Como fazer um videoclipe com suas fotos


Sei que pra muita gente eu posso estar chovendo no molhado, mas esse post pode servir a alguma iniciante que esteja interessada em aprender a fazer um videoclipe bem interessante com fotos de viagens, aniversários ou uma retrospectiva romântica da vida a dois do casal. Se ajudar a uma alma que seja, já ta valendo…

O dia dos pais está chegando, pode ser uma oportunidade de presentear o paizão ou o maridão com algo único, feito sob medida e com muito carinho.

Eu costumo tirar muitas fotos de viagens e (claro!) revelo as melhores em forma de scraps digitais que vão parar em álbuns específicos. Embora seja muito gostoso curtir alguns momentos em família revendo essas fotos, tenho um ciúme da moléstia dos meus álbuns! Sem sombra de dúvidas, seriam a primeira coisa que eu salvaria num incêndio. Deus me livre!

Tanto ciúme às vezes pode ser desgastante quando se tem duas filhotas curiosas e nada cuidadosas que adoram ficar pedindo para rever as fotos.

Um jeito dinâmico e divertido de rever as fotos é fazendo um videoclipe animado com música e efeitos especiais de transição entre uma foto e outra. Então, cada vez que queremos relembrar uma viagem ou uma festinha de aniversário, assistimos a um DVD.

A tela da TV é grande o suficiente para que as meninas não precisem brigar para ver quem fica segurando o álbum, e com isso eu mantenho a salvo as minhas preciosidades, amém.

A retrospectiva é muito usada também em festinhas de aniversários infantis, antes dos parabéns. Eu, particularmente, só usei esse recurso uma vez e não gostei do resultado. Nem todos os convidados têm a sensibilidade necessária para apreciar momentos íntimos que nos são tão caros e alguns se põem a comer, beber e falar alto durante a exibição, isso quando não se movimentam na frente do projetor, atrapalhando a visibilidade de quem está atrás.

Bem, eu elaborei um passo a passo, enquanto fazia o videoclipe das nossas últimas viagens. Ah, uma boa notícia, finalmente concluí todos os álbuns restantes assim como os vídeos. Terei o dia de amanhã de folga. Eu mereço!

Dessa vez usei o programa Nero Vision. Mas também utilizo o Windows Movie Maker, que é igualmente prático e rápido. Da próxima vez, posto um passo a passo com esse programa.

1 Para quem tem o Nero Vision, o primeiro passo é selecionar a ação escolhida. Para isso, vá em favoritos, criar seu próprio DVD de vídeo. Claro, você poderá criar um VCD de vídeo, usando um CD, se preferir, mas a qualidade da imagem cai notadamente. Não vale a pena.
(Clique sobre a foto para ver maior)

2 Na próxima tela, escolha a opção criar show de slides, como está selecionado na foto abaixo.

3 Vá até o botão procurar mídia e selecione as imagens que deseja adicionar ao seu projeto.

4 Aguarde enquanto o programa descarrega todas as fotos.


5 Quando as fotos forem descarregadas, mantendo-as selecionadas, escolha a opção adicionar ao projeto. Observe a foto abaixo.
6 As fotos serão descarregadas na linha do tempo, como na figura. Entre uma foto e outra, há o espaço das transições. Com o botão direito do mouse, clique sobre esse espaço e escolha a opção aplicar transição aleatória a todas as transições. Isso fará com que cada foto seja exibida com um efeito distinto da anterior. Se você quiser , poderá selecionar manualmente cada efeito desejado. Isso dará muuuuuuuuito mais trabalho e levará muito mais tempo, por consequência.

7 Se desejar um clipe com música, vá adicionar a música desejada, em formato mp3. Seguindo os mesmo passos que foram indicados para a adição de fotos.
8 Ao adicionar a música, tenha o cuidado de selecionar a aba de áudio, como destacado na foto abaixo.


9 Preste atenção na duração do seu clipe. Muito provavelmente haverá diferença entre o tempo de exibição das fotos e a duração da sua música. Isso é facilmente resolvido quando você seleciona o botão MAIS e ativa o recurso esticar o show de slides para duração do áudio. Veja a foto abaixo.


10. Seu clipe está pronto. Visualize-o na tela superior esquerda, clicando no play e, caso esteja tudo certo, avance ao próximo passo.


11. Dê um título ao seu slide, clicando sobre a caixa de nome.

12 Você pode fazer num mesmo DVD quantos shows de slides quiser. Para isso, basta selecionar novamente o botão criar show de slides e começar tudo novamente.

Se quiser adicionar vídeos em lugar de fotos, basta selecionar a opção criar filme. Siga as mesmas etapas anteriores. Nessa opção, é possível ainda inserir um título ou uma legenda em cada passagem. Basta selecionar efeitos de texto, inserir onde quiser na faixa texto e digitar o conteúdo na janela que se abre de exemplo. Selecione o tipo da fonte, seu tamanho e cor na mesma caixa.

13 Depois de inseridos tantos clipes ou filmes quanto suporte a capacidade do seu DVD, avance para o próximo passo que é a criação do menu.


14 Selecione, o layout, a cor do fundo ou a foto do fundo. A fonte dos títulos, as caixas de moldura das janelinhas e até a música que aparecerá no menu do seu vídeo.

15 Avance. Faça os testes do comando de seu menu, na página seguinte. torne a avançar.


16 Ao gravar, tenha o cuidado de selecionar a opção NTSC, que é a utilizada no Brasil. Leia com atenção a caixa de diálogo que aparecerá, para se certificar que está mesmo gravando no formato certo.


17 Insira o DVD virgem no drive do micro e inicie a gravação que poderá demorar algumas horas, a depender do tamanho do seu arquivo.
18 Se quiser, após a gravação do DVD, salve seu projeto no computador, para poder fazer alterações se precisar.

19 O Nero também possibilita a criação de capas para o DVD. Para isso, vá até a opção… Mas sobre isso falaremos numa outra oportunidade.

Só uma dica, eu gosto muito de inserir músicas que me façam lembrar dos locais que visitei e que tenham alguma relação com a região.

Por exemplo, nesse DVD, usei as seguintes músicas para as cidades relacionadas:

Fortaleza – Fagner – O último pau de arara
Rio de Janeiro – Samba do avião e Corcovado
Recife – Anunciação, de Alceu Valença
Carnaval em Porto de Galinhas – marchinhas de carnaval – pot-pourri
Florianópolis – Floripa
Foz do Iguaçu – Planeta água

Na Formatura do ABC da Maria Clara e retrospectiva da pré-escola, usei: Aquarela, Ao mestre com carinho, Be-a-bá, Juntos, O caderno e É bom ser criança.

Já nos aniversários, uso a música-tema dos personagens escolhidos ou músicas infantis clássicas em arranjos instrumentais.

Uma coisa eu digo, fica muito emocionante.

Espero que a dica de hoje seja útil.

ATUALIZAÇÃO

A Edi do blog Edi P. Machado disse: “Eu uso aqui em casa o Windows movie maker, mas não consigo assistir no DVd, sera que estou errando em alguma coisa, certamente… rsrs”

Edi, pois é, vc não está fazendo nada errado não. O Windows Movie Maker só permite salvar em PC, para web ou em CD. O que eu costumo fazer é criar os clipes nele, pois ele tem mais recursos visuais como: créditos, títulos e legendas e capturá-los no Nero, seguindo os passos a partir do item 12 em diante.

O único problema é que no Windows Movie Maker eu ainda não descobri como fazer o show de slides durar tanto quanto a música. Acho que ele não tem essa opção. Ele elimina as fotos aleatoriamente para a exibição se adequar à duração do áudio. Aí, só vale a pena se forem poucas fotos. Mais de 100 já complica. Veja a tela do Movie Maker sobre gravação.

    Postado por Feito a Mão em dicas de organização,festa infantil,foto e scrap,fotografia,passo-a-passo,viagens | Comentários (37)
    

    37 Comentários to “Como fazer um videoclipe com suas fotos”

    1. ミ★ є∂ι ★彡 disse:

      Muito legal sua dica, dorei. Eu uso aqui em casa o Windows movie maker, mas não consigo assistir no DVd, sera que estou errando em alguma coisa, certamente… rsrs

      Beijos ♥ Edi

    2. Fabiana disse:

      Oi Claudia, adorei a dica, demais mesmo, nunca inventei de fazer, pois achei que não saberia, mas agora ficou mais claro, e parece ser bem fácil.
      Vou tentar!
      Obrigada

    3. Cláudia Ramalho disse:

      Edi, pois é, vc não está fazendo nada errado não. O Windows Movie Maker só permite salvar em Pc, para web ou em CD. O que eu costumo fazer é criar os clipes nele, pois ele tem mais recursos visuais como créditos, títulos e legendas e capturá-los no Nero, seguindo os passos a partir do item 12 em diante. Vou inserir uma atualização desse post com sua pergunta, pois ela é muito pertinente.

      Um abraço e obrigada pela visitinha.

    4. ミ★ є∂ι ★彡 disse:

      Oi Claudia, obrigada pela atenção, e pelo elogio ao me pequeno.
      Vou fazer isso.

      Tenha um lidno dia!!!
      Beijos ♥ Edi

    5. Rosi disse:

      Noooooooosa, que legal esse post.
      Eu realmente não sabia como fazer isso. Sempre usei o power point mesmo e dá um trabalho danado.
      Adorei, muito explicativo, excelente.
      Bjs

    6. Cláudia Ramalho disse:

      Fabi, fico feliz que tenha gostado, se ajudou 2 pessoas, já valeu o post e o trabalho de postar esse monte de imagem!

      Pode tentar, não é difícil, e se não gostar do resultado, volte atrás alguns passos e refaça o vídeo. O bom é isso, por isso sempre salvo o projeto. Se dpeois de assistir ao vídeo eu perceber algo errado, volto ao pc e conserto.

      Bjs

      Obs. Cadê nosso almoço? Amanhã volto a trabalhar! kkkk

    7. Lidiane Vasconcelos disse:

      Claudia
      Estás virada no “mói” de coentro, né? O PAP que você criou está bem didático. Muito bom, bonita!!!

      Alé do mais, foi uma ótima dica a de presentear no dia dos pais com um vídeo. Certamente seria um presente com alto significado sentimental. :D

      Beijos!

    8. Cláudia Ramalho disse:

      Lidi, minha amiga, esse eu tive de pedir ajuda aos universitários… kkk
      Fui pesquisar num dicionário pernambuquês pra saber o significado da expressão "virado num mói de coentro".
      Vê só:
      http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=94106&topico=2777657

      Quer dizer animado, disposto, é isso?

      Blogosfera tb é cultura!

      Cheiros.

    9. Rosi disse:

      Clau
      O power point não permite gravar em dvd não, só dá para ver no computador.
      Vi só como seu post foi útil?!!!

    10. Jerri Dias disse:

      Vim aqui por indicação da Patricia Pirota.

      Legal as dicas, mas eu uso o Premiere já.

      Mas eu também adoro organizar coisas aqui em casa e meus albúns de fotos estão super-precisando de uma organizada… :-(

    11. Anonymous disse:

      Olá Claudia!
      meu nome é Patricia do RJ, estava procurando dicas na rede de como se fazer uma exibição de fotos…
      Aí, achei você, parabéns!!!
      Foi muito esclarecedor.
      Adorei a parte sobre a possibilidade de um incêndio, pensei que só eu tinha essa neura! rsrsrs…
      felicidades!!!

    12. Cláudia Ramalho disse:

      Patrícia, fico muito contente que tenha lhe sido útil. Já pagou o post.

      Tá brincando sobre as fotos, né? Eu moooooooooooooooorro de ciúmes dos meus álbuns…rsrs

      E pelo jeito tenho companhia, né?

      Seja bem-vinda e volte sempre.
      BJs

    13. Anonymous disse:

      Cláudia
      eu sempre usei o movie maker mas dá uma trabalheira danada, tem que fazer as transições manualmente, depois de pronto salvar no pc, converter no winav pra só depois gravar no cd/dvd. Aff tava desanimada de fazer um filminho pro dias dos pais…rs
      Aí vi seu tutorial do Nero e me animei, mas não consegui fazer pois o Nero só aceitava 99 fotos, procurei em tutorias e nada, empaquei…rs Acabei fazendo essa trabalheira toda que descrevi acima…kkk
      Se vc tiver alguma noção por que isso tava acontecendo vc me diz?
      Eu notei no seu tutorial que vc usou bem mais de 99 fotos em casa vídeo…
      Tenho um monte de fotos pra organizar, mas se for no movie maker eu desisto!…kkk
      bjuus

      Daniele Mariano-AL

    14. Cláudia Ramalho disse:

      Dani, ao contrário. O movie maker pode fazer automaticamente as transições se vc escolher a opção CRIAR FILME AUTOMÁTICO.

      O Nero não restringe a quantidade de fotos. Mas o Movie Maker sim (ao menos na opção automática). Veja no exemplo que eu postei, eu pus cerca de 200 fotos a 300 em cada slide. Não sei se sua versão é diferente da minha. Pode ser isso, será?

      Bjks.

    15. Celso disse:

      Estava procurando orientação na Internet sobre como fazer um videoclipe com minhas fotos e fui direcionado ao seu blog. Que agradável surpresa! Linguagem clara, coloquial e sem tecnicismos. Encontrei o que procurava. E sobre os 10 motivos para fazer amor, você tem toda a razão: quanto mais, melhor. Sou casado há 35 anos e amo minha mulher agora mais do que nunca. O segredo você revelou com simplicidade e elegância. Fiquei seu fã.

    16. Cláudia Ramalho disse:

      Oi, Celso, a linguagem clara, coloquial e sem tecnicismo vem do fato que eu sou apenas uma enxerida que se mete a compartilhar os assuntos que quebrou a cabeça pra aprender.

      Não sou especialista nos temas que abordo aqui no blog, mas como vc tb senti dificuldade em "traduzir" a linguagem técnica dos entendidos. Fico feliz que concorde comigo sobre os motivos de se fazer amor mesmo depois da chegada dos filhos, pois um ponto de vista masculino a engorssar o coro me aponta que devo ter alguma razão em minhas insanidades…

      Seja bem-vindo! O espaço é muito frequentado por mulheres, mas não é exclusividade feminina.

    17. Cel Dantas :D disse:

      Olá eu gostaria de fazer isso com minhas fotos porém eu só tenho o Nero Startsmart serve?? aguardo resposta.

      PArabens pelo blog

    18. silvana disse:

      Oi andei pesquisando e cai aqui, ja fiz a retrospectiva do meu filho para passar em buffet, usei o movie maker e depois passei para o dvd movie maker que baixei de graça na internet, ainda coloquei musica e pedaços de animaçoes de filmes infantis e assim consegui passar no dvd do buffet e na tv..bjs

    19. Maryjane disse:

      Um dos meus projetos nesse ano de 2011 é organizar todas as minhas fotos, que hoje encontram-se….himmm, não dá nem vontade de revê-las, só de pensar. Comecei pesquisando na internet e cheguei aqui. Amei essa página! Perfeito! Tudo o que eu procurava. Já fiz até um videoclipe, só acompanhando as explicações. Me deu ânimo para continuar.
      Parabéns aos criadores pela boa ação. FELIZ 2011!!!

    20. Brisa disse:

      Choveu no sertão, isso sim!

    21. Elielma disse:

      Oi, Claudia adorei seu blog, muito criativo. Sempre tive vontade de aprender a fazer um clip de fotos mas não sabia fazer, acho que agora vou conseguir.Elielma ,Fortaleza,ce.

    22. looly disse:

      boa tarde pessoal! alguem me ajude !
      nao estou encontrando aquele kit da minnie . Quem souber como faço pra conseguir, agradeço
      abraços!
      marcia

    23. Vestidos Infantil disse:

      Olá pessoal!

      Cláudia, parabéns pelo lindo blog! A dica para montagem de um clip com fotos é perfeita para ocasiões como festas, por exemplo. A minha filha vai fazer 1 aninho em setembro, e estou imaginando montar um CD com um clip legal, fazendo edições de imagens e colocando algumas músicas, para incrementar a festinha.

      Abraços!
      Alex

    24. [...] vídeoclipe com suas fotos? Aqui no blog nós já colocamos um tutorial sobre esse assunto. Clique aqui. Para quem pinta porcelana Vejam esses modelos de canecas para o papai, sugestão do Artesanato [...]

    25. Jussara disse:

      Olá, Cláudia,
      Gostei muito de suas dicas pois há muito tempo trabalho com vídeo-clipes para Educação Infantil para as escolas de minha cidade. Mas há 1 ano, uma escola disse que meu clipe não passou no dia do evento. Faço todos os passos como vc, mas em vez de gravar em DVD, seleciono a opção SVCD. A diretora disse que não rodou no computador dele e só consegui qdo instalei no computador dela o meu programa NERO , no Windows Média Player nao abriu… Será que se eu usar a opção DVD como vc sugeriu acima irá rodar em todos os leitores de DVD de pc´s e também nos aparelhos de DVD de casa? Desculpe de incomodar, mas estou um pouco preocupada… Desde já, agradeço a ajuda! abraços, JUSSSARA

    26. Jussara disse:

      Olá, Cláudia,
      Gostei muito de suas dicas pois há muito tempo trabalho com vídeo-clipes para Educação Infantil para as escolas de minha cidade. Mas há 1 ano, uma escola disse que meu clipe não passou no dia do evento. Faço todos os passos como vc, mas em vez de gravar em DVD, seleciono a opção SVCD. A diretora disse que não rodou no computador dele e só consegui qdo instalei no computador dela o meu programa NERO , no Windows Média Player nao abriu… Será que se eu usar a opção DVD como vc sugeriu acima irá rodar em todos os leitores de DVD de pc´s e também nos aparelhos de DVD de casa? Desculpe de incomodar, mas estou um pouco preocupada… Desde já, agradeço a ajuda! abraços, JUSSSARA

    27. camilla disse:

      Olá muito bom, só não consegui colocar musica, quando vou fazer a inclusão escreve uma msg que é impossivel inserir a musica vc sabe me dizer o porque?

      No Aguardo
      Camila

      • Feito a Mão disse:

        Agora minha versão tb está assim, Camilla. Vou tentar usar outro programa. Deve ser algum tipo de incompatibilidade. Só chamando um técnico pra ver.

    28. Blenda disse:

      gostei dessas dicas mais o programa do nero que eu tenho é o nero StartSmart eu posso fazer esses videos com esse programa também ? E já vi várias dicas dizendo pra ir no Windows Movie mas meu computador não tem esse programa. Gostaria de pedir a ajuda de vcs muito obrigado.

      • Feito a Mão disse:

        Blenda, não conheço essa versão do seu nero. Eu até rpeciso atualizar minha versão. Quando fui fazer o vídeo clipe da formatura do ABc da minha caçula, o programa deu pau.

    29. Andréa Tavares disse:

      Gostei muito, só que meu Nero tá em inglês ai foi um pouco difícil, mais valeu.

    30. Andréa Tavares disse:

      Estou fazendo todo passo a passo, só que no final só tá mostrando uma foto, alguém pode me ajudar?

    31. Sara Damasceno disse:

      Claudia, não da para organizar festa de aniversário sem antes acessar o seu blog! Parabéns!!!!

    32. ANA LUISA disse:

      GOSTEI MUITO
      TA BEM EXPLICADO FAZ UM BOM TEMPO QUE VENHO FAZENDO O DVD MAS NA HORA DE PASSAR PRO DVD EU NAO CONSEGUIA.OBRIGADA BEIJOS

    33. sonia disse:

      Olá. Percebo que os anos passaram e o seu “chover no molhado” continua ajudando muita gente! Que legal, pois sempre tem gente nova querendo aprender e outras nem tão jovens fuçando pra querer saber mais rsrs. Consegui fazer um video em 2010 e esqueci tudo….cai no seu blog e já está nos meus favoritos. Adorei e estou partindo pra fazer um novo com suas explicações bem claras. Parabens e obrigada.

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário