Docinho de leite Ninho – Passo a passo


Boa semana a todos!
Meu final de semana foi festivo, do jeito que eu gosto. Na sexta-feira, tivemos o aniversário dos meus sobrinhos, Heitor e Ulisses, e no sábado, da minha sobrinha Manuela. Festa de um aninho dos dois últimos e de cinco aninhos do primeiro.
Entre uma festa e outra, me entretive com afazeres festivos aqui em casa: disse que faria docinhos modelados e fiz.
O tema da festa da Clarinha será jardim. Sem nenhum personagem principal. O que tem num jardim? Pássaros, borboletas, joaninhas, abelhas, sapinhos, libélulas e flores, é claro!
Fotografei o passo a passo enquanto fiz os doces, para explicar melhor. Eu já postei alguns dos docinhos que eu fiz em festas anteriores aqui no blog, mas vou trazer a receita e as dicas todas para este post, para deixar tudo mais fácil e acessível.
Fazer docinhos modelados não é tão difícil quanto parece. Embora é algo que requer paciência e tempo livre. Nada de fazer com pressa, enquanto faz o almoço ou ensina as tarefas das crianças.
Como eu disse antes, existem muitas variações de receita. Eu vou postar a que testei e aprovei. Aliás, como tudo que posto aqui no blog: ou foi feito por mim ou indico a fonte de quem fez. Sou totalmente contra a posse indevida de imagens e produção intelectual. Eu mesma já fui vítima algumas vezes. Mas o assunto agora não é esse.
Receita
1 lata de leite ninho
a mesma medida, menos 3 dedos de açúcar refinado
leite de coco até soltar das mãos, mais ou menos 100ml
Corante alimentício em gel
Observação: eu usei o leite de coco light. Ele é bem menos oleoso, dá o ponto mais fácil e deixa a massa mais saudável.
Use o corante em gel. Se usar o líquido, a receita fica muito mole. Corantes não são algo para usar e abusar no dia-a-dia, mas o que seriam das regras se não houvesse as exceções? Quer melhor exceção que dia de aniversário?
Atenção: Açúcar refinado não é a mesma coisa que açúcar impalpável. O açúcar impalpável contém maisena!
Preparando a massa
Separe todos os ingredientes e recipientes que irá utilizar, inclusive as forminhas dos docinhos.
docinho_de_leite_ninho 006 docinho_de_leite_ninho 008
Coloque o leite ninho numa vasilha e encha a lata até faltar 3 dedos para completar, com açúcar refinado.
Dica: para fazer açúcar refinado, basta bater bem o açúcar cristal no liquidificador e peneirar depois.
Acrescente o açúcar ao leite e despeje 100ml de leite de coco. Apenas 100ml!!!! Metade da caixinha ou do vidrinho. Prefira o light, pois deixa a massa menos gordurosa.
docinho_de_leite_ninho 009 docinho_de_leite_ninho 010
Misture a massa com as mãos bem limpas. No começo a sensação é de que nunca obteremos o ponto desejado. Mas não desista. Vá modelando a massa em pequenas porções. Fica mais fácil. Para facilitar, lave as mãos várias vezes durante o procedimento, usando água filtrada. E manipule a massa com as mãos ainda úmidas. Isso evitará que a massa “peça” mais leite de coco. O ponto certo é quando ela estiver macia e brilhosa como na segunda foto, abaixo. A massa fica macia, soltando da mão, sem ficar oleosa.
Dependendo do lugar em que você more (já que recebemos visitas do mundo inteiro aqui no blog), e conforme o clima da sua região (quente ou frio, seco ou úmido), a massa poderá “solicitar” um pouco menos de leite de coco ou de açúcar e leite em pó. A regra é essa: massa mole, mais leite em pó e açúcar, massa seca, mais leite de coco.
Em lugares em que não existe o leite Ninho, é possível substituí-lo por outro leite usado na alimentação infantil, desde que seu sabor seja igualmente adocicado.
docinho_de_leite_ninho 012 docinho_de_leite_ninho 013
Para tingir a massa, separe-a em pequenas porções. Ministre o corante com um palito de dentes. Basta um pouquinho e sua massa já estará tingida. Vá testando até obter a tonalidade desejada. Tinja as cores que desejar e reserve-as em potes fechados, até a hora da modelagem.
docinho_de_leite_ninho 014 docinho_de_leite_ninho 015
Dica preciosa: a menos que você seja uma exceção entre as mães, e tenha tempo livre de sobra, pode um dia precisar fazer a massa em etapas. Se desejar adiantar o trabalho, por exemplo, à noite, depois que as crianças foram dormir, e prosseguir no dia seguinte, depois que elas tiverem ido à escola, pode preparar a massa com antecedência e guardá-la no refrigerador, em recipiente fechado, sem tingir.
Se fizer isso, vai notar que a massa estará mais dura de modelar. Para resolver o problema, basta levá-la ao microondas por alguns segundos (de 5 a 10), ela voltará à temperatura e consistência normais.
Depois de tingidas as porções, o próximo passo é modelar os docinhos. Aí começa a verdadeira brincadeira e o trabalho artístico propriamente dito.
Modelando um caracol
Dependendo do que você vai modelar, precisará de duas ou mais cores de massa. O caracol é bem fácil de modelar. Para deixar os docinhos mais ou menos do mesmo tamanho, eu dividi a massa verde em 20 porções iguais e fiz o mesmo com a massa rosa.
Dica: Antes de tingir a massa, eu fiz um caracol com massa ao natural e vi de que tamanho ficaria cada parte (o corpo e o caracol). Tingi a massa, seguindo as proporções. No caso, a massa rosa ficou em maior quantidade. Não precisar ficar neurótica, afinal, nada feito a mão fica exatamente igual.
docinho_de_leite_ninho 015 docinho_de_leite_ninho 017
Para o corpo do caracol. Modele uma coxinha com as mãos, e vá afinando aos poucos uma das extremidades, até virar uma minhoquinha com cabeça maior. Achate levemente o meio do corpinho, para dar sustentabilidade ao bichinho quando ele receber a casinha.
docinho_de_leite_ninho 021docinho_de_leite_ninho 020
Para modelar a casa do caracol, faça uma minhoca e enrosque, simples!
docinho_de_leite_ninho 023
Junte a casinha do caracol ao corpo e pressione levemente.
docinho_de_leite_ninho 024docinho_de_leite_ninho 025
Para fazer olhinhos e boca, use um palito de dentes com a ponta molhada em corante preto. Eu fiz apenas um para fotografar, pois vou desenhar os rostinhos quando descongelá-los, para evitar que manchem.
docinho_de_leite_ninho 029 docinho_de_leite_ninho 030
Se você optar por congelar esses docinhos, poderá fazê-lo até três meses antes da festa. Envolva-os nas rendinhas que serão usadas nas forminhas de docinhos, para evitar que grudem uns nos outros.
Eu costumo congelá-los em depósitos plásticos rasos, do tipo apropriado para guardar frios (queijo e presunto), ocupa pouco espaço no freezer. Depois do depósito bem cheio, esvazie o ar, fechando bem. Envolva-o com filme plástico, dando várias voltas.
docinho_de_leite_ninho 031
ATENÇÂO: Para serem descongelados, os docinhos devem permanecer no mesmo recipiente, fechados por 3 a 4 horas, em temperatura ambiente, só então devem ser abertos, ou viram uma meleca só. Depois de descongelados, não podem ser novamente congelados!
Modelando uma borboleta
Siga os mesmos passos anteriores. Tinja a massa, separe as porções a serem utilizadas, divida equitativamente as porções, para que os docinhos fiquem mais ou menos do mesmo tamanho.
Aqui, usei massa amarela, rosa e laranja.
Faça várias bolinhas, para fazer as cabecinhas das borboletas. (Note pela foto que eu forrei um filme plástico sobre a mesa de granito. Se fizer o mesmo, cuidado para não misturar partes do plástico à sua massa, ao cortá-la e manipulá-la sobre ele!).
docinho_de_leite_ninho 034docinho_de_leite_ninho 041
Para fazer as asas, estique a massa rosa. use cortadores de biscoito, em formato de coração. E com o lado sem serra de uma faca, corte as pontas do coração. Una as duas metades.
docinho_de_leite_ninho 037docinho_de_leite_ninho 038
Para fazer o corpinho, faça pequenas minhocas e grude-as sobre as asas. Se quiser enfeitar mais, faça pequenas bolinhas coloridas e coloque-as sobre as pontas de cada asa. Como eu disse, o rostinho será desenhado depois que os doces forem descongelados.
Modelando passarinhos
Para fazer os passarinhos, eu modelei coxinhas para o corpinho e afinei levemente a calda, esfregando as mãos.
docinho_de_leite_ninho 056 docinho_de_leite_ninho 057
Depois de colocá-lo sobre a mesa, com o polegar, achatei levemente o corpinho, para que ele ficasse parecido com os passarinhos que eu fiz de feltro (que serão parte da decoração).
Para fazer as asas do pássaro, estirei a massa amarela e usei um cortador em formato de folha. Coloquei a “folha” sobre o corpinho do pássaro e pressionei levemente para ela aderir.
Dica: a massa adere pelo contato, não precisa passar água nem cola de açúcar.
docinho_de_leite_ninho 058docinho_de_leite_ninho 059
Fazendo o bico. Com a massa laranja, modele minúsculos triângulos. Faça a bolinha e afine-a com os dedos, como na foto. Grude o bico ao passarinho.
docinho_de_leite_ninho 060 docinho_de_leite_ninho 061
Para fazer os olhinhos, massa bolinhas minúsculas na cor desejada.
docinho_de_leite_ninho 063 docinho_de_leite_ninho 064
Modelando flores
Eu fiz 20 pássaros e 20 caracóis. A borboleta eu fiz só de teste, mas desisti de usá-la, por causa de seu formato. Para caber na forminha, ela teria de ser bem pequena ou ficar com as asas voando. Acho que farei menores para colocar em cima dos brigadeiros e surpresas de uva.
Com a massa que sobrou, eu resolvi fazer flores para colocar sobre os docinhos convencionais, como fiz na festinha das bonecas. Elas rendem muito, pois são feitas com a massa estirada. E são bem práticas de fazer, já que são feitas com cortadores. Para quem está começando é uma excelente opção de impressionar sem ter tanto trabalho.
Estire a massa, e corte-a usando um cortador em formato de flor. Para fazer as folhinhas, siga as mesmas recomendações e use cortador de folha.
docinho_de_leite_ninho 042 docinho_de_leite_ninho 045
Para fazer os miolos, faça minúsculas bolinhas e achate-as levemente no centro das flores.
docinho_de_leite_ninho 047 docinho_de_leite_ninho 049
Monte as florezinhas sobre os plásticos e congele seguindo as recomendações anteriores.
Foto do depósito devidamente plastificado.
docinho_de_leite_ninho 055
Renderam 60 florezinhas com folhinhas.
Espero que tenham gostado. Não ficou assim nenhuma Brastemp, mas dá pro gasto. E a Clarinha achou lindo, que é o que importa.
Se tiverem dúvidas, podem comentar aqui neste post. Em breve, teremos uma autoridade de verdade postando outro PAP de docinhos modelados aqui no blog. Assim, ela mesma poderá esclarecer as dúvidas que surgirem.
Será uma surpresa! Só digo que foi com ela que eu aprendi muitas dicas, que foi nela que eu me inspirei para fazer os docinhos de bonequinhas que postei aqui e que ela vai fazer esses meus docinhos parecerem ter sido feito pelas mãos de uma criança.
Não é à toa que eu publiquei meu post antes do dela, se fosse o contrário, eu ficaria até com vergonha. Aguardem e confiram uma verdadeira mestra na modelagem!
***
Bem, queria dizer que esta semana eu não postarei diariamente. Tenho uns compromissos e não gostaria de apenas escrever, sem poder responder aos recadinhos e retribuir as visitinhas que receber.
A nova seção do blog já está de vento em popa! Recebi dois e-mail fantásticos cheios de dicas para compartilhar aqui. Vocês vão adorar! Estou tentando escrever os posts, em meio à correria. Logo mais tem novidades por aqui!
Alguém tem sugestões de títulos para a nova seção?
Um cheiro,
Claudinha.
    Postado por Feito a Mão em culinária,docinhos modelados,festa infantil,passo-a-passo | Comentários (407)
    

    407 Comentários to “Docinho de leite Ninho – Passo a passo”

    1. Bird disse:

      Mulher com esse talento seu para modelar cada coisa linda, vc vai ser craque nos biscuits!!!

      Que fofura, da até pena de comer!!rsrsrs

      Otima dica do açucar impalpavel. Pois como vc sabe eu mesma me confudi nesse aspecto! E otimo saber que dar pra bater o açucar cristal no liquidificador!!!

      Obrigada por esclarecer os detlahes como sempre super bem explicadinho!!

      Um cheiro e otima semana pra vcs!!

      ah, amanha pretendo colocar o post com o resto do make-over da cozinha, se tiver tempo passa la?

      beijos

    2. elaine disse:

      Oi, Cláudia!
      Amei o PAP dos docinhos. Você me deu coragem para tentar!!!Vou fazer para a festa dos gêmeos que será em fevereiro.
      Muito obrigada pelas dicas, elas são preciosas.
      Um beijo da amiga mineira
      Elaine

    3. Fabiana disse:

      Claudinha, sempre quiz aprender à fundo fazer doces modelados, mas nunca nem tentei, com medo que desse errado, mas eu estou encaminhando na modelagem ainda, rs.

      Ficaram lindos seus doces, amei o passarinho, uma graça!

      Bjs!

    4. Dricca Kastrup disse:

      Que delícia, hein !!

      É como brincar de massinha rsrs

      bjobjo

    5. Casa de Catarina - lelê disse:

      Claudinha,
      Sabe que este docinho tem gosto de infância???? A minha avó… D Catarina, fazia este doce direto! Mas não com formas tão lindas como você faz, fazia simples mesmo, bolinhas redondinhas, passava açúcar glacê por cima e colocava em forminhas… ai que saudades!
      Ela já não cozinha mais, é claro, dado o adianto da idade… mas isso é uma coisa que me lembra infância (bolo formigueiro é outra…)
      Beijos
      lelê

    6. Priscila disse:

      Adorei!!!
      Deu vontade de fazer agora mesmo!! Ficaram lindos demais!!
      Eu estou na maior dúvida sobre o que fazer na festa de aniversário dos pequenos esse ano. O Gui faz aniversário dia 08/05, 4 anos, e a Duda, 01/06, um ano. O nascimento dela foi planejado pra ser próximo ao do Gui pra fazer uma festa só, rs, festa de aniversário sai uma nota! Os três aniversários do Gui passados foram em casas de festa, Os dois primeiros, foram em casas fechadas e o terceiro numa fazenda. Apesar do pacote contratado conter tudo, animação, bebida, comida, doce, eu sempre me meti a fazer alguma coisa. Doces modelados, no de 1 ano, lembancinhas,e enfeites de mesa em todos e o bolo e cupckaes do de 3 anos. Esse ano vai ser atípico. A cirurgia da Duda está prevista pra acontecer entre maio e junho. Ou seja, não posso contratar nenhuma casa de festa com o risco de ter que desmarcar por causa da cirurgia dela. Afinal, há envolvido um pré e um pós operatório. Ela vai precisar ficar um tempo sem ter contato com outras crianças pra evitar viroses, etc. Acho que vou ter que fazer uma festa no play da minha sogra, que tem bastante espaço, depois da cirurgia. Se for muito depois do aniversário do Gui, eu faço uma festinha na escola no dia dele e comemoramos depois os aniversários deles numa festa maior. O tema é um problema. Tem que ser algo que os dois curtam, unissex. A Duda ainda não vai escolher tema, mas não vai gostar muito de saber depois que a festa de 1 ano foi do Speed Racer (consegui tirar a ideia da cabeça dele, mas ele ficou uns meses dizendo que esse seria o tema da festa de 4 anos). Tem alguma ideia? Pensei numa festa junina, o que vc acha? Sempre sonhei fazer uma festa pra eles que eu pudesse produzir, sabe, da decoração aos quitutes. Será que consigo?
      Bjs.

    7. Sandra Peres disse:

      Eu amo fazer esses docinhos, só sofro um pouco na hora de modelar!
      Os seus estão lindos.

      Qto ao nome da nova seção do blog, poderia ser "Fazendo a Festa"

      beijão

    8. Artelier Tecendo Sonhos disse:

      Cláudia,mas que delícia de post!! Confesso que eu amo docinhos de leite ninho e que minha receitinha não é tão elaborada, eu tb não conhecia estes com corantes, ficaram lindos!! Eu fazia só bolinhas…heheh Digo fazia porque vou me aventurar nas suas receitinhas, mas só em agosto!!
      Obrigado por dividir estas maravilhas conosco!! Vc é uma menina/mãe muito talentosa, parabéns!!
      Beijocas
      Andreza

    9. ** Li ** disse:

      Olá,

      Nunca imaginei que era tão fácil, adorei!!!

      Boa semana!

      Bjos!!!

    10. Marlene Casagrande disse:

      Que lindos! Sim, quero me aventurar novamente este ano nos docinhos modelados, a Júlia adorou e vive me pedindo pra fazer.

      Ah, fiquei curiosa pra saber quem será sua "autoridade", tenho uma leve desconfiança… rssss!

      Qto a nova seção do blog tenho certeza que vai BOMBAR!!!!!

      Bjo!

    11. fabi disse:

      Meu Deus! Que fofura estes docinhos, você tem algumas ideias para meninos? Sempre passei a véspera do aniver das crianças modelando docinhos, adorei a dica de congelamento, mas será que não viram uma meleca? Tem certeza absoluta? Posso confiar?rsrsrs beijos

    12. K' delícias disse:

      Amei a receita Claudinha!
      Vou experimentar depois te conto…
      bjinhu = )

    13. Debbys disse:

      Adorei!!! Eu amo doce de leite ninho sabe?? kakak.. e achei maravilhosas as formas que vc deu aos doces… mt lindo!! parabéns!!!!
      bjusss

    14. ミ★ є∂ι ★彡 disse:

      Amiga, adorei o pap. Obrigada por dividir mais esse conhecimento. Ficaram lindoooooooosssss. Oba, acho que vou tentar fazer pra festinha do Gabriel que esse ano farei aqui em casa.
      Depois te conto… rsrs

      Boa semana!!!

      Beijos ♥ Edi

    15. Mirian disse:

      Adorei o pap!!!
      Olhando parece tão fácil… rsrs Mas na prática, foi tão difícil, lembra que tentei fazer do Cocoricó?? rsrs. Para não perder a massa acabei fazendo uma bolinhas imitando frutinhas… kkkkk
      Esse pap serve para o tema da festa do Eike, pq farei do ursinho Pooh. Como ele vive num bosque, penso em fazer o tema Pooh misturado a jardim, masculino. Tomara que fique bom!
      Quem sabe crio coragem em fazer os docinhos, graças ao seu pap, ficou mais fácil!

      Bjo

      Mirian

    16. Mirian disse:

      Adorei o pap!!!
      Olhando parece tão fácil… rsrs Mas na prática, foi tão difícil, lembra que tentei fazer do Cocoricó?? rsrs. Para não perder a massa acabei fazendo uma bolinhas imitando frutinhas… kkkkk
      Esse pap serve para o tema da festa do Eike, pq farei do ursinho Pooh. Como ele vive num bosque, penso em fazer o tema Pooh misturado a jardim, masculino. Tomara que fique bom!
      Quem sabe crio coragem em fazer os docinhos, graças ao seu pap, ficou mais fácil!

      Bjo

      Mirian

    17. Eliz Schemitt disse:

      Claudinha, estava ansiosa pelo resultado… ficaram graciosos… muito lindinhos… não sei mesmo o que está te impedindo de "treinar" na massa de biscuit… Posso sugerir uma coisinha?? Compra massa para biscuit pronta para ir modelando o que tu queres… depois mais adiante, tenta novamente fazer a massa e tingí-la.

      A-do-rei os docinhos!!

      Agora… preciso "falar" que estou ansiosamente esperando tua convidada, a autoridade no assunto docinhos modelados… ela está um tantinho nervosa mas tenho certeza que tuas leitoras e seguidoras vão amar… uma profissional e tanto, de primeira… realmente uma verdadeira autoridade…

      Bons preparativos, minha amiga!!
      Beijinhos carinhosos!!

    18. Heloísa disse:

      Claudia,
      Adorei.
      Você disse que não é difícil fazer, mas sem dúvida é preciso paciência.
      Mas vale a pena ver a mesa arrumada com esses docinhos lindos.
      Beijo.

    19. Rosi Grippa disse:

      Ramalhoooo, ficaram lindos os seus!!
      Confesso q qdo fiz o niver da Milly, eu tb fiquei muito insegura ao modelar alguns bichinhos…mais deu tudo certo!! Tb me inspirei na sua convidada EXPERT!!rsrs…to ansiosa tb pela sua vinda!!
      Um beijo enorme pra ti….

    20. Fabi Carvalhos disse:

      Claudinha,

      Como assim "não ficou nenhumma Brastemp"? Ficaram ótimos os docinhos! Aliás, acho q já está mais do que experiente, afinal são vários aniversários já produzidos por vc p/ as meninas, né? :) Ei! Da onde tirou q estou chateada contigo? Ando é desorganizada, como sempre, sem muito tempo p/ escrever p/ as amigas. Mas estou sempre de olho aqui, viu? Assinei o feed, e sempre q atualiza recebo por e-mail e leio tudinho! Beijão, Fabi

    21. Uma Mulher de Fases disse:

      Ah Claudia, sem chance né? Cada vez que eu entro aqui, me sinto uma pata por fazer tudo do jeito normal, rs…
      Dá uma invejinha da branca viu bonita!
      Beijos

    22. Katia Bonfadini disse:

      Claudia, como você é talentosa, menina!!! Eu não sabia que dava pra modelar tantos bichinhos fofos com essa receita de massa caseira! Pensei que só era possível com pasta americana e muita prática! Ficou tudo tão fofo e adorei o tema jardim!!!!! Acho bem lúdico e prefiro temas mais genéricos a esses de desenhos animados que a criançada gosta. Eu amei os passarinhos, ficaram tão bonitinhos que deve dar pena comer… parabéns!!!! Beijos!

    23. ADRIANA disse:

      OI Cláudia!!!! lindos docinhos…
      Se for possível gostaria de saber o que vc costuma servir nas festas lindas das filhotas, além dos docinhos.
      beijos!!!!

    24. Silvinha disse:

      oie… adorei seu blog… sou nova por aq.. me casei ah 2 meses e estou a procura de novidades sobre reforma, decoraçao etc.. estou te lincando viu…
      bjs

    25. Andréia disse:

      Claudinha, parabêns, ficaram lindinhos os docinhos e o pap tá bem explicadinho, um dia ainda tento fazer tbem, pois adoro docinhos modelados. Bjinhos…

    26. Elaine disse:

      Gostei do passarinho, ficou muito fofo! Da pena de comer.

      Enviei-te um e-mail com sugestoes de nomes para aquela secao (ai, meu teclado esta sem acento…).

      Bjs, Elaine

    27. Lidiane Vasconcelos disse:

      E com faz depois para ter coragem de comer esses docinhos tão bonitinhos e bem feitos, hein?

      E vem outra pessoa que faz melhor que você? Gente! Então aí é que eu não comeria mesmo… kkkk… :D

    28. Ana Paula disse:

      Oi Claudia, lindos os docinhos e imagino que deliciosos, mais gostei mesmo foi da embalagem "Sadia Light", hehehhehehe.

    29. Rosi disse:

      Claudinha

      Eu fico boba com sua criatividade e habilidade de produzir coisas tão lindas!
      E o tema da festa é perfeito, é muito bom usar o lúdico para a criançada, confesso que Moranguinhos, Ben 10 e adjacentes me cansam, são tão batidos.
      Bjs

    30. Fla disse:

      Menina eu sou sua fã! Já te disse isso?
      Que maravilha! Adorei, tô doida pra ver o resultado da festa.
      Beijos

    31. Fla disse:

      Menina eu sou sua fã! Já te disse isso?
      Que maravilha! Adorei, tô doida pra ver o resultado da festa.
      Beijos

    32. Cláudia Ramalho disse:

      Oi, meninas, estou na correria, me desculpem a demora em responder os recadinhos. Assunto de saúde.

      Cris, que nada, menina, quando vc vir a convidada modelando vai achar esses aí bem sem graça… rsrs Mas obrigada mesmo assim.

      Elaine, tente e não desista se errar de primeira. Eu só acertei mesmo na 3ª tentativa e com a Cris aí de cima foi igual. Qualquer dúvida, escreve aqui.

      Fabi, vc iria tirar de letra. Seus bolos são divinos. O que te falta????

      Dricca, lembra mesmo brincar de massinha.

      Lelê,
      é verdade? Que legal tudo que nos lembra infância é bom, né? Sua avó teve e tem muita importância pra vc, não é mesmo?

      Priscila,
      festa é muito caro mesmo. Se vc puder juntar as duas, melhor. Se não, a operação tem prioridade, né? Gostei da ideia da festa na escola. Assim, o Gui não se sente esquecido e vc não terá tanto trabalho. Boa sorte com a Duda.

      Sandra, adorei sua sugestão viu? Acho que farei uma enquete pois as sugestões são muitas. Bjks.

      Andreza,
      Muito obrigada, acho que mulheres servem pra isso: pra dar suporte umas às outras, ou não?
      Se vc fizer, me manda uma foto, tá?

      Li,
      fácil é, mas dá um trabalhinho, viu? Só é preciso paciência.

      Marlene,
      Acho que vc já desconfia quem seja a autoridade, né? Recebi seu e-mail. Vou lhe responder com calma.

      Fabi, eu já congelei em 3 festas. Se vc seguir as minhas dicas de descongelamento, pode congelar sem medo. A convidada surpresa fará algo para ser usado em festa de menino. Aguarde!

      K delícia, conte mesmo viu? Sou curiosa pra saber se vcs conseguiram…

      Debbys,
      muito obrigada, linda. Eu tb gosto muito do sabor. É uma delícia!

      Edi,
      bora tentar??? Qualquer coisa, grita.

      Mirian,
      pois é. Fácil até é, mas dá trabalho, né? Quero ver suas fotinhos depois.

      Eliz, boca de siri… rsrs Obrigada pelos elogios, mas fico até com vergonha quando virem os outros…

      Helô,
      paciência eu até tenho, viu? Mas tempo é fogo de arrumar. Tem de ser numa manhã bem planejada… rsrs A mesa fica linda, mesmo.

      Rosi,
      que é isso, mulher? nem ficaram tão bonitos. Boca de siri quanto à convidada, vamos deixar o suspense…

      Fabi, fico feliz em ver vc dizendo isso. Aqui tb tá uma correria danada, depois eu te falo melhor por e-mail…

      Sheila, a minha intenção não é humilhar ninguém. Deus me livre, mulher. Quem disse que meu jeito é melhor que o seu? O que há de errado em fazer as coisas do jeito normal? Se a sua fórmula dá certo pra vc, então tá perfeito. Cada um faz o que acha divertido e o que pode. Minha intenção é só compartilhar conhecimento. Vc me deixou um pouquinho grilada… mas entenda que não faço por mal, viu?

      Kátia, olha só quem fala!!!! Vc é o talento em pessoa! Tb prefiro os temas mais genéricos. Mas há ocasiões em que as crianças ficam irredutíveis e querem porque querem o tema da moda. A festa é delas, né??? Eu só influencio no que posso… kkkkkkk

      Adriana, isso poderia render um belo post. Nunca sirvo as mesmas coisas nas festas… Não costumo tirar fotos das comidas, mas posso fazer uma relação do que eu costumo servir… fico te devendo, viu?

      Silvinha,
      obrigada. Seja bem-vinda e sinta-se à vontade. Reforma e decoração não é muito abordado por aqui, mas há muitos linkas de blogs sobre isso aí do lado, pode fuçar à vontade.

      Andréia, que bom que vc achou o pap bem explicadinho… não é complicado não. Tenta… qualquer coisa, grita.

      Elaine, eu li o e-mail e respondi hoje. Obrigada.

      Lidiane, por isso eu tiro foto, mulher. Dá uma peninha de comer, né????

      Ana Paula, hahaha esses depósitos são ideais pra isso. Foram brindes de uma promoção. Compre 1/2 quilo de frios e ganhe um depósito. Pena que acabou.

      Rosi,
      Como eu disse à Kátia, o tema quem escolhe é a aniversariante… kkkkk Se é Moranguinho… fazer o quê??? Aqui o freguês tem sempre razão. Mas concordo com vc. Gosto de temas mais genéricos.

      Flá, que gentil, eu é que sou sua fã, menina…

    33. Luciana Casado disse:

      Oi Claúdia!!
      Obrigada pelo comentário lá no blog da Lidi e tb pelo visita lá no meu bloguito!!
      E falando em bloguito, o teu é mto fofo, adorei!!
      Voltarei mais vezes!
      Bjus, Lu

    34. Uma Mulher de Fases disse:

      Flor, jamais ache que eu ou qualquer se sente humilhado ao entrar aqui e se deparar com um trabalho tão lindo!!
      Eu não tenho talento nenhum e muito menos paciência pra coisas tão detalhadas, sou meio impulsiva, gosto de fazer algo na hora que fique pronto na hora, sabe?
      O que você faz comigo e com qualquer outro que entre no seu blog é estimular, incentivar que as pessoas se dediquem mais à trabalhos manuais provando que é possível.
      Quando eu brinco que dá uma invejinha branca, é porque eu realmente queria ter este talento, e por não o ter, dou muito valor à pessoas como você, a Katia Bonfadini, Fabiana, Fabi Carbalhos etc…, pois são mulheres comuns, que trabalham, algumas têm filhos e mesmo assim, encontram tempo de trazer pra gente coisas caprichosas, lindas de ver e que deixa todo mundo com vontade de fazer igual!
      Não fique grilada, jamais, me desculpe se com o meu comentário eu fiz você pensar assim, a minha intenção é losonjear sempre.
      Você é ótima!
      Adoro passar por aqui!
      Beijosss

    35. Simone disse:

      Cláudia,que docinhos lindos! Lamentei hoje que a festinha de jardim da minha pequena já tenha passado. Parabéns, você é muito talentosa. Seu blog é inspirador! Beijos!
      Simone Scharamm

    36. Uma Mulher de Fases disse:

      Não ofendeu, juro que não, só me preocupei em deixar você preocupada, rs…que confusão né?
      Mas o "pata" é um jeito carinhoso mesmo que eu me chamei pra ver se eu acordo, rs!
      Beijos

    37. Flávia disse:

      Claudinha, esses docinhos tem a cara da minha infância. Minha tia sempre modelava umas fofurices pra nossas festinhas. Além de tudo são uma delícia.

      Os preparativos estão a mil, hein! Esta festa promete!

      Bjsss

    38. Veronica França disse:

      Amei os detalhes do seu pap. Próxima festinha irei fazer. Vc é muito talentosa.
      Bjs

    39. Santinha disse:

      Muito bem explicadinha a receita e as fotos sairam ótimas… Não vou me aventurar nas receita por motivos engordativos…
      Lendo aos posts anteriores, acho que você deveria considerar levar a sério o projeto de festinhas infantis (aniversários, batizados, temáticas…), principlamente pelo fato de você gostar e colocar sempre um dedo de muito amor (dá para sentir isso). Além disso, você pode ganhar dinheiro e reforçar o ditado que diz " quem faz o que gosta nunca vai trabalhar na vida".
      Beijos e sucesso pra vc!
      ADORO SEU BLOG POR ISSO ELE ESTA LÁ NA MINHA PÁGINA

    40. Giseli Vergés disse:

      Claudinha, minha amiga, vc salvou o meu dia…resolvi fazer os docinhos modelados e não sabi nem por onde começar…pesquisei um pouco nas comunidades , arquivei algumas coisas, e quando veio ao Feito a Mão…tcham tcham tcham tcham!!! Tudo explicadinho, esmiuçado, com dicas valiosas e modelinhos fáceis….Pronto, comprei tudinho e vou me aventurar a fazer os docinhos para festa da Laura hoje mesmo…depois te conto um resultado.

      Um cheiro do Sul: Gi.

    41. Verônica Cobas disse:

      Claudia,

      Para quem como eu não tem muito talento manual – a não ser a rapidez dos dedos no teclado – me impressiona e encanta quem é capaz de fazer coisas que me inspiram o "oh". Que trabalho lindo! Caprichado, pueril, sedutor… Me senti dentro de um livro de Andersen, entre castelos e princesas e com os jardins repletos de seres coloridos, animados e humanizados.

      Suas filhas vão ter história para contar o resto dos tempos. Lindo demais. bjss

    42. Gardenia disse:

      Oi Claudia, esta é minha primeira vez por aqui, adorei seu blog olhei ele inteirinho, ficarei assídua com certeza.
      Parabéns.
      Gardenia

    43. amandaguedes-85 disse:

      Oi Claudia!! Menina tenho que te contar sobre as minhas aventuras na cozinha. Bom eu já tinha te falado que fiz o bolo de cenoura né mas depois disso já fiz o pudim q vc postou e o bolo de chocolate das irmãs rocha. Pois é o pudim foi bem facinho de fazer mais no bolo eu me enrolei um "tiquim" rsrsrsr. Foi o seguinte segui a risca a receita e coloquei pra assar só que quando eu ia olhar se estava bom e colocava a faca no bolo ela sempre saía melada então eu achava que ainda ñ estava bom e assim foi assando até que eu usei a intuição e tirei mesmo com a faca ainda saindo do bolo melada. Resultado: assou demais. O bolo me enganou rsrsrs. Fora isso está sendo tranquilo, a cada experiência novas descobertas está sendo muito proveitoso para mim. Todos aqui em casa estão aprovando! Estou focando mais nos doces só que quero mudar para os salgados meu pai é diabético e ele fica "danado" pq ñ pode comer née!!! Bjus pra vc!!!

    44. Maria Goreth. disse:

      Cláudia adorei, amei os docinhos. Seria pedir muito para postar um docinho com o tema do flamengo.
      Ensina os passos a essa mamãe que deseja fazer a festinha do rubro negro linda.
      Por favor Cláudia posta a festinha é em março.
      Muitos bjs e obrigada pela atenção.

    45. celia disse:

      amei suas receitas e fotos..é a 1@vz q vejo ees tipos…sera q vc teria alguma ideia p/ festa da copa??dsd ja agradeço e parabens..

    46. Elen disse:

      Olá Menina, quanta coisa linda, Parábens. Gostaria de saber se faz diferença o Leite Ninho Instantaneo e o Integral.
      Bjos Elen

    47. Elen disse:

      Olá Menina, quanta coisa linda, Parábens. Gostaria de saber se faz diferença o Leite Ninho Instantaneo e o Integral.
      Bjos Elen

    48. Elen disse:

      Olá Menina, quanta coisa linda, Parábens. Gostaria de saber se faz diferença o Leite Ninho Instantaneo e o Integral.
      Bjos Elen

    49. Cláudia Ramalho disse:

      Luciana, seja bem-vinda, quantas vezes quiser voltar.

      Sheila, que bom que ficou esclarecida a questão…

      Simone,
      muito obrigada pelos elogios ao blog e por sua presença regular.

      Flavinha, acho que esses docinhos deixam a infância de qualquer um mais gostosa, né?

      Verônica França,
      qualquer coisa, grita…

      Yvone,
      vc sabe que eu já considerei? Adoraria mesmo. mas não me sobra tempo. Talvez seja um projeto para a aposentadoria. Não teria como dar conta hoje em dia… Adorei o ditado: " quem faz o que gosta nunca vai trabalhar na vida".

      Giseli, seus docinhos ficaram um charme!
      Fico feliz de ter ajudado com as dicas. Já fez o blog valer a pena.

      Verônica Cobas,
      elas realmente terão muitas histórias…espero que curtam esses momentos como eu estou curtindo. Sabe que me sinto como se retornasse à infância????

      Gardênia,
      seja muito bem-vinda!!!!

      Amandinha,
      que bom que está perdendo o medo do fogão. Começa assim. Cozihar é um ato de amor. Esse bolo pede forno médio ou médio-baixo. Deve ter sido isso.

      Goreth,
      No post dos doces da Terumi, ela postou fotos de umas chuteiras e bolinhas de futebol, dá pra vc fazer, mesmo sem pap, pois as dicas que ela deu são bem explicativas. Procure por docinhos modelados aí nos marcadores.

      Célia, vale o mesmo que eu disse pra Goreth.

      Elen, eu já fiz com os dois. Mas o instantâneo deixa a massa mais fina, mas maleável. O instântaneo é aquele mais leve, que se mistura mais facilmente à água.

      Meninas, me desculpem a demora em responder aos recadinhos, quando fico um tempo sem acessar o blog, fica difícil de ver recados em posts mais antigos.

    50. regina disse:

      a receita do docinho ja conhecia mas estou muito feliz em saber q pode ser congelado, amo fazer estas coisas estou preparando a festa de 4 anos da minha filha estou fazendo tudo da decoração as guloseimas vou bisbilhotar mais o seu blog, bjs

    51. reinaldo disse:

      OI…. CLAUDINHA …..
      SIMPLESMENTE ADOREI O SEU BLOG …
      EU TBM ADORO MEXER COM ESSA MASSA É MUITO LEGAL DÁ PRA FAZER QUASE TUDO ….VC JÁ EXPERIMENTOU FAZER FRUTINHAS FICA MUITO BACANA …..BJUSSS ….ÓTIMA SEMANA ….MAGALY

    52. Mary disse:

      Maravilhoso seu blog, parabéns!
      adorei seu PAP dos docinhos. Obrigada por compartilhar conosco!
      Abraços!

    53. Thais disse:

      Eu queriaa saber quanto mais ou menos você gastou para fazer esses docinhoos maravilhosos? obrigadaa beijoo

    54. giseli disse:

      oi gostaria d parabenizar pelos lindos docinhos e queria saber se pode congelar, e quanto tempo esse docinho dura pode ser mantinho fora da geladeira por uns 2 dias? obrigaduuuuu

    55. Cláudia Ramalho disse:

      Thais, é só o custo das embalagens, dos corantes e dos ingredientes que eu mostrei acima.

      Giseli, essa informação consta do post. O doce deve ser mantido em geladeira depois da festa.

    56. Flávia Deisiane disse:

      Cláudia,
      Estou impressionada com várias coisas a respeito de seu trabalho. As modelagens são lindas, mas, o que mais me chamou a atenção foi como você consegue aliar simplicidade de linguagem com escrita rica e dinâmica. E o mais impressionante: a facilidade em dividir o que sabe com todos, sem receios ou mesquinharias do tipo. É a primeira vez que entro em seu blog e você me surpreendeu muito, e ficarei muito satisfeita em voltar. Tenha certeza de que fez uma iniciante feliz. Parabéns, e obrigada.

      Flávia Deisiane

    57. Silvia disse:

      como vc fez o cachorrinho? Estou precisando fazer um igualzinho…

    58. Cláudia Ramalho disse:

      Fávia, muito obrigada.
      Quanto a dividir sem mesquinharias, ajuda muito o fato de que este não é meu ganha-pão. Acho que muita gente deixa de dividir conhecimentos com medo de perder clientes…

      Sílvia, eu fui modelando o rostinho com massa branca e depois as orelhas com a azul. Não sei explicar direito, fui fazendo e testando o resultado.

    59. pricylacristina disse:

      Nosaaaa fiquei maravilhada com tanto capricho e delicadeza, vou fazer na festinha da minnha princesa!! vai ser da minnie!!
      muito obrigado
      Deus abenções suas mãos cada dia mais ♥♥♥

    60. Ro Casa e Cia disse:

      Claudia,Olá!!

      Há algum tempo conheci seu blog, pois estou montando a festa de 3 aninhos da minha netinha e sai em busca de idéias criativas ( o seu é sem dúvida super criativo). O tema será Sininho, adorei a festa das Fadas e vou "tentar" fazer tudo inspirada nela (algumas coisaa vou copiar na "cara de pau!" – espero que você não importe.) e vou colocar uma ou outra referência da fada Sininho (ela adora!!). Adorei os docinhos, vou tentar fazer logo e congelar, pois a festa é no principio de agosto,como farei tudo sozinha adorei a possibilidade de poder congelar os docinhos. Desta vez vou fotografar tudo!!! Ah, e me animei, acho que vou fazer um Blog (se fizer farei muitos elogios e darei os devidos créditos, Vc Merece!!!). Eu faço algumas coisas de artesanato e adoro fazer festa, assim como você só faço para minha família e amigos, como hobby. Obrigada por compartilhar.
      Abraços, Rosane

    61. Ro Casa e Cia disse:

      Ahhh, esqueci de comentar: já comprei as coisas para fazer as fadinhas, estou muito empolgada com todas as suas idéias criativas.

    62. Laodicéia disse:

      Ola que doicnhos mais lindos!!!Bom eu passei por aqui e vi adorei o seu trabalho quero te pedir um favo me da uma luz como eu faço uns docinhos da Turma do Pooh fica legal com a forma de silicone para biscuit?Por favor me manda a resposta.Obrigada

    63. Cibelle disse:

      Claudia, eu estou encantada com suas obras de arte.
      Tudo do seu blog é lindo, desde suas palavras ate seus inventos rsrs.

      Parabens, e serei sua seguidora.

      Beijao

    64. Adri-hobi disse:

      PARABÉNS!!! LINDOS…VOU LEVAR AS AMIGUINHAS DA MINHA FILHA BRINCAR NA CASINHA DELA E VOU DEIXAR ELAS FAZEREM A RECEITA PARA BRINCAR! BEIJINHOS…VOU VOLTAR SEMPRE!

    65. Anonymous disse:

      Claudia,
      Obrigado por compartilhar a receita.Graças a seu passo a passo eu fiz pela primeira vez doce modelado para a festa do Gabi.Muiiito obrigado amori
      beijosss
      Darlene

    66. Anonymous disse:

      Claúdia,

      Estou com água na boca para testar essa receita fazendo moranguinhos modelados para festa da minha filha de 3 Anos.

      Poderia me dizer, se posso usar um Leite em Pó mais barato, ou a receita so dará certo com o Leite Ninho???

      PARABÉNS PELO BELO TALENTO QUE DEUS TE DEU.

      Desde já, obrigada.
      Dayse

    67. Alayla disse:

      As cores não mancham umas nas outras? E pra pintar o que vc usa?

    68. daiany disse:

      gostaria de saber se pode ser preparado alguns dias antes e ser mantido fora da geladeira por alguns(quantos) dias? sempre faço esses docinhos mas em vez do leite de coco faço com leite condensado para dar liga e pode ser feito até uns 8 dias antes do evento, obrigada.

    69. Anne Dias disse:

      Nossa perfeita essa receita, eu fiz e adorei simples e gostosa, e hyaja braço p amassar…mas vale a pena, obrigada por dividir conosco…lindo as seus modelados…

    70. daiany disse:

      gostaria de saber se pode ser preparado alguns dias antes e ser mantido fora da geladeira ou na geladeira por alguns(quantos) dias? sempre faço esses docinhos mas em vez do leite de coco faço com leite condensado para dar liga, obrigada.

    71. Anonymous disse:

      OI!!!
      Achei muito bem feito seus docinhos,pretendo fazer para festa da minha filha agora em setembro… Gostaria de saber com quanto tempo de antecedência posso fazer os docinhos? Meu email é luciola_freire@hotmail.com

    72. Anonymous disse:

      Oi Cláudia, gostaria de saber se vc não passa seus doces na vaselina comestível???

      Seus doces são lindos

      Obrigada

    73. KARINA DOCES & SALGADOS disse:

      Oi Claudia como faço para deixar a massa branca…obrigado…

    74. Rhosanna disse:

      Ow my god! Que coisinha linda este seu site rsrsrsrs
      Amei de verdade! Parabéns! Tb amo mexer com essas doçuras. Agora estou ensinando minha princesa a fazer essas coisinhas deliciosas!!!!

      Muita luz e sucesso
      Rosana/Brasilia

    75. Jocilene disse:

      Mulher…
      Eu já fazia esse docinho, a anoss.Só que em formatos de beijinhos.Mais agora com essa idéia, de fazer eles em formatos de bichinhos. Adoreiiiiiiii.E tb pq agora sou vovó, quero me aperfeiçoar mais. mt obrigada pela idéia adorei. Vc é o máximo.Um cheiro pra vc.SUCESSO!!!!
      jÔ do DF.

    76. Valentina disse:

      Cláudia, que coisa mais linda este post. tanta delicadeza. cheguei aqui através da Clarice do Pecado da Gula

    77. mika colao disse:

      Oi Claudinha como vai?
      olha fiquei encanata com sua receita…e vou azer pro niver de meu bebe…farei uns carrinhos pq o tema e carros disney…
      mas tenho um problema como eu moro na Italia o leite ninho na minha cidade nao tem e pra mandar vir de fora ica muio caro mas comovc disse qu posso usar outros vou provar o verdadeiro problema è…o leite de coco nao tem aqui posso usar o leite do coco batido no liquidificador? espero que vc possa me responder pq queria tirar essas duvidas…
      Adorei o se blog e te seguirei smpre…
      vc arrasaaaaa
      bjao

    78. pensamentos todos disse:

      Ola
      estou amando fazer estes docinhos só que agora as pessoas estaum querendo fazer pedidos para festa.

      Não tenho este tipo de experiencia, vc faz para festa , poderia me indicar um valor que eu possa cobrar, moro em Sp Zona Sul, o pessoal do trabalho do meu esposo pediram para eu fazer uns maiores para ele levar pra eles, nossa eu estou muito orgulhosa disso tudo, mais não tenho a minima experiencia com nada, sempre fui apenas dona de casa e só isso já me dava um trabalhão rsrsrs.

      me da um help????

    79. Fases disse:

      Nossa a dicas dadas aqui são ótimas, trabalho somente com bombom mas estou interessada em entrar no ramo de docinhos modelados…poderia me informar por quanto tempo posso manter o doces congelados? Devo pinta-lo somente apos descongela-los?…Desde já agradeço a sua atenção

    80. DANIELA disse:

      OLA, MEU NOME É DANIELA, NUNCA VI UM BLOG TÃO LEGALL COMO O SEU, VIM PROCURAR SOBRE O ASSUNTO DE CURIOSA, POIS GOSTARIA DE TENTAR FAZER, ACHEI TUDO SUPER INTERESSANTE, MAIS ME REATA UMA UNICA DÚVIDA… GOSTARIA DE SABER SE ELES FICAM GOSTOSOS??? É QUE TEM COISAS NA CONFEITARIA QUE SÃO BONITAS, PORÉM NÃO MUITO BOAS, COMO POR EXEMPLO A (PASTA AMERICANA) PARA COBRIR BOLOS.

      AMEI TUDO, PARABÉNS PELA SUA CRIATIVIDADE, E POR VOCÊ RESPONDER TODOS OS COMENTÁRIOS (POIS TEM BLOG'S QUE POSTAMOS E PERGUNTAMOS E NINGUÉM RESPONDE).

      ESPERO APRENDER GRANDES COISAS COM VOCÊ… E GOSTARIA DE SABER SE NÃO PODES COMPARTILHAR COMIGO OUTROS FORMATOS PARA OS DOCINHOS, CASO NÃO SE IMPORTE, PEÇO QUE ME ENVIE ALGUMAS FOTOS POR E-MAIL, DESDE JÁ AGRADEÇO.

      BEIJÃO DANIELA

      DANYELA_PACHECO@HOTMAIL.COM

    81. DANIELA disse:

      OLA, MEU NOME É DANIELA, NUNCA VI UM BLOG TÃO LEGALL COMO O SEU, VIM PROCURAR SOBRE O ASSUNTO DE CURIOSA, POIS GOSTARIA DE TENTAR FAZER, ACHEI TUDO SUPER INTERESSANTE, MAIS ME REATA UMA UNICA DÚVIDA… GOSTARIA DE SABER SE ELES FICAM GOSTOSOS??? É QUE TEM COISAS NA CONFEITARIA QUE SÃO BONITAS, PORÉM NÃO MUITO BOAS, COMO POR EXEMPLO A (PASTA AMERICANA) PARA COBRIR BOLOS.

      AMEI TUDO, PARABÉNS PELA SUA CRIATIVIDADE, E POR VOCÊ RESPONDER TODOS OS COMENTÁRIOS (POIS TEM BLOG'S QUE POSTAMOS E PERGUNTAMOS E NINGUÉM RESPONDE).

      ESPERO APRENDER GRANDES COISAS COM VOCÊ… E GOSTARIA DE SABER SE NÃO PODES COMPARTILHAR COMIGO OUTROS FORMATOS PARA OS DOCINHOS, CASO NÃO SE IMPORTE, PEÇO QUE ME ENVIE ALGUMAS FOTOS POR E-MAIL, DESDE JÁ AGRADEÇO.

      BEIJÃO DANIELA

      DANYELA_PACHECO@HOTMAIL.COM

    82. fabiani disse:

      amei!!!

      meus parabéns vc é muito criativa!!!

      amei tive muitas ideias..

      sabe gostaria de saber se vc nao tem o molde do ben 10 pra fazer nos docinhos….

      vou fazer no niver d meu inteado…

      bjus

    83. lana disse:

      olha,eu amo docinhos,e amo aprender foi de muita ajuda seu passo a passo,vc esta de parabéns

    84. Anonymous disse:

      olá adorei as ideias, gostaria de saber se vc tem fotos de como faze os personagens do ursinho pooh, desde ja agradeço

    85. SÓ DE FESTAS disse:

      Guria,,,,como DEUS é maravilhoso…me colocar este blog assim….na hora certa..é d+ mas mais d+ é tu menina como tu tens uma agilidade nos dedos…eu já sou meia dura …não consigo esta perfeição…mas tudo vai do talento não é??? mas seu blog é lindíssimo parabéns

    86. Helen Lopes disse:

      Oi, parabéns pelos belos docinhos! Também trabalho com doces modelados mas com essa receita do leite ninho ainda não tentei. Será q dá pra decorá-los tbém com a massa americana fazendo os acabamentos? E qdo vc diz açúcar refinado é o tradicional mesmo e não tem nada haver com o glaçúcar né aquele bem fininho (sem amido) para fazer glace real? Vc sabe qto tempo ele dura para consumo fora da geladeira?

    87. COISAS DA TIA GIGI disse:

      oi amei seu blog estava tentando fazer uns docinhos para o aniversario da minha filha de 1 ano a duda e o seu blog me ajudou muito ,o tema vai ser da moranguinho e vou usar as suas dicas .
      obrigada
      depois da festa mando as fotos do que fiz com as suas dicas .

    88. Carol Balan disse:

      Seu blog é encantador!! Essa postagem do doce de leite ninho está muito bem explicada e nos anima a fazer também!! Muito obrigada!

    89. whnny disse:

      como e facil fazer esses doces
      adorei !!!! fazer os doces
      obrigado por encinar
      boa semana!!!!

    90. miau disse:

      Bom dia Claudinha!!!
      Primeiro, queria muito te agradecer por estar fazendo esse blog tao lindo, ultil, e cheio de ideias, criatividade, cores, e alem disso tudo explicadinho de um jeito que todos possam se aventurar. Estou nos preparativos da festinha de 1 aninho da minha filha e tenho zero experiencia em festas, e seu blog esta sendo muitoooo util!
      Ontem fiz os docinhos modelados e simplesmente amei. Nao vou dizer que foi facil porque nao foi, demorei uma hora para fazer a massa (e olha que fiz meia receita), so deu certo na hora que usei a sua dica de molhar a mao antes de moldar cada pedaço de massa. Ahi sim as coisas andaram e ficou no ponto. Fiz umas figurinhas baseado no que voce postou, de mim, meu marido, a bebe e outras coisinhas. So nao desenhei rostinhos bonitinhos pq nao tinha corante liquido e deixei essa parte para outro dia. Ficou tao legal que ate tirei foto.
      Muito obrigada Claudinha!!!! Voce e demais!
      beijosssssss
      Katia Bashkirova

    91. gecielle disse:

      quero saber se pode ser qualquer corante alimenticio em gel porque comprei um diferente do teu nas fotos e estou com medo de uzar e estragar tudo,e ai tem uma marca especifica ou são todos iguais?

    92. Aline disse:

      Gostaia de fazer o docinho pintado em forma de bola de futebol, como faço

    93. Ganhando Tostão..Fernanda Nagata disse:

      Amei as dicas e a receitinha…
      Clau só um dúvida,eu qro fazer um dia antes da festa,preciso congelar?ou só guardar na geladeira.?
      bjos

    94. Mariele disse:

      oi flor!achei lindo os docinhos!parabens!

      a anilina tem q ser importada ou posso usar a comum?

      Mariele – marielemartins21@gmail.com
      Obrigada

    95. warlasanzia disse:

      ola claudia me chamo warla e vivo na frança hoje tentei fazer o docinho rsrsr mais acho q nao deu muito certo rsrsrs ficou uma meleca so rsrsr, fiz com um leite daqui pq nao tem leite ninho mais e bem parecido acho,ficou mole demais entao coloquei açucar mais açucar mais açucar ta tudo um doce so rsrsrs coloquei na geladeira amanha vou comprar outro leite e vou ver o que faço p concertar vc tem alguma dica por favorrrrrrrrrrrrrr , estou treinando este doce p fazer no aniver de minha filhota 4 aninhos o tema sera cinderela se vc tiver alguma dica sobre o tema por favor me mande. beijos adoro seu blog

    96. Margareth disse:

      Estou encantada com seu blog e o carinho com que explica tudo sem passar um detale.Parabéns!!! Adorei a modelagem dos docinhos, sempre achei difícil,mas você mostrou que não.Beijos.

    97. *Faelaartes* disse:

      Meu DEUS, vc é D+!!! Tô de boca aberta!!! Eu achando q ia ser tudo muito dificil e vc com essa receita linda de leite ninho!!! Parabéns!!!
      Faelaartes.blogspot.com!!!

    98. simone disse:

      olá! meu nome é Simone, sou do interior do Rio de Janeiro.Amo os seus trabalhos, visito se blog sempre. parabéns pelo seu talento. Será que tem como vc ensinar aí como modelar os bichinhos do fundo do mar?

    99. Pathmel disse:

      Oiê Claúdia,me chamo Patrícia sou de Belém,cidade das mangueiras..bom fiquei encantada com o seu blog,nossa ele é lindo e tem dicas maravilhosas,sou mãe de uma menina de 10 anos e agora um menininho de 11 meses,queria muito que você criasse um post como fazer o docinho do macqueen,dos cars,é que fiquei muito animada com os seus posts de doces de massa de leite ninho que resolvi fazer,claro que se você poder me ajudar,ficarei muito grata…bjus meu email é ale-path@hotmail.com se precisar.

    100. suelida disse:

      OLÁ TENHO MUITA VONTADE DE APRENDER A FAZER ESSES DOCINHOS,UMA AMIGA FAZ MAS ELA ESTA INDO EMBORA NAO PODERAR ENSINAR,MAS ELA FALOU Q É MTO DIFICIL…SEU TRABALHO É MTO LINDO SUAS ARTES, MODELAR CM A MAO É MTO DIFICIL ….PARABENS….
      SE PUDER MANDAR ALGUMAS DICAS P MIM,PRETENDO ALMENTAR MINHA RENDA FAZENDO DOCES!!!! BJOSSSSSSSS
      SUCESSO…..

    101. gicoelho disse:

      Meu Deussss!!!
      Como são lindos esses docinhos, parabénssss!!!!
      Estava buscando docinhos com carinha do homem aranha e acabei achando seu blog, estou encantada e espero conseguir com suas dicas modelar as carinhas do homem aranha, nunca fiz nada parecido, rsrsrsrsr, SERÁ QUE VOU CONSEGUIR????? depois conto o resultado. Bjsssssss

    102. carlinha 2006 disse:

      oi tudo bem muito lindo seus docinhos..minha filha vai fazer 4 aninhos em junho e vai ser das princesas da disney eu amei a branca de neve que vc fez…vou tentar fazer .mas sera que eu ja posso comecar a fazer e congela ?
      por favor me de uma ajuda
      carlausa22@hotmail.com

    103. ELISA disse:

      oi flor… amei a receita de doce de leite ninho, sua criatividade é incrivel parabéns!! vc me esclareceu muito e não é dificil como todo mundo imagina, as pessoas é quem coloca dificuldade ou não querem dividir experiencias com medo de perder freguezia ou axar q o proximo ira ganhar mais e ele…. muito sucesso na sua vida e continue assim nos ensinando a ter uma vida doce…rs abraços

    104. Mundo de Sophia, Sophie, Sofia disse:

      AMEI SUA DICAS BEM "DENTRO" DAS DÚVIDAS QUE A GENTE TEM… O NIVER DA MINHA FILHOTA ESTÁ PRÓXIMO E EU TENHO QUE CORRER COM O MELHOR DA FESTA… OS DOCINHOS!
      UM ABRAÇO

    105. Karol Alencar disse:

      Também aprendi a fazer os docinhos melados por essa receita! São uma delícia! Tô seguido teu blog!!! Dá uma olhada no meu: http://kallevarts.blogspot.com
      Beijo.

    106. Débora disse:

      Amei, amei, é muito dificil você encontrar pessoas que trabalham com doces e ao mesmo tempo incen
      tivam, ensinam passo a passo e ainda dão receita, muito obtigada, que Deus abençoe a sua vida, assim como vc acabou de abençoar a minha!!!

    107. Daniele disse:

      Claudinha, tenho uma dúvida, qual a validade dos docinhos (depois de modelados e pintados), fora da geladeira? obrigada!

    108. valtercio disse:

      Alda gostei mas preciso saber qual tempo de validade deles em estoque fora da geladeira.

    109. FELICIDADE disse:

      Olá,
      Mto obrigada por nos ajudar com suas sugestões…Ontem fiz os docinhos,várias bonequinhas até minha filhinha de 4 anos fez comigo modelando…rsrs…amamos…seu trab. é perfeito..Parabéns.

    110. Gisele Pires disse:

      Achei mto lindo os docinhos, preciso saber qual a validade deles depois de prontos, e se tenho que colocar na geladeira? Obrigada.

    111. Anonymous disse:

      Olá, Claudia
      Fiz o docinho modelado da Moranguinho. Foi super díficil, pois, foi a primeira vez que fiz, mas, no final ficou lindo, uma graça.
      Porém, depois de prontos (alguns de teste) as partes começaram a se soltar. Por exemplo, o cabelinho e o chapeu do rostinho, o moranguinho do chapéu. O que saiu errado? O que devo fazer pra corrigir?
      Beijos,
      Denise.

    112. eriana disse:

      oi gostaria que vc me enviasse por email como posso fazer o docinho modelado com a carinha do pica pau,pois o niver do meu filho é dia 19/6/2011;meu email é ariananattane@ymail.com.obrigada!!!!!!!!

    113. Bella Elida disse:

      Olá! Estou olhando seus modelos e fazendo e estão ficando bem legais. Uma dúvida… posso fazer os bichinhos com pasta americana, acho mais fácil pela consistencia da mesma.

      obrigada!
      Elida Rodrigues

    114. [...] Docinho de leite ninho (PAP da massa e modelagem – bichos de jardim) [...]

    115. [...] aprender a fazer a massa de leite ninho, leia este post. Use leite instantâneo e açúcar refinado, para um efeito mais delicado e uma massa mais [...]

    116. [...] Inicialmente, para aprender a fazer a massa do docinho modelado e a tingi-la, leia este post. [...]

    117. [...] quem perdeu o tutorial dos docinhos modelados, é só ler este post e este outro [...]

    118. [...] Quem quiser ver o post anterior, onde eu mostrei como fazer e tingir a massa, dê uma lidinha antes aqui. Passo a passo de docinho Bonequinha -Faça uma bolinha na cor salmão para a cabeça. -Abra a [...]

    119. Roberta disse:

      Olá!!! Quero investir nos docinhos por favor alguém pode me ajudar? Caçapava do sul-rs Agradeço

    120. cassiane disse:

      eu amei tem uns bem facil de fazer

    121. Flávia disse:

      Obrigada pelos posts, tudo é lindo e ótimo. Estou planejando uma festa de jardim pra minha filha que vai completar 2 anos, e não moro no Brasil. Onde eu moro o açúcar é mais grosso, mas não chega a ser o cristal. Açúcar de confeiteiro dá certo ou você recomenda mesmo bater o açúcar “grosso”? Obrigada e parabéns!

    122. ELIANE COSTA BENTES disse:

      ooi!proximo da minha cidade Santarém-pa vende esses docinhos em Alter-do-Chão e adorooooo eles são deliciosos meu filho Vinicius também e nunca tinha proucurado saber a receita pensei que fosse dificil mais e super facil vou fazer para nós em nosa ksa obrigado

    123. vanessa disse:

      belissimo seu dom por favor da para me mostrar como faz o de joaninha por favor e para o aniversario da minha filha

    124. Daniele disse:

      Vc poderia me ensinar como fez o enfeite de mesa da moranguinho?e aonde eu consigo aquela revista que ensina o painel de beixigas?

      • Feito a Mão disse:

        Daniele, veja no índice de festas: centro de mesa da Moranguinho. Eu indiquei o número da revista no post. Talvez vc a encontre em sebos ou no picasa de alguém.

    125. Fabricia disse:

      Oi, Claudia, tdo bem?
      Entrei aqui pra pegar a receita do docinho e queria te perguntar se viável cobrir um bolo, como se fosse massa americana, com esse docinho. Será que ele suporta?
      Muito obrigada pela sua dedicação e esse ótimo trabalho que sempre faz, com muito amor pra sua família! É lindo de ver…
      bjs

      • Feito a Mão disse:

        Não saberia dizer, Fabrícia, nunca testei.
        Os da Alice no País das Maravilhas eu cobri com glacê real. Mas acredito que não fique ruim. Se fizer,me conta.

    126. Silvana disse:

      Descobri seu blog só agora, e… amei! Mulher do céu, quanto talento. Parabéns!
      beijos

    127. selma disse:

      Ola!adorei seus trabalhos e sempre quis fazer p/ ter uma renda extra,então gostaria de saber se eu fizer p centro,por qtos eu posso vender,pois estou fora de preços desses docinhos,bjus e obrigada

      • Feito a Mão disse:

        Selma, não faço a mínima ideia. Vai depender de onde vc more e da qualidade do seu trabalho. Eu não faço para vender, mas já vi venderem por 60 reais o cento ou por 250.

    128. Cris Oliveira disse:

      Olá Claudia!
      Seu post está fantástico! Com ótimas dicas, super explicadas!! Adoreiiii.. super obrigada ;) Vou tentar fazer amanhã.
      E obrigada pelo carinho por indicar meu blog.
      Parabens pelo excelente trabalho realizado a cada post.. vou ler tudo com calma. ;)
      beijao
      Cris Oliveira

    129. Cris Oliveira disse:

      Claudia. Fiz hoje! Consegui!!! Primeiro achei que a massa nunca iria desgrudar da minha mão.. srrs.. mas, fui fazendo conforme vc sugeriu aí no post e deu td certo!!! Super obrigada pelas dicas todas.
      beijokas
      Cris Oliveira

    130. Elaine disse:

      Uauu eu amei suas dicas, queria muito fazer esses docinhos no primeiro aninho da minha filhota, mas o pessoal cobra muito caro para fazer por aqui onde eu moro e agora eu mesmaaaa vou fazer, amanhã mesmo vou comprar os ingredientese ……parabéns vc é 10.
      Abraços e muito obrigada.

    131. Bianca disse:

      Claudia adoro o seu blog, muito bem feito e facilissimo de entender, parabéns e muito obrigada por compartilhar conosco!!!
      Os docinhos de leite ninho, vi q pode congelar por até 3 meses, a festa da minha filha será em 17 de setembro, posso fazer agora e descongelar no dia, é isso? temperatura ambiente q vc fala é fora da geladeira né , fiz esses docinhos modelados p minha sobrinha e ficou perfeito, não ficaram bonitos como os seus rss, mas todo mundo adorou!!! Mas pra minha filha queria fazer com calma e ir congelando…
      Outra pergunta, a pasta americana, depois de modelada e tinginda pode ser congelada???
      Desde já muito obrigada, vc é uma pessoa muito generosa, que deus te ilumine sempre!!!!

    132. luciana disse:

      Boa noite! Gostaria de saber oq fazer para que o docinho de leite ñ ficar suada obrigada bjs

    133. Bianca disse:

      Oi Claudinha, quanto tempo antes da festa posso tingir e modelar a massa de pasta america antes da festa, desde ja obrigada!!!

      • Feito a Mão disse:

        Bianca,
        A pasta americana endurece rápido. Mas esses docinhos não são feitos de P. A., e sim de massa de leite ninho. O tempo do antecedência do preparo está dito no post.

    134. Oi nina linda,que o nosso papai do ceu continue abençoando suas maos,estou amando tudo.minha querida vi uma foto com modelagens em formato de carrinhos,tenho uma festa do tema hotwells,e sinceramente nao sei nem por onde começar a modelar akeles carrinhos.Pode me ajudar.Mais uma vez,meus parabensssssssssssss

      • Feito a Mão disse:

        Nair, o carrinho que vc viu não foi feito por mim, mas por uma convidada do blog. Mas não é difícil. Vc já tentou procurar no youtube?

    135. Bianca disse:

      Olá querida Claudia!!!

      Obrigada pelas respostas. Bom eu estava na dúvida entre fazer as florzinhas com pasta americana ou feito com massa de leite em pó, como quero fazer antes p congelar e não me enrola proximo da festinha vou fazer com leite ninho, o açucar refinado que vc fala é o açucar normal? Ou o de confeiteiro, aquele branquinho tipo maisena? Vc falou q pode fazer passando o açucar cristal no liquidificador, mas ai acho q fica o açucar normal q usamos no dia a dia, desculpas pela minha falta de conhecimento…

      desde já obrigada, vc é demais!!!!

      • Feito a Mão disse:

        Açúcar refinado não é o mesmo que açúcar impalpável, este sim, tem maisena na sua composição. Vc deve usar açúcar refinado ou de confeiteiro. Todos os dois dão certo.

    136. Flavia disse:

      Oi Claudia! Imagino que voce esteja ocupadissima com a temporada de festas aberta na sua casa mas queria compartilhar minha experiencia com os docinhos. Tentei fazer essa receita ontem, mas nao deu muito certo… Acho que eu sou a unica pessoa que consegue fazer uma massa oleosa e seca ao mesmo tempo hahaha. Onde eu moro o clima eh semi-arido e nao sei se isso fez diferenca… Mas confesso uma gafe. A lata de leite ninho daqui eh 10% menor que a do Brasil, e so caiu minha ficha depois que eu coloquei o leite de coco. Coloquei o light como voce sugere, e ainda assim a massa ficou bem oleosa. Fico imaginando como teria ficado com o leite de coco normal… Como a massa ficou oleosa coloquei mais leite ninho e acucar conforme voce colocou nas instrucoes, mas ai a massa ficou super dura. E ainda oleosa. Tingi, modelei e congelei mesmo assim, pra praticar. Ate que as joaninhas que u fiz ficaram bem razoaveis. O sabor nao eh ruim, mas o doce eh oleoso. Eh ate dificil de fazer a cabeca da joaninha grudar no corpo. Fiquei em duvida do ponto certo. A massa eh pra ser homogenea, mas nao dura, ne? Estou com as maos doloridas de tanto mexer nelas ontem! Vou esperar uns dias ate dar coragem de tentar de novo. Voce tem alguma ideia de por que a massa ficaria oleosa e ainda assim dura?
      Muitissimo obrigada por todas as dicas que voce divide com a gente no seu blog. Eh muito generoso de sua parte.

    137. mirella disse:

      Oi, Claudia, lindo o teu trabalho e o teu blog, tenho uma dúvida sobre a massa, o aniversário da minha filha será mês que vem, gostaria de fazer a massa e guardá-la já tingida, posso fazer isso? A massa tem que ir para o congelador?

      • Feito a Mão disse:

        Mirella, não vejo vantagem de guardar a massa tingida. Modelar os doces e congelá-los já modelados é mais fácil. Depois de ir à geladeira, a massa endurece e dá muito mais trabalho pra retomar o ponto ideal. Mas se não houver outro jeito, é possível, sim. Pode guardá-la na geladeira por poucos dias: uns 2 ou 3, para não envelhecer..

    138. Betisa Pereira Lacerda disse:

      Estou encantada com este blog… Já fiz a festinha de 1 aninho da Alice seguindo suas dicas e já estou pesquisando umas idéias para a próxima festinha! Parabéns e muito obrigada por dividir seu talento com a gente!! Abração

    139. mirella disse:

      Muito obrigada, Claudia, vou começar desde já a fazer os doces e vou guardar o restante sem tingir pra fazer a cobertura dos cupcakes.

    140. Sheila disse:

      Oi CLáudia, td bem?
      Gostaria de tirar uma dúvida. Para uma festa no domingo, se eu fizer os doces na quarta-feira, por exemplo, será que dá para guardá-los na geladeira, sem que seja necessário congelar?

      Obrigada e parabéns pelos doces, ficaram realmente lindos.

      • Feito a Mão disse:

        Acho que dá pra guardar sem congelar, por poucos dias, mas os doces ressecam um pouco. Proteja bem os deósitos e passe filme plástico, para não ficarem com “gosto de geladeira”

    141. Flavia disse:

      Ontem tentei novamente fazer os docinhos. Segui a risca suas dicas e dessa vez o resultado foi infinitamente melhor! A massa sem tingir ficou perfeita. Tomei muito cuidado com o leite de coco dessa vez. Coloquei uns 20 mL a menos que a da primeira e umedeci a mao com bastante frequencia. A massa deu o ponto bem rapido, fiquei super feliz. Na hora de tingir coloquei bem pouco corante. Estava receosa por causa da sua dica sobre o corante deixar a massa oleosa. Meu cuidado valeu a pena porque o marca de corantes que eu uso aqui (wilton) realmente mexe no ponto da massa. Nao ficou tao oleosa quanto da primeira vez porque reduzi bastante o leite de coco e porque coloquei bem menos corante, mas numa proxima vez vou ver se acho outra marca para experimentar. Modelei docinhos ate 1h30 da manha e nem fiquei com os bracos doendo dessa vez. Muitissimo obrigada pelas dicas!!!! Voce eh de uma generosidade sem fim. Parabens! Beijos

    142. Viviane Travellini disse:

      Sou “obrigada” a fazer estes docinhos,até com o intuito de teste mesmo, para que até fevereiro eu esteja “CRAQUE” no assunto pra colocar na festa da minha princesa. O tema,como já lhe falei via e-mail, será da Minnie, portanto, vou ter que descobrir uma habilidade que não tenho…a de mexer com docinhos…rs…estou fazendo o centro de mesas, desta vez com fotos do passo-a-passo.Um beijo grande!

    143. leticia disse:

      ai meus Deus, só queria paciençia de fazer essas coisas gostoza e lindas.. da agunia só de ler… melhor encomendar mais um dia eu tento! kkkkk kkkkkk

    144. Paula disse:

      Achei muito legal esses docinhos, estou querendo fazer o aniversário da minha filha de 1 ano, e gostaria de fazer docinhos em formato de abelha, você poderia me ajudar… Se puder eu agradeço, se não puder eu agradeço assim mesmo.

    145. lidi disse:

      Oi! Adorei seu blog e gostaria de saber exatamente o açúcar que uso para os docinhos de leite ninho, fiz com açucar refinado e dá para sentir o açúcar

    146. maiara disse:

      olá! linda, adoro seu blog e está me inspirando a fazer a festa de 1 ano da minha filha que será ano que vem, mais já estou começando a organizar tudo, gostaria de saber quando tempo de antecedencia posso fazer os docinhos pra festa.bjos

    147. Luciana Cavalcante disse:

      Oi Cláudia, não é a primeira vez que venho aqui elogiar seu blog (maravilhoso), também sou de Maceió (terrinha maravilhosa…), desta vez fiz os docinhos de leite para o aniversário de 01 ano da minha princesa, fiz maças vermelhas (Branca de Neve), ficaram ótimos. Bjs e obrigada.

    148. crizane disse:

      olá querida quero agradecer ´por compartilhar suas dicas adorei o doce fiz do jeitinho que vc fez e deu certinho!!!

    149. Queli disse:

      oi amei seus docinhos e quero fazer no aniversário do meu filho mais não encontro o leite de coco light,posso usar o comum?por favor me responda!fique com Deus.

    150. [...] Docinho de leite Ninho – Passo a passo | Feito a MãoDepois de tingidas as porções, o próximo passo é modelar os docinhos. Aí começa a verdadeira brincadeira e o trabalho artístico propriamente dito. Modelando … [...]

    151. GEICIMARA disse:

      QUERO FAZER O NIVER DE MINHA FILHA COM O TEMA BRANCA DE NEVE, PRECISO DE DICAS SIMPLES DE DECORAÇÃO POIS N/ TENHO CONDIÇÃO FINANÇEIRA BOA, BJUS

    152. Tatiana disse:

      Ola Adorei ideia genial….. sera q tem como criar a massa com outro tipo de leite.

    153. Rosa Maria disse:

      eu gostei da receita vou tentar fazer ,mas eu queria modelar os personagens do cocorico para o aniverssário do meu netinho de um ano no dia 5 de fevereiro.

    154. Juliana disse:

      Olá, vi seus docinhos e fiquei maravilhada. Farei a festinha do meu filho do Homem Aranha e vi um docinho que é a cara dele, aí fui tentar fazer… segui essa mesma receita que vc dá aqui. Colori a massa de vermelho e depois disso tenho que fazer os riscos na massa como se fossem teias de aranha na cor preta e pintar os olhos de branco. Comprei corante em gel como havia lido aqui na net, mas não consigo pintar com a ponta do palito fica horrível. Depois comprei uma canetinha pra isso, que escreve em doces, mas ela não escreve nessa massa e estou desesperada. Vc pode me ajudar? Gostaria de fazer como nesse site: http://www.flogao.com.br/tininhabolosedoces/131222389
      Desde já te agradeço.

    155. Adriele disse:

      Claudia Boa tarde!
      Minha duvida é referente a colorir a massa!
      uso o corante em gel mais a massa começa a secar e não fica do mesmo tom a massa toda, quando faço uso um pincel para colorir mais demora demaaais!

      beeijos aguardo resposta!

    156. isabela disse:

      Oi … adorei a receita e gostaria de saber se depois de feito o doce, quantos dias dura em temperatura ambiente ou se tenho que guardar na geladeira ….. qual a melhor opção de conservação pois tenho que fazer 1 semana antes da festa ….. abraços

    157. vanusa disse:

      oi adorei as dicas,eu fiz mais tenho uma duvida quantos dias posso deixar os docinhos na parte debaixo da geladeira,ou assim que faz tem que ser congelados?espero que possa me ajudar bjssssss

    158. marisa disse:

      Adorei a dica, se vc puder dar uma explicação sobre como fazer abelinhas eu agradeço

    159. Ronise disse:

      Amei o seu blog, e também sua força criativa, me inspirei para fazer o niver da minha filhinha, 1 aninho, vou testar a massa deste doce já q dá pra fazer muitos. e vou fazer o pirulito no palito, vc me inspirou pra colocar algumas ideias em prática. Valeu.

    160. Adriana disse:

      Adorei estes docinhos passo a passo. agora da pra mim encrementar os meus bombons para as festas de crianças.Valeu sucesso!!

    161. Lara Diana disse:

      Adorei o seu blog, muita criatividade.

    162. aparecida maria disse:

      amei esses docinhos sera que tem como fazer algum formato da mine…e queria saber se les feito de um dia pro outro ficão mole ou tenho que fazer no dia da festa mesmo ..parab´nes vc vai loge e muito lindo vc passar a dica para outras pessoas

      • Feito a Mão disse:

        Aparecida, por favor, consulte o índice de festas, disponível na coluna ao lado. Já publiquei um passo a passo de docinho de Minnie/Mickey.

    163. nilcea alves disse:

      amei, mas gostaria de saber como faz docinhos com tema cinderela

    164. Déborah Dias disse:

      Olá, Claudinha! testei a receita e achei maravilhosa…
      Da uma olhadinha la. http://artesdeveras.blogspot.com/search/label/Festinha%20Expressa
      beijos!

    165. Déborah Dias disse:

      Ai Claudinha…obrigada!adoro seu blog.
      beijos!

    166. Christiane disse:

      bom dia sera que tem como vc me enviar passo a passo docinhos no formato de palhaços.bj

    167. Dyandra Mezzomo disse:

      Oiiiii Alguem podia me dar dicas de como modelar os docinhos da branca de neve????
      Minha bebe vai fazer 1 aninho e eu queria fazer, se alguem puder me dar uma ajudinha

      Obriiigada viu meninas!!
      bjs Dyandra Mezzomo

    168. eduardo disse:

      vendo tudo aquilo parece difícil mas quando for fazer acho que vai ser fácil !!!

    169. marisa disse:

      Boa tarde, adorei as dicas mas tenho uma dúvida. Depois de descongelado pode ser consumido em quanto tempo? E você como me ensinar a fazer as abelinhas

    170. ana clara disse:

      eu gosto muito da decoracao dos doses
      minha mae faz para mim comer e para vc se estar bom
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      ass ana clara barbosa

    171. ana clara disse:

      eu acho muito bonito d+ :)

    172. Adriana disse:

      seu blog é mtoooooo legal, achei ele procurando sobre bombom de leite ninho, sua explicação foi 10, tentei procurar por várias vezes se podia congelar, e achei através de sua explicação. fiz recheado com cereja ficou mtooooo gostoso; no próximo vou fazer docinho modelado, vou copiar os seus, antes fazia o bombom com formato de frutinhas e passava na parafina mas dava mtoooo trabalho. se vc puder me enviar passo a passo de diversos modelos vou agradecer. bjssss

    173. Juliana disse:

      Olá amiga obrigada pelas dicas tu não tens um modelo passo a passo de docinhos para a páscoa? A festinha do meu filho será deste tema e amei a idéia… obrigada abraços Juliana

    174. Jordeli disse:

      Preciso de ajuda para decorar docinhos em formato de bola de futebol da cor preta e vermelha, não sei como fazer. Você poderia me ajudar. Por favor.Obrigada.

    175. Cristiane disse:

      Obrigada amiga, estava pesquisando modelos de doces para a festinha de minha neta de 1 ano, tema de jardins e encontrei tudo e muito bem explicadinho. Que Deus te abençõe e obrigada por compartilhar conosco suas artes.Um beijo.

    176. valeria disse:

      Agradeço muito por estas dicas e fotos,estou gravida e presciso muito fazer algo p vender,ajudar a aumentar a renda de casa,enfim me oculpar,eu amo trabalhar com esses artesanatos ja faço biscuit por muito tempo ,mas nao e sempre q tenho encomendas,por este motivo te achei e amei,fico muito agradecida ,bjos q Deus possa te abençoar tremendamente. Valéria

    177. Cristiane de Carvalho disse:

      Olá, gostaria de saber quanto que rende 2 latas de leite ninho, e se eu usar o corante liquido, corro o risco de estragar a massa?

    178. andréia disse:

      socorro!, acabei d preparar a massa e ficou puxapuxa, tem como consertar?? me ajuda!!

    179. jessica disse:

      queria saber se eu coocase os docinho na umas horas antes da festa se eless irao ficar duros

    180. Mõnica Cristina disse:

      preciso saber se da pra modelar os docinhos em forma de biscuit pois queria fazer eles de carros e ja tenho a forminha se não der qual a melhor opção.

    181. patricia disse:

      gostaria de saber se a massa pode fazer 2ou3dias,mais tem como não congelar,pois queria fazer agora e a festa será domigo tem como.

    182. Silza Nara disse:

      Estes docinhos não devem ser passados na parafina após tingidos em parafina líquida…

      Um beijo,

      Silza.

    183. Luciana disse:

      ola, uma duvida..eu li nos comentarios mas mesmo assim ….depois de pronto PODE ou NÃO Pode..parafina-lós..??

      beijos e muito obrigada

    184. jaqueline disse:

      amei,vou fazer pra vender.

    185. Danielle disse:

      Adorei te encontrar, vou agora mesmo fazer a receita e tentar modelar alguns bichinhos e essa moça Terumi tem uma história linda e um talento nato, as vezes Deus nos coloca em situações difíceis para que possamos descobrir nossa verdadeira vocação e força interior… Beijos estou emocionada. Dani

    186. Silza Nara disse:

      Oie!!!

      Na verdade, agora eu entendi… como a massa é tingida com o corante em gel, não tem a necessidade de parafinar os doces depois de prontos… eu fiz estes doces a muito tempo atrás e como eram pintados a mão com anilina liquida, havia a necessidade de parafina-los para que não ficassem uma meleca literalmente… Vou tentar faze-los para o aniversário da minha filha… mas tingindo a massa com este corante.

      Obrigada,

      Silza.

    187. Patricia disse:

      Gostaria de saber se eu fizer esta massa hoje (23/04/12) e apenas deixa la na geladeira ja com os bichinhos modelados terei algum problema(inclusive ja com os rostinhos pintados)? . A festa da minha filha será no sabado (28/04/12) E estou numa correria só.

      • Feito a Mão disse:

        Vc não pinta os rostinhos, mistura o corante à massa. Por cinco dias, acho que eles ressecam na geladeira. Mas estou respondendo esse seu comentário fora de hora, sua festa deve ter ocorrido ontem. Desculpe, tive uma semana movimentada!

    188. Angela_RJ disse:

      Adorei conhecer seu blog. Estou preparando a festa de 6 anos do meu filho e adorei suas receitas de cupcakes e esse docinho de Leite Ninho. Vc é uma artista!
      Bjks

    189. ieda carvalho disse:

      peço se for possivel,me mandar essa rfeceita de leite ninho para o meu email.

    190. Lena disse:

      Adorei essa receita vou fazer o palhaço para a festa do meu filho.

    191. Bianca Bonato disse:

      Olá…eu tenho que apresentar na sala de aula do meu filho de 3 aninhos uma receita que eles possam me ajudar.
      Eu achei essa ótima, porque não vai ao fogo.
      Os bichinhos podem ser modelados e pintados logo em seguida de preparo da massa?
      Fico no aguardo
      Obrigada

      • Feito a Mão disse:

        Bianca, minha queria, eu correria dessa receita, se fosse você. Vai dar um trabalhao de manipular essa massa na escola, menina, e com crianças querendo meter a mão, não sei se vc conseguirá atingir o ponto certo.
        O corante é misturado à massa, como mostrei no post, nada de pintar depois.

    192. raquel disse:

      boa noite achei muito lindo
      mais tenho uma duvida
      quanto tempo antes posso faser
      meus doces
      beijos espero por resposta

    193. kacia disse:

      Adorei, vou tentar fazer.
      Muito legal o seu blog, parabêns

    194. Eusa disse:

      Olá,
      Parabéns pelas dicas PAP. ADOREI.
      Se fosse para vender estes docinhos, vc tem idéia de quanto se poderia cobrar?
      Abraço!!!

    195. Marilene Hiber disse:

      Adorei as receitas . Sou da Ilha das Peças ,Litoral do Paraná. Parabens, Mare

    196. Regilane disse:

      boa noite,eu fiz esse docinhos mas nao no mesmo dia demorei uns tres dias pra fazer,pois tenho minha filha,reparei q a massa ficou rachando,nao consegui mais modelar porque isso acontece?obrigada

    197. Josi disse:

      Adorei a idéia…..Gostaria de saber se vc tem passo a passo de outros desenhos para festa de menina…..

    198. carolini disse:

      Gostaria de saber, qntos docinhos redondos com corante, para o pelotine pequeno.. essa receita rende? Estou no RS, aqui esta frio.. qntos dias antes posso fazer? e onde posso armazenar sem ressecar? Bjuss

      • Feito a Mão disse:

        Carol, tudo está dito no post: Rende cerca de 40 a 60 docinhos, depende do tamanho. Vc pode armazená-los no freezer por até 3 meses.

    199. elaine disse:

      oi claudinha,gostaria muito de aprender a fazer os docinhos de leite ninho com a carinha do micky.será que vc pode mi ajudar?

    200. Priscila disse:

      Adoro seu trabalho,vc me ajudou bastante.Fiz a boneca e a rosa para o aniversario de 1 aninho da minha filha.Gostaria se voce pudesse me passar passo a passo de como fazer uma joaninha de leite ninho. Desde já agradeço. Bjos

    201. dete disse:

      oi, claudia amei seus docinhos, eu faço essa massa no lugar de leite de coco eu coloco creme de leite sem soro tbm da muito certo,mais vou fazer sua receita par eu experimentar pelo jeito é muito boa , bjos

    202. PAULA disse:

      Cllaudia,gostei muito de tudo que vi e li,só não entendi uma coisa;mesmo estando dentro do saquinhos e dentro da vasilha de plástico é preciso passar o filme?Gostei tanto que em novembro minha filha vai fazer um aninho e quero fazer tudo de jardim.Deus continue te abençoando e te dando sabedoria pra colocar muita coisa bonita aqui pra gente.abraços.Paula.

    203. Elisa disse:

      olá adorei seus doce uma graça. gostaria de saber se da para substituir o corante por suco de fruta, ou até gelatina? aguardo respostas urgente tenho a festa do meu filho para fazer… obrigado.

    204. luciane disse:

      oi adorei suas ideias, gostaria de fazer docinhos de leite ninho com tema do bob esponja , o caracol ja adorei .. obrigado desde já………….

    205. natalia disse:

      gostaria de saber se posso faer docinhos do carro mc queem com a massa de leite ninho tingida e se puderem me mandar um modelo obrigada

    206. Juliana disse:

      Comecei a fazer…
      Quando ja deu ponto, ainda gruda um pouco na mão??
      Tô na dúvida, me responde urgente!!
      Os seus ficaram lindos!
      Bjus

      • Feito a Mão disse:

        Não gurda não. quando chega o ponto certo, ele fica macio e resistente, sem grudar. Mas dá trabalho. Se ainda grudar nas mãos, junte mais leite e açúcar.

    207. fab iana disse:

      querida esse docinho e um show aquin em casa adoramos e vc faz muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito lindo para bens

    208. gisela disse:

      oi nao moro no Brasil, como posso fazer pra substituir o açucar por outro, o leite ninho tenho aki so açucar q nao.

    209. Elisângela disse:

      Até quantos dias podemos consumir…
      Amei obrigada!

      • Feito a Mão disse:

        Se forem armazenados como eu indiquei, duram até 3 meses congelados. O consumo deve se dar em até uma semana depois de descongelados.

    210. Priscila disse:

      Primeiramente queria agradece-lá pelo trabalho e compartilhar conosco.Foi de grande importancia suas dicas para eu poder fazer os docinhos da festa da minha pequena já q nao achava ninguem para fazer para mim.Fiz a rosa e a boneca.Gostaria de pedir o passo a passo da joaninha,pois creio q farei a festa dela de 2 aninhos neste tema.E se possivel postasse mais dicas de lembrancinhas e tudo ++ no tema joaninha.Desde já agradeço. Bjus

    211. Flavia disse:

      Vc tem como ensinar o modelo do nemo? Parabens pelo seu trabalho.

    212. Luciana disse:

      Gostaria de ajuda para modelar do tema da hello kitty para o aniversário de 3 aninhos da minha filha. Parabéns pelo site.

    213. cristina maria da silva disse:

      olá meu nome é cristina sou de petrolina PE ,e achei os seus docinhos muito bonitos, eu também trabalho com eventos , eu estou mandado o Email da minha filha e espero que você responda, parabéns !!!!!!!!!!!!

    214. vanessa disse:

      Ufa!!!Claudinha como postei no seu face, consegui fazer os docinhos de leite ninho, deu trabalhão, mas consegui. Pensei que não conseguiria, misturei os ingrediente na banca, depois vi que era em um vasilha, transferir para uma, e mexe, e mexe, olhava para o papel, não achava que estava bom, amassava mais, até quando achei que estava bom, mas ela ressecou rápido demais quando estava fazendo as bonequinhas inspiradas num site que eu vi na internet, deu um trabalhão as danadas, não desenhei o olhos e a boca porque iria congelá-las, mas no dia não deu tempo de desenhar e elas ficaram sem rosto,kkkkk. Mesmo assim todos acharam elas lindas demais, as crianças perguntavam….é pra comer?Posso levar?Foi um sucesso.
      Bjs pra vc, tinha que vir aqui lhe contar sobre minhas aventuras no mundo do “tudo feito a mão”.Fiz também suas tortinhas de copinhos, seu cupcake de chocolate(outro sucesso) onde ficaram as bonequinhas e os moranguinhos. As receitas dos docinhos moranguinho,cajuzinho, beijinho eu já tinha, os brigadeiros de banana do blog Criativesse, brigadeiro de achocolatado alpino eu adaptei. Nas minhas adaptações o de moranguinho fez um enorme sucesso, as crianças adoraram por ter ficado com gosto de chiclete, uma delícia, não sobrou um.
      Uffa, esse comentário foi longo demais, pra encerrar só tenho a agradecer vc, pois não teria feito esta festa sem vc e seu blog, antes de tudo só tenho a agradecer.OBRIGADÃOOOOOOOOOO!!!!

    215. Elaine disse:

      eu posso fazer os docinhos com um dia de antecedencia?? eles não terão um sabor diferente?

    216. simone disse:

      minha amiga, miinha filha estava com vontade de comer esses docinhos, e fui fazer, mas nao sabia que dificil fazer a massa ficar homogenea,quase dessisti,mas como brasileira nao desiste nunca, consegui. Mas nao sei se farei novamente rsrsrs. Obrigada pelo seu passo a passo me ajudou demais!!!!
      tem alguma dica ,alem de molhar as maos pra massa ficar homogenea mais rapido? rrsss bjo e obrigada.

    217. vanessa disse:

      Oh Claudinha obrigada pelo elogio, e o bom é que os docinhos não ficam mesmo com gosto diferente.bjs.

    218. adriana disse:

      Gostaria de saber quantos dias antes posso fazer esses docinhos lindo… porque eu nao queria congelar

    219. adriana disse:

      Gostaria de saber quantos dias antes posso fazer esses docinhos lindo… porque eu nao queria congelar….obrigada parabens….sao mto lindos bjssss

    220. Adriana disse:

      AMEI vou fazer para os meus filhos!

    221. julia disse:

      nossa ficou muitooo bom adoreiiiee kkkk hum delicinha
      vc tem muita maneira para fazer isso ficou muito lindoo a flor o passaro e etc da ate pena de comer kkkkk bjos

    222. silvana disse:

      Cláudia, Deus abençoe suas mãos e essa sua bondade de compartilhar essas coisas lindas!
      Peço que vc me acuda, pois sou tia de primeira viajem. Gostaria de fazer esses docinhos para aniversário de meu sobrinho agora no meio de julho, pois tenho várias dúvidas:
      - com quanto de antecedencia posso preparar?
      - fora da geladeira ele dura quanto tempo?
      - ele pode ficar na geladeira?
      - vc dá curso?
      - tem telefone para contato?
      Passe por favor para meu imail.
      Parabens pelo trabalho!
      Silvana

      • Feito a Mão disse:

        Silvana, como eu te disse por e-mail, todas as respostas às suas perguntaas estão no texto do post ou já foram respondidas em outros comentários. Eu não dou cursos, o pouco que sei, compartilho aqui no blog mesmo.

    223. Olá, gostei muito das dicas, gostaria de saber se os doces devem ser congelados apena em freezer ou podem ficar em congelador de geladeira?
      Abraços…

    224. Rubiane disse:

      adorei as suas dicas de como fazer, gostei muito dos bichinhos me mande mais opções adoro fazer para as minhas crianças beijosItumbiara-Go

    225. eloni disse:

      lindo gostaria de fazer um cursso para aprender modela tem com . obrigado

    226. eloni disse:

      quero aprender a modela pode me encinar

    227. Fábia disse:

      gostaria de saber modelar um patinho, pelo menos a cabeça.

    228. renato alves disse:

      qual seria a durabilidade desses docinhos guardados em um pote fechado em temperatura ambiente.alias parabens por sua criatividade,valorizo muito esse tipo de trabalho pois sou confeiteiro e adoro ver essas coisas fico aguardando sua resposta obrigado boa tarde!

    229. gabriella disse:

      eu adorei amei me insina mais

    230. isabella disse:

      ola claudia adorei essa sua receita , agora eu adoraria se voce ensinace como faz rocamboli. beijooos ♥

    231. Rafela disse:

      Adoreiiii…Muito obrigada pela receita vou fazer, para festa da minha filha de 1 aninho e será da gainha pintadinha…

    232. edjane disse:

      descobrir hoje seu blog e amei vou vistar todos os dias porque tem tudo que eu estou precisando porque estou comecando agora com docinhos e preciso de dica

    233. ana carolina da silva disse:

      oiii Claudia ! amei seus docinhos vo tentar fazer em casa bjs

    234. Ana Paula disse:

      Amei, ja tinha visto moranguinho, achei bem massa…vou tentar fazer no aniversário da minha filha de um ano, mês que vem…

    235. Anarilda Gama disse:

      Gosto muito de docinhos e vou experimentar essa massa dando um recheio de frutas , vou tentar com o formato das frutas.

    236. Anne Caroline disse:

      Voce tem fotos de carinhas de palhacinhos feito de leite ninho?

    237. Babu Rodrigues disse:

      Véi, eu fiz os docinhos em forminhas de cupcakes, no começo fou dificil kkk porque eu não tinha todos os ingredienttes em casa, e improvisei
      Mesmo assaim ficou uma graça e uma delicia obg anjo

    238. Fabiana disse:

      Oi, o blog tá lindo e eu adorei os docinhos.
      Queria saber se pode colocar essência na massa, pra fazer de vários sabores.
      Será que altera a consistência??
      Obrigada!

    239. Zilda disse:

      voce é muito caprichosa e detalhista, adorei sua receita e seu passo a passo, vou copiá-lo e divulga-lo em meu blog, assim que tiver um tempo, um beijão pro ce

      • Feito a Mão disse:

        Obrigada, Zilda, mas ao invés de copiar o post, por que vc não testa o pap e publica sua releitura? Adoraria ver sua interpretação de algum pap daqui, e se deixar o link do tutorial original eu vou agradecer pela consideração.

    240. Solange disse:

      Descobrir hoje seu blog e amei vou vistar-lo sempre e achei que esse é meu caminho (estou me aposentando e não quero ficar parada), e aqui tem tudo que eu estou precisando porque estou querendo começar alguma coisa com docinhos e preciso de dicas, quero aprender a modelar pode me ensinar? Gostaria também de dicas como: qual seria a durabilidade desses docinhos guardados em um pote fechado em temperatura ambiente – com quanto de antecedência posso preparar? Fora da geladeira ele dura quanto tempo? Ele pode ficar na geladeira? Como também gostaria de aprender com você as tortinhas de copinhos, seu cupcake de chocolate muitas outras coisas que você poça me ajudar. Passe por favor, para meu email. Obrigada por compartilhar com outras pessoas o que você sabe que Deus te abençoe sempre.

      • Feito a Mão disse:

        “Se você optar por congelar esses docinhos, poderá fazê-lo até três meses antes da festa. Envolva-os nas rendinhas que serão usadas nas forminhas de docinhos, para evitar que grudem uns nos outros.
        Eu costumo congelá-los em depósitos plásticos rasos, do tipo apropriado para guardar frios (queijo e presunto), ocupa pouco espaço no freezer. Depois do depósito bem cheio, esvazie o ar, fechando bem. Envolva-o com filme plástico, dando várias voltas
        ATENÇÂO: Para serem descongelados, os docinhos devem permanecer no mesmo recipiente, fechados por 3 a 4 horas, em temperatura ambiente, só então devem ser abertos, ou viram uma meleca só. Depois de descongelados, não podem ser novamente congelados!
        “.

        Sobre os docinhos de copinhos, há receitas no índice de receitas na coluna lateral.

    241. Parabéns, adoramos o seu blog, repleto de ideias maravilhosas.

    242. adriana disse:

      ameiiiiiiiiiiiiiii

    243. Karen disse:

      Amei, Amei, amei.. parabens… uma receita, rendem quantos docinhos??? aguardo ansiosa a resposta!

    244. Naira disse:

      Obrigadaaaaaaaaaaaaa
      Já havia tentado fazer esses docinhos milharees de vezes. Pela primeira vez deu certo e foi um sucesso, foi jardim encantado o tema de minha filhota e ficou lindooo. Valeu mesmo por dividir realemente sem por menores sua receita.
      Beijos Naira

    245. Obrigada por dividir essas maravilhas de ideias. Vc é muito talentosa e muito generosa. Que Deus te dê sempre o dobro do que vc compartilha.
      Beijos

    246. Nelci disse:

      Ameiiii e tudo que eu estava

    247. cleunice disse:

      adorei achei muito lindo a receita que eu tenho nao vai leite de coco ele nao muda gosto nao, e qual o prazo de valiadade dos docinhos por quanto tempo posso guada-los?

    248. Fábia disse:

      Cláudia tenho verdadeira paixão pelo docinho de leite ninho está chegando o aniversário do meu amado filho Mateus e ele como um bom esportista ele escolheu como tema “AS OLIMPÍADAS DO RIO 2016″e como um dos pouquíssimos doces que ele gosta é esse ,pois ele é todo natureba,quero muito fazê-los mas queria que vc me desse uma idéia até um modelo do que eu posso fazer uma tocha olímpica?bandeiras?quero algo prático e fácil pois será a primeira vez que farei esse docinho ah também farei os pirulitos de chocolate pois nunca vi em nenhuma festa aqui em Manaus só estou preocupada com o calor pois aqui sempre é quente e nesta época 38 graus é a sombra.Obrigada querida eu e minha mãe acabamos de conhecer seu blog e estamos encantadas aguardo resposta ansiosa beijos!

    249. viviane disse:

      Nossa sem comentarios amei,parabens tudo de bom..e muito sucesso.

    250. Elania Marques disse:

      adorei !é possivel me ensinar com modelar docinhos com o tema da bailarina.

      • Feito a Mão disse:

        Elania, vou dar a dica que dei a outra leitora que tb fará este tema. Que tal se vc comprasse forminhas de sapatilhas e tentasse moldar os docinhos nelas? É mais fácil pra quem está começando.

    251. Frtancisca disse:

      amei as borboletas e o carocol de leite ninho,sou pobre e não tenho condições de comprar pronto;obrigado por ter a paciência de ensinar…meus sobrinhos vão amar!bj

      • Feito a Mão disse:

        Francisca, se precisar de ajuda, é só falar. Quando a gente faz algo com amor, não tem dinheiro que possa pagar esse ato. Seus sobrinhos vão amar seu gesto.

    252. Fábia disse:

      Cláudia Obrigada pela ajuda já tinha visto esse site mas não tinha conseguido salvar muitas coisas que eu queria quando fui procurá-lo novamente não achei mais o site então caiu como uma luva sua ajuda,agora mesmo já vou começar a fazer os docinhos e guardá-los em recipientes na geladeira conforme sua dica tira uma dúvida quando eu era criança eu comia esses docinhos só que parafinados que no entanto eles ainda são conhecidos aqui por esse nome tem alguma diferença colocar a parafina?dura mais ou nada a ver?Vou te mandar as fotos da festa nunca usei tanto a criatividade como estou usando para esse aniversário também com esse tema Cláudia não se encontra nada no comércio aí tem que se virar mesmo beijos!!!Obrigada!

      • Feito a Mão disse:

        Fábia, eu nunca parafinei. Sinceramente, não sei dizer exatamente o que mudaria, a não ser o brilho. Mas acho que não precisa parafinar, não. Pra quê complicar, né?

    253. layane disse:

      oi , gostaria de saber se serve gelado?
      bjos

    254. maria disse:

      eu fiz o meu de pirulito rosa ficou muito bom obrigada !

    255. andrea disse:

      Gostei muito do seu blog. Vc pode me ensinar fazer docinho bola de futebol ??
      Um beijo.
      Andréa

    256. ariele disse:

      adorei suas receitas elas sao maravilhosas!!!queroo q vc coloque modelos do ursinho pooh…bjkas

    257. Thaís Fernanda Lopes disse:

      Eu queria saber se é o açúcar refinado normal que compramos no supermercado, gostei muito queria que vc me desse uma ideia para eu fazer meu aniversario o tema vai ser time palmeiras se vc poder me ajudar agradeço espero sua resposta obrigada

    258. Priscila disse:

      Olá em primeiro lugar amo seu blog achei ele logo após o nascimento da minha filha buscando idéias de feta de aniversário. Bem e chegou ontem dia 02 ele fez 1 aninho e vamos comemorar no próximo sábado dia 06 mas estou perdida porque fiz a massa do doce de leite ninho e tá dura e fica esfarelando horrível pra modelar e quero saber também se posso guard-alos na geladeira após modelado, será que eles vão ficar duros. Aí por favor, me ajuda rsrsrs já tentei pesquisar no google mas não acho resposta para minha pergunta. Será que fiz algo errado???

      • Feito a Mão disse:

        Pelo que vc falou, faltou leite de coco, Prsicila. Molhe suas mãos com água filtrada e manuseei a massa. Se ainda estiver seco, pingue mais leite de coco.

    259. jeanderson disse:

      muito bom! d++++++++++++++

    260. Francine disse:

      Gostaria de saber quanto tempo antes posso preparar os docinhos sem congelá-los.
      Obrigada!

    261. Raquel disse:

      Adorei, vou tentar fazer para o aniversário do meu filho, no caso, moro em uma cidade muito quente, será que dá certo em congelar e descongelar para a festinha? Um abraço e parabéns!

      • Feito a Mão disse:

        Mais quente que Maceió, Raquel? Eu sempre congelo os meus docinhos modelados. Primeiro porque eles são muito trabalhosos, me deixam muito dolorida depois de manusear a massa e requerem paciência e tempo livre para modelagem. Fazê-los em cima da festa seria arriscado.

    262. ana paula disse:

      Olá…
      Estou encantada com seus dons….. Sim, pq fazer udo o que vc faz e nessa perfeição, é dom!
      Me empolguei com seus docinhos modelados e resolvi testar. Minha massa ficou dura… e rachou na hora de modelar. Usei açúcar refinado… será que coloquei muito açúcar?? Ou é melhor açúcar de confeiteiro ou glaçúcar??
      Abraços.
      AnaPaula.

    263. mariza disse:

      Adorei os docinhos. Sempre faço esse docinho, mas não sabia como variar. Achei excelente as idéias. Obrigada

    264. Alessandra disse:

      Oi, eu vi sua receita e achei o máximo, mas vc poderia me dar uma receita menor, é que achei muito, para que vou fazer, para poucas pessoas, são no máximo 15 pessoas então poderia me dar essa receita mais com quantidades menores??

    265. Marissol disse:

      Oi minha Duvida e outra Qual outro leite eu poederia Utilizar onde eu moro nao existe esse leite,e eu quero muitoooo fazer esse docinho personalizado so que da galinha pintadinha tema da festa,alguem Pode Mae ajudar? Obrigada a festa Sera mes que vem dezembro.

    266. monica disse:

      Se eu tivesse que dar uma nota para vc seria 10, belissimo mesmo sua paciencia, queria te pedir uma ajuda, quero fazer a festinha da minha filha com tema princesas e a do meu sobrinho de 1 aninho com o tema circo, minha querida por favor me ajude pois estou iniciando nesse negocio e nao faço a menor ideia de como sair com a mao na massa. abraço

    267. elisama disse:

      nosssa que perfeiçao…que dicas otimas!!!! mto interessante…adoreeeei!! sou fã ja kkkk

    268. monica disse:

      Se eu tivesse que dar uma nota para vc seria 10, belissimo mesmo sua paciencia, queria te pedir uma ajuda, quero fazer a festinha da minha filha com tema princesas e a do meu sobrinho de 1 aninho com o tema circo, minha querida por favor me ajude pois estou iniciando nesse negocio e nao faço a menor ideia de como sair com a mao na massa. Urgente rsrsrs, abraço

    269. Raquel Rodrigues disse:

      Olá,tô impressionada não só pela sua criatividade mas também pela generosidade de passar seus conhecimentos adiante.Parabéns por tudo!!!

    270. Nanda disse:

      Amei ..! Estava procurando essa receita a um tempão , obg ..! MiiL BjoS ^^

    271. Fernanda Monteiro disse:

      Adorei a receita! Deu super certo e olha que já tentei várias e não acertava o ponto nunca!
      Valeu

    272. carmen disse:

      adorei os docinhos mas gostaria uma dica para fazer da galinha pintadinha, obrigado e bjs

    273. joyce Britto disse:

      Amei o modo como vc explica,dessa forma ate eu que nem sei cozinhar viro mestre cuca!!!! bjooooooooosssss!!!

    274. Emylaine disse:

      oi, ótimas ideias , Parabéns!
      Gostaria de saber a quantidade de docinhos que posso fazer com essa medida? Quantas Flores, Caracóis, etc?

      • Feito a Mão disse:

        Está dito no post, Emylaine. A quantidade vaid epender do modelo que vc escolher. Se fizer docinhos do tamanho de colheres de chá, cerca do tamanho de um brigadeiro de festa, rendem aproximadamente 60 docinhos.

    275. tayna disse:

      parabéns você é muito talentosa! Adorei sua receita e o molde delas!!!!

    276. Simone disse:

      muito bom e lindos as flores ficaram uma gracinha parabéns!!

    277. Daniela disse:

      Por favor estou em duvida, queria saber se vai açucar de confeiteiro, ou açucar refinado, no doce de leite ninho pois vi as 2 receitas no seu blog,e fiquei em duvida qual a melhor???

    278. renata o disse:

      Eu maeei a ideia… parabens!! A festa de um aninho do meu filho sera com o tema A TURMA DO MICKEY aquela bem tradicional .. vc tem alguma ideia do q eu possa fazer ja q seria praticamente impossivel fazer os rostos dos personagens?? Aguardo a dica. obrigada

    279. mariana disse:

      olá, a rendinha p colocar os doces é tule??? se descongelar não fica uma meleca??? como eu faço p tirar o ar do potes ao descongelar?? obg bjs

    280. Kirley disse:

      dúvida, o açucar refinado é aquele normal de adoçar o café né? pq tem o impalpavel e o de confeiteiro que eu acho horrível.

    281. Thayse disse:

      Adorei o blog! Dicas maravilhosas! Obrigada por compartilhar seu trabalho com todas nos!

    282. Claudia disse:

      Ola, adorei os docinhos modelados, também gosto de faze-los, mas tenho um pouco de dificuldade com os cabelinhos,você usa algum tipo de cortador ou molde especifico ou adapta algum outro cortador. um abraço Claudia

    283. suh disse:

      nossa amei te encontrado esse post vou fazer o aniversario da minha filha de corujinha provençal e vou fazer docinhos modelados de corujinha amei obrigado por compartilhar com a gente bjooooo

    284. Jessica disse:

      Amei o post!!

      Vc tem as medidas para uma quantidade menor?? Preciso para fazer só algumas abelhinhas para enfeitar o bolo da minha sobrinha!!

      Bjao.

    285. Celina Silvana disse:

      Oi, não entendi muito bem a parte dos ingredientes, vc poderia citar novamente? Obrigada.

    286. shi disse:

      Simplesmente maravilhosos!
      Dúvida: A lata de leite Ninho é a pequena, certo?

    287. Geórgia disse:

      Olá,

      Porque será que minha massa não fica como a sua? Está molo e grudando na mão. Pode me dizer o que devo fazer???

    288. Samara Lima disse:

      Olá Cláudia, gostaria de saber se é possivel utilizar açucar impalpavel para esta receita e se esta mesma receita posso cobrir o bolo? Pois meu filho quer o tema do angry birds, juntamente com a tela igual ao jogo. daí estava pensando em montar um bolo assim.
      E parabéns pelo blog, ótimas dicas que me ajudou muito! abraços…

      • Feito a Mão disse:

        Veja bem, no post eu deixei bem claro que não se deve utilizar o açúcar impalpável, Samara.
        Nunca cobri um bolo com essa massa, se vc conseguir, me fale.

    289. Beatriz Guimaraes disse:

      gostaria que vc me informasse como é que faz os docinhos do safari.

    290. Vanessa disse:

      Gostaria de saber sobre os docinhos de leite ninho. Tenho medo de congelar se quiser posso deixar na geladeira? Por quantos dias? Amei a receita muito obrigada por transmitir seus conhecimentos…Bjusss.

    291. Daniele disse:

      Olá!
      Fazendo os docinhos para o mesmo dia da festa:
      Enquanto eu estiver montando um doce, os outros podem ficar descobertos que não ressecam?ou qual o procedimento?
      Depois de pronto até o horário da festa, como devo armazenar?
      Obrigado e parabéns!

    292. cristiane disse:

      Parabens pelo capricho e obrigada pelo carinho de fazer passo a passo a receita. A gente ate se sente bem de saber que tem pessoas que se doam dando suas receitas e segredinhos como vc !!!

    293. Lucas disse:

      Muito bom mesmo ^-^

    294. Consuelo disse:

      Oi Claudinha, esta massa de leite ninho vem mesmo a calhar para quem não tem muito tempo, posso modelar e congelar, é maravilhoso, vou tentar, obrigada!

    295. Barbara disse:

      Ola, bom gostaria de dizer que gostei muito de ver o passo a passo. Você é muito criativa e ensina muito bem, meus parabéns que você continue assim criativa e muito paciente de colocar passo a passo as criatividades que você cria. Bom enfim te dou mais uma vez P-A-R-AB-E-N-S. Fique com Deus. Bjosss

    296. magda disse:

      Amei essas dicas.Tudo haver com a festinha da minha princesa,beijos.

    297. amalia disse:

      amei o da borboleta e da flozinha

    298. Marcela disse:

      Tudo muito prático e lindo. Parabéns foi a receita melhor explicada que encontrei.

    299. Vanessa disse:

      Num mundo capitalista, onde encontramos pessoas egoista, de repente me deparo com seu blog. Amei tudo muito obrigada por transmitir seus conhecimentos com tanta clareza e dedicação. Vc merece um prêmio…Parabéns.

    300. Karol disse:

      Boa Noite! Nem sei se você verá esse comentário… Amei seu blog… To malucando ideias pra festinha do meu filho, que será dia 29 de Junho. Infelizmente nao achei corante em gel, adoro tudo ligado a culinária e com tempo livre estou colocando a mão na massa durante os preparativos da festa de Felipe. Não há realmente como substituir o corante em gel pelo liquido? E quanto ao leite de coco? Nao tem o gosto rançoso? ;/ Beijos.

    301. Karol disse:

      Como eu faço pra “tirar o ar” do recipiente?

    302. Rosi disse:

      Obrigada!!!!vc salvou a festinha da minha princesa!!!!!
      Parabéns!!!!dica valiosa!!!continue ajudando!!!!

    303. walace disse:

      mulher! DE DOCINHOS SAO ESSES amei gostinho inigualável
      BEIJAO

    304. Fernanda disse:

      Olá, Claudinha. Quero modelar o docinho em forma de santo antônio para o meu chá de panela. Estou pensando em usar confete de enrolar brigadeiro (aquele redondinho) para fazer os olhos. Minha dúvida é se coloco eles antes de congelar ou só depois que descongelar. Será que derrete ou mancha? A festa será num sábado à tarde. Se eu descongelar na sexta à noite preciso manter em geladeira ou posso deixar em temperatura ambiente? obrigada

    305. walace disse:

      adoro suas receitas meus parabens! pois so quem e craque sabe fazer estas receitas DELIOSAS

    306. walace disse:

      VOCE E PROFISSONAL

    307. michellen disse:

      Adorei essa receita,vou fazer na festa da minha filha,pois fui encomendar pronto achei muito caro.obrigada pela dica

    308. fabiana disse:

      adori,gostaria muito de aprender fazer uma ranha.

    309. daniela seravalli disse:

      seu blog e tudo de bom. Pra que pagar caro se vc mesma pode fazer.Adorei tudo, estou impolgadissima ainda mais que pode congelar bjs

    310. Nina disse:

      Dá para fazer com o leite semi-desnatado ? Sou alérgica a coco ><

    311. Rachel disse:

      Olá!
      Gostaria se possível vc me enviasse um modelode docinho para festa de minha neta que será da Branca de Neve

    312. raiane disse:

      Claudia eu posso fazer os docinhos e deixar na geladeira para o outro dia?

    313. raiane disse:

      Claudia eu posso fazer os docinhos e deixar na geladeira para o outro dia? Adorrrrrrei vou tentar fazer pro niver da minha bebê.

    314. LILIANE BORGES DE ABREU disse:

      Parabéns é muito dificil achar pessoas disposta a partilhar seus conhecimentos, as pessoas deveriam fazer mais isto, porque o universo da venda é muito grande., mais uma vez PARABÉNS!

    315. Márcia disse:

      Quanto tempo posso armazenar o docinho de leite em pó na geladeira?

    316. nina prestes disse:

      Eu adorei essa receita pois irei fazer os docinhos de aniversario dos meus filhos só através de suas dicas.

    317. Edna disse:

      Parabéns pelo lindo trabalho, dicas valiosas!

    318. Paula disse:

      Oi, gostaria de saber se esses 7 dias de conservação na geladeira é só naquela parte de baixo ou congelador também. Queria guardar no congelador mas não sei por quanto tempo dá. Pode responder pro meu email??
      Obrigada :)

    319. Tieta disse:

      Esquece, Claudia. Murph estava espreitando e foi só dar “post” pedindo a receita que ela apareceu. Impressionante…

    320. Cintia disse:

      Olá Claudia, adorei as dicas… eu faço docinhos para festas mas nao entendi muito bem, esses docinhos são pra colocar por exemplo em cima de outros dces para decoração? Obrigada desde já :)

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário