Móbile de boneca flor – parte 1


Esse móbile de tecido, feito em estilo fuxico com rostinhos de bonecas e bonecos é muito versátil. Tanto pode decorar o quarto de um bebê, quanto uma festinha com o tema bonecas.

Esse foi o tema do sexto aniversário da Maria Clara.

Que me perdoem as pintoras, mas se tem uma coisa que eu detesto em festa infantil é painel pintado. Não gosto mesmo. Pode ser lindo do jeito que for. Dá a sensação de que é algo sem personalização. Só uso em último caso mesmo. Ainda assim, não o cloco numa posição de destaque.

Sempre que posso e tenho idéias originais, fujo ao famigerado painel. Nessa festinha, em particular, usei um painel com tule colorido na cor de cada móbile. Gostei do efeito. E, o melhor de tudo: após a festa, o móbile pode enfeitar o quartinho delas.

Fiz o passo-a-passo enquanto costurava o móbile. Abro um parêntese para explicar que não sou costureira profissional. Eu me arranjo, faço bainhas, prego botões, faço costuras retas, já fiz uma ou outra fantasia de carnaval pra minhas filhotas, mas não sou perita nisso. Portanto, as profissionais me perdoem qualquer deslize.

Parte 1 – Como fazer a flor de fuxico.

1. Corte o tecido, usando um píres de chá como ferência (usei tricoline). Cada flor precisará de 5 pétalas. Cada móbile tem 4 flores. Então, são 20 círculos de cada cor.

2. Franza o tecido com a linha e a agulha como um fuxico. Não precisa fazer a bainha como no fuxico.

3. Faça uma trouxinha com cada círculo e ante de fechar, insira a fibra acrílica.

4. Arremate e reforce costurando. Faça cinco para cada flor e depois vá unindo uma pétala à outra, costurando. Depois das 5 pétalas unidas, ficará como na foto 7.

5. Você pode fazer o rosto da boneca dos dois lados da flor ou apenas de um. Se fizer dos dois, esqueça essa recomendação. Se fizer apenas de um lado, dê o acabamento do outro lado com um fuxico.

6. Para arrematar o miolo da flor, Corte 4 círculos menores para uma mesma cor. Aqui eu usei a medida do rolo de uma fita adesiva. Faça fuxicos franzindo o tecido, agora não esqueça a bainha.

7. Feche e reforce com a linha. Dê o acabamento com algumas continhas. Aplique o fuxico na flor, costurando com ponto invisível.

    Postado por Feito a Mão em costura e bordado,festa infantil,fuxico,passo-a-passo | Comentários (6)
    

    6 Comentários to “Móbile de boneca flor – parte 1”

    1. valcilene disse:

      Olá Cláudia!!!
      Amei seu blog!!!Seu trabalho é muito bom!!!
      Sou uma curiosa em artesanato e gostaria de ver algumas ideias para o natal.
      Um grande beijo.
      Valcilene

    2. s.barreto11 disse:

      oi, sou novata por aqui e curiosa pelos trabalhas manuais. Estou tentanto fazer essa bonequinha, mas não entendi como colocar o cabelo. se puder me ajudar, agradeço. Sheila.

    3. [...] Para fazer esse centro de mesa, é só você seguir o passo-a-passo que já fizemos para a flor e depois para o rostinho da boneca. Encha o vaso de cerâmica com gesso (2 partes de gesso e 1 de [...]

    4. Lenir(mimosjg) disse:

      Estava procurando uma idéia de faixa diferente para minha pequena ,então vi o seu modelo em feltro e adorei
      obrigado beijos!!

    5. tiana disse:

      amei estas coisas lindas, parabens amiga. tambem trabalho com artesanato, por tanto adorei.bjs.

    Coloque seu comentário

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome
    Email
    Website
    Seu comentário