Como fazer um Fotolivro – Parte 2


Aqui está o PAP ilustrado de como preparar um fotolivro. Se você não leu a Parte 1 deste tópico, é melhor que o faça antes de prosseguir. Consulte o seguinte post e também o tira-dúvidas.

Nada que com um pouquinho de paciência e curiosidade vocês não descobrissem sozinhas. Mas como eu prometi, vou transmitir-lhes também as minhas dificuldades em cada passo.

Ao abrir o programa pela primeira vez, você deverá estabelecer as características do seu fotolivro. Há fotolivros de vários tamanhos e modelos, caso você ainda não saiba.

imagem11. Escolha o tipo do produto que você vai elaborar, pois além de fotolivros, você pode criar agendas, calendários e muito mais. São os chamados fotoprodutos.

imagem2 2. Escolha o formato do seu fotolivro. Isso vai depender do seu gosto pessoal e do assunto a que se refere o seu projeto.

imagem3 3. Escolha o tamanho do seu fotolivro. Lembre-se que o tamanho, diferente do formato, vai repercutir no preço final do seu fotolivro.

imagem44. Escolha a opção sem tema, caso você queira incrementar papéis ou enfeites próprios. Caso contrário, o programa só disponibilizará os fundos e molduras exclusivos do seu tema.

imagem55. Recomendo que você acrescente as fotos uma a uma, manualmente. Mas você também pode escolher que o programa faça isso aleatoriamente.

imagem66. Por fim, basta escolher o modo de visualização.

imagem7 7. Para acrescentar as fotos no seu projeto, clique sobre a aba foto (à esquerda no canto superior), depois clique em pastas e indique em qual pasta você copiou as fotos que irá utilizar.

imagem8 8. Uma vez aberta a pasta com todas as fotos que você vai usar, clique sobre a aba layout para começar sua montagem. Note que ao final da página todo seu fotolivro pode ser visualizado.

imagem99. Clique sobre a aba “Fundo”, que fica exatamente ao lado da aba foto e selecione o fundo escolhido. Clique sobre ele e o arraste para o layout.

imagem_5

10. Atenção: se você quiser utilizar um fundo diferente, originário de um kit de digital scrapbooking, por exemplo, deverá inseri-lo pela aba das fotos, como se fosse uma foto. Clicar sobre ele e arrastá-lo para o fundo. Então, seguir normalmente todo processo. O mesmo se dá com enfeites. Note no exemplo acima que após o layout concluído eu inseri o glitter do lado esquerdo inferior.

imagem_1

11. Continuando… Depois de escolhido o fundo, é hora de definir a quantidade de fotos do seu layout. Vá até a aba templates e defina isso. A partir daí, escolha o layout que mais lhe agradar. Em qualquer hipótese é possível aumentar ou diminuir o tamanho das suas marcações, rearrumá-las conforme seu gosto.

imagem_212. Quando a foto ficar passando da marcação, você pode ajustá-la clicando sobre as áreas que eu demarquei até aparecer uma mãozinha na setinha do mouse. Clique e arraste a foto. O D-book é muito mais limitado que o photoshop. Ele não dá zoom na foto e não permite cortar e usar apenas uma área demarcada da fotografia.

imagem_613. É possível corrigir a foto usando o botão ferramentas (no canto superior direito). Ajustar contraste, nitidez, efeitos (P&B, sépia, etc.) Nesse exemplo acima, eu fiz o texto AMOR ETERNO usando um alpha digital, no photoshop, e o salvei em formato PNG. Depois, o inseri pela aba foto, como eu já disse nos passos anteriores. Se você tiver frases que queira incluir usando esse recurso, seu livro ficará muito rico e interessante.

imagem_7 14. Inserir um texto é fácil. Basta na ferramenta acrescentar texto e, com o mouse, fazer um retângulo demarcando onde o texto será incluso. Então, é só personalizar, escolhendo a fonte, a cor e o tamanho do texto na janela que se abrirá. Não é possível acrescentar efeitos de sombreado, brilho ou traçado. Se quiser algo desse tipo, escreva seu texto no photoshop e salve-o em PNG. O resto você já sabe: acrescenta-lo na aba de foto, como se fosse uma…

imagem_8 15. Colocando uma foto como fundo. Insira a foto desejada. Clique sobre ela e vá até a opção tamanho. escolha a opção deseja, na janela que se abrirá.

imagem_9

imagem_3

16. Quando tiver concluído sua página. Clique sobre a opção NOVA. Veja que você pode acrescentar sua nova página antes ou depois da atual. E ainda poderá acrescentar novas páginas antes ou depois de qualquer outra página que já tenha sido feita. Isso é ótimo pois caso você mude de ideia e queira acrescentar ou excluir páginas, pode reconfigurar o trabalho todo.

imagem_10

17. Como eu havia dito, se você quiser fazer seus layouts no photoshop, deverá salvá-los em JPG. Pode acrescentá-los tomando a página toda, como no exemplo que já citei, ou inseri-los como fotos normais, como fiz nessa página.

imagem_11

18. Quando estiver satisfeita com o seu trabalho, clique em Prévia para visualizá-lo por inteiro. Dependendo do tamanho com que ele esteja, isso pode demorar um pouco.

imagem_12 19 . Movimente-se pelo livro usando a guia inferior.

imagem_13 20. Qualquer dúvida que persista, pode ser elucidada numa consulta ao tópico ajuda do programa.

imagem1021. Para concluir, clique em CONCLUSÃO, depois da aba PRÉVIA. Nesse momento, o sistema vai criticar algum erro do seu projeto. Corrija os erros que surgirem, como fotos grandes demais, muito pesadas, fotos fora da área de segurança de impressão, etc. Preencha seus dados e converta e clique em exportar. Agora o programa vai criar dois arquivos: um em PDF (para que você mais uma vez revise seu projeto, busque erros de português ou de diagramação) e outro em MBF (arquivo master que será encaminhado para publicação).

Esse processo demorará muito. No meu caso levou mais de 6 horas, por causa do tamanho do meu arquivo. Uma vez de posse do arquivo e MASTER e já tendo feito a conferência, escolha a loja que fará sua publicação e encaminhe o arquivo.

Veja as opções de lojas conveniadas no site da Digipix.

Pronto, agora mãos à obra!

ATUALIZAÇÃO:

COMPLEMENTO - Esqueci de falar sobre a aba das molduras que fica entre as abas do “Fundo” e do “Template”. Isso deve ter ocorrido pelo tamanho desse post, pela dificuldade de inserir muitas fotos num só post, ou simplesmente porque minha cabeça está mais focada no momento nos preparativos da festinha da Mariana. Desculpem-me.

Mas não tem problema, nem mistério. É só clicar na foto e escolher a moldura que lhe agradar. Vá testando uma por uma, até encontrar a ideal.

Além disso, o último botão é o referente ao layout. Depois de escolhida a quantidade de fotos, pode-se rearrumá-las conforme o gosto do freguês, escolhendo-se entre as várias possibilidades que o programa oferece na última aba “Layout”. Por exemplo: em vertical, em horizontal, embaralhadas, grandes, pequenas etc.

Provavelmente eu devo ter esquecido de falar outras coisas, mas nada que a curiosidade de vocês não resolva fuçando em cada cantinho, ok? Até porque, para esgotar o assunto, o post ficaria bem maior do que já ficou.

    Postado por Feito a Mão em foto e scrap,fotolivro,passo-a-passo | Comentários (14)
    

    14 Comentários to “Como fazer um Fotolivro – Parte 2”

    1. Eliene Vila Nova disse:

      Amiga amei as dicas, depois do casório, vou tentar fazer um fotolivro e suas dicas foram tudo de bom.
      obrigada pela mensagem no meu blog, adoro sua visita, pena que eu ultimamente só entre na net correndo,rsrs.
      um final de seman abençoado,beijos
      te adoro.

    2. Fabiana disse:

      Oi Claudinha, adorei as dicas. Vou coloca-las em prática.

      As fotos da festa de minha sobrinha já estão no blog e no orkut, passa lá.

      Bj!

    3. Uma Mulher de Fases disse:

      Clau, estou realmente decidida a fazer um fotolivro, eu já tinha esta vontade, mas agora, veio mais forte, rs!

      Arrebentou!

      Beijos

    4. Luciana disse:

      Claudinha, já vi que perdi um monte de postagens vou ler cada uma com calma, quero muito aprender sobre o fotolivro.
      Você tinha me perguntado dos bolos, eu faço toda semana rigorasamente um, mais às vezes faço mais, eu deixo ele tampadinho para não ressecar, dura no máximo três dias, meu filho não é de comer pão, então fico mais tranquila sabendo que ele come bolo antes de ir para o colégio, pois senão come aquelas bolachas recheadas e só, e um bolinho alimenta muito mais.
      Bjos, Lú.

    5. Casa de Catarina - lelê disse:

      Ótimo PAP Claudinha!
      Fiz as várias etapas, mas ainda não cheguei no concluir… quem sabe agora, depois de colocar o blog em ordem, consigo fazer mais coisas. Descobri milhares de coisas para escanear… isso dá um trabalho! rsss. Você bem sabe, não?
      Aproveito para passar por aqui e dizer que consegui migrar o blog! Agora, acho q estou sem problemas… Amanhã vou fazer um post de inauguração da nova "casinha". Conto com você por lá.
      Beijos!
      lelê

    6. Tania disse:

      Claudinha

      Você é maravilhosa!!!!!!!!!!!
      Quanta dedicação, quanto amor,quanto vontade em ajudar o próximo…
      Parabéns!!!!!

      beijos de sua fã

      Tania

    7. Luci Cardinelli disse:

      Claudia! Muito obrigada por partilhar e nos dar o PAP. Minha sobrinha fará 15 anos e estou pensando em fazer um prá ela.

      beijo e ótimo dia!

    8. Cláudia Ramalho disse:

      Taninha,m muito obrigada, querida! Realmente este projeto foi cheio de amor mesmo…

      Luci, que bom que lh foi útil. Qualquer coisa grita.
      Um beijo

    9. Gabrielle disse:

      Claudia amei as dicas ja estou no fim do meu fotolivro só que tem um problema que surgiu quando gerei o PDF.Ja no fim .Eu baixei o D_BOOK só que tem a marca d'agua da empresa como eu faço.Preciso mandar para a grafica.

    10. Sonia disse:

      Ola Claudinha, amei suas dicas pois tenho muitas fotos em cds mas nao consigo fazer tao especial assim. Gostaria de saber se o fotolivro e impresso frente e verso das paginas. Obrigada e beijao no coracao !!!!

    11. Paola disse:

      Claudinha, tenho uma dúvida !
      Tô fazendo um fotolivro com o kit de dia dos namorados do just to scrap. Gostaria de saber como faz pra deixar a foto com os formatos de círculo, coração…
      (Sim, eu não entendo nada dessas coisas :S)

      Desde já, obrigada pela atenção

    12. Marcia disse:

      Oi Claudinha amei seu pap mas eu fiz um o que não consigo fazer é colocar as fotos sem cortes sempre corta um pedaço nunca fica a foto inteira como ele é principalmente as pequenas como faço. Um grande beijo pra vc.
      Márcia Pereira

      • Feito a Mão disse:

        Márcia, Vá com calma e clique sobre sua foto, vc verá que a parte “cortada” da sua foto aparecerá num tom mais claro. Clique sobre a linha da moldura da foto e arraste-a até o fim da sua foto.

    13. Marcia disse:

      Oi Claudinha! como vc está?
      Fiz meu fotolivro eu adorei mas não tenho nção de que tamanho vai sair fiz o grande 21 paginas só agora não sei onde mandar para impressão vc pode indicar ? Um forte abraço pra vc.

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário