Chaveiro em feltro – Passo a passo


Promessa é dívida. E como eu sou boa pagadora, aqui está o passo a passo dos chaveiros em feltro que eu fiz para presentear as professoras das minhas filhas em 15 de outubro. São uma ótima dica para presentear no natal também.
O PAP está bem detalhado. De modo que até quem não é íntima de agulhas e linhas não tem o que temer.
Material:
Gancho para chaveiro (vendido em lojas de artigo para bijuteria)
Argola para chaveiro (vendido em lojas de artigo para bijuteria)
Contas e pingentes em cristal (vendidos em lojas de artigo para bijuteria)
Fita zero nas cores desejadas
Fitilho na cor desejada
Feltro colorido
Acrilon para enchimento
Linha para bordado (meada DMC ou Anchor – com 2 linhas na agulha)
Pistola de cola quente
Cordão colorido ou elástico redondo colorido



Fazendo a perna principal do chaveiro
Para fazer as pernas principais do chaveiro, corte 25 cm de cordão grosso colorido tipo sutache. Eu tinha em casa elástico redondo colorido, usei ele mesmo, afinal, “reaproveitar” é um R muito importante na trilogia da sustentabilidade, não é verdade?
Então, vamos lá! Dê um nó em uma das pontas do seu cordão. Enfie por ele duas ou 3 continhas de cristal de tamanhos e cores diferentes, conforme seu gosto pessoal. Depois dê um nó na outra extremidade.
Vamos fazer a amarração no gancho do chaveiro. Preste atenção na foto abaixo. Com o cordão dobrado ao meio, passe-o pelo orifício do ganchinho e dê uma volta completa com as pernas do cordão por dentro dessa braçada. Nas fotos dá pra entender melhor.
Pronto! O cordão principal de seu chaveiro está pronto. Vamos cortar as letras.

Riscando as letras
Para fazer as letras do seu chaveiro, use uma fonte bem “gordinha”. A que eu usei foi a Cooper Black, no tamanho 250, para que a letra atingisse uma altura de 6 cm.
Se você não tiver a Cooper Black instalada em seu micro, poderá baixá-la aqui.
Depois do download, descompacte a fonte, clicando sobre o arquivo com o botão direito do mouse, e escolhendo a opção EXTRAIR ARQUIVOS. A seguir, vá até CONFIGURAÇÕES – PAINEL DE CONTROLE de seu computador, escolha a pasta FONTES, vá até a aba arquivo e escolha a opção INSTALAR NOVA FONTE e indique onde você salvou seu arquivo. Pronto! A nova fonte já está instalada.
Ao imprimir, escolha uma cor de fonte clarinha, para não gastar demais seu tonner. Corte as letras e transfira o risco para um papelão, para ficar mais durinho. Depois, torne a transferir para o feltro. Dica: corte o feltro dobrado, para que os dois lados saiam exatamente iguais. Na hora de unir as partes, deixe a face riscada para dentro, para o acabamento ficar melhor.
A letra já está cortada e agora você poderá enfeitá-la a seu gosto. Na verdade, elas já são lindas sem nada, o enfeite é opcional.
Eu fiz cada letra com um bordado diferente. E pretendo ensiná-las a fazer cada um deles. Se você não pretende bordar, passe para o próximo item.
Rosa feita com linha de vagonite ou com fita zero
1º – Com a linha de bordado normal (DMC ou Anchor – usando um fio na agulha apenas!) faça uma estrela de cinco pontas, como na figura abaixo.
2º – Agora, usando a linha para vagonite e agulha apropriada, saia com a linha no centro dessa estrela e comece a circulá-la, passando por cima de uma perna da estrela e por baixo da seguinte, alternadamente. Por cima, por baixo, por cima, por baixo. Até que a sua rosa esteja na dimensão desejada. Para arrematar, saia pelo lado avesso e dê um nó. O nome desse ponto é rosa raiada e ele está descrito no pap indicado no post sobre bordado com fita, que já publicamos por aqui.
3º – Para fazer a rosa usando fita de bordado com fita ou fita zero, o princípio é o mesmo. Mas a agulha deverá ter um fundo mais largo. Veja nas fotos como o efeito fica diferente, conforme o material usado.
4º – Para fazer a folhagem, use o ponto margarida. Já fizemos um post com os principais pontos de bordado com fita. Dê uma olhadinha aqui.
5º – Perceba a diferença do mesmo ponto usando-se a fita e usando-se a linha de vagonite.

Cravo feito com fita
Pontos usados: ponto reto e ponto atrás. Veja no post citado como fazer esses pontos. Clique sobre o link com a tecla shift pressionada, para abrir o post em nova janela, assim, você continua lendo esta postagem e acompanha o gráfico dos pontos ao lado.
Margarida com fita
Para fazer a margarida, use o ponto argola para as pétalas e o nó francês para o miolo.
As folhas foram feitas com ponto margarida. Novamente lembrando, todos esses pontos estão representados no post sobre bordado com fita.

Tulipa em ponto rococó

Essas foram as tulipas de que eu falei no penúltimo post, lembram? Enquanto eu visitava o Fino Feltro em busca de inspiração para o dia das crianças, vi umas letrinhas com bordado em ponto rococó. Até então eu nem sabia que o nome do bordado era rococó. Mas como eu sou meio enxerida e conheço muitos tipos de bordado, mas nunca tinha feito rococó nem ponto russo, busquei no Google por imagens com esses pontos e logo descobri que se tratava do ponto rococó. Não apenas isso, encontrei alguns PAP de como fazer esse ponto! E, claro, vou compartilhar ocm vocês.
Ele é parecido com um nó francês, só que a gente enrola a linha na agulha muito mais vezes. E não volta pelo mesmo cantinho que veio com a agulha, mas sim num ponto oposto. Vejam as instruções a seguir para fazer esse ponto. Não é difícil. Os meus não ficaram perfeitinhos, mas foi minha primeira vez. Os próximos ficarão mais legais.
Vejam os tutoriais aqui:
Tessituras

Pontos da Ana
E um vídeo no Flickr ensinando a fazer o ponto! Crédito: Bordados da Ana
Caseando a letra
Depois de bordada, sua letra deverá ser caseada. Quer aprender a fazer ponto caseado? Clique aqui.
Lembre-se de costurar a letra a uma das pontas do cordão que você já prendeu ao ganho do chaveiro. Deixe o nó do lado de dentro para dar mais segurança. Dê várias voltas com a linha para prender bem. Do lado oposto, você pode acrescentar um pingente preso a um fitilho ou fita zero. Como na foto abaixo.

Prendendo a perna secundária do seu chaveiro
Prenda uma argola de chaveiro no seu gancho principal.
Passe um pedaço de fita zero por essa argola e enfie as duas pernas da fita por uma conta de bijuteria. Use uma cor que combine com as cores do seu feltro.
Dê um nó na ponta das duas pernas da fita para prender bem e evitar que a continha escorregue.
Fazendo e prendendo a figura secundária do chaveiro
Na ponta da corrente que pende dessa argola, você pode colocar o que quiser. Eu pensei a princípio em flores, mas como já coloquei uma rosa pendente e bordei muitas flores nas letras, achei melhor variar e colocar um coração.
Para fazer o coração, siga os mesmos passos que usou para fazer as letras. Se não colocou um pingente na letrinha, aproveite para colocar agora. É que em algumas letras como a letra A, por exemplo, o pingente não ficaria centralizado. Nesse caso, optei por colocar o pingente no coração.

Fazendo uma rosa de feltro
1. Corte um círculo em feltro. (Eu usei a medida do carretel do rolo de elástico, você pode usar um pires, se quiser.)
2. Dobre o círculo ao meio
3. Enrole o meio círculo como na foto
3. Prenda com linha o fundo dessa rosa, para ela não se desfazer. Não se preocupe com o acabamento, pois as folhas vão cobrir qualquer defeitinho
4. Corte folhas em feltro verde
5. Usando um pedaço de fitilho, prenda a sua rosa ao gancho principal de seu chaveiro
5. Com a pistola de cola quente, cole as folhas no fundo da rosa, cobrindo o alinhavo e o fitilho, como na foto.

Pronto!
O chaveiro já está acabado! E ficou um charme, não foi?
Mais charmoso ainda vai ficar quando eu terminar as caixinhas em MDF com decoupage, onde eles seguirão embalados. Será o próximo passo a passo a ser divulgado por aqui assim como os porta-chaves das professoras de inglês e de educação física. Aguardem!
Lembrando que você pode participar da seção “Feito por suas Mãos”. Basta me mandar a foto de uma arte sua inspirada em algum tutorial divulgado por aqui para o e-mail: cmtmramalho@hotmail.com
Ficarei feliz em divulgar suas fotos, num post exclusivo, como fiz com a Cristina.
Um abraço e até a próxima!
    Postado por Feito a Mão em chaveiro,costura e bordado,dia dos professores,feltro,flor,gráfico,passo-a-passo,presente | Comentários (55)
    

    55 Comentários to “Chaveiro em feltro – Passo a passo”

    1. disse:

      Claudia ficou show os chaveiros e pap tb . Obrigada por compartilhar. Abraços Jô

    2. Rosi disse:

      Claudinha
      Bem que vc podia comercializar essas suas artes. Eu amei o chaveiro. E se isso acontecesse mesmo, a gente nem ia ter que pagar frete, minha amigga irá passar as férias na sua cidade no próximo mês (ai que inveja) e traria para mim…
      Bjs

    3. Katia Bonfadini disse:

      Lindos!!!! Lindos!!!! Cada um mais charmoso que o outro!!! Menina, você tem razão… quero descanso e ao mesmo tempo, já estou pensando na próxima festa!!! Não consigo ficar parada!!! Beijão!

    4. Estúdio de Design disse:

      Achei lindo! Tudo tão explicadinho que acho que nem tenho dúvidas!!!
      Vou mostrar pra mamis, ela adora fazer vagonite… mas nunca fez algo diferente. Ainda mais com este tutorial! Menina, um espetáculo.
      Certeza que as "tias" vão amar! Eu amaria!
      Beijinhos!
      Lele

    5. Fabiana disse:

      Claudinha, que lindos chaveiros, ficaram fofos!

      Ai, tô tão cansada, ontem fiz um pequeno bolo para a minha sobrinha, e ainda pintei uma caixinha para ela em MDF, essa semana não está fácil viu?

      E vc, já resolveu nosso almoço? Marca qualquer dia semana que vem, menos terça e quinta.

      Bj!

    6. Fernanda de Oliveira disse:

      Oi Claudia, vi seu blog no blog da Rejane (Casa, Corpo e Cia) e vim aqui dar uma espiadinha. Como eu AMEI tudinho que vi aqui, tô me tornando sua seguidora, pois quero acompanhar de pertinho todas as novidades.

      Parabéns por tanta criatividade e sensibilidade em confeccionar suas coisinhas, pois é tudo muito lindo e que agrada muito aos olhos.

      Se puder, dá uma passadinha lá no meu blog tb. Tem um pouco mais de trinta dias, mas já tem bastante coisinhas legais… vou ficar te esperando.

      Beijinho e linda primavera pra vc ;)

    7. Fla disse:

      Ah quanta coisa linda Clau.
      Queria ter dom pra fazer arte…
      Beijos
      Fla

    8. Festa Gu disse:

      Claudinha seu chaveiros ficaram lindos..
      Como tudo que faz…
      Parabéns…

      bjs

      Tania

    9. Priscila disse:

      Claudia!!!!
      Ficaram lindos demais!!! Elas devem ter adorado!! Que capricho, que bom gosto! Parabéns!!
      Bjs.
      Pri

    10. Dri Cavalcanti disse:

      Cláudia amei os chaveiros, vou tentar fazer para as professoras tb da minha filhota e aproveito e faço para as minhas professoras tb, rsrs
      Parabéns pela criatividade e capricho! Bjo

    11. Rosi disse:

      Claudinha
      Tem um desafio lá no Mundinho esperando por você.
      Bjs

    12. Elaine disse:

      Claudia, os chaveiros ficaram lindos! Amei de paixão a rosa de feltro, dá pra usar em vários lugares. Estou pensando em fazer mochila de tecido no ano que vem para a Elisa e fico pensando que dá para aplicar esta rosa no fecho de elástico. Ía ficar uma belezinha e se eu bordar as flores que vc ensinou então…vai ficar um arraso.
      Ai, já fiz tb o presente das professoras, agora estou no presente dos bebês, pretendo acabar hoje ainda, ai que correria, rsrs

      Bjs, Elaine

    13. Cláudia Ramalho disse:

      Jô, obrigada, querida.

      Rosi, eu não tenho tempo de fazer pra vender, Rosi, nem sei como arrumo tempo de fazer esses aí. Fico inventando moda, porque não sei ficar sem fazer algo. kkkk

      Kátia, pois é, vc me faz lembrar de mim. Reclamo, mas gosto quando estou acupada preparando uma festa. Ô coisa boa!

      Lelê, apenas a linha é de vagonite, o ponto é de bordado com fita. Mas sua mãe desenrola, se ela já faz vagoite, os princípios são aprecidos. Tomara que as "Tias gostem mesmo…

      Fabi, vamos marcar pra terça, está ótimo pra mim.

      Fernanda, seja bem-vinda. Amiga da Rejane é minha amiga tb. Comc erteza vou lhe visitar. Um cheiro.

      Flá, o dom é a prática, menina. Tenta que vc consegue.

      Tania, muito obrigada. É bom ver um comentário seu por aqui. Bjs

      Priscila,
      elas os receberão no dia das professoras, mas espero que gostem.

      Oi, Elaine, voltou do recesso? Pois então essa flor ficará linda no acabamento da mochila de pano. E essas florzinhas bordadas tb. Tudo de menina é mais delicado né? MOstra seus presentes das professoras? Estou ficando curiosa. O que vc fez?

      Bjks

    14. kátia disse:

      olá claudinha a alguns meses eu venho acompanhando o seu trabalho sou admiradora pois adoro artesanato também…de tanto visitar os blogs eu resolvi criar o meu tbem to apanhando pra montar ele rsrsrs fiz ele umas duas semanas..continue colocando os pap dos seus trabalhos que são maravilhosos e ja me ajudaram bastante..bjss

    15. Luci disse:

      Aah vai ter muita professora feliz da vida com seu presente!! Ficaram uma graça!
      Obrigada por partilhar.

      Posso colocar o link da postagem na minha comu do orkut?

      beijoss

    16. Elaine disse:

      Claudia, não voltei totalmente. Mas é que preciso checar os e-mails por conta da empresa que tenho e entrei rapidinho no blog, daí vi que tinha passo a passo e eu não resisto à um pap, rsrsrs. Tinha que vir ver e comentar.
      Agora mesmo, vim checar novamente os e-mails e vi seu comentário, vim responder.
      Amanhã estarei mais presente pq tem entrevista minha lá no Mundinho da Rosi. Semana que vem posto as fotos do que fiz esta semana, para as professoras eu escolhi aquela bolsa porta-água, ficou uma graça…
      Bjs, Elaine

    17. Cláudia Ramalho disse:

      Oba!
      Tô gostando de ver, as anônimas estão mostrando as caras…
      Quer dizer D. Kátia que a Senhora andar pora qui há alguns meses e só agora se apresentou? Seja bem-vinda e continue comentando, viu? Que bom que vc gostou do pap. É legal saber do que vcs gostam. Não que eu vá mudar meu jeito de ser para agradar ninugém, mas é bom saber quais postagens vcs preferem.

      Luci, claro que pode. Mas com uma condição: conta qual é a comunidade pra gente. Eu adoraria participar dela.

      Elaine, pois é… eu tb gosto de um pap. Amanhã serei eu que ficarei fora do ar. Vou viajar a trabalho e só volto na segunda. Mas vou levar meu net, pra me manter on line… kkkk meu presente já está mostrando pra que veio… ulalá!

      Mas postagens mesmo, acho que só na segunda-feira agora…

      Os correios ainda em greve, nada do meu fotolivro e a postagem vai ficando pra mais tarde…

      BJks

    18. Claudia Franco disse:

      Claudinha,
      Ficaram lindinhos os chaveiros! Amei! O bordado na letra, fez toda a diferença! Parabéns!
      Beijinhos querida!

    19. Lili Patch's disse:

      Adorei… ficou maravilhoso… simplesmente lindo!!!

    20. Ana Carolina Peixoto disse:

      Claudinha, amei! Todos são lindos! Fica difícil até dizer qual eu gostei mais.
      Bjs

    21. Daniele Larri disse:

      adorei o seu blog!
      muito lindo!
      eu bordo ponto russo, dá uma olhadinha no meu blog: http://detalhesbordados.blogspot.com/
      bjs
      Daniele

    22. Dri Cavalcanti disse:

      Cláudia comecei me aventuar com o feltro e ameeeiiii, realmente é muito gostoso trabalhar com ele, mas estou sei saber como fazer para fazer o arremate do ponto caseado, estou apanhando, pois nunca fiz esse ponto e não faço idéia de como fazê-lo, vc pode me ajudar? Bjim

    23. Cláudia Ramalho disse:

      Crazy, que legal ver um comentário seu aqui! Fico feliz.

      Lili e Carol, muito obrigada.

      Danjiele, comc erteza vou te visitar. Nunca fiz ponto russo e quem sabe eu aprendo, hein?

      Dri, eu termino o ponto caseado exatamente onde comecei e dou um nózinho no alto do ponto. Vê se dá pra entender: corto a linha exatamente onde os dois feltros de encontram. Fica fácil eu explicar fazendo. Veja no youtube se tem um vídeo de finalização. Às vezes vc pdoe dar sorte. Se não, eu filmo um finalzinho pra te mostrar quando tiver um tempinho e alguém pra segurar a câmera.

    24. Dri disse:

      Entendei sim Cláudia, vou tentar fazer aqui e depois te conto. Obrigada, viu? Bjocas
      Dri

    25. Cláudia Ramalho disse:

      Ai, Dri, que bom que vc entendeu. Achei complicado de explicar escrevendo. Boa sorte.

    26. Camila Vilaça disse:

      Claudinha, simplesmente amei os chaveiros! Tanto que serviram de inspiração para tentar fazer tb. E consegui! Fiz um pra minha mãe e ela amou! Olha, estava vendo vc explicando como finalizar o ponto caseado e queria dizer que faço como vc, mas ao invés de cortar a linha rente ao nozinho, eu faço assim, dou o nó e passo a agulha entre o feltros e aí corto, pois esconde a "perninha" da linha. Até pq cansei de ter q refazer tudo, pois cortava tão rente q pegava o nó tb… aff!

      Parabéns pelo maravilhoso blog! Te acompanho desde o orkut. Fiz a festa do cocoricó p meu filho na mesma época q vc fez.

      Bjosss e fique com Deus!

    27. Cláudia Ramalho disse:

      OI, Camila!
      Claro que me lembro de vc.
      Quer me mandar as fotos do seu chaveiro pra eu exibir aqui? É só me mandar por e-mail… cmtmramalho@hotmail.com
      Adorei a sua dica de explicação do acabamento do arremate. Muito boa mesmo!
      Um beijo.

    28. andrea viana disse:

      adorei tudo gostaria muito de ser sua nova amiga acabei de montar meu blog quero que seja bem vinda no meu tambem abraços

    29. Fernanda disse:

      Lindos e fáceis.
      Vou tentar fazer para colocar no meu blog.
      Bjos.

    30. ChicaBacana disse:

      Parabéns! O chaveiro é lindo e a PAP excelente, todo explicadinho.
      Obrigada por compartilhar!

      Ana Cláudia

    31. lorena disse:

      Oiiiiiiiiiiiiiii!!!! Claudinha tô eu aqui de novo, adrei esse chaveiro, vou fazer correndinho.
      Muito obrigada!!!!

      Parabéns, pelo seu trabalho, a cada dia te admiro muito mais, vc esta me ajudando a me recuperar da minha cirurgia!!!!!

      Muito Obrigada que Deus te ilumine a cada dia.

      Bjão Lorena

    32. sandrinha disse:

      Olá estou iniciando nesta arte de feltro e vc me ajudou ,uito ensinando este chaveiro…
      Parabéns que Deus continue te abençoando para que vc tenha muita luz e paz! Bjos

    33. Idéias e Artes disse:

      Procurando sobre chaveiros de letras pela net, achei o seu maravilhoso e obrigada pelo PAP. Ainda tenho uma dúvida: como fazer o enchimento das partes estreitas? Eu fiz a letra, costurei e depois o enchimeto não passou pelas partes estreitas e nem pelas curvas. Como devo proceder? Obrigada Rose
      rosemerlim07@yahoo.com.br

    34. Cláudia Ramalho disse:

      Rose, dependendo da letra pode dar mais trabalho mesmo. Eu usei um arame para empurrar o enchimento.
      Boa sorte.

    35. A.Rocha disse:

      Parabéns, pelo post!

      Nunca vi um post tão bem explicado com este. Realmente suas peças são muito lindas e bem feitas.

      O nível de detalhes que você colocou no post é digno de um curso ou "manual completo e ilustrdao" do artesanato.
      Mais uma vez parabéns.

    36. Liarte disse:

      ameio pap da flor de feltro,parabéns.liartbh.blogspot.com bjs

    37. Evelyn disse:

      LINDo *—*
      Achei o site no google e simplismente AMEI pode ter certeza q eu vou fazer esse chaveirinho!

      Parabéns vc é muito talentosa!

      Obrigado por passar essas coisas para nos Humildes mortais =P!

      Bjkas!!

      Evy

    38. edenilda carvalho disse:

      Amei seu passo a passo.Que Deus continue te abencoando com toda esta inteligencia. bjs

    39. carmen disse:

      Que trabalho abençoado!!!!! mãos de fada, voi fazer!!!!!

    40. edna disse:

      São todos de muito gosto,parabens,e Deus te abencoa.

    41. gelia disse:

      quero saber qto fica os chaveirinhos por nidade e por atacado

    42. Adorei, ficaram lindos demais…

    43. Laura disse:

      Quanto custa fazer um desses?o material?

    44. Ubalda disse:

      Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Adorei as dicas e parabéns pelo seu belo trabalho! Bj

    45. Cláudia, adorei conhecer seu blog. E sabe de uma coisa, parece que vc pensou em tudo, até dando as dicas de como localizar e baixar as letras. Agradeço de coração, e peço que Deus continue abençoando seu trabalho e toda sua vida!!! Grande abraço!

    46. Fátima disse:

      Deus te abençoe grandemente, por compartilhar seus dons e talentos , muito lindo seu trabalho!

    47. jeane disse:

      sao lindos!!!e as caixinhas?? não achei.
      adorei e to pensando em fazer pra dar de lembrancinha no niver de 15 anos da minha filha, bjs

    48. Ana Márcia disse:

      Achei o máximo , me inspirou pra fazer o meu

    49. silvia disse:

      E maravilhoso olhar o dom que Deus nos dar, e Deus lhe deu esse dom. Parabens. o seu trabalho é maravilhoso.

    50. silvia disse:

      Gostei muito do seu trabalho, obrigada por dividir com nosco. beijosss…

    51. DARC AYRES disse:

      maravilhosos seus chaveiros, muito lindo tenho maior vontade de aprender bordar com fitas, tbm faço chaveiros não tão lindos quantos os seus, como faço para comprar de vc? Bjsssssssss

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário