claudinhaa!! que bom vc de volta! :)
      E eu entro aqui justo ao meio-dia com a barriga roncando ai ai ai
      Parece deliciosa sua lasanha, viu?
      Fazer a refeição com a família reunida é muito mais gostoso. Aqui sempre rendeu ótimos papos e carinho.

      beijo grande

      ah! tem promoção no Vida! espero que vc encontre um tempinho para participar ;)

    7. Sandra Peres disse:

      Eu tenho uma maquina dessa de fazer massas, acho q ainda tenho, quando faço ja congelo quase pro ano inteiro, também não me imagino sem esses utensílios todos, vou descobrir como é na semana que vem…

      Essa receita de lasanha é ótima, a preferida do meu irmão.

      Bjão

    8. Marlene Casagrande disse:

      Nossa, é tão difícil achar alguem que goste-saiba fazer massa caseira e VOCE faz! e como faz, heim! pelas fotos deu uma vontade… hummmm….
      Minha família italiana tem mtas mulheres prendadas na cozinha (não é o meu caso, infelizmente)e minha prima faz essa lazanha e um molho bem parecido e qdo faz ela reúne a família para um almoço, é uma festa! Não sobra pra congelar não.
      E ela tem a tal maquina que corta tbem, faz talharim, etc.
      Mas isso é muito pra mim, eu compro as prontinhas mesmo, mas vou testar sua receita dos molhos, esses me parecem fáceis! rssss!
      Bjo!

    9. Pepa disse:

      nhan, nhan, nhan,
      já viu aquela propaganda do hot pockets pizza, pois é estou igual ao carinha, grudado na telo do micro, que lindeza de lasanha !!!
      bjus

    10. fabi disse:

      Benza Deus! Essa lasanha parece uma delícia, há se o computador tivesse cheiro… Tenho dificuldade com o molho branco, sempre vira uma bola, um grude… Tem um programa de tv aqui da minha região que ensina a bater os ingredientes no liquidificador e depois ferver tudo, foi a minha salvação pois lasanha sem molho branco não é a mesma coisa, beijos

    11. Dri Cavalcanti disse:

      Cláudia gostaria muito de saber cozinhar para me aventurar na cozinha assim como vc, mas eu nem me atrevo, kk
      Estou tentando fazer uns benditos bem casados, mas não está dando certo, affff mas não vou desistir e quando conseguir posto fotos pra vc. Bjinhos

    12. Elaine disse:

      kkkk fiz lasanha de frango hoje, mas não foi igual a sua não!! A sua me deu água na boca!
      Clau, entendo porque o Mario gosta desta sua faceta culinária, só de ver as fotos quase deu pra sentir o cheiro e o gosto daqui…ooohh imaginação boa!
      Engraçado vc me fez lembrar dos molhos de tomate de minha avó. Ela não usava liquidificador mas uma peneira com um negocio (pareciam pequenas pás)acoplado que a gente ficava girando manualmente. Hahaha e ela pedia pra gente ficar girando o tal negócio…hihihi, nada como a modernidade na cozinha.

      Bjs, Elaine

    13. Simone Scharamm disse:

      Ah, que lasanha é essa? Babei com as fotos. Fiquei com vergonha das minhas lasanhas feitas com a massa semi-pronta, que eu considerava "caseiras" só pelo fato de não serem aquelas congeladas de mercado.Rsss… Isso é que é capricho na cozinha! Aposto que as suas pequenas adoram esse carinho. Parabéns! Show!

    14. CuriosidadePontoCom disse:

      NOssa esse post me deu uma fome de lasanha… nhamnham…
      Parabéns pelo blog… Maraaa =]
      bjussss

    15. Fla disse:

      Clap Clap Clap.
      Que massa linda! Amei.
      Adoro macarrão e massa de lasanha feita em casa, com certeza é muuuito melhor!
      Beijos

    16. Ana disse:

      Nossa! Estou com água na boca!! Sou um fracasso na cozinha, por isso me bateu uma dúvida: tem que dar uma fritada na carne moída antes de acrescentá-la ao molho??
      Bjs e obrigada.

    17. Debbys disse:

      nooooooooooooooooooooooossaaa…. babei em cima do teclado gente… bom, aki em casa fica difícil fazer uma lasanha dessas, pq além de não ter essa máquina aí de macarrão, eu não tenho paciência, e fica mais barato pedir… mas nossa, lembro qd minha mãe fazia lasanha…. era mt bom.. a caseira é com certeza a melhor! xD
      bjsss

    18. Silmara F. disse:

      Adorei seu blog. Estou te seguindo. Visite os meus…
      Sucesso…

    19. Cláudia Ramalho disse:

      Letícia, tem coisa melhor que tempero de mãe? Sempre agrada nosso gosto, né????

      Luíza,
      Que ´dedicação que nada, é que depois do blog tudo que eu invento de fazer de diferente me dá vontade de fotografar… Eu nunca comi lasanha de beringela, deve ser uma delícia, eu amo beringela!!!

      Fabiana,
      vc, cozinhiera de mão cheia do jeito que é, vai tirar de letra.

      Kátia,
      Já percebi pelos seus postsw do criative-se que seu pai é chegado na cozinha. Não acho que vc não tenha paciência, nãod epois de ver o monte de coisas e detalhes que vc tem coragem de preparar em suas recepções. Só alguém paciente e de muito bom gosto é capaz daquilo. E do jeito que vc gosta de comer bem, aprender a cozinhar lhe daria muita independência.

      Priscila,
      hum, fiquei com vergonha!!!! rsrsr

      Luci,
      tb acho importante fazer as refeições em família, mesmo tendo de ouvindo a Clara reclamar que não quer comer… rsrs

      Sandra, eu tb sou do time das modernosas. Nunca faria isso aí estirando no rolo… nem tenho tempo, nem força pra tanto.

      Marlene,
      é mesmo. Vc é descendente de italianos, né??? Família grande é assim. Se eu fizer um almoço com pais e sogros tb não sobra nada…
      Eu comprei minha máquina recentemente, depois que comecei a ver blogs de culinária, me encorajei a tentar. É mais fácil que parece. Só dá um trabalhinho, mas é fácil.

      Pepa, não conheço essa propaganda, mas deve ser legal, né???

      Fabi,
      a diferença desse molho branco está justamente no fato de que não se bate tudo no liquidificador. Acredite, faz toda diferença fazer aos pouquinhos, como eu mostrei. A farinha deve cozinhar antes do leite. Faça assim e depois compare a diferença.

      Dri,
      eu vi uma receita de bem casado hoje non site da Nestlé. Fiquei com vontade de fazer, mas não terei tempo. Vou voltar de viagem 1 dia antes da festa da Clara… Fica pra próxima. Eu nunca fiz bem-casados, mas acho que tem lá seus segredinhos, né???

      Elaine,
      pois são recordações como essas que vc tem que eu pretendo deixar nas meninas. Mulher, o Mário só não come pau e pedra. Ele adora quando eu invento de fazer algo diferente. Vou fazer um risoto amanhã à noite. Depois eu conto o resultado.

      Simone,
      eu tb usava aquelas massas antes de comrpar minha máquina. Foi um dinheiro bem gasto, viu??? rsrs

      Curiosidade,
      obrigada pelo elogio ao blog. Volte sempre.

      Flá,
      tudo feito em casa e com amor é melhor né??? Aff, parece propaganda de sazon… Vixe maria!!!

      Ana,
      olha, não precisa passar no óleo, não, deve colocar a carne crua, ela vai cozinhar no molho, enquanto ele ferve. Esse molho fica bem light, pode até ser servidor a quem foi operado. Eu moo a carne em casa, no processador, bem passada, pra ficar bem fininha. Se for comprar moída, peça pra moerem 2 vezes.

      Debbys,
      com certeza é mais fácil e prático pedir, eu mesma só encaro a cozinha dessa maneira quando estou beeeeeeeeeem disposta. leva a manhã inteira nisso aí, amiga…

      Silmara, seja bem-vinda! Comc erteza eu visitarei, viu?
      Bjks

    20. Dri Cavalcanti disse:

      Tem sim Cláudia, e já tentei duas vezes e não deu certo, não sei o que está acontecendo, vou tentar novamente essa smeana. Sei que tem que assar em um dia e só cortar e rechear no outro dia, afff não é nada fácil, mas vou tentar. rs Bjo

    21. amandaguedes-85 disse:

      Cláudia, nossa adorei ver esta receita de lasanha!!!! Já te disse que venho arriscando algumas receitas na cozinha né?? Pois é, quando vi sua receita aqui no blog resolvi testar o molho branco e ficou muito bom. Fiz uma lasanha de frango e acrescentei este molho ficou uma delíciaa!!!! Pelo menos o Luiz tem aprovado!! Se eu soubesse que cozinhar me faria tão bem tinha começado a me interessar a mais tempo, pois isso te dá uma independência. Sempre que eu queria comer algo diferente tinha que ir à um restaurante, lanchonete ou então pedir por telefone. Agora basta ter os ingredientes certos e disposição para realizar tarefa tão deliciosa!! Bjão pra vc!!

    22. Anonymous disse:

      Claudinha que lasanha hein????
      Adoro cozinhar mas nunca me aventurei fazer massa de lasanha…
      Fiquei babando aqui….

      beijos com carinho

    23. [...] de leite noz moscada ralada na hora Esse molho branco é um coringa. Já falei dele quando fiz o molho da lasanha caseira , já o usei no camarão com palmito e também o fiz para rechear as batatas assadas. [...]

    24. TRICIA disse:

      Ola, foi um prazer conhecer seu blog, por enquanto eu ainda não tenho um.Na verdade estou querendo fazer lasanha p/ vender moro numa regiao de montanhas e é bem friozinho , cai muito bem, comer uma lazanha caseira, gostaria de saber se vc pode me ajudar? preciso saber de preços como por exemplo : peso q posso vender e por quanto , claro q de acordo com o peso, por enquanto obrigada. tricia

    25. TRICIA disse:

      HA, esqueci de falar não tenho processador é possivel preparar a massa na mão? teho o cilindro p/ deixar a massa fininha

    26. elizabete disse:

      muito bom esa receita sua estou fazento para venter ; e todos gostaraN

    27. rita disse:

      muito facio e gostoso obrigado

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário